Estande da Audi no Salão do Automóvel 2018 – Parte II


Nessa segunda e última parte com os lançamentos da Audi, vamos apresentar a nova geração do RS4 e o novo SUV Q8.

AUDI RS4 AVANT

A nova geração do Audi RS4 Avant completa 18 anos e já deu as caras aqui no site. Isso porque no ano passado estivemos presente no Salão Internacional de Frankfurt, mas agora falaremos do modelo com maior riqueza de detalhes para vocês.

A começar pelo design, que segundo a marca presta homenagem ao Audi 90 Quattro IMSA GTO, carro de competição dos anos 90 e a primeira geração da perua, lançada em 1999, também na cor Nogaro Blue como vemos na foto acima. A cor aliás, poderá ser adquirida no pacote de customização Audi Exclusive, e é inconfundível por ter sido oferecida no seu antecessor Audi RS2 Avant.

A perua esportiva abandonou o V8 4.2 litros para ganhar mais potência e torque no novo motor, além de menor peso (31 kg a menos que o V8 anterior).

O moderno V6 3.0 litros bi-turbo, que também é utilizado no Porsche Panamera, desenvolve 450 cv e brutos 61,2 mkgf de torque, um aumento de 17,3 mkgf a mais que seu antecessor. O 0-100 km/h fica na casa dos 4,1 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h (limitados eletronicamente), graças ao câmbio de 8 velocidades e a tração integral.

Ainda comparando com a geração anterior, o novo Audi RS4 Avant é 80 kg mais leve, pesando agora 1.790 kg. Também, é 7 mm mais baixo que a versão convencional do A4 Avant, com novos para-lamas alargados em 30 mm e para-choques com agressivas tomadas de ar.

Em seu interior, bancos em couro esportivo com desenhos em forma de colmeia, volante com base achatada revistado em couro perfurado e pacotes com preto brilhante, fibra de carbono e alumínio ou carbono com anexos pretos, que destacam a maior margem de personalização do modelo.

O comprador pode ainda optar por um pacote de performance que, dentre outras melhorias, aumenta a velocidade máxima em 30 km/h. Também integram o pacote os freios de cerâmica e controle dinâmico de rodagem, além de vários itens no pacote de customização Audi Exclusive.

Para rever em detalhes nosso ensaio direto do Salão do Automóvel em Frankfurt, clique aqui.

AUDI Q8

O novo SUV premium da Audi acaba de ser apresentado no Brasil com desafio de rivalizar com o BMW X6 e o Mercedes-Benz GLE Coupe.

O modelo, que utiliza a mesma plataforma do Q7 e demais SUVs do grupo Volkswagen (Porsche Cayenne, Lamborghini Urus e Bentley Bentayga), recebeu diversos recursos tecnológicos do sedã A8, como por exemplo, o sistema parcialmente hibrido, composto por um alternador de 48V capaz de armazenar parte da energia gerada em frenagens e reaproveita-las em acelerações.

O modelo apresenta o novo desenho da Linha Q, com seis aletas cromadas verticais fazendo a grade do radiador parecer ereta e sólida, conforme destaca a marca. Os faróis são divididos em duas partes, ambas em LED. A parte superior integra as luzes de condução diurna e farol baixo, entre outras funções. Já o facho de luz alta é posicionado na parte da baixo, em preto brilhante.

O design é “diferentão” em relação aos demais modelos da marca e possui a traseira muito parecida com o Lamborghini Urus, levando apenas cinco passageiros contra sete do Audi Q7. O cupê também possui 285 litros a menos no porta-malas, mesmo com entre-eixos de três metros.

Com rodas de 21 polegadas de série, o cliente pode ainda optar por rodas aro 22, com pneus 285/40 R22, bem como a suspensão pneumática adaptativa, que também é opcional e varia a altura do veículo em até 90 mm.

Dentre todos os recursos tecnológicos, destaque para o Emergency Assist, que detecta, dentro dos limites do sistema, se o motorista está inativo e, consequentemente, fornece aviso visual, acústico e tátil. E, se mesmo não provocar nenhuma reação, o sistema assumirá o controle automaticamente do veículo. Isso também ativa o sistema de segurança Audi Presence, que aciona uma chamada de emergência automática, dependendo do país.

Por fim, o modelo conta com duas novas cores na gama padrão da montadora, o Laranja Dragon (conforme fotos abaixo) e Azul Galaxy. Para o interior, os clientes podem escolher diversas cores e configurações.

Fernando Marques

Fernando Marques iniciou em 2007 na fotografia automotiva, fazendo parte desde 2009 da equipe No Trânsito. Apaixonado por carros desde pequeno, aprendeu a ler e escrever folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e hoje divide as matérias automotivas com a advocacia, sua profissão.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *