Pagando pra ver (e pra correr)


Só falta uma vaga no grid da Fórmula 1 2011, e esta deve ficar com quem pagar mais por ela. Nos demais cockpits, poucas mudanças, alguma gente nova e até gente que volta. E ainda ficou gente boa de fora.

Isso porque nada menos que sete das doze equipes inscritas para a temporada que se inicia no próximo dia 13 de março no Bahrein mantiveram suas duplas de pilotos. Dentre elas, as ponteiras Red Bull, Ferrari, McLaren e Mercedes, além da ascendente Renault (que este ano se chamará Lotus Renault), e mais a Toro Rosso e a Lotus, a malaia, que também apostaram na manutenção de sua dupla de 2010. Isto já pode ser o primeiro sinal de que o campeonato deste ano poderá repetir o equilíbrio que ocorreu no ano passado.

Lotus verde e amarela

Lotus verde e amarela

E não errei não, vamos ter duas equipes Lotus! E ambas com motores Renault. Mas diferenciá-las será fácil. Uma delas será preta e dourada e é a antiga Renault, de Kubica e Petrov. A outra é a verde e amarela que estreou no ano passado, com Trulli e Kovalainen.

Narain Karthikeyan volta a F1 pela equipe Hispania

Narain Karthikeyan volta a F1 pela equipe Hispania

Quem volta depois de cinco anos (!) é o indiano Narain Karthikeyan, que terá o privilégio de correr em casa na estréia do GP da India em novembro. Mas nem tudo para Karthikeyan deverá ser festa. Depois de passar pela A1GP e pela Le Mans Series, o ex-piloto da Jordan que chegou a testar pela Williams em 2006, volta pela “equipe dos fundos”, a Hispania, que por sua vez dispensou o brasileiro Bruno Senna e seus ex-companheiros de calvário Christian Klien, Sakon Yamamoto e Karun Chandhok. E é justamente a Hispania que oferce a última vaga do grid, que deve ser daquele que pagar um bom dinheiro para que a equipe, pelo menos, tenha peças de reposição ao longo do ano. Alguém de juízo se habilita?

E muito se falou dos pilotos pagantes, aqueles que literalmente “compram” a vaga no cockpit de alguma escuderia para mostrar o seu talento que, na maioria das vezes, é muito menor do que o dinheiro.

Pastor Maldonado será companheiro de Barrichello na Williams

Pastor Maldonado será companheiro de Barrichello na Williams

Dos estreantes, quem traz uma boa quantia de dinheiro é o venezuelano Pastor Maldonado, que será companheiro de Rubens Barrichello, o eterno, na Williams. A injeção de dinheiro virá da estatal petrolífera PDVSA, com todo apoio do presidente Hugo Chavez. Assim, a equipe de Grove terá uma dupla sul-americana. Maldonado é o atual campeão da GP2, categoria de acesso à Fórmula 1, onde passou várias temporadas sem sucesso. Vai ter que provar que, mesmo tendo passado mais tempo na GP2, ainda pode ser uma grata surpresa.

Paul di Resta foi campeão da DTM em 2010

Paul di Resta foi campeão da DTM em 2010

Outro que chega com status de campeão é o escocês Paul di Resta, com o título da DTM, o campeonato de turismo alemão, pela Mercedes. Di Resta, porém, também tem histórico em categorias de fórmula, onde chegou a ser campeão da Fórmula 3 Euroseries em 2006. Vai ocupar um dos carros da Force India, onde já tem intimidade com a fornecedora de motores e com o carro, tendo atuado como piloto de testes pela equipe no ano passado. Seu parceiro será o rápido alemão Adrian Sutil.

O mexicano Sergio Pérez

O mexicano Sergio Pérez

Do México, virá Sergio Pérez, que também correu na GP2 em 2010 conseguindo cinco vitórias e o vice-campeonato. Teve passagens pela Fórmula 3 inglesa, pela A1GP e pela Fórmula BMW. Será parceiro de Kamui Kobayashi, o japonês voador, na agora Sauber, sem o pré-nome BMW, e que manterá também os propulsores Ferrari. Pérez traz como seu principal apoio a Telmex, empresa de telecomunicações mexicana, cujo dono não é ninguém mais que o homem mais rico do mundo segundo a revista Forbes.

O belga Jerome d’Ambrosio é o mais novo piloto da Marussia Virgin

O belga Jerome d’Ambrosio é o mais novo piloto da Marussia Virgin

Finalmente, Jerome d’Ambrosio, belga, é o quarto estreante da temporada substituindo o outro brasileiro, Lucas di Grassi, na equipe Marussia Virgin. Da antiga Virgin ficou o outro piloto, o alemão Timo Glock. D’Ambrosio conquistou o vice-campeonato da GP2 Asia Series em 2008-2009, mas na GP2 Series no mesmo ano de 2009 ele foi apenas o nono colocado. Era piloto de testes da equipe Renault durante a temporada passada e dizem que traz um bom dinheiro para a equipe.

A Lotus preta...

A Lotus preta...

Além dos pilotos da Hispania do ano passado e de Lucas di Grassi, Pedro de La Rosa e Nick Heidfeld, que correram pela BMW-Sauber em 2010, estão fora do grid. Caso também do alemão Nico Hülkengerg, que foi companheiro de Barrichello na Williams (o homem da pole em Interlagos), que vai ter de se contentar com o cargo de piloto de testes (ou reserva, porque testes mesmo…) na Force India. Aliás, Di Grassi deve ser também piloto de testes da Pirelli, enquanto Senna será um dos cinco reservas da Lotus Renault (a preta), que terá também Romain Grosjean, o francês que substituiu Nelsinho Piquet na própria Renault em 2009. Já Pedro De La Rosa volta para a McLaren na mesma função. Nick Heidfeld é quem parece que vai ter de esperar mais um pouco.

Ferrari F150

A Scuderia Ferrari revela em Maranello seu novo carro chamado F150

Pagando ou não, o fato é que apesar de várias equipes terem mantido seus pilotos, Maldonado, Pérez, Di Resta e D’Ambrosio chegam para disputar vagas para os próximos anos com Di Grassi, Senna, Hülkenberg, Heidfeld e Grosjean, entre outros, no sonho de correr na Fórmula 1. Acima de tudo, eles tem capacidade e um currículum melhor do que muitos pagantes de outras épocas. Negócios…

Red Bull do campeão de 2010 Sebastien Vettel

Red Bull do campeão Sebastian Vettel

Certo é que se o dinheiro acabar, de alguma forma, o talento tem de prevalecer.

Scuderia Toro Rosso

Scuderia Toro Rosso


P.S.: A Ferrari foi a primeira na semana passada. Na última segunda foi a vez das duas Lotus e da Sauber apresentarem seus carros. Red Bull, Mercedes, Williams e Toro Rosso saíram do forno na terça-feira direto para a pista, para os primeiros testes da pré-temporada que já começaram na Espanha. Por enquanto, o que se viu na maioria dos carros foi a eliminação da bigorna sobre o motor ligada à asa traseira como havia na McLaren no ano passado e que foi amplamente copiada pela concorrência. A asa traseira móvel, a volta do KERS e da Pirelli, além de quem vai ocupar o último assento da temporada e, claro, os resultados dos testes da pré-temporada, a gente confere na próxima. Um abraço e até lá.

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

14 Responses

  1. Andre Moreira says:

    A lotus preta é linda… velhos tempos, saudade!!!
    Saudade tambem dos motores turbo, dos motores V12, daquela “mega pista” da Alemanha (floresta) que foi encurtada em 1/3 do seu tamaho, da McLaren branca e vermelha (Ayrton Senna)…. ainda bem que ainda não acabaram com o GP de Monaco…
    Grande Abraço…

  2. Eduardo Fonseca says:

    o que esperar deste ano hein?????
    Felipe massa da 12 voltas com a F-150 e estoura o motor….Alonso dá mais de 200 voltas com a sua F-150, sem qualquer problema!!!!!!

    eaeee….o que dizer????? o que esperar para 2011????

    uma coisa é certa, o Massa tera de superar TODOS os seus limites se quiser estar na ponta….além de enfrentar o Alonso, terá de enfrentar seu próprio carro!!!!!

  3. Uma pena o Paul di Resta iniciar a carreira na F1 pela Force India, com tantos campeonatos ganhos, não duvido que se iniciasse numa scuderia de elite ele chegaria entre os 3 primeiros no final do campeonato.

  4. Mauricio Mikola says:

    Vai ser um campeonato interessante, e tão disputado quanto o do ano passado.

    Que venha o bolão! Dessa vez não vou mais apostar no Schummi, que decepção uma lenda como ele não ter um desempenho melhor…

    Os carros estão lindos, obras-primas da engenharia e aerodinâmica!

  5. Eduardo Fonseca says:

    kkkkkkkkkkkkk, não Guilherme, longe disso….rsrsrs

    apenas li a matéria…..e fiquei preocupado, desde já a Ferrari já pode começar a dar preferência ao Alonso, coisa que já esperada né……mas assim o Massa já começa por baixo……cruel!!!

    o que é aquela asa no carro em cima da cabeça do Massa….sei não, mas é de gosto meio duvidoso….rs

    Úiaaa…..não sei se eu reparei somente agora, mas temos uma novidade no site?????? agora podemos ser notificados por e-mail qnd fizerem comentários nas matérias?????????

    Nuoooossssaaaa Show de bola, sempre senti falta de algo assim….tinha que ficar entrando nos posts anteriores pra ver se tinha alguma atualização…..vou ativar e testar desde já!!!!rsrsrs

    NOTA 1000….

    Valeu Guilherme…..abraços

  6. Pequena correção meu caro, Maldonado é venezuelano, não colombiano 😉

  7. Obrigado Knuttz, o Lauro deve ter se enganado. Já fiz a devida correção!

  8. Lauro says:

    Olá Gilberto!
    Quer dizer que eu chamei o Maldonado de colombiano. Desculpe. Como o Guilherme já corrigiu, ele é venezuelano, maior produtor mundial de Miss Universo, com apoio do presidente (esse eu não errei) anti-americano Chavez.
    Um abraço!
    Valeu Guilherme pelo socorro.

  9. Maxel says:

    Só uma dica pro pessoal…

    A ferrari testou apenas com um carro…ou seja…o carro era o mesmo que o Alonso havia dado 200 voltas…

    Foi apenas um problema de vazamento de óleo e o Massa ainda conseguiu dar mais 80 voltas…

    Ou seja: O Motor já estava pela hora da morte mesmo…

    Larguem essas malditas teorias da conspiração…

  10. Eduardo Fonseca says:

    acho que ninguém falou em conspiração, e muito menos maldita!!!rsrsrs

    eu pelo menos fiz um comentário referenciando sua falta de sorte e sua própria superação de limites, pois assim como desta vez foi somente um vazamento de óleo, das outras vezes foram somente um problema hidráulico, somente um erro de estratégia…bla bla bla….

    sinceramente, não li em nenhum lugar sobre eles usarem o mesmo carro (conspiração?)…..mas, claro, posso estar errado!!!!

    e agora é Bruno Senna na Lotus……..boa sorte pra ele!!!!

    Abraços e boa semana à todos!!!

  11. Lauro says:

    Depois de chamar Maldonado de colombiano (Caracas, não vou errar mais), deixo aqui registrado que não acredito em conspiração contra brasileiros na Fórmula 1. Isto é besteira. Mas apenas para botar mais lenha na fogueira, não vejo Bruno Senna substituindo Kubica ao longo do ano, já que a recuperação do polones deve ser longa. Mais detalhes na próxima coluna.
    Um abraço pessoal!

  12. Eduardo Fonseca says:

    Vou aguardar a próxima coluna pra comentar então…huahuahuahua

  1. 03/02/2011

    […] This post was mentioned on Twitter by Felipe Ovidio, No Trânsito. No Trânsito said: Novo post: Pagando pra ver (e pra correr) http://bit.ly/fWObdH […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *