Porsche 356 Carrera GS


Olhe bem para esse belo Porsche. O modelo possui um motor raríssimo: o famoso 4-cam, com quatro comandos de válvula, que veio diretamente de um RS60. Ele funciona com a precisão de um relógio suíço. O histórico propulsor – produzido ao longo de doze anos – foi responsável por muitas vitórias importantes da Porsche nas pistas, equipando modelos como o 550 Spyder, RSK, RS60, RS61, Carrera Abarth, Formula 2 e 904. Seu instinto de competição ficou ainda mais evidente com o auxílio do escapamento dimensionado. Resumindo: potência pura.

Mas somente um parágrafo não seria suficiente para falar do bloco. Ele tem 1.600 cm³ de cilindrada, dois carburadores duplos Solex em alumínio, dupla alumagem e aproximadamente 140 cv. Tudo isso com o peso – total do veículo – inferior a 900 kg. Outros detalhes fazem deste um exemplar único. A tampa do porta-malas é de alumínio, o retrovisor externo é o mesmo que equipava o 550 Spyder e o os pára-choques são da versão GT, assim como os freios a tambor ventilados de 60 milímetros. Ele foi feito sob encomenda com muito capricho.

O interior do carro é igualmente primoroso. Acabamento perfeito. O volante VDM em madeira desperta minha atenção. Os bancos-concha – também do Carrera GT – são leves, confortáveis e diferentes das versões, digamos, “normais”. Eles acomodam o motorista de forma extraordinária, com boa posição de comando que, por sua vez, passa a sensação de total controle da máquina. Mas o que dá mais prazer é a visão do capô e suas linhas esportivas.

Na garagem da casa ainda repousa um exemplar do modelo 911, ano 1995. Mas este ficará para uma outra matéria. Pra fechar, uma frase do folheto de época da Hoffman, famosa importadora Porsche em Nova York, se referindo ao 356: “uma mistura sutil de poder, elegância e conforto”. Preciso dizer mais alguma coisa?

Nota do editor: Não deixe de conhecer também o portfólio fotográfico criado por Bellote em janeiro de 2008, que conta com ensaios exclusivos de máquinas antigas e modernas.


Renato Bellote

Renato Bellote é um bacharel em Direito apaixonado pela fotografia automotiva. Desde 2008 mantém a "Garagem do Bellote", com ensaios exclusivos de máquinas clássicas e modernas utilizando a inconfundível placa preta.

11 Responses

  1. bruno says:

    que coisa linda, um sonho de carro…

  2. Alexandre Pinho says:

    Interessante. Porém, não sou grande apreciador de carros antigos.

  3. Eleno says:

    “não sou grande apreciador de carros antigos.”²

  4. pedro says:

    realmente bonito, pra quem gosta dos antigo, que tb não é meu caso! 😉

  5. haru says:

    SOU grande apreciador de carros antigos.

    sugestão: não sei se esta é a proposta do site, tbm nao sei como ficaria a parceria (se é que há) com o garagemdobellotemas, mas creio que algumas postagens de “olds” nacionais atrairia mais leitores para o site, quem sabe os eternos MVK, Opala, Fusca, carmanguia…

  6. haru says:

    só pra constar, o feedback do puma gt foi positivo. Naquela época meu alter ego era Renan…

  7. Ingreis says:

    A primeira foto ta fantástica!!!

  8. Victor BM says:

    140 cv, esse carro devia fazer a alegria de muitos playboys da época… Que ronco gostoso de ouvir!

    Bellote, gostaria de deixar meus parabéns aqui, foi graças as suas matérias que aprendi a apreciar carros antigos também.

    Já venho comentando sobre o seu site com os amigos faz 2 semanas, as 3 ultimas matérias que não me saem da cabeça e recomendo a todos:

    http://www.garagemdobellote.com.br/2009/05/ferrari-dino-246-gt_23.html

    http://www.garagemdobellote.com.br/2009/05/alfa-romeo-spider-30-v6.html

    http://www.garagemdobellote.com.br/2009/04/hofstetter-turbo.html

    Assim como o NoTransito, a GaragemDoBellote já faz parte das minhas paradas obrigatórias na internet. Mais uma vez, parabéns Bellote pelo seu excelente trabalho, abraço!

  9. Andre Moreira says:

    Não é a toa que a porsche é o que é hoje…

  10. Gustavo Alencastro says:

    Lindo

  11. Beatriz says:

    Porsche será sempre Porsche!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *