Ferrari F12berlinetta


No último final de semana aconteceu no circuito de Interlagos o Ferrari Racing Days, um evento exclusivo da marca onde um dos destaques foi o lançamento oficial da Ferrari F12berlinetta no Brasil.

A Ferrari F12 é a sucessora natural da linha de cupês V12 da marca, ocupando o lugar da Ferrari 599 GTB Fiorano. O chassi e carroceria são totalmente novos. As dimensões do carro, como comprimento, largura, altura e entre-eixos estão menores em relação a sua antecessora. O peso também é menor, 1.525 kg contra 1.579 kg da 599.

O modelo incorpora a nova geração de motores V12 da Ferrari, um 6.2 litros com 740 cv de potência a 8.250 rpm e um torque de 690 Nm, 80% disponíveis já aos 2.500 rpm. A F12 acelera de 0-100 km/h em apenas 3,1 segundos e atinge os 200 km/h em 8,5 segundos. A velocidade máxima é 340 km/h.

A F12berlinetta tem freios de cerâmica de última geração, um sistema moderno de controle eletromagnético da suspensão e sistemas de gerenciamento eletrônico do motor e de segurança. Tudo isso está integrado em uma única central eletrônica de alta performance.

A aerodinâmica conta com uma série de inovações. Uma delas é o Aero Bridge: a tampa do motor foi desenhada para aumentar a aderência ao solo. Outra é o Active Brake Cooling, sistema que abre dutos de ar para refrigerar os freios, mas somente em regime de utilização severa, para não prejudicar o arrasto aerodinâmico. O resultado dessas intervenções é que a F12berlinetta tem a melhor aerodinâmica da história da Ferrari (valor de 1,2, o dobro da 599 GTB Fiorano), com downforce de 123 kg a 200 km/h e Cx de apenas 0,299.

O preço parte de R$ 2,4 milhões e, na sua configuração mais completa, pode chegar a R$ 2,9 milhões. O grupo Via Itália, representante oficial Ferrari no país, informa que as encomendas para o modelo já podem ser feitas através do seu showroom em São Paulo, localizado na Av. Brasil, 1769.


 
As fotos abaixo foram feitas pelo nosso fotógrafo Fernando Marques, o qual acabou se embaralhando na hora de realizar as imagens e colocou o ISO e compensação em números astronômicos. O problema só foi percebido depois que ele já havia deixado o evento e portanto algumas fotos podem estar um pouco granuladas. Acontece…

Daremos continuidade ao evento em um outro post, desta vez com o Fernando no comando do texto e das fotos.

Até breve!


 
Fotos: Fernando Marques

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

9 Responses

  1. Diego says:

    MT bonita, só não gostei da traseira, parece que foi cortada no meio

  2. Eduardo Rimoli says:

    Bacana! Andrade, desculpa perguntar, porque a grafia F12b… junto? Não era separado?

    Se quiser eu tenho boas fotos com a 35mm dessa blu pozzi! Abs!

  3. Eduardo Rimoli says:

    Já fui verificar, realmente está corretíssimo, a Ferrari que sempre surpreende com os nomes sem um padrão – e às vezes decepciona também – mas tudo bem! Flw!!

  4. Victor Ferraz says:

    Obra prima…

  5. Enéas Frazão says:

    Não gostei muito da cor, não valoriza muito as linhas do carro. Tem o mérito de fugir um pouco do lugar comum, onde só existem esportivos amarelos e vermelhos, mas, se pudesse ter uma, definitivamente não seria nessa configuração. Também não gostei das rodas.

  6. gabriel says:

    achei linda so a cor nao ajuda

  1. 21/03/2014

    […] vocês com as fotos que fiz e um texto que já publiquei aqui no ano passado, durante o lançamento do […]

  2. 16/10/2015

    […] Para ver as fotos e obter maiores informações sobre o modelo, basta clicar aqui. […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *