Mercedes-Benz SLS AMG Roadster


Na primeira parte da matéria falei sobre a história da AMG, o que considero de extrema importância para que se tenha idéia da importância da criação de um esportivo como o SLS AMG. Nesta segunda parte focarei nos aspectos do veículo, tanto na versão Coupé quanto na versão Roadster. As fotos da primeira parte da matéria são do SLS AMG Coupé, enquanto na segunda parte são da versão Roadster.


Caso você não tenha visto a primeira parte da matéria, clique AQUI para ser redirecionado.


Apresentado ao público em setembro de 2009 no Salão de Frankfurt, o Mercedes-Benz SLS AMG foi introduzido como um supercarro com conceitos futurísticos. Totalmente desenvolvido pela AMG, divisão esportiva da Mercedes-Benz, conta com a mais alta tecnologia proveniente das pistas de corrida, ambiente o qual a AMG está habituada há mais de 40 anos. Podemos dizer que o SLS AMG veio ao mundo com uma tarefa muito nobre, suceder os dois maiores superesportivos já feitos pela Mercedes-Benz: Mercedes-Benz 300SL e Mercedes-Benz SLR McLaren.

Nos anos 50 nascia o Mercedes-Benz 300 SL, o primeiro carro da Mercedes-Benz a possuir as gullwing doors, ou seja, as famosas portas asa-de-gaivota. O modelo foi inicialmente desenvolvido para competir na Mille Milia italiana, e a versão de rua veio logo em seguida. Além do seu alto-desempenho, sendo considerado o carro mais rápido da época, o 300 SL oferecia conforto, luxo e uma ótima construção. Seu chassi era do tipo tubular com treliças, o qual era muito leve e aerodinâmico, mas não permitia que o 300 SL possuísse portas normais. A Mercedes-Benz teve então que adaptar portas que abriam para cima, o que ficou conhecido como portas asa-de-gaivota. Quando lançado, o Mercedes-Benz 300 SL era um superesportivo muito à frente do seu tempo. Foi o primeiro carro de rua do mundo a utilizar injeção direta de combustível.

Mais de 50 anos se passaram e a história se repete. Nasce um superesportivo com pedigree das pistas, portas asa-de-gaivota, carroceria leve feita em alumínio e um potente motor, além de outras qualidades. Não há como negar que o Mercedes SLS AMG foi baseado no legendário 300 SL.

A fabricação inicia-se na Áustria, na fábrica da Magna Steyr, empresa independente responsável pela fabricação de carros e tecnologias. No caso do SLS, apenas a carroceria é fabricada por lá, mas veículos como o Peugeot RCZ e o Aston Martin Rapide, são inteiramente fabricados por esta empresa. Da Áustria, a carroceria já pintada segue para a linha de montagem na fábrica da Mercedes-Benz, localizada na cidade alemã de Sindelfingen, onde então encontra-se com os componentes AMG, entre eles o motor, vindos diretamente da fábrica da AMG em Affalterbach, também na Alemanha. A partir daí o Mercedes-Benz SLS é cuidadosamente montado em uma área exclusiva da fábrica, com uma equipe de mais de 100 funcionários altamente treinados e qualificados.

A carroceria totalmente em alumínio torna o SLS AMG um veículo leve. Aliado ao motor AMG 6.2 litros V8 com 571 cv de potência e 66,28 mkgf de torque, alcança números impressionantes: 0-100 km/h em apenas 3.8 segundos e velocidade máxima de 317 km/h (limitado eletronicamente).

Mas apenas um motor potente e um carro leve não garantem um ótimo desempenho, e é justamente por isso que que o supercarro da Mercedes possui uma ampla variedade de componentes, vindos diretamente da experiência da Mercedes-Benz e AMG nas pistas, sendo todos eles fabricados exclusivamente pela AMG: Suspensão de braços sobrepostos em alumínio, aplicado tanto na dianteira quanto na traseira; freios em carbono-cerâmica de alto-desempenho; rodas de liga leve; eixo cardã ultra-leve em fibra de carbono; transmissão automática sequencial de 7 velocidades com dupla-embreagem; uso extensivo de fibra de carbono; uma enorme quantidade de sistemas de tração, estabilidade, frenagem; entre muitas outras soluções físicas para que o SLS AMG alcance uma excelente dirigibilidade e desempenho.

A versão Roadster perde o encanto das portas asa-de-gaivota ao mesmo tempo em que ganha o charme da capota em lona, a qual abre/fecha automaticamente em apenas 11 segundos.

Como em todo veículo de luxo, a lista de itens de série, opcionais, cores e acabamentos é extensa. Um dos destaques do SLS AMG fica por conta do sistema de som Bang & Olufsen com cerca de 1000 watts de potência.


Gostaria de finalizar a matéria agradecendo ao pessoal da concessionária Europa Motors, localizada em São Paulo, por ceder uma unidade do SLS AMG Coupé para realização da primeira parte da matéria e também a concessionária DVA Automóveis, aqui de Santa Catarina, por ceder a unidade do SLS AMG Roadster desta segunda parte. Qualquer dúvida referente ao Mercedes-Benz SLS AMG vocês podem entrar em contato diretamente com eles clicando nos links acima.

Na próxima matéria voltaremos com outro supercarro alemão, também na versão Coupé e Roadster. Será que vocês conseguem adivinhar qual é?
Abaixo vocês conferem 88 fotos em alta-definição da versão SLS AMG Roadster.

Abraços!


Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

10 Responses

  1. Luiz Silveira says:

    VENDIDO?! Se inveja matasse… hahahahaa

    Só pra variar, mais um ensaio de excelente qualidade. Parabéns.

    PS: FIRST!

  2. ALLAN JR says:

    Espetacular!!

  3. Fenrnado Marques says:

    Esse carro é sensacional! Sem dúvidas a Mercedes-Benz não despontou quem aguardava a nova Asa de Gaivota. Porém, mantenho a minha opinião quanto a traseira que é simples demais, diferentemente da frente. A minha outra insatisfação é a utilização do motor 6.3, que, como substituta da SLR McLaren merecia um novo motor com ainda mais potência.

    Parabéns as fotos, ficaram como sempre com muita qualidade.

  4. EDU F. says:

    que MONSTRO!!!!

  5. Guilherme,
    A matéria está excelente e as fotos ainda mais espetaculares. Parabéns pela sua dedicação e competência quando o assunto é carro.
    Um abraço.

  6. Alexandre Pinho says:

    Talvez o melhor ensaio fotográfico que já vi no site até o momento. Parabéns!

  7. Ralph says:

    Só eu que prefiro a versão coupê ??

  8. Henrique says:

    Belas fotos! E ótima matéria, a próxima vez que vier a Blumenau me avise pra trocarmos uma ideia! hehe Abraço

  9. marcos says:

    traz a mulher amada em menos de 1 dia

  1. 12/03/2014

    […] nas mais variadas cores e versões. Publicamos também uma matéria dupla com as versões coupê e roadster, onde eu conto toda a história da AMG e do surgimento do SLS, além é claro das centenas de […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *