Ferrari 599 GTO


A Ferrari sempre foi objeto de desejo da maioria dos seres-humanos que habitam a Terra (e quem sabe outros seres fora dela, se é que existem). Não é por menos. A tradição, o desempenho, a inovação, a potência, a exclusividade, o cuidado e a delicadeza na fabricação destes carros os tornam mitos. Não importa se é um modelo antigo, atual ou que ainda nem existe. Quando uma nova Ferrari é lançada, não se trata apenas do lançamento de mais um modelo, é também o lançamento de novas tendências tecnológicas no mundo automotivo, as quais vão seguir de modelo até mesmo para marcas do mesmo padrão.

Mas não estamos aqui para falar da marca do cavalo rampante, pelo menos não neste post, mas de um dos mais recentes lançamentos desta, o qual possui todos aqueles atributos que citei acima e muitos outros. O próprio nome do veículo já indica que se trata de algo muito peculiar. É o terceiro carro da marca a utilizar a sigla GTO (Gran Turismo Omologato). Também fazem parte desta família a Ferrari 250 GTO e 288 GTO, as quais hoje valem dezenas de milhões de dólares e habitam as garagens dos principais colecionadores de carros do mundo. Para se ter uma idéia, em 2008 uma Ferrari 250 GTO foi vendida em um leilão por 15,7 milhões de libras esterlinas, o equivalente a 40 milhões de reais.

As peculiaridades não acabam por aí, a 599 GTO já inicia sua história sendo a Ferrari de rua mais rápida a ser fabricada. Isto se deve ao fato deste superesportivo ter sido baseado em outro carro da linha, a Ferrari 599XX feita exclusivamente para as pistas. Além disto, a 599 GTO conseguiu quebrar o recorde de tempo no lendário circuito de Nurburgring sendo o primeiro superesportivo de produção a completar o percurso em menos de 7 minutos. Também quebrou o recorde do circuito de Fiorano (pista particular da Ferrari onde os modelos são testados).

O motor desta máquina é o mesmo da 599XX, porém com algumas modificações para que fosse permitido o uso nas ruas. Trata-se de um V12 6.0 litros que geram 670 cv de potência. Como o peso do carro é de apenas 1.495 quilos, a relação peso/potência é de apenas 2,23 quilos/cv. Tamanha potência aliada ao baixo peso fazem com que a 599 GTO acelere de 0-100 km/h em apenas 3.35 segundos e ultrapasse os 335 km/h de velocidade máxima.

Como já deve ser do conhecimento de todos aqui, boa parte das tecnologias empregadas pela Ferrari em seus carros vem da Fórmula 1, a maior e mais importante competição de carros do mundo. Nela os carros beiram a perfeição, inclusive em termos de aerodinâmica. Com este ferramenta em mãos, os engenheiros da Ferrari foram capazes de criar um downforce de 144 kg aos 200 km/h. Ou seja, é uma força de 144 kg empurrando este carro para baixo, fazendo com que ele se mantenha no chão.

A Ferrari 599 GTO foi lançada em Abril deste ano em edição especial limitada. Apenas 599 unidades serão fabricadas, sendo que 500 delas foram reservadas a potenciais compradores. Todas as unidades já foram vendidas. Será que temos um brasileiro entre os compradores?

Nota do editor: Nosso colaborador Eduardo Rimoli escreveu um excelente texto sobre este carro na época do lançamento. Nele vocês poderão encontrar informações mais detalhadas, além de fotos e vídeos de divulgação.


CLIQUE AQUI PARA VER A FICHA TÉCNICA COMPLETA DESTE VEÍCULOArquivo PDF


Fotos: Guilherme Nascimento e Fernando Marques


Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

14 Responses

  1. Ricardo Zamorano says:

    Nossaaaa! sou o primeiro a comentar uhulll!
    Bom não sei se agarro a bunda da mulher ou a lanterna trazeira deste beleza!

  2. Eduardo Fonseca says:

    Guilherme e Fernando…….começaram muuuuito bem hein…….

    Caracas essa é a 1º GTO produzida? Show de bola hein!!!!

    Muitos detalhes nas fotos….muito bom mesmo!!!!!!!!

    Domingão estarei lá…….alguém aí vai????

    abs

  3. Henrique Stefanichen says:

    Que carro maravilhoso eh esse ta loco, e a modelo intom, meu deus, hehe, mandaram muito bem nas fotos, Parabéns

  4. Victor BM says:

    Isso é que eu chamo de um trabalho de nível, parabéns meu velho, post perfeito.

    Escolheram a dedo a gata pra botar do lado dessa belezinha hein… Maravilhosa, me apaixonei logo no primeiro post huaehu, vai ser boa assim lá em casaa tchê! 😀

  5. João Paulo says:

    cara, que bela matéria, gostei muito, quem me derá ir no Salão ver essas beldades, tanto a ferrari quanto as modelos lindas !!

    show demais !! perfeito !!

    Abraços

  6. Eleno says:

    TOP demais essas fotos!! Principalmente a nº 6 😉

  7. Felipe Azevedo says:

    Não há o que dizer, sem comentários…

  8. Alexandre A. ctba pr says:

    “Caraca” Belíssimas fotos hem, detalhe para a foto do capo ( 2º foto ) que cor legal que ficou. Parabéns, e louco pelas fotos das Lamborghinis, que certamente darão o ar da graça aqui…a E ( eu pelo menos ) tambem estou no aguardo, depois das varias fotografias dos esportivos, uma sessão apenas com as belas Maquinas do evento….( Mulherada ) 😀

  9. João Henrique says:

    Alto nível essas fotos! Show de bola! Que traseira arrebitada heim! Me refiro a Ferrari preta.

  10. rodrigo says:

    É de chorar, duas coisas que o homem sempre sonha… uma vermelhinha dessa e uma senhora de preto.

  11. Fabinho says:

    A Ferrari tá show mas essa morena meu deus do céu!!!

  12. agnaldo says:

    sem comentarios,as fotos sao escelentes

  1. 28/10/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Pedro Garcez, No Trânsito. No Trânsito said: Diretamente do Salão: Ferrari 599 GTO http://bit.ly/cK3L0w #salaodoautomovel […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *