Audi R8 GT Spyder


No ano passado mostrei aqui no site, através de duas matérias, as versões V10 e Spyder do superesportivo R8. Hoje eu vou mostrar pra vocês a versão mais potente do modelo, R8 GT Spyder, limitada em apenas 333 unidades.

No Brasil, apenas duas unidades do R8 GT Spyder foram comercializadas, sendo que elas são praticamente idênticas. Ambas foram trazidas na cor Cinza Suzuka e ainda possuem uma numeração muito próxima: 180/333 e 183/333. O preço da exclusividade é alto, cada unidade foi vendida por R$ 1.2 milhão.

O Audi R8 GT também possui uma versão coupé, igualmente limitada em 333 unidades.

O Audi R8 GT também possui uma versão coupé, igualmente limitada em 333 unidades.

 
A linha GT, como o nome sugere, é uma versão ainda mais esportiva do carro mais rápido da história da Audi. As mudanças com relação a versão normal tem como objetivo tornar o veículo mais ágil, utilizando componentes da mais alta tecnologia presente.

Para reduzir peso, o R8 GT Spyder ganhou uma quantidade maior de fibra de carbono em diversos locais, tanto no exterior quanto no interior. Em conjunto com os bancos em concha da Sparco, a redução total de peso foi de 85 kg. O item, no entanto, é opcional e no caso das duas unidades brasileiras, não está presente.

Esteticamente a versão ganhou um spoiler dianteiro, aerofólio fixo e difusor traseiro alargado, tudo em fibra de carbono. Algumas alterações também são perceptiveis, como as lanternas traseiras escurecidas e o uso da cor cinza nas grades dianteira e traseira, além das rodas exclusivas para a versão. A altura foi diminuida em 10 mm. Há quem note as pinças de freio na cor vermelha, combinando com o logo GT na mesma cor na lateral. São os freios de cerâmica, item de série na versão GT. No interior a versão trocou o couro pela alcantara com costuras vermelhas, além do logo R8 GT que está presente em diversos locais. A manopla de câmbio exibe a numeração do carro.

O motor 5.2 V10 teve um ganho de 35 cv de potência, elevando para 560 cv no total a 8.000 rpm e 55,1kgfm de torque a 6.500 rpm. Com isto, o R8 GT Spyder acelera de 0-100 km/h em apenas 3.8 segundos e atinge 317 km/h de velocidade máxima.

Em um outro post, vou mostrar imagens de outro R8 GT Spyder (000/333) e contar para vocês como é a sensação de dirigir o modelo, que como muitos sabem, esteve a disposição de jornalistas e alguns sortudos durante o último Salão do Automóvel, local este onde foram realizadas as fotos abaixo do R8 GT Spyder (180/333).

Até breve!

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

5 Responses

  1. Cristiano Mazeto says:

    Muito boa materia, lindo automóvel.

  2. Fernando Marques says:

    Realmente foram dias inesquecível na cobertura do Salão no ano passado. Não gosto muito do R8 V8, já o V10 teria com toda certeza. Já o test drive, o melhor que fiz até hoje!

  1. 15/08/2013

    […] parte onde descrevo as características do modelo, além das dezenas de imagens detalhadas. Clique aqui para […]

  2. 07/01/2014

    […] Já o R8 deste post é o de numeração 183, mas é igual ao 180 da matéria que vocês podem ver aqui. Ah, e vocês podem conferir também o test-drive que o Fernando e o Guilherme fizeram na unidade […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *