Audi R8


Texto: Fabrício Samahá – Fotos: Guilherme Nascimento

O Le Mans Quattro chega às ruas brasileiras: cinco anos depois de sua apresentação no Salão de Frankfurt de 2003, o supercarro de conceito da Audi torna-se modelo de produção sob a sigla R8, que remete ao modelo pentacampeão da prova francesa 24 Horas de Le Mans. O carro começa a ser feito no primeiro semestre de 2007 na fábrica de Neckarsulm, Alemanha.

Pouco modificado em relação ao conceito, o desenho do R8 impressiona. A ampla grade trapezoidal da marca está bem integrada à frente e, pela primeira vez, não traz o emblema das quatro argolas, que é montado acima no capô. A traseira conta com grades que repetem o padrão das tomadas de ar frontais. Largos elementos em tom escuro atrás das portas, com o bocal do tanque de combustível no lado direito, dão um toque interessante e direcionam ar para o motor.

Um destaque são os faróis, os primeiros em um carro de série com LEDs para todas as funções (luzes alta, baixa, diurna e de direção), recurso que será opcional daqui a um ano. Outros LEDs iluminam o compartimento do motor, que pode ser visto pelo vidro traseiro ou por dentro do carro. O aerofólio ergue-se automaticamente em velocidade. Com carroceria e estrutura de alumínio, o R8 mede 4,43 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,25 m de altura e 2,65 m de distância entre eixos.

No interior, o painel é voltado ao motorista e o volante tem a base achatada. Os bancos — só dois — podem ter revestimento em couro e Alcântara ou apenas couro e, como opção, dão lugar aos do tipo concha. Outros recursos dignos de nota: o sistema de áudio Bang & Olufsen, com potência de 465 watts e 12 auto-falantes, e o sistema auxiliar de estacionamento com câmera na traseira.

Em posição central-traseira e longitudinal, que traz boa distribuição de peso (44% na dianteira e 56% na traseira), o motor do R8 é o V8 de 4,2 litros com aspiração natural e injeção direta de gasolina FSI já conhecido do sedã RS4. Pode parecer pouco diante do V10 biturbo de 610 cv do conceito Le Mans, mas quem sabe uma versão ainda mais “quente” não apareça adiante?

Por enquanto, a potência de 420 cv a 7.800 rpm (100 cv/l) e o torque máximo de 43,8 m.kgf entre 4.500 e 6.000 rpm estão situados no meio-termo entre o Porsche 911 Carrera S e a versão Turbo. Ao menos 90% do torque aparecem na ampla faixa de 3.500 a 7.600 rpm, o regime máximo chega a 8.250 rpm e a lubrificação é por cárter seco. De acordo com a Audi, de 0 a 100 km/h bastam 4,6 segundos e a velocidade máxima é de 301 km/h — não limitada a 250 como em outros modelos da marca.
O R8 pode vir com câmbio manual de seis marchas ou o automatizado seqüencial R-tronic, com trocas manuais por hastes no volante e dois modos de operação — esportivo e automático. A tração, claro, é a integral permanente Quattro. As suspensões usam braços sobrepostos e podem contar com o sistema Magnetic Ride, em que os amortecedores contêm um fluido cuja viscosidade pode ser alterada por um campo eletromagnético. Pode-se escolher entre dois programas, mais suave ou mais firme. Rodas de 18 pol são de série, com pneus 235/40 à frente e 285/35 atrás, e há opção pelas de 19 pol, com 235/35 e 295/30, na ordem.

Clique nas fotos para aumentar o tamanho.

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

8 Responses

  1. Victor BM says:

    ALELUIA!!! heheheh

    Só faltou alguns detalhes do interior, console central, disqueteira, etc, mas quando tu faz o “dever de casa” direitinho da orgulho de ver, trabalho excepcional, PARABÉNS!

  2. chip foose says:

    lindo carro e lindas fotos
    parabens guilerme

  3. Alexandre Pinho says:

    Finalmente! Demorou porém as fotos ficaram EXCELENTES! Como eu já havia comentado acho que dos carros esportivos atuais “baratos” é meu preferido, o carro que eu mais gostei de 2008 até agora! So faltou, alguns detalhes como o Victor comentou, como o console central, enfim detalhes internos em geral.
    Parabéns!

  4. ALAN says:

    Realmente…
    Meus parabéns pelo dever de casa ter sido bem feito!
    Fotos SENSACIONAIS!!!!
    Mais uma vez PARABÉNS!!!
    Abraço!

  5. bema says:

    cuspindo gasosa o danadinho!
    quero um, quanto custa?

  6. Filipe says:

    lindas fotos.. E digo mais: Vi o bichao de perto ontem em sampa! É bruto realmente.

  7. Francisco says:

    Pode ser lindo, mas é triste ver q “não anda nada” perto das concorrentes esportivas.

  1. 19/05/2009

    […] de produção sob a sigla R8, que remete ao modelo pentacampeão da prova … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *