Conceitos Volkswagen no Salão do Automóvel 2016


A Volkswagen apresentou ao público da 29ª edição do Salão Internacional do Automóvel quatro conceitos: Gol GT Concept, Budd-E, T-Cross Breeze e Golf GTE Concept.

Fotos: Fernando Marques

Volkswagen Gol GT Concept

O Gol GT foi pensado em alusão ao gol esportivo criado nos anos 80 com o mesmo nome e que posteriormente gerou os famosos Gol GTS e Gol GTi nos anos 90.

Criado por José Carlos Pavone, pai dos Volkswagen Jetta e Up!, o conceito acende um sinal de esperança de que a marca pretende reviver uma versão esportiva na nova geração do Gol, que será lançada em 2018 e vem sido tratada pela imprensa como certa, mas a marca não se pronunciou sobre o assunto.

O criador do Gol GT, José Carlos Pavone (esq.) posa ao lado do conceito com um de seus diversos colaboradores no projeto.

O criador do Gol GT, José Carlos Pavone (esq.) posa ao lado do conceito com um de seus diversos colaboradores no projeto.

O saudoso adesivo no para-brisa traseiro foi mantido na versão conceito, assim como bancos e volantes esportivos. O visual é claramente completo pelos grandes para-choques, sendo o dianteiro com led e o traseiro ainda mais esportivo com a saída dupla. As rodas, de 17 polegadas e os freios a disco nas quatro rodas completam o modelo.

Assim como o Fox Pepper, apresentado como conceito na 28ª edição do evento, o Gol GT Concept servirá de laboratório da marca para medir a aceitação do público no evento.

Volkswagen Budd-E Concept

O Budd-E é uma nítida releitura da saudosa Kombi, uma Kombi ecológica digamos assim, com zero emissão de poluentes e autonomia para 500 km (ciclo europeu).

O modelo, traz consigo tração integral elétrica, com dois motores elétricos: de 100 kW (136 cv) na dianteira e 125 kW (170 cv) na traseira, totalizando 225 kW (306 cv).

Além disso, a bateria pode ser carregada pela ligação em uma tomada de força como indutivo. Utilizando carregador de 150 kW (DC – corrente contínua), a bateria pode ser carregada em 80% em cerca de 30 minutos.

Volkswagen T-Cross Breeze

Assim como a nova geração do Gol que será lançada em 2018, a Volkswagen apresentou também o T-Cross Breeze, um conceito de um SUV conversível que servirá para a criação do novo SUV da marca, que brigará com o Honda HR-V, Ford Ecosport, Renault Duster, entre outros. O modelo será lançado no Brasil, mas ainda sem previsão.

Assim como o Budd-E, o T-Cross Breeze apresenta o novo conceito operacional da marca, onde inexistem botões a bordo, com exceção da haste de controle. Com isso, abrir abrir e fechar portas e vidros, por exemplo, são executados por superfícies sensíveis ao toque ou soluções “by wire”.

O controle por gestos também é parte integral da interface operacional. A nova interface homem-máquina (HMI), com seus displays acoplados.

Volkswagen Golf GTE Sport Concept

Já o Volkswagen Golf GTE Sport foi apresentado no Salão de Frankfurt, compareceu ao evento Worthersee, na Áustria e agora vem nos visitar no 29ª Salão internacional do Automóvel.

O que já era excelente, na versão “R” vendida no exterior, com 300 cv, foi melhorada no conceito.

O hibrido possui tração integral e é alimentado com três motores, um a combustão (1.6 TSi) com 299 cv e 40,7 m·kgf de torque e dois elétricos que somados desenvolvem 115 cv e 27,5 m·kgf de torque. Ao todo, portanto, são 414 cv e 68,3 m·kgf de torque. A aceleração de 0-100 km/h fica em 4.3 segundos, com velocidade máxima de 280 km/h.

Mas toda a potência não deixa de lado a economia de combustível, foco principal da versão GTE, mantendo-se no mesmo nível de consumo de um híbrido convencional, rodando 50 km com apenas 1 litro de combustível no ciclo de medição europeu. No modo totalmente elétrico (sem utilizar o motor a combustão), ele possui autonomia para 50 km.

Por fora, impossível não notar a carroceria avantajada do conceito, com kit em fibra de carbono e portas do tipo asa de gaivota. Por dentro, motorista e passageiro vão em um cockpit separados, com bancos de competição e cintos de segurança de 5 pontas.

Por fim, a coluna de direção também é feita em fibra de carbono e o painel de instrumentos é totalmente digital, herança do novo Audi TT.

Quem sabe um dia o conceito se torna realidade, mas nós brasileiros não devemos alimentar esperança de que seja vendido por aqui!

Fernando Marques

Fernando Marques iniciou em 2007 na fotografia automotiva, fazendo parte desde 2009 da equipe No Trânsito. Apaixonado por carros desde pequeno, aprendeu a ler e escrever folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e hoje divide as matérias automotivas com a advocacia, sua profissão.

You may also like...

1 Response

  1. 19/12/2016

    […] O primeiro deles foi o Gol GT Concept, o qual recentemente havia sido mostrado no Salão Internacional do Automóvel e vocês puderam conferir detalhadamente em nosso conteúdo do evento. Para rever a matéria, basta clicar aqui. […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *