Mercedes-Benz CLS 63 AMG


Mais fotos feitas em São Paulo durante o Salão do Automóvel. Para aproveitar bem a nossa estadia em São Paulo, sempre que acabava o evento íamos atrás de carrões pelas ruas. Não bastasse passar o dia inteiro fotografando no Salão, ainda rodava pela cidade por mais algumas horas, e sempre havia algo para fotografar.

Já fazia um bom tempo que eu não ia para São Paulo, e mais ainda quando se trata de caçar carros pela capital paulista. O cenário que eu encontrei desta vez foi um tanto desanimador, e não me refiro a quantidade ou nível dos bólidos, mas de algo muito chato, que é a abordagem de seguranças e manobristas. Explicarei.

Encontrei este CLS 63 AMG das fotos abaixo em uma rua do bairro Itaim, estacionado próximo a um restaurante, onde supostamente o dono do carro estava jantando. Sempre que eu fotografo um carro, antes de mais nada falo com o proprietário e peço sua autorização para fotos. Nos 10 anos que faço isso dá para contar nos dedos as vezes em que recebi um não. Neste caso, não havia ninguém por perto e por estar na rua (que é pública) fui fazendo as fotos enquanto admirava o carro. Quando já estava indo embora, um segurança veio em minha direção e de forma rude, perguntou o que eu estava fazendo. Como de praxe, o cumprimentei, me identifiquei como fotógrafo, lhe dei meu cartão e falei que estava fotografando o Mercedes pois trata-se de uma edição especial. Com ar de desconfiança, o mesmo me perguntou se era realmente isto que eu estava fazendo, pois não parecia. Por sorte, eu ainda estava com a minha credencial de imprensa do Salão do Automóvel no bolso e mostrei para ele, que então sossegou e “permitiu” que eu fosse embora, ainda que me encarando de cara feia até que eu arrancasse nosso Gol G5 alugado. No dia posterior passamos por um caso ainda pior, mas contarei quando postar as devidas fotos.

Notei que o meu direito de exercer minha liberdade artística não existia naquele momento, e indo mais além, meu direito de ir e vir também, pois fui abordado por um cidadão tão comum quanto eu, como se estivesse em uma abordagem policial e fosse um suspeito, fazendo algo de errado ou fora da lei, e só me “safei” por possuir provas do que eu estava de fato fazendo.

Enfim, já pensaram se ao sacar seus iPhones ou câmeras DSLR, cada cidadão que está na rua resolve lhe abordar e perguntar o que você está fazendo, como se sua câmera fosse uma arma de fogo e você estivesse prestes a causar algum dano irreparável em alguém? Claro, se fosse o dono do carro, ele teria todo o direito de me abordar, pois apesar de eu estar na rua e o carro ser apenas um objeto, este objeto é dele. Eu também agiria da mesma forma.

Se este fosse apenas um caso isolado, tudo bem, mas nós enfrentamos este tipo de abordagem e conduta em praticamente todas as nossas paradas para fotografar um carro. Antigamente acontecia justamente o contrário, os seguranças, manobristas e até pessoas que estavam de passagem paravam para conversar, fazer perguntas relacionadas ao carro, e tudo isso virava uma grande diversão. Será que a violência em que a população vive atualmente está causando pânico e oprimindo as pessoas?

Por outro lado, felizmente há pessoas que possuem paixão por fotografia e carros, e que se dispõem a fotografa-los na rua em situações reais e cotidianas para mostrá-los em um cenário que não é nas capas das revistas ou em estúdios abarrotados de pós-edição no Photoshop, como geralmente acontece com as fotos oficiais das montadoras. Acredito eu que isso tenha algum valor, alguma arte…

Bom, fiquem com as imagens abaixo e me desculpem pelo desabafo, mas achei necessário.

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

7 Responses

  1. Lindo carro, um dos meus preferidos, pra ser perfeita só faltava ser Black Series.

    Sobre o episódio, tenho só a lamentar. O mínimo que se espera nos dias de hoje, é noção de cidadania e educação, infelizmente estes valores tão básicos estão se tornando cada vez mais escassos.

    Que isso não impeça o excelente conteúdo do site.

  2. Júnior says:

    Lamentável e desagradável a situação mesmo.
    Parabéns pelas fotos e pelo site!! Para mim essa CLS 63 AMG é um carro perfeito.

  3. Uma situação muito desagradável. Sei muito bem o que é passar por isso.
    Já comentei varias vezes com Guilherme das situações parecidas que passei aqui no RJ quando ia fotografar.
    Infelizmente quando acontece esse tipo de barreira desanima muito o nosso trabalho.
    Apesar do fato ocorrido, parabéns pelas fotos!

  4. Rodrigo says:

    Belas fotos! Esse é o carro que eu mais gosto da AMG, até mais que SLS.
    Bom, o que esse segurança fez foi pura falta de educação, ele não tinha absolutamente nada ver com o que estava acontecendo ali em uma via publica, se fosse em um lugar privado, até seria compressível, mas enfim eu só procuro fotografar em lugar que todos fotografam, como a Av. Europa, justamente para evitar situações como essa.

  5. ana julia says:

    Olá… Gostaria muito de saber qual é o nome específico da cor desta Mercedes…
    Muito obrigado
    Abraço

  6. Guilherme says:

    Também curto muito mais fotos cotidianas! Pelo menos vc foi educado, se nao tivesse dado certo comigo essa abordagem, que eu faço geralmente aqui em Campo Grande, eu ja iria brigar com o cara! Ninguém tem direito de fazer isso, ou proibir.. a rua é pública

  1. 12/03/2013

    […] onde ao fotografar a dupla de Porsches, eu e o Fernando Marques fomos confundidos com detetives e novamente nossa liberdade de fotografar em um local público foi subtraída por […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *