Oktane TrackDay 2012.4


Como de costume, estive presente em mais uma edição do Oktane TrackDay, realizado no Rio no dia 21 de outubro.

Infelizmente só pude divulgar as fotos agora, e não pude trazer muitas novidades do evento. Desta vez tivemos os mesmos carros que frequentaram as edições passadas do evento, com algumas exceções é claro.

Mas esta edição ficou marcada por um motivo muito triste para nós, entusiastas automotivos. Definitivamente esta foi a última e derradeira edição do evento na cidade, por consequência da novela sobre o destino de nosso querido Autódromo Internacional Nelson Piquet – Autódromo de Jacarepaguá – que acabou tendo um triste fim. Por isto, desta vez eu preparei uma matéria um pouco diferente, gostaria contar como foi minha experiência naquele lugar que para nós é sagrado.

Pessoalmente pude ver o inicio deste grande genocídio para não apenas nós, mas também pelas pessoas que gostariam de ter ido mais vezes e ver os belos carros que desfilam por lá. Assim que cheguei à pista, dei de cara com o cenário de destruição, logo me dei conta que não havia mais o estacionamento para visitantes, a obra já estava indo em direção aos boxes Quando entrei aos boxes pude ver também que a arquibancada da reta oposta já havia sido retirada, cheguei à conclusão que o processo de demolição da pista já estava em ritmo acelerado. Atualmente já foi retirado também o asfalto da reta oposta, os boxes já estão sem portas e o centro médico já foi demolido.

É realmente triste saber que este é o fim desta histórica pista. Pista que já foi palco das maiores vitórias, pista que é considerada uma das mais seguras já construída na história. Pista que me serviu como suporte a fotografar carros, que me fez conseguir amizades, que me deu a oportunidade de ver os mais belos carros que circulam pelo país, que me fez adquirir experiências que levarei por toda minha vida e, principalmente, que fez crescer mais ainda a paixão automobilística que carrego comigo desde criança.

Recentemente Ministério do Esporte e o Exército Brasileiro assinaram nesta sexta-feira, dia 09 novembro, um documento que dará início ao processo de transferência do terreno onde será construído o novo autódromo internacional do Rio de Janeiro, em Deodoro. Existe a previsão que o local poderá receber algumas competições em julho de 2014, mas que as obras fiquem totalmente finalizadas no início de 2015. Segundo representantes, o novo autódromo terá padrões internacionais e poderá receber qualquer tipo de prova do automobilismo. Afirmaram que o projeto básico ainda está sendo feito e será repassado ao governo estadual no fim deste ano. Em fevereiro de 2013 será entregue o projeto principal da obra, que permitirá a realização da licitação.

É meus amigos, eu sou um privilegiado, tive a honra de pisar neste solo sagrado de Jacarepaguá e de assistir os Trackdays de lá. Seria mais belo ainda poder ter assistido as competições de F1 de antigamente. Ficarei feliz em compartilhar esta historia com meus filhos e netos, e com um sorriso no rosto, poderei afirmar que eu estive presente neste autódromo em diversas ocasiões.

Vamos as fotos que fiz na “despedida” do grande autódromo de Jacarepaguá.

Abaixo vocês verão os seguites modelos: Subaru Impreza WRX ‘Blue Mica’, Mitsubishi Lancer Evolution VI, Subaru Impreza WRX STI, Mitsubishi Lancer Evolution VIII ‘GR900’ (900 CV), Volkswagen Golf R, Dodge Charger R/T, Chevrolet Corvette Z06 (C6), Lotus Exige S, Chevrolet Corvette ZR1 HENNESSEY ZR750, Ferrari 550 Maranello, BMW M3 ‘Frozen Grey’ (E92), Porsche 911R – Apenas 20 unidades no mundo, Porsche 911 Turbo 3.6 (964) e Porsche 911 Carrera (993).

10 Responses

  1. Guilherme says:

    Nessas horas me pergunto q q eu to fazendo no MS kkkkkkk Show de bola!

  2. Edu F. says:

    Éh Jeferson eu pude presenciar esse ambiente de tristeza tbm. Estive presente na ultima etapa do regional de marcas (FAERJ) e o cenário realmente era muito triste, por um lado pelo total abandono e por outro a destruição e desmonte das arquibancadas. Tive a oportunidade de percorrer várias áreas do autódromo, inclusive a torre onde fiquei, e a cena era a das piores. Ao mesmo tempo imaginava os dias de glória do lugar, os grandes nomes que passaram por alí, os grandes eventos da história que ficaram marcados……e passei realmente a sentir uma tristeza muito grande por tudo o que via. Fiz até um vídeo no topo da torre pois achei que algum momento seria interessante assistir.

    Concordo plenamente de que deva haver um investimento grande para as olimpíadas, mas pera! O RJ só tem aquele lugar disponível??? Fiquei revoltado ao ver o “Complexo Aquático Maria Lenk”, construído para o PAN, totalmente abandonado…….é o que vai acontecer com as obras do autódromo???? Após as olimpíadas tudo ficará abandonado??? Torço para que não, pois será mais revoltante (do que já é) perder um autódromo histórico como é (ou foi) Jacarepaguá simplesmente para nada.

    LUTO!

    • A zona oeste do RJ onde esteve mantido por todos estes anos o autódromo é recheada de terrenos vazios, áreas com uma imensa largura, que obviamente é de propriedade de algum órgão do governo.
      É difícil de entender o porquê o governo do estado não fez um reaproveitamento de toda essa área abandonada, algumas são protegidas pelo IBAMA se não me engano, mas ainda sim resta uma grande área que está sob controle do governo do estado.
      Mas difícil de entender ainda é porque o governo tomou esta decisão de fazer o palco das olimpíadas onde era o autódromo, irão gastar para demolir o autódromo, gastar para construir o parque olímpico, para que depois da festa pagar mais uma vez para demolir, logo depois entregar o terreno para as grandes construtoras montarem condomínios de luxo.
      Esse destino já foi confirmado, infelizmente.
      Seria muito mais inteligente e econômico a construção do parque olímpico em outra área, com dimensões maiores (o que mais tem é terreno com dimensões maiores que o próprio autódromo na zona oeste) para que depois da festa, o mesmo ficasse como um patrimônio cultural da cidade. E o nosso Autódromo de Jacarepaguá com suas devidas e merecidas reformas é claro.

  3. Fernando Marques says:

    Realmente é uma notícia que deixa todo apaixonado por velocidade muito chateado. Haviam outros terrenos para que pudessem ser feitas as obras para o RIO2016. Não haveria necessidade em destruir o Autódromo. Como eu havia até comentado com o Jef pelo facebook, o nosso Tio Eike, apaixonado pela velocidade, juntamente com outros investidores de peso deveriam investir em um autódromo privado aqui no Brasil.

    Seria de grande felicidade para nós termos algo de alta qualidade, para podermos acelerar os bólidos e alugar para eventos. Para terminar a semana, notícias de que Bernie criticou uma vez mais nossa Interlagos e que ela poderia ser transferida para o Rio ou para Santa Catarina. Quem viver verá!

    Destaque para o Golf MK6 que eu fiquei muito surpreso em vê-lo em nossa terra tupiniquim, BMW M3 Frozen Edition, raríssima no mundo todo e por falar em raridade, o que dizer desse 911 R e do Turbo 3.6 anos 80? Simplesmente lindos! Parabéns pelo trabalho Jef.

  4. Murilo says:

    Excelentes fotos. Realmente uma pena o autódromo ter esse triste fim.

    Uma dúvida: alguém sabe por que tem aquelas fitas isolantes no farol do Porsche 911R?

    Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *