Audi 80 Avant


Durante o último Bubble Gun Treffen, que ocorreu em novembro de 2015, tive a oportunidade de fotografar este Audi 80 Avant, que não é um carro muito conhecido e nem novo, mas é uma raridade que vale muito a pena ser mostrada.

A Geração B4 do Audi 80 foi lançada em 1991 e tinha como base a geração anterior B3 (1986-1991), com modificações mecânicas, estéticas e tecnológicas. O modelo era disponibilizado nas carrocerias sedã, cupê, perua e conversível.

Em meados de 1993 a perua passou a ser importada para o Brasil pelas mãos da Senna Imports, que como todos sabem, foi a primeira importadora do país a trazer a linha Audi na época, por ninguém menos que Ayrton Senna.

Com duas opções de motorização, o Audi 80 poderia ser adquirido no já conhecido AP 2000 (2.0) e na versão seis cilindros em “V” (2.8 até 1992 e posteriormente 2.6), ambos com a opção de câmbio manual ou automático. Na versão topo de linha, que é o caso do carro deste ensaio, era possível escolher duas opções de acabamento, com apliques de madeira no interior dentre outros mimos.

O wagon ainda serviu como base para as versões esportivas do modelo, o S2 e o RS2. Mas, quando olhamos, inevitavelmente lembramos da versão RS2, lançada também entre os anos de 1994 e 1995. O wagon, que tinha freios, suspensão, espelhos e rodas em parceria com a Porsche, possuía um motor cinco cilindros 2.2 litros, que desenvolvia 315 cv de potência e que com toda certeza dava muito trabalho aos esportivos da época.

Bubble Gun Treffen 2014 – o primeiro evento do Audi, ainda original!

Bubble Gun Treffen 2014 – o primeiro evento do Audi, ainda original!

Adquirida em 2014, o cuidadoso proprietário iniciou uma caça por peças originais para melhorar a estética “tiozão” através de carros doadores. E a busca rendeu bons frutos.

Atualmente, o carro recebeu todo o body kit da versão S2 Avant, bem como suspensão preparada, rodas originais modelo “Avus” aro 16, calçada com pneus 225/50, bem como faróis projetores e aerofólio também originais da época.

O interior recebeu banco do irmão maior S6, com um novo revestimento em marrom, e o volante é da linha S-Line.

O carro chama atenção por onde passa, devido ao estado de conservação e ao visual final do projeto, que vamos combinar, se melhorar estraga!
Parabéns ao proprietário pelo bólido e espero que tenham gostado das fotos, que foram feitas durante o chove e para do Bubble Gun Treffen.

Até a próxima e não se esquecam: SALVEM AS PERUAS!!!

Fernando Marques

Fernando Marques iniciou em 2007 na fotografia automotiva, fazendo parte desde 2009 da equipe No Trânsito. Apaixonado por carros desde pequeno, aprendeu a ler e escrever folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e hoje divide as matérias automotivas com a advocacia, sua profissão.

7 Responses

  1. Sergio zaher says:

    Sempre achei essa perua linda ,mas esses faróis não estão estranhos……

    • Olá Sergio, “estranhos” em que sentido?

      Com exceção das lanternas, todo o conjunto ótico é do Audi S2. Os faróis, por exemplo, possuem projetor. São peças originais e, conforme o desgaste natural, não achei “estranhos”.

      Abraço!

  2. Sergio zaher says:

    Oi Fernando agora entendi ele recebeu um kit da S2 pois tinha achado esses faróis além de diferentes muito novos ,brilhantes

  3. Renato Gomes says:

    Maravilhosa, de extremo bom gosto! Parabéns!!!
    Acredito que já vi esse carro em Interlagos, tenho uma também desde de 2013 e gostaria de ter contato com o proprietário, assim trocaríamos informações e conhecimento…
    Fico à disposição neste e-mail; [email protected]

    • Olá Renato.
      Esqueci de lhe escrever aqui no site, mas no mesmo dia em que vi sua mensagem, pedi para o proprietário do carro entrar em contato com você. Abraço e obrigado !

  4. Gabriel says:

    Olá, tem como eu conseguir o contato de quem fez o body kit?
    Obrigado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *