Tudo maduro


Vettel fica a meio passo do quarto título seguido, seu companheiro Webber completou a dobradinha da Red Bull e Grosjean fez outra corrida de gente grande. A colheita fica para a Índia.

Luto distante

Como frear o favoritismo de Sebastian Vettel no Japão? Ao desembarcar na terra do sol nascente, a Fórmula 1 apenas esperava uma combinação de resultados entre o piloto alemão e seu principal adversário, Fernando Alonso, para celebrar o mais jovem tetra campeão da história da categoria em seus mais de sessenta anos. Como estariam os adversários de ambos, coadjuvantes de luxo em uma decisão onde vários deles teriam de se posicionar entre os carros de Red Bull e Ferrari para se consolidar a fatura.

Mas, na sexta-feira, houve consternação nos treinos livres com a notícia da morte de María de Villota, ex-piloto da Marússia, que teve um terrível acidente no ano passado em testes aerodinâmicos pela equipe. Sequelas daquele acidente quase que banal encurtaram a vida de María para apenas 33 anos de vida. Uma triste realidade que a Fórmula 1 não encarava desde Ayrton Senna, e que causou muita comoção dos pilotos. Um pouquinho mais sobre esta terrível notícia postei em minha página no Facebook – https://www.facebook.com/lauro.vizentim. Triste.

De volta aos treinos, a verdade veio a tona. Não estou falando do favoritismo de Vettel, mas sim, da exigência da pista japonesa com todos os pilotos, onde os mais fortes se destacam. Uma série de pequenas escapadas e batidas marcaram os dias de treino. Na mais forte delas, Sergio Pérez estragou demais seu McLaren e teve de ir para o treino oficial de chassi novo. E diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo? A imagem da Williams de Pastor Maldonado rodando porque uma das rodas traseiras se soltou chegou a ser melancólica, e reflete apenas o momento prá lá de ruim da equipe atravessa. Parece que aquele incêndio nos boxes após a vitória no GP da Espanha do ano passado deve ter queimado muita coisa mesmo, e Maldonado, que já não estava com papas na língua sobre seu momento na Fórmula 1, deve procurar alguém mais “Maduro” para conversar, entenderam?

E não é que incêndio nos boxes não é mais privilégio da Williams não. Desta vez, as labaredas arderam nos treinos oficiais e nos boxes da Sauber, mais especificamente no carro de Gutiérrez. Desta vez não foi tão grave quanto ano passado na equipe de Grove, mas labaredas de mais de meio metro logo atrás do cockpit e com o piloto dentro do carro não é uma cena muito tranquila, ainda mais dentro dos boxes onde tem mais ingredientes combustíveis. Só um susto, que atrasou um pouco a entrada do mexicano na pista, mas no final ficou tudo dentro da normalidade.

O fogo saiu deixou os boxes e foi para a pista. Quem ficou esquentado (e fora do treino) foi Jean- Eric Vérgne, da Toro Rosso. Um superaquecimento dos freios traseiros trouxe mais labaredas para a tarde ensolarada de Suzuka. Fogo controlado pelos fiscais de pista e bandeira vermelha. Charles Pic, da Caterham, resolveu deixar os boxes com as luzes vermelhas acionadas em razão do resgate ao carro do compatriota da Toro Rosso e tomou um drive-through antes do GP começar, algo inédito, e que seria pago nas cinco primeiras voltas do GP. Charles se defendeu, dizendo apenas que estava “no pique” e que não viu as luzes.

Homenagens a María de Villota, que faleceu na última sexta-feira

Homenagens a María de Villota, que faleceu na última sexta-feira

Sufoco para alguns no finalzinho do Q1, dentre eles Felipe Massa, mas nada que mudasse a ordem natural das coisas, exceto pela presença de Adrian Sutil da Force India. Sutil foi um dos que bateu nos treinos livres e não vem rendendo, assim como o carro do time indiano. No Q2, não deu para Di Resta, o companheiro de Sutil, nem para Pérez, companheiro de Button, nem mesmo para Gutiérrez, parceiro de Hülkenberg. Eles se somaram aos pilotos da Williams no pelotão intermediário do grid, mais Daniel Ricciardo, com a outra Toro Rosso. Massa passou, de novo, na bacia das almas com uma ótima volta nos momentos finais desta segunda parte dos treinos.

Hora da verdade, pole de Sebastian Vettel e… pára o filme.

Sob acusações de uso de um secreto (mas legal) controle de tração em seu carro, Vettel estava enfrentando problemas no KERS desde o terceiro treino livre onde havia sido apenas o nono mais rápido. Na pista, não era dele a melhor marca nos primeiros cinco minutos do Q3. Quem fazia as honras da Red Bull era seu companheiro Mark Weber.

Ainda tinha uma segunda tentativa, mas quando fechou a volta, Vettel não havia conseguido superar o companheiro, que jogou uma pá de cal logo em seguida baixando seu próprio tempo. Lewis Hamilton ameaçou um pouco mas foi apenas o terceiro, logo a frente de Romain Grosjean, da Lotus. Na terceira fila, Felipe Massa e Nico Rosberg, a frente do outro Nico (Hülkenberg) e de Alonso, que parecia mesmo um pouco abalado. Raikkonen e Button fecharam os dez primeiros.

Histórica foi a pole para a Renault, agora a detentora do maior número de pole positions, superando a Ferrari. Nas declarações pós-treino, Webber estava feliz mas considerava que o problema no carro de Vettel o favoreceu. Hamilton estava resignado, Alonso desapontado e Felipe Massa simplesmente conformado. Quando perguntado se ajudaria Alonso, o brasileiro foi claro em dizer que não se preocupava com o companheiro. Exceto pela Mercedes, que parece não ter esta de primeiro ou segundo piloto definidos, os segundinhos foram mais rápidos desta vez, mas com um detalhe: Webber foi surpresa e em circunstâncias especiais. Já Massa e Grosjean, consolidando uma realidade das últimas etapas.

Será que é hoje, Grosjean?

Antes do início da corrida, justas homenagens a María de Villota. OS pilotos se reuniram em silêncio, muitos colocando a estrela que Villota carregava no capacete também em seus cascos. E a torcida japonesa é um caso de amor a parte. Além de também homenagearem Villota, a quem nunc viram correr, a torcida tinha faixas e cartazes de incentivo a todos os pilotos do grid. Nativo, Kamui Kibayashi, ex-piloto da Sauber e atualmente com a Ferrari no mundial de Endurance, não foi esquecido. E os chapéus dos torcedores então, um show a parte.

Pareceu que ia dar Hamilton, mas foi Grosjean quem assumiu a ponta logo na largada.

Pareceu que ia dar Hamilton, mas foi Grosjean quem assumiu a ponta logo na largada.

As luzes se apagaram e a prova começou em um ritmo frenético. Quem poderia imaginar que Grosjean tomaria a ponta, passando por Hamilton, Vettel e Webber e ainda pelo lado sujo? Pois é, lá se foi o francês para a ponta, enquanto os carros da Red Bull se alinhavam atrás dele. Mais atrás, Giedo Van Der Garde e Jules Bianchi se encarregam de retirar suas respectivas Caterham e Marussia da prova.

E o Hamilton teve um tremendo azar. Antes mesmo de chegar a primeira curva, o Mercedes do inglês ia passando no meio dos dois carros da Red Bull, mas acabou tendo um pneu furado na asa dianteira de Vettel e foi ficando pelo caminho. Teve que completar uma volta inteira até chegar aos boxes, arruinando a corrida. Grosjean, por sua vez, ia embora com direito a melhor volta da prova.

No meio do pelotão, algumas boas largadas como as de Sergio Pérez e Esteban Gutiérrez, que fecharam a primeira volta em oitavo e nono lugares. Logo atrás deles, os dois que perderam posição, Button e Raikkonen disputavam posição e o finlandês superou o piloto da McLaren. Alonso, apesar de boa largada, seguia atrás de Massa na sexta posição, e enquanto ambos seguiam juntos na pista, Rosberg, que ia logo a frente dos dois, deu uma escapada na curva um e ficou na mira dos carros vermelhos.

Nona volta e começaram as visitas aos boxes. Na verdade, os pit stops normais, isso porque Charles Pic já tinha pago seu drive-through e Lewis Hamilton havia trocado o pneu traseiro furado. Button é o primeiro, mas logo em seguida Hamilton entrou de novo, agora para abandonar em definitivo pelos danos causados na suspensão traseira por ter dado uma volta praticamente de triciclo. Hülkenberg entra também, e na volta seguinte foi a vez de Webber, Massa e Raikkonen. Na frente, Grosjean parou na volta seguinte para sua troca de pneus.

A disputa estava tão acirrada que Rosberg e Pérez quase se acham nos boxes. Rosberg estava saindo de sua parada e Pérez chegando. Um acusou o outro de não ter dado seta, mas quem foi punido mesmo foi Rosberg, outro drive-through na corrida. Alonso tentava escalar algumas posições e se manteve mais tempo na pista antes da primeira parada, mas nada comparado a Vettel, que foi o último dos ponteiros a fazer o seu pit, quase cinco voltas depois dos demais. Usando o que pode dos pneus, Vettel já vinha travando roda nas freadas e, antes da última chicane, travou tão forte que deixou o pneu quadradinho, quadradinho.

Dentro da pista, o reencontro entre Pérez e Button. Os dois vêm sistematicamente se encontrando nas provas em disputas sempre duras, e desta vez não foi diferente, com vantagem para o mexicano. Vantagem também foi a de Hülkenberg, que ganhou a posição das Ferrari durante a primeira rodada de pit-stops. Daniel Ricciardo, aquele que vai de Red Bull em 2014, apareceu na quarta posição porque já tinha largado com pneus mais duros que os adversários e seguia sem parada até o momento.

Alonso atrás de Massa e nada do brasileiro abrir para o espanhol. Segundo a transmissão da TV, o rádio não funcionava para ambos e eles seguiam se pegando até que o espanhol conseguiu a ultrapassagem na reta, utilizando-se da abertura de asa. Neste momento, já se formava a maior disputa da prova, com sete carros enfileirados e separados por distância mínima. Ricciardo, já praticamente descalço, segurava Hülkenberg, Alosno, Massa, Gutiérrez, Raikkonen e Pérez. Foram duas voltas seguidas com um e outro dando uma beliscada na grama e uma travadinha mais forte, até o momento em que Hülkenberg consegue passar por Ricciardo e Alonso vai junto. Massa colocou duas rodas fora da pista e Gutiérrez encostou, mas foi Raikkonen quem se deu melhor, passando pelo mexicano da Sauber e deixando a briga entre ele e compatriota Pérez. Foi um dos melhores momentos da prova.

Grosjean segurou o quanto pode os carros da Red Bull

Grosjean segurou o quanto pode os carros da Red Bull

Mark Webber encostou em Grosjean mas optou por mais uma parada de box. Nesta altura, era sabido que o australiano teria que fazer pelo menos três paradas, já que a Red Bull optou por uma estratégia em que Webber faria mais um trecho com os pneus mais duros, deixando os mais moles para as últimas voltas. Uma maneira de andar rápido, mas que dependeria da configuração da corrida em termos de posicionamento dos adversários. E quem fez duas vezes seguidas a melhor volta da prova foi Jean Eric Vérgne, com sua Toro Rosso de motor Ferrari. Se vale uma reflexão, Vergné com a melhor volta, Hülkenberg (também de motor Ferrari) e Alonso e Massa logo atrás. Como diz um narrador da TV, que faaaase da equipe vermelha.

A Sauber, definitivamente, cresceu

Na metade da prova, Vettel se aproximava de Grosjean e Webber de ambos por causa de seus pneus mais novos.

Um momento de gelar a espinha: na curva antes da chicane dos boxes, feita a mais de 300km/h, Rosberg e Ricciardo disputavam posição quando o australiano escapa, embarriga a curva como se diz popularmente, e consegue voltar sem perder o controle do carro. Um acidente ali poderia ser muito grave, mas felizmente nada ocorreu. Nada é modo de dizer, porque a direção de prova viu vantagem do australiano na manobra sobre Rosberg e lhe puniu com um drive-through. Dos males, o menor, mas não sei se foi justo não. Massa também tomou um drive-through por excesso de velocidade nos boxes, minando a chance de um melhor resultado.

Vão então para os boxes Grosjean, Hülkenberg, Alonso e Pérez. Para este último, um problema na roda traseira direita, exatamente como já havia acontecido com o companheiro Button, acabou lhe tirando segundos preciosos.

Vettel foi, de novo, quem ficou por último para a segunda parada para troca de pneus. Só foi fazê-la na volta 37, faltando portanto apenas 16 voltas para o final da prova. Webber e Grosjean, nesta ordem, voltaram para as primeiras posições, separados por pouco mais de dez segundos. Mas Sebastian Vettel queria a vitória, como sempre, e pelo rádio, a equipe avisava que era para ele se preocupar em passar rapidamente por Grosjean para poder ter distância razoável para controlar Webber no final. E foi o que ele fez.

Não tardou para Vettel colar em Grosjean e, mesmo tomando uma fechadinha básica do francês, assumiu a segunda posição e foi embora. Tinha pela frente mais de quatorze segundos para tirar em relação a Webber e, antes que esta diferença caísse ainda mais, foi a vez do australiano fazer sua última parada e colocar os pneus macios. Só que Webber caiu para a terceira posição com a parada, atrás de Grosjean, e aí o posicionamento acabou pesando no resultado final da prova.

Alonso não foi além da quarta posição e jogou a toalha, definitivamente.

Alonso não foi além da quarta posição e jogou a toalha, definitivamente.

Fernando Alonso queria a posição de Hülkenberg e conseguiu, com uma ultrapassagem meio que na marra sobre o alemão. Raikkonen também faria o mesmo sobre o alemão da Sauber, mas nada que desabonasse mais uma excelente corrida do piloto que é a peça chave nas negociações para a temporada de 2014. E ainda tinha tempo para Pérez conseguir mais um pneu furado em uma disputa com Rosberg antes deste último conseguir ultrapassar o brasileiro para ficar com a oitava posição. Felipe Massa ainda tomaria mais uma ultrapassagem, de Jenson Button, com direito a toque de roda e tudo mais.

Lá na frente, Vettel seguia tranquilo enquanto Webber tentava ultrapassar Grosjean de todas maneiras. Parece que Webber teve, ao menos em uma das voltas, problemas com a asa traseira, mas a verdade é que Grosjean também não facilitava. Webber até conseguiu a ultrapassagem sobre o francês, mas era tarde demais para buscar Vettel, que seguiu tranquilo para sua 35ª vitória na carreira e com isso praticamente carimbar o quarto título seguido. Webber completou a dobradinha e Grosjean, pela quarta vez na temporada e a segunda seguida, subiu ao pódio. Alonso, Raikkonen e Hülkenberg vieram logo atrás. Esteban Gutiérrez marcou os primeiros pontos da carreira com um sétimo lugar sensacional, a frente de Rosberg, Button e Massa.

A poucos metros da chegada, na freada da chicane, Maldonado e Bottas vieram se esfregando, brigando pela décima sexta posição. Bottas saiu até da pista para evitar o pior entre eles. Melancólico.

Com nove dedos na taça, Vettel deverá ser matematicamente campeão na Índia, até porque Alonso já jogou a toalha em suas declarações após a corrida. Webber contestou a estratégia de três pit-stops que a Red Bull lhe impôs e Felipe Massa disse que não obedeceu a ordem de deixar Alonso passar quando a comunicação do rádio foi reestabelecida, antes de Massa ficar para trás na pista. Não adianta chorar o leite derramado.

Palpitnado…

– Rumores colocam Massa na Lotus, Maldonado na Sauber. Nico Hülkenberg? De volta para a Force India. Negócio para o alemão? Lembram quando eu comentei que os motores Mercedes são apontados como os melhores até aqui nos testes para a temporada de 2014? Olha, não sei não…

– Raikkonen não conseguiu superar Grosjean nem no treino (como de hábito) mas desta vez não também na corrida. Prova cabal que Grosjean cresceu e muito, e chegou a pensar que sua vitória viria neste domingo. Só para lembrar, Webber o chamou de “o maluco da primeira volta” há um ano;

– Esteban Gutiérrez fez a chefe, Monisha Kaltenborn, vibrar com a sua sétima posição. Ganha uns pontinhos não só no campeonato, mas também para se manter na equipe ano que vem.

– Rumores colocam Fernando Alonso na McLaren. Calma, só em 2015, com a chegada da Honda. Passos já estão sendo dados.

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

12 Responses

  1. lsussumu says:

    Esses premios de madrugadas derrubam qualquer um, não consegui assistir.

    Nossa Vettel ta voando!!!! Ele tem talento, enquanto os outros estão lentos.

    Eu li hoje que Nico na Lotus, Massa na Sauber e Maldonado se mantem na Willians.

    E a ida do Alonso para McLaren é pq a Honda quer ver o alonso correndo para eles em 2015.

    Ano que vem será um ano de muitas novidades!!!

  2. Glauco de F. Pereira says:

    Alonso na McLaren? Mais um ano sem perspectiva de título? Não creio…

    Afinal, somente em 2015 é que acreditaria em uma possível mudança, pelo fato do investimento da Honda. E, no próximo ano, McLaren estará ainda de Mercedes.

    Alguém acredita mesmo que, na próxima temporada, a Mercedes irá fornecer seus melhores motores a McLaren, sabendo que no ano seguinte a equipe estará de Honda, podendo se aproveitar desse tempo para informar a Honda sobre prós e contra deste novo motor? Sabendo do quanto as equipes irão dispender para desenvolvimento de novas tecnologias no novo motor, aliado ao novo sistema de Kers, acho eu que a McLaren está meio num mato sem cachorro…

    Investe em um carro para correr de motores Mercedes para correr um único ano, ou fica um ano de “banho-maria”, esperando os motores Honda para 2014? E a Mercedes irá confiar 100% na McLaren para desenvolvimento, sabendo que sua tecnologia poderá chegar a Honda de mão beijada, por tudo aquilo que a equipe aprender no próximo ano?

    E a “chiliquenta de Oviedo” terá paciência para esta possível espera?

    Vettel e Webber poderiam largar do fim do grid até o fim do ano, senão iremos presenciar o nascimento de um novo período de hegemonia alemã, que fará Schumacher parecer um mero aprendiz, acho eu!

  3. Bruno Cardoso says:

    Lauro, parabéns pelo texto!

    O que eu acho engraçado são os rebeldes. Massa que afirma que não acatou a ordem da Ferrari, que pediu para que abrisse caminho para Alonso, e…Alonso passou do mesmo jeito. E Webber, que reclamou da estratégia da equipe nessa corrida. Nas outras, que não houve problemas com a estratégia, quais foram eles então?

    E que venha o ano que vem, com regras totalmente novas, porque nesse final de temporada, as únicas atrações são, o mercado de pilotos, e as brigas do pelotão de trás.

    • Lauro says:

      Valeu Bruno,

      Acho que tem mais um ingrediente aí no final da temporada. Serão três provas, exceto a India, em que os pilotos vão correr sem pressão, com uns querendo ganhar pela primeira vez, outros querendo ampliar recordes, outros ainda tentando um último suspiro para conseguir um cockpit ano que vem. Últimas corridas de Massa na Ferrari, de Webber na F1, tudo antes da nova era turbo. Eu acho que pode pintar corridas excelentes, principalmente nos Estados Unidos e no Brasil, onde sempre tem algo a mais. Vamos conferir.
      Um abraço.

  4. Glauco de F. Pereira says:

    Olhem só quem pode ser o fiel da balança! Os “palpites” do Lauro podem ser mais que palpites…

    http://flaviogomes.warmup.com.br/2013/10/o-poderoso-hulk/

    http://sportv.globo.com/site/blogs/especial-blog/blog-fabio-seixas/post/pilulas-do-dia-seguinte-suzuka-13.html

    • Lauro says:

      Glauco,

      Fontes é que não me deixa palpitar, apenas dizer o que ele me fala. Agradeço de público ao Altero Fontes, sempre trazendo uma novidade do circo para mim.

      Um abraço.

    • lsussumu says:

      Legal esses textos, pelo jeito Hulk vai para a Lotus mesmo. E massa para Sauber. To ansioso para as denifições ano que vem. Se Brawn ficar na Mercedes, e em 2015 for para McLaren vai ser interessante, pois Alonso estará na McLaren tbm. 2014 nem começou e já to especulando para 2015 hahahahaah

  5. Fabio Freitas says:

    Lauro… Muito legal…. É um prazer ler uma matéria com tanto conteúdo……. Obrigado

    • Lauro says:

      Fabio,

      Legal que tenha vindo até aqui para leitura e comentário. Seja bem vindo sempre! E não me agradeça, eu é quem agradeço a cada um de vocês sempre pelo carinho.
      Um abraço.

  6. lsussumu says:

    Algumas novidades

    Alguem viu o carro do Rosberg??? Não…roubaram ele
    http://www.motorpasionf1.com/formula-1/nico-rosberg-busca-su-casco-robado

    F1 2015…Motor Honda V6 turbo…
    http://www.motorpasionf1.com/formula-1/honda-muestra-el-sonido-de-su-nuevo-v6-turbo

  7. lsussumu says:

    A Vaga na Toro Rosso e de um russo
    http://www.motorpasion.com.br/formula-1/russian-time

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *