Spettacolo


Arrojo, técnica, respiração presa por alguns momentos. Uma corrida de gente grande, vencida pelo monstro que a Fórmula 1 criou em tão pouco tempo.

Vettel é 10

Calor em Monza e todo mundo de olho nos potentes motores Mercedes, que podiam jogar os carros da McLaren e da própria Mercedes lá na frente. E na sexta-feira deu pinta de McLaren, com Hamilton fazendo o melhor tempo do dia. Só que ninguém combina com Vettel…

Depois de um Q1 e Q2 sem muitas surpresas, sobraram os carros da Red Bull, da Ferrari, da McLaren, da Mercedes e da Lotus Renault para o Q3, ou seja, a lógica. Bruno Senna fez um Q2 bastante competente, conseguiu a vaga entre os dez primeiros por míseros seis milésimos e resolveu não abrir volta para poupar pneus para a corrida. Desta vez não superou seu companheiro Vitaly Petrov, que assim como Senna fez na Bélgica, conseguiu o sétimo posto no grid. Os dois Mercedes deixaram um pouco a desejar, com Schumacher colocando sete décimos sobre Rosberg, mas isso talvez tenha sido resultado da escolha do próprio Rosberg pelos pneus médios, o único com este “calçado” no Q3 além de Senna. Oitavo e nono lugares para os prateados.

Massa disse que errou na última tentativa, o que poderia ter lhe dado não mais que o quarto lugar no grid, mas teve mesmo que se contentar com a sexta posição, logo atrás de Webber, que disse que também não fez a volta como gostaria. Parece não ser possível mesmo Webber e Massa andarem no mesmo ritmo de Alonso e Vettel. E faz tempo…

Por falar em Alonso, tirando leite de pedra, o asturiano conseguiu um quarto lugar. Com doze centésimos a menos poderia ter chegado ao segundo posto, só que como falamos no início, os carros McLaren se dão muito bem na pista de Monza, e na disputa interna, desta vez o melhor foi Hamilton, já que Button, como se sabe, pode largar lá atrás que nem se importa muito. Vettel?…

Bom, Vettel estava com a pole garantida, já que todos tinham fechado suas voltas, mas, ao que parece, Vettel enfim achou alguém que pode superá-lo: ele mesmo!

Nada menos que a décima pole do ano, quase meio segundo sobre Hamilton, Com 1’22’’275, a média de Vettel foi de 253,47 km/h para percorrer os 5793m. Brincando um pouco de física, Vettel fechou a volta 31,7m antes de Hamilton. Só para se ter uma idéia, se esta média fosse mantida na corrida, Vettel cruzaria a linha de chegada mais de 1600 m à frente do segundo colocado. E quem queria ser o segundo colocado?

No limite extremo da velocidade

Largada de gente grande, todo mundo lado a lado.

Monza proporciona algo especial para a Fórmula 1, que é a longa reta e a freada da primeira chicane onde os pilotos chegam prá lá dos 300km/h. Mas a emoção mesmo começou já no apagar das luzes vermelhas. Hamilton foi pra cima de Vettel e ambos rasgaram a reta praticamente tocando rodas, enquanto Alonso mostrava toda sua vontade e engoliu os dois carros, mais Button, contornando a chicane na frente. A torcida foi à loucura, mas antes que se pudesse comemorar algo, um de seus conterrâneos tratou de esparramar o espaguete logo de cara. Vitantonio Liuzzi veio lá do fundo do grid se esbarrando no pelotão até perder totalmente o controle do carro e vir pela grama deslizando até acertar em cheio o carro de Petrov. Rosberg também ficou na batida e, por fecharem a pista, safety-car já na primeira volta.

O estrago logo na largada que provocou a entrada do safety-car.

Barrichello e Kobayashi também foram afetados no acidente, mas conseguiram retornar à prova. Na última fila, D’Ambrósio nem largou, e como ninguém percebeu, ele já se encaminhou para a cantina mais próxima, saindo à francesa. Lá na frente, Alonso, Vettel, Hamilton e… Schumacher! O alemão veio do oitavo lugar no grid para o quarto, e ao que parecia, hoje era seu dia de tomar champanhe.

Com a saída do safety-car, Vettel vai para cima de Alonso e, com duas rodas na grama, faz uma ultrapassagem de tirar o fôlego dos presentes e a paciência dos tifosi ao redor do mundo. Ultrapassagem tecnicamente perfeita e corajosa do piloto da Red Bull. Também inspirado, Schumacher passa por Hamilton e nesta altura era o carro melhor colocado entre os que usam motor Mercedes atualmente.

Massa e Webber se estranham, e o australiano levou a pior

Como falei no bloco anterior, sobre o treino, Webber e Massa não conseguem andar no ritmo de seus companheiros de equipe. Pior ainda é os dois acabarem se estranhando, como aconteceu na tentativa de Webber ultrapassar o brasileiro. O australiano perdeu o bico do carro e Massa parou virado ao contrário na chicane, porém ambos seguiram. Ou melhor, Webber, seguiu até encontrar o muro na curva parabólica, traído pela asa dianteira que ficou presa embaixo das rodas na freada anterior. Massa teve que repensar a tática.

Sem a asa dianteira, Webber achou a barreira de proteção da curva Parabólica.

E tudo isso já tinha acontecido ainda sem a liberação do uso da asa móvel! Depois da permissão do uso, Hamilton começa a atacar Schumacher, e ambos proporcionaram uma verdadeira guerra de gerações. Como ambos possuem o mesmo motor em seus carros, embora Hamilton chegava melhor nas curvas, Schumacher dava uma verdadeira aula de defesa e não deixava o inglês assumir o terceiro lugar. Depois de várias voltas, Hamilton consegue a ultrapassagem na marra, mas não demorou nem uma volta para que Schumacher se recuperasse e devolvesse Hamilton para o quarto lugar. Como em algumas vezes, rodas muito próximas, e Schumacher espreme Hamilton além da pista, o que fez com que o inglês colocasse duas rodas na grama. Hora então do bote de Button, que acompanhava a briga de perto e ganhou a posição do companheiro de equipe com facilidade. Será que seria assim também com Schumacher?

A fase de Button é realmente especial, e o inglês pareceu nem se esforçar demais para conseguir ultrapassar Schumacher de maneira sempre elegante e por fora, o que parece estar virando marca registrada deste rapaz. Eu fico imaginando o que não deve ter passado na cabeça de Hamilton ao ver Button chegar e passar Schumacher sem muitos problemas, enquanto ele ficou preso por voltas atrás do alemão. Para os torcedores, a imagem que vai ficar é dos três carros descendo a reta dos boxes, por mais de uma vez, como se fossem um só. De arrepiar!

Seguiram então as primeiras paradas para troca de pneus e só assim para a transmissão mostrar Vettel, que já abria muito para o segundo colocado Alonso. Schumacher havia parado primeiro, logo depois de ser ultrapassado por Button, e quando foi a vez de Hamilton parar, o carro número 3 da McLaren voltou para a pista novamente atrás de Schumacher. Desta vez, a briga não durou muito e Hamilton, finalmente, conseguiu deixar Schumacher para trás. Só que Button já pressionava Alonso na briga pelo segundo lugar. Ninguém podia tirar os olhos da pista!

Quem fazia boa corrida era o mexicano Sergio Pérez, mas o Sauber o deixou na mão faltando dez voltas para o final, quando ele ocupava a sétima posição. Também com destaque, Alguerssuari e Di Resta, que vinham logo atrás de Pérez e herdaram o sétimo e oitavo lugares respectivamente. Enquanto o mexicano encostava o carro, Barrichello e Button quase se tocam na entrada dos boxes. Isso porque Barrichello abriu para Button passar, mas como o inglês diminuiu para entrar para a segunda troca de pneus, Barrichello iria fazer o mesmo e teve que jogar o carro para a entrada dos boxes para não passar direto. Por sorte e experiência de ambos, os ex-companheiros de Brawn não tiveram nenhum problema.

Depois de Button, foi a vez de Alonso, Hamilton e Vettel fazerem suas segundas paradas. Button então encontrou Alonso pelo caminho, mas nem o espanhol e os milhares de torcedores da Ferrari conseguiram parar o inglês, que assumiu a segunda posição. Na verdade, a segunda posição na pista era de Schumacher, mas faltava para ele mais uma troca de pneus. Depois de fazê-la, Schumacher voltou colado em Hamilton, mas sem a mesma ação do começo da corrida. Tanto que foi Hamilton que começou a tirar diferença para Alonso, e ambos cruzaram com menos de meio segundo de diferença.

Primeiros pontos de Bruno Senna na Fórmula 1. O brasileiro terminou em nono.

Schumacher acabou em quinto, em uma corrida em que ele diz ter se divertido muito. Massa, apesar dos problemas com Webber, foi sexto. Pela primeira vez na carreira, Bruno Senna marcou pontos, terminando em uma boa nona posição, com direito a bela ultrapassagem sobre Buemi, usando o vácuo, a asa, o KERS, e toda parafernalha que teve de se habituar em pouco tempo.

Monstro

Agora a verdade é que Vettel pode ser bi-campeão já na próxima etapa, nas ruas de Cingapura, dependendo de uma combinação de resultados. Com oito vitórias em treze etapas, só falta definir matematicamente, porque são 112 pontos de vantagem para Alonso, o segundo, com apenas 150 pontos em jogo. Pelo vice-campeonato, aí sim a briga é boa, com Alonso, Button, Webber e Hamilton separados por míseros 14 pontos.
E saber que cinco anos atrás, em Monza…

A enorme torcida de Monza fez sua tradicional invasão de pista após a corrida.

Foi há exatos cinco anos que Schumacher anunciou sua retirada das pistas de Fórmula 1, justamente após vencer o GP da Itália de 2006. Nesta prova, aliás, Raikkonen foi segundo e Kubica o terceiro (ambos fazendo falta). Acho que ninguém poderia imaginar que, em apenas cinco curtos anos, a Alemanha viesse a ter um novo bi-campeão do mundo. Muito menos que esse bi-campeão do mundo tivesse vencido sua primeira prova há exatos 3 anos, justamente em Monza 2008. Menos ainda porque este alemãozinho de que falamos só estreou em 2007, substituindo Kubica, no GP dos Estados Unidos daquele ano, pela Sauber. É muito, muito pouco tempo para o tanto que este menino já realizou. Vettel é mesmo um monstro!

A gente se vê em Cingapura.
Um grande abraço!’

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

4 Responses

  1. Fábio A. says:

    Até agora, a Melhor corrida do ano e a Melhor coluna do Laurão !!

    Show de pilotagem e narração!!

    Vamo que vamo!!

    Abc!!

  2. João Henrique Araujo says:

    Lauro, sem demagogia. Você lê muito isso depois dos textos, mas é impressionante como você manda bem cara!

    Das duas uma. Ou você presta MUITA atenção na corrida ou então grava e depois assiste e escreve, assiste e escreve,… heheheh Muito bom!

  3. Fabio e João, tudo bem com vocês?
    Obrigado pelos elogios. É sempre um desafio tentar ser rápido e preciso em cada coluna, mais ou manos como os pilotos nas pistas, a diferença é que eu posso errar mais.
    Quando eu era criança eu ficava cronometrando a diferença entre os carros na pista para ver se era a mesma que aparecia na cronometragem oficial. Besteira, na verdade, mas era uma maneira de prestar atenção na corrida toda.
    Hoje em dia, confesso que assisto e anoto todos os momentos mais importantes. Depois, se fico em dúvida de algo, ou assito novamente ou procuro ler um pouco, no site oficial.
    Portanto João, eu presto MUITA atenção na corrida, como sempre fiz, mas agora anoto tudo. Papel e caneta mesmo, nada mais.
    Oferecer informação de qualidade é importante, e mesmo não sendo profissional, acho que o mínimo que qualquer blogueiro quer ter quando abre nossa coluna é saber o que houve na corrida, ou relembrar o que viu.
    Ótimo saber que estamos indo bem.
    Um grande abraço pessoal.

  4. Fábio A. says:

    Laurão!! Comigo tudo ótimo!! Espero que com vc também!!

    Resumindo seu comentário: Vc tá ficando velho!! Muito velho!! HAHAHAHAHAHA!!

    Brincadeira!! Calma! Brincadeira!! rsrs

    Sou igual à você Lauro… desde pivete que eu fico vidrado na tela olhando os números…

    pra vc ter idéia, até hoje minha namorada comenta… no dia que o Rubinho “amolou” o Massa, antes sequer de ele ter apagado e batido, eu falei pra ela “-Pegou alguma coisa na cabeça dele!”… Ela não botou fé e falei pra ela esperar… dito e feito!

    Sou muito observado e bem detalhista, por costume e também por exigência da profissão!! =)

    E Laurão, no quesito “Oferecer informação de qualidade”, esteja certo de estar trilhando o caminho mais do que certo!!

    Grande abraço!!

    Vamo que vamo!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *