Estande da BMW no Salão do Automóvel 2018 – Parte I


    Conheça os lançamentos e a Linha M da BMW.

    BMW SÉRIE 3

    A nova geração do BMW Série 3, recentemente apresentada em Paris, já deu as caras por aqui. As vendas do sedã começam no segundo semestre de 2019, importado da Alemanha e sua produção nacional, em Araquari (SC) se inicia no segundo semestre do mesmo ano.

    A sétima geração do BMW Série 3 apresenta tecnologias avançadas de assistência à condução, até então inéditas no modelo. Entre elas está o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português. Esta função é capaz de explicar os recursos disponíveis no veículo, além de fornecer informações sobre o seu status atual e responder perguntas. Em suma, trata-se do co-piloto ideal e particularmente útil no dia-a-dia a bordo do novo sedã, respondendo a comandos de voz para ajudar o motorista com inúmeras tarefas, aumentando a produtividade e o entretenimento durante o deslocamento.

    Ainda sem confirmação de versões e conteúdo para o mercado brasileiro, o novo BMW Série 3 também agrega uma ampla gama de tecnologias inovadoras de assistência à condução. Entre elas destacam-se os alertas de colisão e pedestre (Collision and Pedestrian Warning) e a função City Braking, designada a avisar o motorista quando um ciclista é detectado pelos sensores. O conjunto de tecnologias inclui também o assistente de condução profissional (Driving Assistant Professional), que tem como principal função auxiliar o motorista a manter o veículo na faixa de rolagem.

    Já o novo BMW Head-up Display conta uma área maior de projeção, novos gráficos e exibição de conteúdo adicional. E, ao parar o veículo em uma vaga, o motorista tem à sua disposição o controle de distância de estacionamento (Park Distance Control) e a câmera traseira para realizar manobras. Neste momento, o assistente de estacionamento (Parking Assistant) assume a direção, acelerando, freando e mudando as marchas, com a ajuda da transmissão automática Steptronic. A gama de recursos inclui ainda o assistente de reversão (Reversing Assistant), capaz de voltar em marcha ré o percurso exato percorrido nos últimos 50 metros antes de estacionar o carro.

    A sétima geração do BMW Série 3 contará com cinco opções de motorização, sendo duas delas, a gasolina. A versão 330i, exibida neste salão, é equipada com um motor de quatro cilindros, com 258 cv de potência.

    A qualidade do novo BMW Série 3 também pode ser lapidada graças a uma ampla variedade de elementos inovadores e de alta qualidade. O interior também pode vir com painel de instrumentos revestido com Sensatec ou couro; ar-condicionado com controle automático de três zonas de climatização, aquecimento auxiliar e carregamento sem fio (wireless) para smartphones.

    As características de conforto e estilo exclusivo do novo sedã também são ressaltadas pelo teto solar de vidro opcional, iluminação ambiente e sistema de som surround Harman Kardon.

    BMW X5

    Outra novidade foi a apresentação da quarta geração do BMW X5, o patriarca da família BMW X, que estréia no Brasil em 2019. Segundo a marca, desde 1999, ano de seu surgimento, até o momento, foram vendidos mais de 2,2 milhões de unidades.

    Produzido em Spartanburg (EUA), o novo BMW X5 é significativamente maior que seu antecessor. O comprimento aumentou 36 milímetros, totalizando 4,922 metros; a largura, 66 mm, indo a 2,004 m; e a altura, 19 mm, saltando para 1.745 mm. A distância entre-eixos conta com 42 mm a mais, atingindo agora 2,975 m.

    A ampla grade frontal cromada, em forma de duplo rim, as linhas de cintura e teto distintas e dinâmicas, e as lanternas horizontalizadas e de aspecto tridimensional estão entre os principais destaques do desenho exterior do veículo.

    E o vigor característico do BMW X5 também pode ser descrito pelo alto desempenho proporcionado por seu motor: um seis cilindros em linha, de 2.993 cm³, quadriturbo, movido a diesel, capaz de entregar 400 cv de potência, a 4.400 rpm, e 77,9 m.kgf de torque, entre 2.200 e 3.000 rpm. O conjunto motriz agrega ainda transmissão automática esportiva Steptronic, de oito marchas, e tração integral inteligente xDrive. Esta configuração garante aceleração de 0 a 100 km/h em 5,2 s e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

    A versão a ser oferecida no país, a X5 M50d, traz como principais itens de série o assistente de condução BMW Driving Assistant Professional, o assistente de estacionamento Parking Assistant Plus, com visibilidade do entorno Surround View, câmera de ré e sensores dianteiros e traseiro; reconhecimento por gestos BMW Gesture Control, faróis com tecnologia BMW Laserlight, sistema de som Surround Bowers & Wilkins, reconhecimento de pedestres BMW Night Vision, pacote M Performance, chave BMW Display Key e acabamento interno feito a mão em Glass Crafted Clarity, incluindo alavanca de câmbio com iluminação.

    LINHA M

    Além de mostrarmos os lançamentos BMW M2 Competition e M5, a marca expôs os já conhecidos M3, M4 e X6 M.

    Destaque para os chamativas cores Purple Silk, no BMW M3 e Java Green, no BMW M4.

Fernando Marques

Fernando Marques iniciou em 2007 na fotografia automotiva, fazendo parte desde 2009 da equipe No Trânsito. Apaixonado por carros desde pequeno, aprendeu a ler e escrever folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e hoje divide as matérias automotivas com a advocacia, sua profissão.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *