Testando os carros e testando a vida


O bom de qualquer esporte a motor é carro na pista. E as novas máquinas da Fórmula 1 já fizeram sete dias de testes em dois circuitos diferentes na Espanha. A grande novidade é a nova McLaren. A nota triste é a ausência de Robert Kubica de boa parte, senão de toda, a temporada.

Os últimos modelos foram apresentados

Carro da Mclaren para 2011 conta com um desenho arrojado

Carro da Mclaren para 2011 conta com um desenho arrojado

Antes de falar de carro na pista, vamos apenas registrar o lançamento dos últimos carros para a temporada 2011 que, enfim, mostrou algo diferente. A mesma McLaren que ano passado inovou com a tampa do motor alongada até a asa traseira, desta vez trouxe um desenho arrojado nas laterais do bólido prateado, em forma de “L”, e aboliu a tampa do motor do ano passado, assim como as demais equipes já tinham feito. A justificativa para o arrojo é o aumento de fluxo de ar sobre as laterais do veículo, melhorando o downforce. Mas isso é o que todas as equipes buscam, todos os dias.

Marussia Virgin optou por um bico largo e baixo, indo na contra-mão das demais equipes

Marussia Virgin optou por um bico largo e baixo, indo na contra-mão das demais equipes

A outra equipe que apresentou seu carro foi a Marussia Virgin, que não é mais Virgin se é que assim podemos dizer. Assim como no ano de estréia, o carro novamente foi concebido através da análise virtual da dinâmica dos fluídos, que dispensa o uso do túnel de vento para o estudo aerodinâmico do carro. Ano passado não rendeu lá bons resultados. O destaque para esta nova aerodinâmica é o bico largo e baixo, na contra mão da tendência do uso do bico alto pelas outras equipes.

Force India: a mais quadrada da temporada

Force India: a mais quadrada da temporada

Séria e simpática, a Force India optou por uma aerodinâmica mais quadrada que o habitual, mantendo as cores dos últimos anos e torcendo para que Adrian Sutil consiga resultados mais expressivos e que o estreante Paul Di Resta se afirme na categoria. Se não tiver que “aparar as arestas” logo de cara, já será um bom começo.

Hispania: Apresentação virtual

Hispania: Apresentação virtual

Por último, mesma posição que costuma ocupar no grid, a Hispania só mostrou seu novo carro pela internet. É mais arrojado que o projeto do ano passado, mas uma melhoria significativa ainda deve ser difícil. As limitações financeiras se mostram nos espaços vazios da carenagem que fazem uma espécie de “anuncie aqui” para aparecer lado a lado com a principal investidora, a Tata Motors.

Testes em Valência e o acidente de Kubica

As equipes Force India, Marussia Virgin, Hispania e McLaren aparecerem para o primeiro dia de testes no circuito Ricardo Tormo, em Valência na Espanha, com modelos híbridos 2010/2011. Todas as demais já colocaram seus carros novos para medir forças com a concorrência e verificar, em definitivo, o impacto dos pneus fornecidos agora pela Pirelli, substituindo a Bridgestone, e que já haviam passado por uma rodada de testes no final do ano passado. Foram três dias de treinos, que mostraram Red Bull e Ferrari ponteando os dois primeiros dias. No encalço, veio a Force India, com bons treinos de seus pilotos titulares, Sutil e Di Resta, e do reserva Hülkenberg. A Mercedes, discretíssima, sempre mais de um segundo atrás das ponteiras. Ambas, Force India e McLaren, com os híbridos. E tudo mais ou menos como terminou o ano passado, até que no terceiro e último dia em Jerez surgiu na ponta o carro preto e dourado da Lotus-Renault, guiado por Robert Kubica. Nada menos que o melhor tempo dos testes, superando Red Bull e Ferrari, por exemplo. Ainda que seja difícil fazer uma comparação exata entre carros que usam especificações tão diversas nos testes, o fato de Kubica fechar a primeira bateria de testes na frente mostrou que o Lotus-Renault parece bem nascido como se diz na gíria automobilística. Isso poderia representar uma excelente perspectiva para Robert Kubica, que fez muito no ano passado com um carro limitado e para quem cujo talento sempre o fez merecer um carro melhor. Mas Kubica vai ficar fora da temporada de 2011, ou de grande parte dela.

Acidente de Kubica

Acidente de Kubica

Um acidente gravíssimo, de proporções muito sérias, acometeu o polonês durante a disputa de uma prova de rali na Itália. A morte passou a centímetros do peito de Kubica em forma de um guard-rail que atravessou o Skoda Fabia pilotado por ele e navegado pelo compatriota Jakub Gerber. Daí o entendimento de como o lado direito do corpo de Kubica foi afetado. Mais de uma hora para o resgate, perda significativa de sangue, risco de perder a vida ou de ter a mão direita e parte do mesmo braço amputados, múltiplas fraturas também nas pernas.

O acidente quase provocou a morte do piloto

O acidente quase provocou a morte do piloto

O que se seguiu foram dias de UTI após várias horas de cirurgia para tentar reaver a irrigação sangüínea da mão afetada, sempre em coma induzido. O lado positivo foi que além de eliminar o risco de uma morte prematura, a cirurgia foi um sucesso. No entanto, um prognóstico definitivo sobre a possibilidade de Kubica voltar para a Fórmula 1 ainda é prematuro. Se voltar, não se sabe em que nível. Vai passar por novas cirurgias, inclusive no cotovelo. Mas a atitude de Kubica tem sido otimista, o que reforça a minha torcida pelo breve e completo re-estabelecimento desse cara que faz diferença em uma categoria, às vezes, injusta com alguns de seus grandes talentos e, sem dúvida, este polonês é um destes talentos.

Kubica a caminho do hospital.

Kubica a caminho do hospital.

Testes em Jerez De La Frontera e a vaga na Lotus-Renault

Mal passou a tristeza pela má sorte de Kubica e já começaram as especulações sobre quem o substituiria. Um piloto novo? Um experiente? Nem um nem outro? Pois é…

Ver o nome Senna numa Lotus-Renault preta e dourada, ainda que os tempos tenham mudado e o Senna atual seja muito mais limitado que o campeão anterior, mexeu com grande parte dos brasileiros e muitos torcedores ao redor do mundo. Como Senna, Vittantonio Liuzzi (italiano que correu pela Force India em 2010 e foi dispensado), Nick Heidfeld (que fez algumas provas pela Sauber em 2010 além de ter sido o primeiro piloto a testar com os pneus Pirelli), e até Nico Hülkenberg (atualmente na reserva da Force India) também foram citados. Os mais atrevidos chegaram a publicar a volta de Kimi Raikkonen, curiosamente, deixando o rali e voltando para o asfalto. E nos dias que antecederam aos testes de Jerez De La Frontera, a direção da Lotus-Renault decidiu por Heidfeld e Senna para testarem nos dois últimos dias, ficando a primeira metade dos treinos a cargo de Vitaly Petrov.

No primeiro dia no circuito andaluz, Massa tratou de mostrar que a Ferrari realmente está competitiva e que os problemas no último dia de treinos em Valência haviam sido superados. A estréia da nova McLaren foi discreta, com um quinto tempo pelas mãos de Hamilton, mas que no dia seguinte já foi terceira com a condução de Button. O inglês ficou atrás de Massa, mais uma vez bem posicionado, e da reaparição de ninguém mais, ninguém menos, que Schumacher, na ponta da tabela. Ok, sem comparações diretas como dissemos, mas quem sabe a Mercedes venha melhor que o ano passado.

Heidfeld, possível substituto de Kubica, durante os testes de Jerez de la Frontera

Heidfeld, possível substituto de Kubica, durante os testes de Jerez de la Frontera

Chega o terceiro dia a é a vez de Heidfeld, que nesta altura já era o franco favorito à vaga de Kubica, justificar a posição. E se o polonês tinha feito o melhor tempo no terceiro dia de treinos em Valência, Heidfeld fez o melhor tempo no terceiro dia de testes em Jerez, praticamente carimbando a carteira de trabalho para 2011. Alonso, Schumacher e Hamilton (que treinou pouco), nesta ordem, fecharam os quatro primeiros colocados. Vettel apenas o sexto, atrás de Kobayashi.

E Bruno Senna mostrou maturidade ao definir que, para o time, a aposta em um piloto mais experiente era adequada para o momento, principalmente em se tratando de um início de temporada e do primeiro piloto da equipe. No último dia de treinos em Jerez, Senna teve a chance de dirigir um verdadeiro Fórmula 1. Marcou uma boa quinta posição, em um treino que mostrou que os problemas da Williams parecem ter sido desvendados, o que colocou Rubens Barrichello com o melhor tempo de todos os quatro dias de testes. Kobayashi foi outro que andou forte, e Alonso, sempre entre os líderes, fecharam a tabela na tarde do último domingo na Espanha.

Barrichello vem com tudo para a temporada de 2011

Barrichello vem com tudo para a temporada de 2011

Como se vê, Alonso, Massa, Vettel, Schumacher, Barrichello e Heidfeld, além de Kubica, se alternaram na liderança dos testes. Isso significa em uma primeira e rápida análise que a Ferrari está forte, a Red Bull deve estar escondendo um pouco o jogo, os vovôs Schumacher e Barrichello podem conseguir bons resultados, mas vão ter que trabalhar duro para o acerto de seus carros, e Heidfeld deve ocupar o carro número 9 auri-negro (ou aurinegro, sei lá, mas que soa bem, isso soa).

Ainda faltam mais duas sessões de treinos, em Barcelona e em Sakhir, no Bahrein, pouco antes da abertura do mundial dia 13 de março. Será que teremos surpresas? É o que vamos acompanhar na próxima coluna antes do apagar do sinal vermelho para a primeira etapa do mundial de 2011.

Até lá!

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

7 Responses

  1. Será que vai ser neste ano que o Barrichello vai ser campeão?

  2. Eduardo Fonseca says:

    como havia dito em sua última coluna, deixaria para fazer o comentário sobre o Bruno Senna em seu próximo texto, ok vamos lá.

    Talvez o meu comentário em seu último post tenha sido sim, mais um comentário de torcedor do que seria algo racional, uma vez que o próprio B.Senna concordou com a decisão da equipe. Gostaria e muito de ver novamente um Senna fazendo muito sucesso na fórmula e proporcionando momentos inesquecíveis na F-1, de certo que jamais seria igual ao Sr. Aytron. Na verdade acho que o brasileiro está muito carente de ver um piloto sendo campeão novamente e trazendo aqueles momentos emocionantes que tínhamos aos Domingos seja nas manhãs ou nas madrugadas, porém uma coisa é certa, do jeito que era antes nunca mais meeesmo. Torcida invadindo Interlagos e comemorando junto com o piloto, piloto pegando carona no carro de outro, brigas e mais brigas nas pistas…..aliás já foi bastante falado tbm…é uma pena e ficou gravado na minha memória com muita alegria!!!

    Torço e muito para que este ano seja o ano do Rubinho, afinal hoje na Fórmula 1, nenhum piloto é mais merecedor do que ele, para ser campeão. OK, seria apenas 1 campeonato, mas tenho certeza que seria o campeonato da vida dele e talvez o maior orgulho para muitos brasileiros, o meu inclusive!

    Sobre o Kubica, realmente dá até um sentimento estranho olhar as fotos do acidente, realmente é impressionante o que aconteceu e a forma que ocorreu o acidente, passou muuuuito perto. Se ele voltar à F-1 no mesmo nível de antes (torço pela sua recuperação e que para que isso aconteça) esse cara poderá ser considerado um herói, afinal é o segundo acidente grave que ele sofre em sua carreira, talvez o primeiro tenha sido ainda mais impressionante que este e ele saiu praticamente sem lesão alguma.

    Hispânia: “Por último, mesma posição que costuma ocupar no grid”

    hahaha…..Laurão, pegou pesado com os caras hein….mas confesso que foi muito boa…hahaha

    Abraço à todos!!!

  3. RODRIGO POLLI says:

    Foi realmente incrível o acidente. Que ele volte sem muitas sequelas.

    Otimo texto Lauro! Parábens

  4. Lauro says:

    Sai a notícia hoje à tarde: a vaga na Lotus-Renault é de Nick Heidfeld em substituição à Robert Kubica. Acabou a especulação.

    Sei que há uma ponta de frustração de muitos, como o Eduardo disse, mas seria uma comparação e uma cobrança até desleal com Bruno Senna.

    Nick Heidfeld é um pontuador acima de tudo, e vai ajudar a Lotus-Renault, sem dúvida. Pode até subir ao pódium em alguma prova, mas vai ser difícil. Kubica é mais piloto e vive (ou vivia) um momento muito bom, de ascensão.

    Obrigado pelos elogios ao texto rapaziada.

    Um abraço.

  5. Thiago says:

    Analisando a aerodinâmica dos veículos e a diferente metodologia adotada para definir as principais características da carenagem, fica claro que neste momento, a capacidade financeira das equipes fazem uma grande diferença. Impressionante ler, que algumas equipes se concentram em análise virtual, mas lembrando que as demais fazem o mesmo, e confirmam e refinam os resultados com testes em túnel de vento, e refazem o loop novamente. Como engenheiro adoraria ver máquinas totalmente virtualmente projetadas, mas como aprendi um dia: todos os cálculos não passam de modelos matemáticos, e estes, consideram hipóteses e condições que nem sempre condizem com a realidade.

    Mesmo assim, tivemos um grande avanço tecnológico e estou curioso para saber as principais diferenças entre os pneus Bridgestones e Pirelli.

    Abraços.

  6. Eu fiquei sabendo deste acidente com o Kubica, mas não imaginaria ser tão “TENSO” como eu imaginava !!!

    E com essa “sorte” o piloto Bruno Senna acaba por entrar no lugar de Kubica para substituí-lo. A F1 lam começou e já está bombando !!!

    Abraços
    ass
    Kiko Molinari

  7. Eduardo Fonseca says:

    Kiko, acho que vc não leu a matéria cara….huahuahua…e nem os comentários….rsrsrs

    O B.Senna não irá substituir o Kubica e sim o Nick Heidfeld

    FAIL….huahuahau

    Abraços

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *