Curtindo o pôr do sol


Vettel foi visto dobrando a esquina em primeiro, a bordo de um carro azul. Dizem que foi assistir ao pôr do sol sozinho. Ô, coitado.

O complexo da Ferrari

Título decidido e muita gente achando que Sebastian Vettel iria tirar o pé, deixar os adversários passarem, comemorar apenas. Ora, Sebastian Vettel não é exatamente o perfil de menino bonzinho com seus pares. Fora da pista pode até ser. Prova disso foram os treinos livres, dominantes novamente, exceto pelo primeiro de todos, na sexta-feira, onde deu Romain Grosjean na cabeça.

Falando um pouco dos demais agora, destaque para o companheiro de Grosjean, Kimi Raikkonen. Dentre as poucas palavras do finlandês, que ameaçou não correr as duas últimas etapas nos Estados Unidos e no Brasil porque a Lotus pagou a ele apenas “zero Euro”, segundo o próprio. Esta é também a história de Nico Hülkenberg, outro que está querendo chegar logo em primeiro lugar para ter tempo de arrumar uns trocos manobrando o carro dos outros que chegarem depois dele.

Maldades de lado, o fato é que a situação não está fácil para ninguém, companheiro. Nesta semana que antecedeu o GP dos Emirados Árabes, nada saiu oficialmente na imprensa sobre esta ou aquela vaga para 2014. Já começaram, porém, os desenhos definitivos sobre a ida de Maldonado/PDVSA para a Lotus, Felipe Massa para a Williams em substituição ao venezuelano e Nico Hülkenberg para a Force India, provavelmente na vaga de Adrian Sutil. Por que Sutil? Palpite apenas, fundamentado na condição de que Paul di Resta era piloto da Mercedes na DTM e que a equipe continuará com este motor para a nova Era Turbo.

Na hora do treino oficial, o crepúsculo chegou primeiro, como sempre, para o pessoal da Caterham e Marussia. Eu ouvi hoje que as duas estão brigando para ficar com a décima posição no mundial porque isto ajudaria no orçamento para 2014, já que a FIA só ajuda as dez melhores equipes. É a regra do jogo, cruel, mas é a regra. Em Abu Dhabi, o sol se pôs mais cedo também para Esteban Gutiérrez e para Adrian Sutil. Coitados. O mexicano não está conseguindo desempenho tão bom quanto conseguiu no Japão, com seu primeiro ponto depois daquele pequeno incêndio nos boxes, lembram? Já Sutil… Bom, com a namorada que tem (e que a TV faz questão de mostrar sempre nas transmissões), talvez não tenha sido tão ruim terminar os treinos antecipadamente.

Com a temperatura um pouco mais amena, ficaram pelo caminho no Q2 Maldonado e Bottas da Williams (já que escaparam da primeira degola), Jean-Éric Vergne e Jenson Button, além de Paul di Resta e… Fernando Alonso. Tudo bem que a fase de Felipe Massa é melhor que a do espanhol em treinos principalmente, mas fazia muito, mas muito tempo mesmo que Alonso não deixava de marcar presença na fase final do treino, o que aconteceu no GP de Valência, praticamente há um ano e meio atrás. Dizem as más línguas que o espanhol disse que até o carro da montanha russa do parque temático da Ferrari ao lado do circuito era mais rápido que o seu. Não ouvi isso, mas ouvi que ele disse que os pontos são distribuídos no domingo, diminuindo o feito de Massa.

Com as presenças de seus dois carros para o Q3, Red Bull, Mercedes e Lotus tiveram a presença de Hülkenberg, Ricciardo, Massa e Pérez na disputa pela pole, ou melhor, pelo segundo lugar no grid, porque o tetracampeão queria prosseguir a festa começada na Índia. Esqueceram de avisar o Webber.

Raikkonen, o último a chegar e o primeiro a sair.

Raikkonen, o último a chegar e o primeiro a sair.

Nos instantes finais, Webber achou uma volta limpa e conseguiu superar Vettel por pouco mais de um décimo, tendo sido o único a baixar de 1’40’’. Mesmo assim, a primeira fila foi da Red Bull com Vettel ficando do lado sujo do grid, mas o interno a primeira curva. Os dois Mercedes, com Rosberg e Hamilton, fecharam a segunda fila, e Hamilton poderia ter tido sorte melhor se seu carro não tivesse quebrado e escapado na última tentativa. Raikkonen e Grosjean não conseguiram repetir a dobradinha para a terceira fila e tiveram a presença de Hülkenberg entre eles. Felipe Massa, tirando o máximo da Ferrari, ficou com o oitavo tempo. Na quinta fila ficou com Pérez e Ricciardo.

De última hora, devido a um problema na aferição dos carros após o treino, problemas com as dimensões mínimas levaram os comissários a punirem Kimi Raikkonen e desconsiderar todos os seus tempos no treino oficial, fazendo com que o finlandês fosse obrigado a largar em último, mesmo sob protestos da Lotus. Kimi, sem dinheiro e sem perspectiva para a corrida, ainda iria ter outro contratempo na largada.

Kimi também não foi mais visto

O retrospecto de Webber em largadas daria a Vettel a liderança na primeira curva. Ao apagarem das luzes vermelhas, o já conhecido caso foi comprovado mais uma vez e o alemão foi embora. Rosberg ratificou e pulou para segundo. Outras boas largadas foram as de Grosjean, que já apareceu em quarto lugar, e de Alonso, já apertando Massa pela disputa da oitava posição.

Lá atrás, Raikkonen teve um toque com a Caterham de Charles Pic, o que provocou a quebra da suspensão dianteira do carro preto e dourado e o abandono prematuro do finlandês. Ele mesmo admitiu azar, mas a julgar pela velocidade com a qual saiu do autódromo, Raikkonen não parecia tão chateado assim. Não acredito que tenha sido sua última corrida pela Lotus por aquelas questões financeiras levantadas no início da coluna, mas que tá um clima de “deixa a vida me levar”, isso está.

Webber não segura Vettel nem Rosberg na largada.

Webber não segura Vettel nem Rosberg na largada.

Na confusão da largada sobrou também para Jenson Button, que teve o bico avariado e inaugurou os trabalhos dos mecânicos. Maldonado sim foi o primeiro a ir para os boxes para fazer a troca de pneus, seguido de Pérez e logo depois de Hamilton. Quando Webber entrou, Grosjean veio junto e ambos voltaram logo a frente de Hamilton, ou seja, ninguém ali ganhou posição com as paradas.

Felipe Massa segurou bastante a carga de Alonso no início e, sem ter feito sua parada, aparecia na segunda posição, só que a mais de 22 segundos de distância de Vettel, em apenas onze voltas. Entendido o tamanho do abismo entre Sebastian Vettel IV e os plebeus? Para humilhar a concorrência, quando Vettel fez sua parada, ainda voltou na liderança.

Na estratégia de uma parada a menos, os dois carros da Force India começavam a aparecer muito bem na corrida. Di Resta era quarto e Sutil nono.

O frio do cair da noite contrastava com o aumento da temperatura das disputas na pista. O traçado árabe possui dois pontos de abertura da asa móvel, o que é muito interessante pois são quase que consecutivos, gerando boas brigas. Uma delas foi a de Hamilton com Gutiérrez (que ainda não havia trocado pneus) e que permitiu a chegada de Hülkenberg para disputa de espaço. Outra, melhor ainda, de Grosjean com Sutil, em outro caso de calçado novo contra calçado velho. Grosjean passou na reta e Sutil deu o troco no trecho seguinte. Isto perdurou por mais algumas voltas em um autêntico “tira, põe, deixa ficar” entre ambos. Grosjean acabou levando a melhor.

Massa nos treinos, Alonso na corrida. Assim caminha a Ferrari.

Massa nos treinos, Alonso na corrida. Assim caminha a Ferrari.

Hamilton perdeu muito tempo atrás de Gutiérrez e Hülkenberg estava colado nele quando ambos pegaram Massa voltando para a pista de sua primeira parada para troca de pneus. Nesta altura, Di Resta era o segundo colocado e Sutil, seu companheiro, o sexto, e foram os pneus desgastados de Di Resta que fizeram a diferença na briga entre Rosberg e Webber. O australiano chegou no piloto da Mercedes, que não conseguia se desvencilhar de Di Resta, e acabou por assumir a segunda colocação da prova. Logo em seguida, o piloto da Force India foi para os boxes e voltou a frente da disputa caliente entre Alonso e Pérez. Melhor para o espanhol.

Ainda sem fazerem suas respectivas paradas, Bottas e Sutil seguravam quem vinha atrás deles. No caso de Sutil, Hamilton, Massa, Hülkenberg e Alonso eram os prejudicados do momento. E foi este agrupamento que rendeu a mais bela ultrapassagem da corrida, de Felipe Massa. Foi assim: Hamilton já havia ultrapassado Sutil, que devolveu e retomou a posição no segundo trecho de asa aberta. Enquanto ambos se preocupavam entre si, Massa mergulhou por dentro de ambos em uma curva de baixa e, “embarrigando” a curva, sustentou a ultrapassagem sobre Hamilton sem maiores dificuldades. Pouco depois deixou Sutil falando sozinho também.

Mais atrás, Alonso passou Hülkenberg e o alemão devolveu a ultrapassagem, mas Alonso foi mais insistente e ficou em definitivo com a posição do piloto da Sauber, que logo em seguida foi para mais uma parada e voltou tocando rodas no pit-lane com Pérez, o que lhe renderia um drive-through mais tarde e o adeus aos pontos. Hamilton, enfim, passou por Sutil que, por mais sutileza na condução de seu carro, não tinha mais pneus.

Foram grandes momentos da corrida, já sem a luz do sol, mas ainda tinha mais.

Alonso quase voou

Já na fase final da prova, foi a vez de Maldonado, Sutil, Pérez e Button se encontrarem pelo caminho. Os dois primeiros não conseguiram se resolver nos limites da pista e acabaram por passear pela marina, o que rendeu a Pérez a posição de Maldonado, apesar de Sutil ter escapado e voltado ainda a frente de ambos. Esculachando a concorrência, Vettel tinha mais de trinta segundos sobre Webber, isto com 32 das 55 voltas completadas.

Foi quando Webber foi para os boxes para sua segunda parada e trouxe consigo Rosberg que Alonso colou em Massa definitivamente. Vettel também faria a sua segunda parada na sequencia, mas era só para garantir. Grosjean fez o mesmo, enquanto os dois carros da Ferrari quase se tocavam. Foi então que o brasileiro fez mais uma parada e colocou pneus médios, decisão que contestaria ao final da prova.

Boa prova do time indiano, que parece ter reencontrado o caminho dos pontos

Boa prova do time indiano, que parece ter reencontrado o caminho dos pontos

Você achou que Hamilton não iria fazer o seu treino para a esquadrilha da fumaça em território árabe? Engano seu. O inglês tratou de deixar o pneus dianteiro esquerdo bem quadradinho quando errou a aproximação sobre Jean-Éric Vergne que vinha se arrastando pela sétima posição com apenas uma parada feita no início da prova. Massa vinha atrás de ambos e, quando Hamilton finalmente passou o piloto da Toro Rosso, Alonso se encaminhava para os boxes, no que rendeu um dos momentos mais tensos da prova.

A saída dos boxes é um túnel que faz com que o piloto saia em uma curva de aceleração plena e um tanto cega para quem vem pela volta. Vergné segurava Massa e ambos vinham muito próximos quando Alonso apareceu saindo da troca de pneus. Lado a lado, Alonso não tirou o pé e Vérgne não deu espaço para o espanhol, que saiu da pista perigosamente chegou a ter um ameaço de decolagem, o que não aconteceu, ainda bem. Na mesma manobra, Massa teve que tirar o carro para não bater em Vergné, e todos continuaram.

Nas voltas finais, Di Resta e Hamilton disputavam a quinta posição, mas com pneus novos, foi Alonso quem acabou ultrapassando ambos, um em cada volta, e ficando com o quinto lugar depois de revezar as melhores voltas da prova com Grosjean. No final, mesmo com Vettel se metendo a também tentar ficar com o giro mais rápido, foi de Alonso a volta mais rápida da prova.

Vettel cruzou pela sétima vez seguida em primeiro lugar este ano, e pela décima primeira vez no total. A comemoração deu direito aos “zerinhos” feitos na Índia, mas agora Vettel escolheu uma área de escape e não sofreu punições. Webber, resignado, diz que o melhor que pode e chegou na segunda posição (ou segunda-feira, como queiram). Rosberg no pódio de novo e Grosjean em ótima quarta posição. Alonso, Di Resta, Hamilton, Massa, Pérez e Sutil completaram os dez primeiros. Alonso, em razão daquele incidente com Vérgne, estava sob investigação ainda depois da corrida, mas nada foi visto pelos comissários que pudesse punir o espanhol pela saída de pista. A única reclamação do piloto da Ferrari foi com dores nas costas, o que o levaram para um hospital mais tarde, sem gravidade.

Assim, faltando mais duas etapas para o encerramento do Mundial, Vettel pode igualar o recorde de nove vitórias seguidas e de treze vitórias na mesma temporada. Hamilton, Raikkonen e até Webber brigam pela terceira posição na classificação geral, enquanto Mercedes, Ferrari e Lotus disputam o vice-campeonato de construtores.

Rosberg, o melhor (do resto).

Rosberg, o melhor (do resto).

A gente se vê no Texas para o penúltimo duelo.

Palpitando…

– Espero que Hülkenberg não acabe como Kobayashi ano passado;

– Daniil Kvyat, aquele russo de 19 anos que foi contratado pela Toro Rosso para o ano que vem, se sagrou campeão da GP3 em Abu Dhabi no último sábado. Segundo o jornalista Fabio Seixas, sua história se assemelha a de Kimi Raikkonen, que também chegou muito novo na McLaren e cercado de desconfianças. Resta ver se o russo fala mais que o finlandês;

– Eu queria ver uma vitória de Webber antes da aposentadoria e acho que ela pode acontecer no Brasil. Isto impossibilitaria os recordes de Vettel, ao menos este ano. Será que só eu penso assim?

– Durante a transmissão, na Marina de Yas, dentre os imensos iates, um barco de porte bem menor estava atracado e seus dois tripulantes estavam sentados no píer, em cadeiras dobráveis e com uma piscina inflável ao lado. Impagável, ou melhor, pagável mas com desconto.

Ele some, pô...

Ele some, pô…

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

2 Responses

  1. Glauco de F. Pereira says:

    E olha que nem mesmo Maldonado estaria tão garantido assim na Lotus…Será?

    http://grandepremio.com.br/f1/noticias/dinheiro-da-quantum-na-lotus-pode-invalidar-contrato-de-maldonado-e-trazer-hulkenberg-para-2014

    Afinal de contas, Eric Boulier e Pastor Maldonado teriam contas a acertar de uma passado não muito recente…

    http://victormartins.warmup.com.br/2013/10/28/o-passado-que-condena/#.UnfdUXCsj0s

  2. lsussumu says:

    Massa e Bottas na Willians, e o Ice Man não corre as ultimas 2 corridas. As coisas estão começando a se acertar, espero que a Willians ano que vem seja mais competitiva.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *