Concurso de Fotografia Automotiva 2012 – JANEIRO


As inscrições para a primeira etapa do concurso chegaram ao fim. São no total 89 participantes concorrendo com suas respectivas fotos e já ultrapassamos os 3 mil votos!

Fui um tanto ingênuo com relação ao sistema de votos, e ao longo destes 13 dias de concurso pude perceber que diversos participantes estão utilizando a rede social, onde o concurso está sendo promovido, para divulgar sua foto. Foi realmente esta a proposta, porém, em um concurso de fotografia a idéia é de eleger a melhor foto, ou seja, aquela composta de arte, que encanta aqueles que a vêem. Uma fotografia única e de qualidade, este é o principal objetivo do concurso. Isto, no entanto, não está ocorrendo de forma clara.

Não queremos que o vencedor seja apenas aquele com o maior número de amigos no Facebook, ou aquele que possui uma popularidade maior que os demais, fazendo com que a foto se espalhe internet afora e alcance o maior número de votos, sem importar a qualidade e a arte da imagem. É uma injustiça com os demais participantes, principalmente aqueles que possuem excelentes fotos.

Queremos que cada foto seja bem votada, de forma livre, divulgando-a através das redes sociais, entre amigos, e inclusive aqui no site, como vocês verão abaixo. Mas é importante que fotos merecedoras também consigam chegar entre as primeiras.

Sendo assim, algumas regras serão alteradas para o mês de fevereiro e os demais meses do concurso. Iremos anunciá-las no dia 08 de fevereiro, após a finalização das votações do mês de janeiro, pois não queremos mudar as regras faltando 1 semana para o fim das votações da primeira etapa. É uma questão de respeito e ética com os participantes de janeiro.

Quando criamos o regulamento para o concurso, nele consta que poderiamos alterar ou acrescentar regras ao longo do concurso para que fosse mantido o bom andamento do mesmo. E é justamente isto que iremos fazer.

Com estes anúncios dados, chegou a hora de iniciarmos a divulgação das fotos. São no total 89 fotos e não temos como colocar todas aqui, pois irá se tornar chato para os leitores. Na condição de editor-chefe e fotógrafo do site, escolhi as 15 melhores imagens de janeiro.

Não selecionei as imagens por votos, e sim pelo contexto. Quem acompanha o site pode acompanhar que nossas fotos possuem conteúdo, qualidade e situações únicas. Não são apenas fotos para registrar um carro, mas fotos que possuam arte envolvida, sem o uso de programas de manipulação de imagens que apagam pessoas, construções ou qualquer outra coisa que esteja interferindo na foto. Na realidade, esperamos a melhor hora para a foto ou conseguimos por sorte e experiência flagrar um momento único. Interferências como pessoas ou qualquer outro tipo de objeto se tornam algo cotidiano, passando ao leitor uma realidade como se ele estivesse ali conosco, vendo o carro pessoalmente. Fotos alteradas são como seios siliconados, são bonitos, mas não são reais.


TOP 15 JANEIRO

1. Foto de Luiz Souza

Ferrari Challenge Stradale

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

A foto do Luiz mostra o cotidiano de uma cidade, que pelo que pude notar no taxi laranja ao fundo, é em Curitiba. Retratou uma cena única com qualidade e eficácia. Não é fácil fotografar no meio da rua um carro passando e conseguir um bom enquadramento na “correria” da ocasião. Detalhes como os “olhos de gato”, as moças na esquerda pouco se importando com um supercarro passando por elas e as imperfeições e marcas de pneu no asfalto deram um toque na foto.


2. Foto de Ed Cunha

Porsche 911 Turbo Cabriolet

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

Coincidentemente a foto do Ed foi feita na mesma avenida que a foto acima, também em Curitiba. Nesta foto, além da qualidade da imagem, o fotógrafo conseguiu capturar o crepúsculo, um dos melhores horários para fotografia, gerando uma cor viva e natural. Os detalhes no carro e ao redor dele, como as lâmpadas e o muro antigo também ficaram ótimos.


3. Foto de Henrique Stefanichen

Ferrari 458 Italia

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

O Henrique fez uma foto macro, ou seja, onde a imagem é composta de pequenos objetos e detalhes. Para isto, ele escolheu a roda e freio de uma Ferrari 458 Italia. É uma foto para ficar admirando por um bom tempo, ainda mais por se tratar de uma Ferrari.


4. Foto de Jeferson Milão

Audi R8 V10

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

A foto do Jeferson é de impacto. Fotos noturnas são sempre mais charmosas e para produzir uma foto com o nível de nitidez como a dele é difícil, ainda mais quando se pega o rastro de luz dos carros passando na avenida. Uma foto bonita e que retrata bem o cotidiano de uma cidade grande, neste caso Curitiba.


5. Foto de Alex Aguiar

Ferrari 458 Italia

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

Mais uma Ferrari 458 Italia entre as top 15. A foto é simples, mas bem enquadrada. O carro ficou em segundo plano e a vetegação ao fundo deixou a foto bonita. Caso o Alex tivesse focado mais no asfalto, ou seja, no primeiro plano, e deixasse o veículo um pouco desfocado, a foto ficaria perfeita.


6. Foto de Eduardo Rimoli

BMW M3 Coupé

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

Mais uma foto de impacto onde foi capturada uma cena única. Um BMW realizando drift enquanto o fotógrafo estava a postos para realizar uma excelente foto. A qualidade da imagem, cores e enquadramento estão perfeitos. A sensação de movimento e de continuidade da foto está incrível.


7. Foto de Carlos F. Montalvão

Ferrari 599 GTO

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

O Carlos fez uma bela foto aérea, com enquadramento perfeito e cores reais. Parece até que estou vendo o carro ao vivo. O céu azul refletindo na lataria fosca do carro deu o toque final. Perfeito!


8. Foto de Flavio de Sousa Luppi

Ferrari Challenge Stradale & Ferrari F50

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

O Flavio conseguiu colocar em uma única foto dois carros, sendo a Challenge Stradale em primeiro plano, captando detalhes da roda, pneu e lataria ao mesmo tempo em que pegou parte da Ferrari F50 em segundo plano. Uma cena raríssima que com certeza ficará na memória dele pra sempre. A única coisa que atrapalhou foi a torneira bem a direita da foto. Está tirando a atenção das duas belezuras da foto.


9. Foto de Luis Fellipe

Mercedes-Benz SLR McLaren Roadster

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

Uma foto composta de detalhes. O Luis conseguiu focar e centralizar partes da McLaren, enquanto o carro vermelho, acredito que uma Ferrari, e o outro no inferior da foto formaram a moldura. Foto de qualidade.


10. Foto de Pedro Brocchi

Lamborghini Gallardo LP 570-4 Superleggera

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

Mais uma foto rica em detalhes. O Pedro realizou uma verdadeira obra de arte nesta imagem. O laranja deu vida a foto e as linhas do Lamborghini criaram um efeito abstrato. Parece até uma pintura. O foco na direita também deu nitidez e destaque ao touro, símbolo da marca. Se pararem para analisá-lo, verão detalhes que aposto que muitos nunca haviam visto antes. Show de bola!


11. Foto de Oseias Furdiani

Mercedes-Benz CLS63 AMG

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

A foto do Oseias retrata uma realidade de poucos, um veículo de luxo, recém-lançado entrando em uma garagem. O enquadramento está ótimo e a imagem passa uma sensação de cotidiano.


12. Foto de Douglas Luz

Porsche Panamera Turbo

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

O Douglas realizou um “cutout”, uma técnica onde a maior parte da foto é em preto & branco e somente algumas partes coloridas da foto continuam presentes, neste caso o letreiro da Porsche. O enquadramento foi bem realizado e a foto teria ficado perfeita caso aquela cabeça não estivesse aparecendo na direita. Shit happens…


13. Foto de Elio Gril Guarezi Junior

Audi R8

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

A foto do Elio é bastante curiosa. Além de ele conseguir colocar o veículo entre o sol (atrás dele) e a chuva no fundo, capturou uma cena única. Um Audi R8, possivelmente safety-car, em um autódromo pronto para dar a partida. Linda imagem!


14. Foto de Alex Schenekenberg Medeiros

Viaturas da Polícia de Nova York

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO

Além de capturar uma bela imagem, o Alex conseguiu uma boa perspectiva com os prédios ao fundo. Se a foto fosse feita utilizando outro ângulo não ficaria tão bonita. Retratou bem o cotidiano nova-iorquino.


15. Foto de Paulo Henrique Chulis

Nissan GT-R

CLIQUE AQUI PARA VOTAR NESTA FOTO


Embora o Nissan tenha ficado um pouco desfocado na foto, a composição e o contexto da mesma ficou ótimo. Dá pra claramente ver na foto que ambos estavam acelerando juntos e foram separados devido ao pedágio que se aproxima. O Paulo teve sorte de flagrar este momento e entendo que o fato de a imagem ter ficado um pouco fora de foco se deu por o veículo em que ele estava estar em movimento. É uma imagem de ação e é comum perder o foco.


Acima estão as 15 fotos que mais me chamaram a atenção. Convido agora todos a votarem nas fotos acima ou nas demais fotos que estão participando do concurso, que podem ser acessadas clicando aqui.

As votações encerrarão no dia 07 de fevereiro às 21 horas e as inscrições para fevereiro já estão abertas. Por favor votem, é simples rápido e irá ajudar no concurso!

Boa sorte aos participantes!

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

13 Responses

  1. Edu F. says:

    Guilherme, perfeito! Seu texto está ótimo e concordo plenamente com as mudanças, afinal ter muitos amigos no facebook votando em sua foto, não significa realmente que é a melhor foto, e sim que conhece muita gente.

    Tem que haver um equilíbrio entre a popularidade (quantidade de votos) e também a qualidade das fotos, que na minha opinião, é o principal propósito do concurso. A qualidade da foto resume-se justamente ao contexto que vc citou: local, carro, situação, dificuldade, exclusividade, entre outros…

    As fotos estão com um nível altíssimo e tenho certeza que o concurso será um sucesso. Mais uma vez parabéns pela iniciativa e por gerar essa interatividade entre todos os “seguidores” do No Transito.

    Abraços

  2. Rayldo says:

    Rapaz, vai ser dificil escolher um vencedor. otimas fotos!

  3. Lembrando que as fotos acima não são as mais votadas e nem as finalistas. São apenas uma seleção das fotos que EU julgo serem as melhores no concurso até o momento, pois não dá para colocar todas aqui.

  4. senatro says:

    boa guilherme tambem tinha essa impressao a respeito da votação…espero q com as nobas tegras a disputa fique mais justa…abraço

  5. Felix says:

    Guilherme, posso te lhe dar uma ideia?
    Não sei se você irá concordar comigo, mas acho que o resto do pessoal que está participando do concurso sentirá uma rejeição ao ver que suas fotos não estão na lista das 15 favoritas escolhidas por um.
    Acho que seria mais justo com todos um álbum no perfil do site no Facebook catalogando todas as fotos de cada participante independente de quem tem mais votos que o outro.
    A votação do público poderia ser contada atráves do álbum através da opção “curtir”
    Porquê se não vão começar as reclamações dizendo que um canditado é favorito do site, que as votações foram injustas, que tal foto merecia estar nas quinze favoritas e mimimi.
    Valeu meu amigo, grande abraço!

    • Fala Felix, mas é justamente isso que acontece. Ao clicar nestas 15 votos irá direto para o album do facebook onde a foto está concorrendo. São 89 fotos e seria inviável colocar todas neste post.

      Selecionei as 15 que, na minha visão de fotógrafo são as melhores fotos que estão concorrendo. A intenção não é privilegiar ninguém, mas mostrar aos leitores que acessam o site as melhores fotos do concurso. Há fotos que, sinceramente, não sei nem porque estão concorrendo, mas aceitamos.

      No final deste post há a opção para os leitores verem TODAS as 89 fotos que estão participando e votar nelas.
      Mas como eu disse, essas 15 fotos não tem validade nenhuma, é apenas para mostrar algumas das fotos que estão concorrendo.

      Abraço

  6. Felix says:

    hehehe Então me desculpa cara.
    Não tinha percebido que redirecionava para o álbum pois ainda não dei meu voto.
    No próximo concurso eu participo também.
    Gran abraço.

  7. Alexsilva says:

    Estou mandando a mina foto para o concurso de fevereiro e ela simplesmente some do mural do Facebook. É um GT500KR.

    Desde já agradeço.

  8. Eduardo Rimoli says:

    Grande Guilherme! A sua análise abriu meus olhos para algumas fotos que nem havia dado muita bola! Adorei os detalhes técnicos e observações pouco subjetivas. Parabéns pela iniciativa e critério. Abs

    Bora votar pessoal!

  9. Alexsilva says:

    Li todo regulamento e mandei de novo.

  10. Luis Fellipe says:

    Obrigado pelos votos. Realmente é uma 360 ao fundo e o preto na parte inferior é um 911 Turbo S.

  11. João Henrique Araujo says:

    Guilherme, no decorrer do mês percebi o mesmo que você. Uma certa movimentação para que o link da foto fosse curtido. Fiquei na minha, pois estou aqui apenas pra me divertir. Porém, é muito bom saber que por aqui não rola só super carros, mas também muita ética e transparência para os leitores.

    João

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *