Voltando a sorrir


Recordista de poles na mesma temporada, Vettel abandonou logo na largada, deixando o caminho livre para Hamilton vencer mais uma e, ao que parece, espantar a má fase.

A pole e o recorde

Depois de um ambiente mais modesto na Índia, a Fórmula 1 se reencontrou com a ostentação que lhe é mais comum em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos com uma sexta-feira praticamente idêntica à indiana, ou seja, com os carros da McLaren na frente e os da Ferrari logo atrás. A sexta-feira foi diferente, porém, para Vettel, que bateu no treino livre. Alonso fez o mesmo, mas nada que danificasse tanto assim seus carros.

Para Vettel, a pole significaria igualar o recorde de largar mais vezes na frente na mesma temporada, obtido por Nigel Mansell na temporada de 1992 com sua Williams mágica. Mas, falando em Willimas, quanta diferença daquela máquina campeã de quase vinte anos atrás e da Williams de hoje. Primeiro foi Pastor Maldonado, que, por estourar o limite de motores para a mesma temporada, estava punido com dez posições no grid e qualquer posição pior que um décimo segundo lugar no Q2 significaria a última fila para o carro do venezuelano, ele foi apenas o décimo sétimo. Mas, como desgraça pouca é bobagem, coube ao brasileiro Rubens Barrichello, que teve problemas no motor da outra Williams, amargar a última posição no grid, a pior de toda sua longa carreira e a pior da equipe em trinta e seis anos. Nem a Hispania foi tão ruim.

No Q2, ficaram Renault, Toro Rosso, Sauber e a Lotus de Kovalainen, sem novidades. E da mesma forma que no GP da India, a Force India ficou com a quinta fila, com Sutil e Di Resta. Os dois Mercedes na quarta fila, com Rosberg superando Schumacher de novo. Também em dupla, a terceira fila ficou com a Ferrari, Alonso e Massa nesta ordem. Só que Webber não conseguiu colocar a Red Bull na primeira fila e ficava com a quarta posição. Para continuar o emparceiramento, Vettel teria de ser terceiro. Button fez o seu papel e tomou a ponta no final. Hamilton, muito bem todo o final de semana, superou o companheiro por míseros nove décimos. Cronometro zerado e lá veio Vettel estragar a brincadeira de novo, deixando todos para trás, igualando o recorde de Mansell que citamos no início e, de quebra, igualando o número de poles de Juan Manoel Fangio, vinte e nove na sua ainda curta carreira.

Expectativa de várias ultrapassagens pela liberação da asa móvel em dois pontos da pista e de uma corrida mais movimentada do que no ano passado, a que decidiu o título.

Com a faca nos dentes

Se a pole de Vettel é previsível, sua excelente largada também é, e o bicampeão nem olhou pelo retrovisor para saber se vinha alguém. Na verdade, nem deu tempo. Na segunda curva, um pneu traseiro furado jogou Vettel para fora da pista, como se abrisse caminho para uma primeira volta realmente infernal. Todo mundo próximo e Alonso parte para cima de Button para assumir a terceira posição, que logo seria a segunda. Rosberg comete um pequeno erro e seu companheiro Schumacher desce metade da reta oposta lado a lado para decidirem na curva quem seguia na frente, com vantagem para o mais experiente.

Largada disputada, menos para Vettel, que abandonaria duas curvas à frente

Vettel se arrastava para trazer o carro aos boxes, o que acabou conseguindo, mas todo o esforço foi em vão porque a suspensão não agüentou tanto esforço e sucumbiu. Quem nos lê aqui sabe que eu sempre falei que Vettel não era a mesma coisa se tivesse três rodas apenas. Pois é. Brincadeiras à parte, fazia tempo que Vettel ficava de fora de uma prova.

Vettel se arrasta para os boxes, mas o esforço foi em vão

Hamilton, que não tinha nada a ver com isso, começou a abrir, seguido por Alonso, Button, Webber e Massa. Só que Alonso queria apagar a sensação ruim com a qual saiu de Abu Dhabi ano passado e começou a fazer as melhores voltas da prova no início, deixando Button bem para trás. Tão para trás que Button, já com o rendimento abaixo do esperado, encontrou Webber no retrovisor e travaram uma disputa de gente grande. Primeiro Webber consegue a ultrapassagem, mas Button recupera-se logo em seguida. Começava a ficar claro, neste momento, que o festival de ultrapassagens esperado não seria tão grandioso, mas ainda assim mais divertido que no ano anterior.

Massa vinha tirando diferença para Button, só que foi o primeiro dos ponteiros a fazer o pit stop. Na volta seguinte, Hamilton e Alonso pararam juntos, sem trocarem de posição. Depois veio Button e, de repente, Red Bull na ponta com Webber. Ainda que não tão ruim quanto a classificação da Williams, a Red Bull teve um final de semana também atípico. Além do problema de Vettel, na primeira parada do australiano, a equipe teve problemas e a troca durou quase seis segundos a mais que o normal. Isso deve ter deixado Webber mais ligado, pois ele voltou andando rápido.

Webber voou, e a melhor volta da prova foi seu prêmio de consolação

Alonso ameaçava Hamilton, mas só no cronômetro, diferente de Massa, por exemplo, que colou em Button. Com a demora em ultrapassar o inglês, Webber chegou nessa briga e Massa deu uma mãozinha para ele, errando na entrada da reta oposta e perdendo a posição para o piloto da Red Bull. Só que Massa conseguiu se recuperar na curva seguinte. Mais um pouco e ambos chegaram em Maldonado, e o venezuelano conseguiu atrapalhar ambos, saiu da pista, voltou em cima de Webber e conseguiu tomar um drive-thru por barbeiragem, quer dizer, por ignorar bandeira azul. Barrichello, por sua vez, estava se recuperando bem na prova, chegou a andar em nono.

Barrichello fez uma boa prova, mas deve ficar a pé ano que vem

Hora de Webber mostrar que tem o melhor carro e as melhores voltas da prova começa a ser dele, que consegue enfim ultrapassar Button quando Massa já tinha feito sua segunda parada. Rosberg também vinha bem na prova, chegou a estar em terceiro e deu muito trabalho para Webber por causa do potente motor Mercedes que não dava a vantagem necessária para quem vinha atrás mesmo com a asa traseira aberta.

Hamilton parece que se reencontrou

Na fase final da prova, Webber continuava fazendo as melhores voltas, e ganhou a quarta posição de Rosberg quando este foi para os boxes. Só que Webber precisava de mais uma parada para troca de pneus porque não havia usado dois tipos diferentes dos mesmos, e o fez na penúltima volta. Foi superado por Button, que teve problemas no KERS durante a prova, mas ajudado em se manter na quarta posição porque Massa errou sozinho e rodou, perdendo precioso tempo para poder chegar ao menos no quarto lugar. Webber ainda conseguiu fazer a melhor volta do domingo.

Alonso fez o que podia e levou a Ferrari ao segundo lugar

Alonso terminou o domingo dizendo que fez o melhor que pode e garantiu um excelente segundo lugar, muito pela manobra forte sobre Button logo no começo da corrida. Hamilton, enfim, chegou a sua terceira vitória na temporada e, com isso, empatou neste quesito com seu companheiro de equipe. Curiosamente, mesmo com o triunfo, Hamilton está fora da briga pelo vice-campeonato, que agora se concentra entre Button, Alonso e Webber apenas, com chances maiores para estes de maneira respectiva.

Hamilton venceu praticamente de ponta a ponta, o que o deixou, digamos, mais leve

Uma corrida com emoções pontuais, apesar de belas disputas, mas infelizmente aquém da primeira volta alucinante. Agora só restam 71 voltas para o final do campeonato, e serão percorridas em São Paulo no final de novembro. A expectativa é sempre de festa, já que pouca coisa está em disputa, e essa mistura de descontração de uns e necessidade de mostrar resultado de outros visando 2012, além do traçado seletivo de Interlagos, podem ser os ingredientes certos para um encerramento de temporada em grande estilo. Estaremos lá.

Um abraço!

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

2 Responses

  1. victor_df_ says:

    Uma pena pro Felipe… Poderia pelo menos ficar em 4o…

  2. Fábio A. says:

    3 coisas previsíveis na F1…

    – Pole do Vettel

    – Ótima largada do Vettel

    – Excelente texto do Lauro!!

    =)

    Abraços!!

    Vamo que vamo!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *