Ferrari 458 Italia GT3


Tenho o imenso prazer de apresentar a todos os nossos leitores uma novidade vinda diretamente de Maranello. A Ferrari 458 Italia GT3, cuja estréia mundial foi feita no último final de semana em Interlagos.

Fomos convidados na quinta-feira pelo Grupo Via Itália, representante oficial da Ferrari/Maserati no Brasil, para conhecer a versão GT3 da Ferrari 458 Italia. O modelo havia chegado neste mesmo dia ao país e no dia seguinte já estava nas pistas do Autódromo de Interlagos.

Assim que recebi o convite não tive dúvidas, peguei meu carro e subi 700km rumo a São Paulo apenas para flagrar o veículo. Afinal de contas, ter o privilégio de conhecer em primeira mão uma Ferrari de corrida antes do resto do mundo, é algo que dispensa palavras.


Ferrari 458 Italia GT3

O modelo é baseado na versão de rua da 458 Italia lançada no ano passado e o motor é o mesmo, um 4.5 litros V8, que foi adaptado para as pistas com o objetivo de priorizar as acelerações. Com isto o veículo ganha aceleração e perde velocidade final. Na versão de rua é capaz de chegar aos 325 km/h, enquanto que na versão GT3 atinge cerca de 280 km/h.

O 458 GT3 foi completamente depenado e alterado para tornar-se um veículo de corrida. Além das modificações no motor, freios e suspensão, foram retirados diversos componentes do interior, como o banco do passageiro; acabamentos estéticos; itens de conforto; entre outros. Por todo o carro foram acrescentadas grandes quantidades de fibra de carbono, material de alta-resistência e baixo peso, ideal para o aumento da performance. O para-brisas foi substituido por um de plástico para redução do peso. O veículo também teve sua estrutura e cabine reforçadas para manter a segurança dos pilotos durante as corridas.

De acordo com Francisco Longo, piloto e presidente da Via Itália, serão necessários diversos ajustes, incluindo o sistema de mapeamento do combustível, que ainda não é adaptado a gasolina brasileira e por este motivo não consegue desenvolver toda a potência. “Evidentemente que o carro tem uma série de ajustes. A expectativa era um pouco maior e nós estamos vendo que o carro não está preparado ainda para se tornar competitivo.”, explicou Longo. A expectativa é que o 458 Italia GT3 esteja totalmente pronto para as competições na próxima etapa que ocorre no dia 05 de maio em São Paulo.

Via Itália

Segundo Longo, a Via Itália vem vivendo seu melhor ano desde a inauguração em 1996 com um grande volume de vendas. “Em 2010 chegamos a 45 Ferraris e 41 Maseratis, foi um ano épico para a gente. Tivemos um crescimento de mais de 100% em relação ao ano anterior.” Chico também nos adiantou que a recém-lançada Ferrari FF, modelo substituto da 612 Scaglietti, chegará ao Brasil no final de Agosto e terá um valor aproximado de R$ 2 milhões de reais. Estamos no aguardo!


Abaixo vocês conferem com exclusividade 43 fotos do modelo. Gostaria de ressaltar que possivelmente somos o primeiro site no mundo até o momento a trazer fotos em detalhes do carro com esta qualidade de imagem. A mesma que vocês já estão acostumados a ver por aqui. Quem nos acompanha no Twitter também pode ver “ao vivo” uma foto do veículo assim que foi apresentado a imprensa. Sintam-se honrados de serem os primeiros a verem o carro assim de pertinho e em alto estilo.

Abraço a todos!


Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

21 Responses

  1. Alexandre A. ctba pr says:

    Show de bola, eliminaram uma saída de escape foi ? que pena não ter um vídeo dessa belezura

  2. Alexandre Pinho says:

    Um verdadeiro monstro!

    *Literalmente, pq carro de GT3 é feio! huaahuauhuahuh

  3. Alberto says:

    Muito melhor sem aquele bigodinho na dianteira, e com duas saídas de escape.

  4. Victor BM says:

    Imagina o barulho que essa bichinha não faz!

  5. Rod says:

    Nossa ficou ANIMAL o carro! Parabéns Guilherme!

  6. Fernando Marques says:

    Mais uma vez o NT sai na frente e apresenta ao nosso público algo diferenciado mundialmente. As fotos ficaram muito bonitas e minha predileta é a de nº 33. Uma pena eu não ter ido, mas com toda certeza o NT foi bem representado e é por isso que eu tenho orgulho em fazer parte deste hobby de profissionais, só nos faltam uma revista hehehehe !
    Abraço

  7. Mário Correia says:

    Parabéns pelas fotos!
    O carro está bonito, só as jantes não ajudam no look final.
    Parece-me que o carro sofreu alguns danos durante o transporte, pois a secção posterior esquerda tem alguma fita e falta uma pequena asa atrás da roda.

  8. Faustão says:

    Não gostei do carro…. O design do parachoque dianteiro esta caricaturado demais ppro meu gosto.. sta com cara de tunning de mano….. Me perdoem a sinceridade… mas não gosttei…. De mau gosto esses spoilers….. tsc tsc tsc….

  9. Andre Moreira says:

    “…enquanto que na versão GT3 atinge cerca de 280 km/h”
    Triste!
    Que p*%#@ é essa? Ferrari de corrida com a maxima de 280 KM/h? Eu esperava no minimo uns 340 Km/h de maxima, no retao de interlagos podendo alcançar uns 305, 310 de final!

    Perdi completamente meu tesao com essa Ferrari (em especifico)…

    Guilherme, muito legal as fotos, belo trabalho!!

  10. armando figueredo says:

    saudações. gostaria de partilhar,também, no orkut. é possível? já fiz umcomentário do mesmo assunto antes.. v ñ respondem e-mail?

  11. Rod says:

    Fernando, eu sou a favor de existir a revista “No Transito”, e seria leitor número um! uiahaiuHa

  12. Tsubone says:

    Victor BM, esse carro ronca mto forte!! a F430 gt3 é bem silenciosa se comparada a ela! ahhaha
    Fui a interlagos, sabia que a 458 correria, mas ñ fazia idéia de que era uma estréia mundial.
    As fotos ficaram mto boas como sempre. Parabéns!! só a estética do carro que ñ me agrada…
    Abs!

  13. Conde says:

    Concordo com o Faustão aí em cima:Tb acho que está exagerada demais.Tem hora que o menos é mais. Essa aí está muito over .

  14. Canibal says:

    Essa Ferrari estreiou em Sebring…

  15. Impressionante !!!

    Imagino o ronco dessa maquina andado a toda…

    Abs
    Kiko Molinari

  16. Luan says:

    Somente no Brasil tem otário para pagar 2 milhões por um SUV.

  1. 12/04/2011

    […] 458 Italia. O modelo havia chegado neste mesmo dia ao país e no dia seguinte já estava … Ferrari – Pesquisa de blogs do Google Related Posts:Ferrari 458 Itália GT3 | Blog Salão de CarrosFotos – GT Brasil 2011 – […]

  2. 14/04/2011

    […] rest of the pics can be seen here This entry was posted in Racing. Bookmark the permalink. ← JDMST + IB Collab T-Shirt […]

  3. 30/09/2011

    […] eram únicos ou em pequena quantidade no Brasil: Lamborghini Gallardo Bicolore, BMW M3 Fire Orange, Ferrari 458 Italia GT3, Volkswagen Gol Vintage, Nissan Leaf, Ferrari 575M Maranello, entre outros. Pois hoje chegou a vez […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *