Audi R8 V10


Já faz 6 anos que o Audi R8 foi lançado e não é nenhuma novidade para os amantes de carros, mas eu não podia deixar de falar sobre um dos maiores superesportivos da atualidade, certo?

Se compararmos o Audi R8 com o Mercedes-Benz SLS AMG da última matéria, veremos que há muitas semelhanças entre eles: ambos são de origem alemã; são totalmente desenvolvidos por uma empresa subsidiária; possuem em sua linha uma versão coupe, conversível, GT e elétrica; possuem uma estrutura de chassis em alumínio; e acima de tudo são concorrentes diretos. É por este motivo que estou colocando o Audi R8 V10 na sequência e utilizando o mesmo princípio da matéria do SLS AMG, ou seja, duas matérias, sendo a primeira da versão coupé e a segunda da versão spyder.

O Audi R8 foi introduzido ao mercado em 2006 e teve origem no conceito Audi Le Mans Quattro, apresentado no salão de Frankfurt três anos antes. O modelo é considerado o superesportivo da Audi e foi totalmente desenvolvido pela subsidiária quattro GmbH.

A quattro GmbH nasceu em outubro de 1983 como uma empresa subsidiária da Audi AG. A empresa de cerca de 750 funcionários é responsável pelos modelos de alta-performance da Audi e é através dela que são fabricados os modelos da linha S, RS e R8. A quattro GmbH também é responsável pela customização dos modelos Audi através do Audi Exclusive e pela Audi Collection, uma linha de produtos lifestyle que podem ser adquiridos nas concessionárias.

O Audi R8 é produzido na fábrica de Neckarsulm, na Alemanha, onde são fabricados mais de 300 mil veículos da Audi anualmente. É onde fica localizada a sede da quattro GmbH e é nesta área que o Audi R8 é devidamente fabricado sob o mais alto padrão de rigorosidade alemã. O veículo possui uma fabricação artesanal, tendo seus componentes encaixados a mão e posteriormente inspecionados por dezenas de lasers, que tem como objetivo detectar qualquer imperfeição. A planta suporta uma fabricação máxima de 29 unidades por dia.

A versão V10 do Audi R8 chegou em 2009 e cerca de 90% do conjunto de motor e transmissão são provenientes do Lamborghini Gallardo LP 560-4. Para alguns pode causar espanto, mas não é nenhuma novidade, visto que a Lamborghini é comandada pela Audi e ambas pertencem ao Grupo Volkswagen. Uma curiosidade: todo o trabalho de pintura do Lamborghini Gallardo é feito na planta da Audi em Neckarsulm.

O motor 5.2 litros V10 produz cerca de 525 cv de potência, possui tecnologia FSI® de injeção direta de combustível e um câmbio R-Tronic de 6 velocidades. Em conjunto com a tração integral quattro®, o Audi R8 V10 é capaz de acelerar de 0-100 km/h em apenas 3.9 segundos e atingir 316 km/h de velocidade máxima.


Continuarei a falar sobre o Audi R8 V10 na próxima matéria, desta vez na versão Spyder. A matéria está prevista para a próxima quinta-feira.

Gostaria de agradecer a Audi Breitkopf, concessionário exclusivo Audi em Santa Catarina, por permitir a realização desta matéria em seu estabelecimento. Qualquer dúvida a respeito do Audi R8 V10 vocês podem entrar em contato diretamente com eles através do link.

Confira abaixo 39 imagens exclusivas que fiz do modelo. Nos vemos em breve com mais fotos exclusivas e informações sobre o Audi R8 V10.

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

9 Responses

  1. Alexandre Pinho says:

    Well done!

  2. lsussumu says:

    Lindo!!!!!

  3. Luiz Silveira says:

    Que espetáculo de carro! Já em relação o ensaio fotográfico, gostei muito da foto da lanterna traseira, ficou bem diferente. Olhando num primeiro momento, nem dá pra saber do que se trata.

  4. Edu F. says:

    quantas informações hein Sr. Andrade, parabéns pela matéria!!!

    As fotos realmente mostram cada detalhe desta máquina e o cuidado em cada angulo, ficaram ótimas!!!

    abraços galera!

  5. victor_df_ says:

    Boa!… Esse carro sempre valerá a pena um ensaio fotográfico! =D

  6. Yuri Chavez says:

    O V8 já era lindo; quando veio o V10, o R8 conseguiu atingir a perfeição. Que carro!!!!

  7. rafael tanan says:

    bela reportagem ums dos super esportivos mais perfeitos ja feitos e com motor v10 ficou perfeito.
    essas suas fotos minha da mais motivo ainda para terminar meu curso de engenharia logo para compra o meu daqui ums anos.
    valeu bela reportagem
    abrcs para pessoal da no transito sem duvida o site mais top de carros de luxo do brasil.

  8. felix says:

    Muito boa matéria, gostei bastante!
    Poucas foram as vezes que vi o R8, e nunca consegui nem sequer uma única foto nem com meu celular.
    Quanto a qualidade das fotos, como sempre surpreendendo bastante, fotos com riquíssimos detalhes. Detalhe que às vezes nem percebemos no carro.
    Parabéns Guilherme pela matéria.

  1. 27/07/2012

    […] AQUI PARA VER A PRIMEIRA PARTE DA […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *