Novo BMW Série 6 Coupé


Na semana passada estive na concessionária BMW Top Car, em Florianópolis, para conhecer o novo Série 6, um carro que eu já estava aguardando há um bom tempo e finalmente pude ficar frente a frente.

História & Design

Embora pareça um carro com uma origem recente, o BMW Série 6 já está na sua terceira geração, sendo a primeira delas sob o código E24, lançado em 1976. O coupê executivo, desenhado pelo francês Paul Braqc, era considerado um carro à frente da sua época. Entre as diversas versões fabricadas, a que merece maior destaque é a M635CSi, ou simplesmente M6. A produção do E24 se encerrou em 1989 e deixou uma enorme legião de fãs.

A segunda geração (E63) surgiu 14 anos mais tarde, desta vez com a assinatura do controverso designer Chris Bangle. É a geração mais conhecida do Série 6, e na minha opinião, a de menor destaque, pois seu design ficou muito distante da primeira geração, principalmente no interior.

A terceira geração, denominada F12/F13, foi lançada oficialmente no Salão de Xangai no ano passado e chegou recentemente ao Brasil, apenas na versão 650i Coupé e Cabriolet. O BMW M6, versão mais esportiva do modelo, já foi anunciado e está a caminho…

Qualquer semelhança não é mera coincidência...

Há dois fatores que estão presentes no BMW Série 6 desde a primeira geração. A primeiro deles é o design frontal no estilo “shark nose”, ou no bom português, nariz de tubarão. O segundo é a plataforma, sempre derivada do Série 5.

Acredito que o atual Série 6 ficou bastante futurístico, mantendo a elegância de quase 40 anos de história e adaptado aos dias de hoje e além. O design da terceira geração foi claramente inspirado na primeira. A frente com fortes traços do “nariz de tubarão”, a silhueta, o logotipo frontal acima da grade (na segunda geração é no capô), o interior com o painel central voltado para o motorista, a disposição dos bancos (frontais e traseiros), entre outros detalhes.

Conforto & Equipamentos

O BMW Série 6 está entre os veículos mais caros e luxuosos da linha BMW e portanto possui a mais alta tecnologia da marca embarcada, um exemplo disto está nos faróis totalmente em LED, uma nova tendência nos veículos de luxo.

O luxuoso interior merece destaque. Todo o habitáculo é forrado em couro com costuras brancas, acabamento em madeira nobre e detalhes em alumínio. No painel central, o destaque vai para a tela de 10.2 polegadas, onde o condutor pode ajustar as mais diversas funções do veículo através do sistema iDrive de última geração.

Falando nisto, o Head-up Display, sistema que projeta informações sobre o carro como a velocidade, trajetória do GPS e aviso de mudança de faixa desintencional, agora é totalmente colorido e inclui funções inéditas como a detecção de pedestres em conjunto com o Night Vision. Este outro sistema é capaz de detectar a presença de seres vivos na escuridão total através de uma câmera de infra-vermelho, a qual fica instalada na parte frontal do veículo. O alcance máximo da câmera é de 300 metros e toda a imagem é exibida na tela central do veículo.

No quesito conforto, os bancos frontais possuem 20 tipos de regulagem, aquecimento e ventilação, aquecimento do volante (para dispensar o uso de luvas), sistema de som Bang & Olufsen, entre outros.

Para maior comodidade do motorista, o Série 6 possui câmeras ao redor do carro para auxiliar o motorista nas manobras. Se isso não fosse o suficiente, o carro ainda possui assistente de manobra, que realiza a baliza automaticamente na vaga desejada.

Obs.: Alguns dos itens listados acima são opcionais.

Motor & Performance

O propulsor que equipa o BMW 650i é um 4.4 litros V8 TwinPower com 407 cv de potência, 600 Nm de torque, e injeção direta de combustível. O câmbio é de 8 velociades automático, com opção de troca de marchas no volante ou na própria alavanca. Como opcional é disponibilizado um câmbio manual de 6 velocidades.

Com relação ao desempenho, o modelo acelera de 0-100 km/h em apenas 4.9 segundos e chega aos 250 km/h (limitados eletronicamente).

Conclusão

Há muitas coisas para falar sobre o veículo, mas o texto ficaria muito longo e entediante. Além do mais, acho que o importante é focar na peculiaridade do carro ao invés de falar sobre tecnologias ou sistemas que já são banais ou estão presentes em todos os modelos da marca, como freios ABS, controle de estabilidade, VALVETRONIC, e assim por diante.

Confesso que não sou muito fã do Série 6, mas admiro a sua imponência e tenho consciência de que é um dos melhores automóveis da atualidade, carregado com o que há de melhor, de uma das melhores marcas do mercado.

Ao meu ver, este é o típico carro para pessoas de extremo bom gosto, que buscam luxo e esportividade, sendo portanto um veículo ideal para homens acima dos 40 anos, que visam manter sua personalidade jovem através de um produto moderno e esportivo. Claro, é apenas como eu imagino o perfil dos proprietários deste veículo. O fato é que qualquer pessoa, de qualquer raça, sexo ou idade que adquirir este carro estará muito bem embarcado.

Até a próxima!


Um agradecimento especial a toda equipe da BMW Top Car, local onde o veículo foi fotografado.

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

14 Responses

  1. Leonidas says:

    Que carro lindo!!!ficou demais!!!
    A única coisa que eu não gostei foi da capa que envolve as saídas duplas do escapamento…Pro meu gosto pessoal eu preferia os canos aparecendo direto!
    De resto, tá perfeita!
    Ótimas fotos Guilherme!!!

  2. Beatriz Amorim says:

    Sensacional! Captou até a poeirinha do pneu, não perdeu um detalhe mínimo que seja.
    Parabéns!

  3. EDU F. says:

    impressionante o nível de acabamento deste carro, a preocupação em cada detalhe. É um carro maravilhoso, sua traseira com certeza ficou muuuuito melhor do que seu antecessor!!!

    Guilherme, é impressão minha ou estes faróis já utilizam a tecnologia laser, desenvolvida pela BMW???????

    http://www.2dayblog.com/images/2011/october/550x-bmw-laser-headlamp-1.jpg

    A matéria e o texto também estão ótimos, trazendo muita informação e curiosidade.

    Parabéns NT, sempre a frente dos demais e com muita qualidade!!!!

  4. eduardo says:

    Com uma bela maquina dessa e com belas fotos ficou nada mais nada menos que SENSACIONAL muito foda amo Sério 6 design indescritivel requinte,performance,conforto,segurança e um carro de ‘patrão’ haha muito bom excelente

  5. Alexandre Pinho says:

    Ótimo post e principalmente ótimas fotos!

  6. felix says:

    Eu não sei quem faz os faróis mais bonitos, Audi ou a BMW.
    Enfim, o novo 650 ficou muito bonito, mas não sei porque ainda prefiro a geração anterior.
    OBS: O M6 dessa nova geração da série 6 está maravilhoso!
    E parabéns Guilherme pela cobertura, não deixou nenhum detalhe escapar.

  7. dj stig says:

    NOTA 10: design da carroceria coupé.
    NOTA 0: rodas dos sedãs e painel sem apelo esportivo.
    SOBROU: detalhes nas fotos. Somente um cara muito ligado para reparar em tantos detalhes. Parabéns Guilherme.

  8. Victor Ferraz says:

    Na minha opinião a BMW ainda peca na área central do painel… :\ E esse é um dos poucos carros que eu acho que talvez ficaria melhor prateado do que branco … De resto o tubarão tá perfeito! 😀

  9. Ralph says:

    Guilherme, uma duvida: esse teto solar abre completamente para fora ou para dentro ou ele só levanta mesmo??
    Parabéns pelo post, pra quem gosta de modelo está perfeito, e Felix eu tbm prefiro a versão anterior.

  10. Leandro says:

    Guilherme, bom dia.
    Gostaria de saber qual lente voce usa pra fotografar carros em concessionárias, e qual pra rua.
    Abraço e parabéns pelas fotos. Sensacionais.

  11. Gabriel says:

    Se possível, visite novamente a Top Car e clique a nova BMW Série 3.

  1. 24/08/2013

    […] não-esportiva do BMW M6, se é que dá para chamá-la assim. Enfim, é importante a leitura da matéria do 650i Coupé, pois nela falo sobre o BMW Série 6. Não convém repetir boa parte do que foi escrito lá aqui, […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *