Test-drive – Audi R8 GT Spyder


Em outubro do ano passado tivemos a oportunidade de conhecer de perto o Audi R8 GT Spyder, não somente no showroom da marca, mas através de um test-drive pelas ruas de São Paulo.

Antes de iniciar a matéria, recomendo a leitura da primeira parte onde descrevo as características do modelo, além das dezenas de imagens detalhadas. Clique aqui para visualizar.

Quem esteve presente no último Salão do Automóvel pode observar a ação que a Audi estava promovendo na área externa do evento. Um test-drive para o público em vários de seus modelos. A imprensa também teve a oportunidade de dirigir estes carros, e é aí que começa a nossa história.

Dia e hora agendados, eu e o Fernando Marques selecionamos três modelos para desfrutar por um breve período. Audi R8 GT Spyder, Audi TTS e Audi S5 Cabriolet. Nosso objetivo era o R8 GT Spyder, mas como havia estes outros modelos a nossa disposição, por quê não?

Creio que nem precisa salientar que o R8 GT Spyder foi o carro mais potente que eu já pude conduzir, afinal, não há muitos bólidos por aí com mais de 560 cv de potência. O fato é que tirando a posição de dirigir próximo ao chão e a firmeza dos bancos concha da Recaro, a sensação era de que eu estava em qualquer outro Audi e não no modelo mais potente da marca. Em baixa velocidade o carro é manso, podendo ser guiado por qualquer pessoa. Daria para usá-lo tranquilamente no dia-a-dia, e conheço algumas pessoas que possuem e usam o Audi R8 com este propósito.

Entretanto, foi só eu chegar em uma das entradas da Marginal Tietê e pisar fundo no acelerador que aquele Audi inocente e dócil se transformou em um verdadeiro monstro. A aceleração é bruta e o V10 berra alto logo atrás, trazendo um sorriso imediato no rosto. Em alta velocidade, no entanto, o carro continua sendo fácil de conduzir, na mão, preciso. É claro que eu não poderia dizer o mesmo caso tivesse desligado os controles do carro, mas a ocasião não era a adequada para isto.

Como já citei acima, o R8 GT é o carro mais potente da Audi, representando bem a sua potência e vocação superesportiva. Mas se considerarmos a sua proposta, até que é um carro suave e gostoso de dirigir, ao mesmo tempo em que é capaz de proporcionar fortes emoções se usado de forma bruta. Comparado ao seu irmão Lamborghini Gallardo Superleggera é um carro mais complacente, silencioso e macio.

Mas eu não fui o único a pilotar o Audi R8 GT Spyder, fiquem agora com as impressões do Fernando Marques.


 
Por Fernando Marques: Estávamos em cima da hora de uma oportunidade imperdível onde a opção era pagar R$ 50,00 pelo estacionamento do hotel ou R$ 30,00 no mais próximo. Nessas horas alguém vai pensar em procurar vaga? Primeiramente eu fui de carona no Audi S5 Cabriolet, capota baixa, só fotografando o Guilherme dirigir o Audi R8 GT Spyder, observando a reação das pessoas na rua ao se depararem com um carro daquela proporção e ainda mais com placas de outro país.

Logo ao sentar no banco concha revestido em Alcântara, me senti um anão (o que pode ser percebido pelas fotos abaixo), já que para a redução de peso, os bancos não possuem muitos ajustes, diferentemente das outras versões do R8 e de toda a linha Audi. Mas era uma única oportunidade de fazer um test drive em um superesportivo com edição limitada, já que o melhor carro que eu já tive o prazer de guiar foi uma Porsche Cayenne S. Como seria dirigir um carro de 560 cavalos?

O carro é tranquilo, posso afirmar sinceramente a vocês, não instiga. Mas eu estava instigado a acelerá-lo, sentir o real prazer de guia-lo, eu só tinha aquele momento. Creio que todos os que esperavam horas e horas na fila para ter a chance de guia-lo pensavam assim também. E posso afirmar que o carro é sensacional, acelera muito, os discos de freio de cerâmica dão conta do recado e quando apertei o botão SPORT, daí a agressividade e o ronco ficaram ainda melhores! Enfim, o riso é imprescindível, reflexo do pensamento “meu Deus, que carro!”, a gente sua, dá aquele frio na barriga e uma sensação na qual não esquecerei jamais: sai com as pernas bambas e fiquei vegetando por algumas horas lembrando das cenas. É uma descarga de adrenalina pura!

Na sequência fiz o test drive no Audi TT-S e fui alertado para prestar mais atenção nos limites de velocidade. Não preciso dizer mais sobre o passeio de Audi R8 (risos).

Obrigado Audi pela oportunidade!


 
Fotos: Guilherme Nascimento e Fernando Marques

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

11 Responses

  1. Mateus says:

    Parece a R8 que tomou pau do tiozão KLE621

    • Bruno Salles says:

      É essa ai mesmo, repare os locais onde as fotos foram tiradas. Dalhe Tiozão #PauNaR8 kkkkk

  2. O motorista conseguiu enxergar alguma coisa com 1.30m de estatura?

    • Fernando Marques says:

      1,64m Franco! O carro não possui regulagem de altura nos bancos, mas como a caída do vidro é bem baixa, deu para ver normal.

  3. lsussumu says:

    muito linda as fotos!!!!! O Ronco dele é sensacional!!!! Os bancos não são muito duros??? Será que no transito não incomoda um pouco??? Apesar de ser o mesmo motor, qual dos dois vcs pegariam,Gallardo ou R8?? Não importando preço, manutenção nem nada, se for para escolher um dos dois qual seria?

    • Fernando Marques says:

      Sim, os bancos são duros e mesmo se pararmos para pensar em uma Porsche GT3 RS, em longo trajetos deve incomodar. Como foi uma volta rápida com o modelo foi bem tranquilo até. Já na segunda pergunta, eu ficaria com a Gallardo pelo conjunto da obra. E você?

    • lsussumu fico com o R8. Nada contra o Gallardo, mas prefiro as curvas do Audi e o conjunto todo do modelo.

      Abraço!

    • lsussumu says:

      hmmm, mas em longos trajetos deve ser muito melhor do que enfrentar o transito aqui em sp.

      A eu ficaria com o R8, desde da primeira vez que vi um R8 eu me apaixonei pelo design dele, eu acho o design dele muito a frente de outros modelos.

      • Fernando Marques says:

        O que seria das marcas, dos designers hoje sem os leds do Audi R8?! Já marcou história na indústria.

        • lsussumu says:

          Verdadeeee, o lançamento do R8 marcou época, o A8 vai aparecer com um Design inovador de led se eu não me engano

  1. 01/02/2014

    […] mas é igual ao 180 da matéria que vocês podem ver aqui. Ah, e vocês podem conferir também o test-drive que o Fernando e o Guilherme fizeram na unidade […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *