Fórmula 1 – Sayonara


Menos de um ano depois da saída da Honda da Fórmula 1, outras duas gigantes asiáticas jogam a toalha e anunciam suas saídas do circo. A Bridgestone, atual fornecedora de pneus para todas as equipes, anunciou no começo da semana que só vai calçar as equipes em 2010. O mais curioso da saída da Bridgestone é que com o novo regulamento para o próximo ano com o final do reabastecimento traz uma importância enorme sobre os compostos e suas respectivas estratégias numa corrida. Aí é que presumo estar a maior razão da saída da Bridgestone, ou seja, custos de desenvolvimento. E bem provavelmente por isso também que Pirelli e Goodyear anunciaram que não tem interesse em voltar à categoria. No momento, todas as equipes são “pés descalços” para 2011.

E a outra perda para a Fórmula 1 foi a oficialização da saída da Toyota. O motivo alegado foi o mesmo da Honda, ou seja, a crise, os custos, o retorno que não veio. A Toyota passou oito temporadas na categoria e gastou muito sem conseguir uma vitória sequer. A agonia já vinha sendo notada após o rompimento do fornecimento de motores para a Williams e a dispensa dos atuais pilotos, Trulli e Glock. E ainda sobrou para o estreante Kobayashi, que brilhou em duas corridas e que pode, por mais incrível que pareça, ajudar o pai no restaurante da família como sushiman, segundo ele próprio admitiu. O “Corredor X” deve rebatizar o prato para suxi como auto-homenagem.

É, os nipônicos estão realmente abandonando o esporte a motor de alto nível, vide a saída da Suzuki e da Subaru do Mundial de Rali, e até da Kawasaki na MotoGP.

Pelo menos no automobilismo, o Japão virou a terra do sol poente.

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

4 Responses

  1. Andre Moreira says:

    Putz… qual sera o destino do automobilismo mundial? Estava acreditando que o circo da F1 ja havia conseguido se reerguer da crise do ano passado, que afetou pouco, mas afetou.

  2. Eduardo Fonseca says:

    fotos?????????

    • Olá Eduardo,

      Como se tratam de notícias, estes posts não possuem fotos.
      Mas para os interessados em F1, só as ótimas notícias que o Lauro está trazendo com exclusividade para o blog, já são mais do que suficiente!

  3. Fabio says:

    Tenho lido as suas matérias e ela estão muito claras indo direto ao assunto.
    Parabéns continuem assim.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *