Chato, menos para ele


Em uma corrida sem lances espetaculares e quase sem ultrapassagens, deu a lógica, mesmo com a tentativa de proibição do mapeamento do motor. O mapa da vitória, entretanto, continua nas mãos de Vettel.

Não se mexe mais no mapa

Depois de Mônaco e Canadá, o GP da Europa era a terceira corrida seguida em pista de rua. A diferença é que se esperava do circuito espanhol de Valência um funcionamento tão bom ou superior das asas traseiras para facilitar as ultrapassagens. Isso associado aos pneus esfarelantes, poderia ser sinônimo de mais uma corrida super disputada.

E a FIA resolveu mexer um pouco no regulamento para ver se consegue trazer ainda mais disputa para o mundial (leia-se, frear Sebastian Vettel). A determinação agora é que não se pode mais mexer no mapeamento do motor entre o treino oficial e a corrida. Essa alteração, que pode ser feita por computador, sem a necessidade de mecânicos mexendo no carro, segundo a FIA, estava interferindo na regra do parque fechado, quando os carros permanecem num mesmo local e supervisionados para que não sejam modificados. Sendo bem simplista na explicação, a mudança de mapeamento do motor interfere basicamente na potência e consumo do carro, ou seja, pode-se ter um motor mais potente para a classificação e, alterando-se os parâmetros, conseguir um desempenho mais econômico para a corrida, sem muitos danos ao desempenho do carro. E qual foi o resultado disso para o treino?

Quem sabe uma nova regra para Vettel correr com três rodas resolva (para os outros)

Na prática, era sabido que a Red Bull usava deste recurso de alteração do mapeamento do motor. Então os carros azuis seriam muito afetados ou no treino ou na corrida, certo? Bom, nos treinos o que se viu foi a dobradinha rubro-taurina na primeira fila, com absoluta soberania. E o bom desempenho da Ferrari no Canadá e nos treinos de sexta não foram suficientes para superar a McLaren de Hamilton, em terceiro no grid, logo a frente de Alonso e Massa. Button, o grande vencedor da prova canadense, foi apenas sexto. Rosberg na frente de Schumacher, Sutil e Heidfeld completaram os dez primeiros.

Ficou então para a corrida a expectativa de ver quem perderia mais com a limitação imposta pela nova regra, mas…

Duelos, só nos tempos de volta

Para mim, o lance mais interessante da prova foi a ótima largada de Massa, passando entre o Ferrari de seu companheiro Alonso e do McLaren de Hamilton. Mas antes da primeira e travada curva, Webber se defendeu de um possível ataque do brasileiro e deixou caminho aberto para Alonso recuperar o terceiro posto. Por incrível que possa parecer, e como já tem acontecido com certa normalidade mesmo em circuitos mais estreitos, todos passaram ilesos pelas primeiras curvas.

A largada foi limpa, raro neste tipo de circuito

Button perdeu a posição para Rosberg na largada e só consegui recuperá-la dez voltas depois, mas já tinha ficado mais de oito segundos atrás dos cinco primeiros. A ultrapassagem de Button, diga-se, foi a chamada ultrapassagem real, ou seja, sem uso da asa móvel, até porque nesta altura da prova já havia ficado claro que o funcionamento destas nas retas permitidas não estava sendo o esperado. Webber começou a receber ataque dos pilotos da Ferrari, mas Massa deu uma pequena escapada e Hamilton se aproximou perigosamente. No entanto, o inglês decidiu ir para os boxes com apenas 13 voltas completadas.

Poucas voltas depois foi a vez de Webber e, quando Vettel e Alonso foram juntos para os boxes, o australiano conseguiu se posicionar entre os dois, mantendo-se em segundo. O problema é que tinha um indiano no meio do caminho, no meio do caminho tinha um indiano… Kartkheyan, com sua Hispania velocíssima (quando comparada a uma colheitadeira, claro), atrapalhou tanto Webber que o fez perder mais de um segundo para Vettel e ainda ficar perigosamente na mira de Alonso. Não por menos, o australiano pareceu um boneco de posto, tamanha a movimentação de braços para reclamar da falta de visão do piloto da Hispania quando conseguiu ultrapassá-lo. E não deu outra; Alonso se aproximou e ultrapassou Webber para conquistar a segunda posição, para delírio dos torcedores presentes.

Hamilton não bateu em ninguém e foi aprovado pelo bom comportamento

Mas Alonso queria mais. E foi exatamente na perseguição por Vettel que ambos campeões mostraram que mesmo sem uma disputa próxima por posição, as corridas têm seus momentos de nobreza. Ambos, Vettel e Alonso, com equipamentos diferentes, de equipes diferentes, com ajustes e pesos diferentes, andavam no mesmo tempo, com a diferença só sendo perceptível na casa dos centésimos de segundo. Isso aconteceu por mais de uma volta.

Apenas para registro, Schumacher acha que o bom de bico da Fórmula 1 atual é o russo Vitaly Petrov. E tem motivos para isso. Assim como aconteceu em uma disputa de posição na Turquia, em que Schumacher teve seu bico (seu, quero dizer, do carro) pelo Renault do russo, em um episódio que rendeu até alguns comentários naquela oportunidade sobre de quem era a culpa, desta vez, o próprio Schumacher admitiu que errou e, com isso, jogou a corrida fora.

Esqueceram de combinar com Vettel

Mas nem mesmo com mais uma rodada de paradas para troca de pneus as trocas se alteraram tanto. Massa teve inclusive um problema com o equipamento que aperta a roda traseira esquerda, perdendo tempo e ficando fora da disputa pela quarta posição com Hamilton. No mais, uma emboladinha aqui, uma ultrapassagenzinha ali, uma travadinha acolá, e o GP da Europa terminou com Vettel, Alonso, Webber, Hamilton, Massa, Button, Rosberg, Alguerssuari, Sutil e Heidfeld. Dois destaques: o jovem espanhol Jaime Alguerssuari merece o seu por ter largado na 18ª posição (saindo já no Q1 do treino de sábado junto com as cativas do fundão) e, com uma parada a menos, marcou três pontos para si e para a sua equipe, a Toro Rosso. O outro ficou por conta da marca histórica atingida neste GP que foi a corrida em que todos os 24 carros que largaram completaram a prova. Na verdade, isso já tinha acontecido outras duas vezes, mas com número menor de carros participando da corrida.

Massa teve problemas em um dos pit-stops.

Já que não temos muito mais para falar da corrida, que tal uma geral no campeonato? Vettel tem 186 pontos, nada menos que 93% de aproveitamento nestas oito provas (lembram da coluna 94,4%?) com seis vitórias e dois segundos lugares. Em segundo, Button com 109 pontos, mesma pontuação de Webber, mas como Button venceu no Canadá e Webber ainda não, este é o primeiro critério de desempate. Em quarto, Lewis Hamilton tem 97 pontos. Na quinta e sexta posições, os pilotos da Ferrari Alonso e Massa, com 87 e 42 pontos respectivamente. Rosberg, Petrov, Heidfeld e Schumacher aparecem um pouco mais atrás. E nas equipes, a seqüência só poderia trazer Red Bull, McLaren, Ferrari, Renault e Mercedes. Nesta toada, a pergunta que começa a ser feita deixa de ser “quem” para ser “quando” teremos o campeão do mundo matematicamente confirmado. Nada mais que um novo recorde para o menino prodígio.

O lindíssimo circuito de Valência, apesar do excelente asfalto, da bela paisagem e da modernidade, se mostrou que não está na lista dos circuitos favoráveis ao regulamento de 2011. Neste caso, o circuito que se reveza com Valência para a realização do GP europeu é Nürburgring, na Alemanha, que deve ser uma opção à ser analisada se a preferência for por ultrapassagens.

A gente se vê na Inglaterra, em duas semanas.
Um grande abraço!

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

9 Responses

  1. Fabio A. says:

    HAHAHAHAHAHA “boneco de posto” foi da hora!!

    Quanto ao Massa, fica até difícil de comentar algo… a 3ª posição já estava mais do que ótima, pra que tentar atacar o Webber ?? Pra quê? Quanto ao Pit-Stop já era previsível que aconteceria alguma coisa, rsrsrs!!

    Foi uma pena o Schumacher ter errado e perdido o bico!! Logo ele que é tão acostumado a ter um “bico” grande na frente dele!! HAHAHAHA

    Bom, veremos o que a Inglaterra nos reserva!!

    Parabéns pelo breve, mas ainda assim, ótimo texto Lauro!!

    Estou torcendo para que a 24ª posição não tenha alteração de participante!! HAHAHAHA

    Abraços!!

    Vamo que vamo!!

  2. Rafael P. says:

    Essa corrida foi chata… Tanto que assisti meio dormindo, depois a noite fui ver novamente e não aguentei denovo ver ela na íntegra…

    Quanto a essas regras, é complicado, já criaram esse novo sistema de pontuação, criaram asa móvel, fazem mil e uma mudanças que nem a gente consegue lembrar mais todas e no final sempre é a mesma coisa.

    Quanto a corrida em sí, discordo do Fábio A., o Massa deveria ter realmente, como o fez, ter atacado o Webber, pena que não deu certo (se ele não tentasse iriamos falar que ele não tem coragem). O que matou ele foi a parada com o erro da Ferrari. Se isso não tivesse acontecido, eu chuto pelo menos um pódio no terceiro lugar. Mas…

    O acidente do Shummi claramente foi erro dele, e erro grosseiro (estilo Hamilton qd quer fazer merda rsrsrsrsrs)

    No bolão se não fiz as contas erradas, vou manter a segunda posição, mais agora distante alguns milésimos de segundo do Fábio A. (que também vai manter o primeiro lugar por enquanto rsrsrsrs)…

    Espero que o próximo GP tenhamos algumas emoções a mais que esse GPzinho michuruca!!!

    Abraço!!!

  3. Fabio A. says:

    Rafael P., entendo sua discordância, mas o que eu quis dizer é que ele não precisava ter atacado logo ali, naquele momento, poderia ter esperado mais uma(s) curva(s), entende?! (Pelé mode: ON) rsrsrs

    É, pelo jeito continuarei em 1º, mas como sempre venho falando: “Tô em 1º mas não tô!” hehehe (32pts na média). =)

    Ainda estamos procurando pelo João Henrique Araujo….parece que ele também acertou na Mega-Sena e sumiu…. kKkKkKkKkKkKkKkKkKkKkK

    O importante de tudo é que o Lauro continue na 24º posição!! HAHAHA

    Abraços!

    Vamo que vamo!!

  4. Lauro says:

    “O importante de tudo é que o Lauro continue na 24º posição!!”, chamem o Bolsonaro, por favor.

  5. João Henrique Araujo says:

    Calma galera, ainda estou na área…rs
    Confesso que não joguei na Mega Sena, mas adianto que jogo sempre os mesmo números e se uu tivesse tentado a sorte dessa vez, acertaria 3 deles!

    Já com relação ao meu feito, que eu me lembre, fui a segunda pessoa a acertar o resultado inteiro. Ano passado um tal de Lukaz acertou tudo também, mas participou apenas de uma corrida. Correto Lauro?

    Abraço!

    PS.: E Lauro, parabéns pelo post. Nem precisamos ver a corrida, basta ler por aqui depois… você escreve muito bem! =D

  6. Alexandre A. ctba pr. says:

    Nem preciso falar mais nada. Texto Show de bola.

    Para ver a corrida !

    2 Caixa de Cerveja, 32.40R$
    2 Pacote de Ruffles, 8.60R$

    Ver o Lauro continuar na 24° Posição.

    Ahhhhhhhh aiiii não tem preço mesmo.

    entende?! (Pelé mode: ON) rsrsrs

  7. Fabio A. says:

    Aêêê Mr. JOÃO HENRIQUE ARAUJO, achavamos que você já estava procurando um “apêzinho” em Mônaco pra assitir as corridas ao vivo!! KkKkKkKk

    É, mas ano passado as aposta eram bem menores…relativamente mais fácil de acertar!! hehehe

    Mas é isso aí!! NÃO continue assim!! HEHEHE

    Laurão, cuidado com o Bolsonaro hein!!

    >>>Rubinho, eterno 2º lugar!<<>>Lauro, eterno 24º lugar!!<<<

    HAHAHAHAHAHA

    "entende?! (Pelé mode: ON) rsrsrs" (Vlw pelo "retweet" caro ALEXANDRE A. CTBA PR., rsrsrs)

    Abraços!

    Vamo que vamo!!

  8. Obrigado pelos elogios ao texto. Confesso que este foi um pouco complicado, pois depois de tantas corridas bem movimentadas, esta teve pouco para dizer.
    E, pelo que eu saiba, 24º é o Karthikeyan.
    Um abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *