General Motors no Salão do Automóvel de Detroit 2016


De repente você se vê em um site de fotografia automotiva publicando resenhas de Fórmula 1, comentando sobre uma situação e outra do cotidiano e, de posse de um mísero smartphone, você acha que pode fazer a cobertura de um dos salões do automóvel mais importantes do mundo. Definitivamente, não.

Tendo em punho apenas um aparelho que capta imagens com certa qualidade, conversei com o Guilherme sobre a possibilidade de trazer algumas imagens do que passou no salão, limitado não apenas pelo meu bravo smartphone e pela minha sensibilidade fotográfica ainda em desenvolvimento, mas também pela ética profissional em ser funcionário de uma das participantes mais importantes deste evento. E é nessa mistura que eu resolvi, com a devida autorização e compreensão de todos, publicar algumas fotos para vocês.

O Salão do Automóvel de Detroit, originalmente NAIAS – North America International Auto Show, é um dos eventos mais importantes da indústria automobilística mundial e, diferentemente do que ocorre no Brasil, ocorre todos os anos no final de janeiro. As grandes montadoras norte americanas, leia-se General Motors, Chrysler e Ford, juntamente com as grandes europeias e asiáticas, trazem o que há de mais moderno em termos de conforto, desempenho e alternativas de energia para movimentar carros cada vez mais conectados e movidos a energia limpa.

Chevrolet Bolt EV

A General Motors, que detém as marcas Chevrolet, GMC, Buick e Cadillac nos Estados Unidos, apresentou o seu modelo Bolt EV para 2017, um carro totalmente elétrico com autonomia para 320 km (ou 200 milhas) a um preço mais acessível, embora ainda beirando o dobro de um carro de mesmo tamanho ou até maior por lá.

Como ainda não há uma rede de abastecimento para energia elétrica, o Bolt EV pode ser abastecido na casa do proprietário, com um gerador adaptado a rede elétrica doméstica de 240V. Segundo a GM, o tempo de carga total é de 9 horas, ou seja, ele é tranquilamente abastecido durante o descanso noturno do proprietário.

Apesar de pequeno para o padrão americano, o Bolt EV oferece um excelente aproveitamento do espaço interno através do rebatimento total do encosto do banco traseiro, tornando o carro um “furgãozinho”.

Em termos de conectividade, o Bolt EV traz uma parceria com a Apple chamada Apple CarPaly, o que há de mais sofisticado em termos de navegação e comunicação com compatibilidade com seu tablet ou smartphone.

Chevrolet Cruze

Além do Bolt EV, a Chevrolet também trouxe a nova geração do Cruze, nos modelos Hatch e Sedan, equipados com motor 1.4L Turbo de 151 hp. Estes motores, mais leves e de menor cilindrada, apresentam uma considerável economia de combustível. O design externo é mais harmônico que o atual. O carro está também mais leve e mais longo, proporcionando maior conforto aos ocupantes. O modelo será vendido ainda no primeiro semestre nos Estados Unidos e chegará ao Brasil, com produção na Argentina, no final do ano.

Chevrolet Camaro SS

Nos Estados Unidos, principalmente nas regiões mais frias ao norte do país, grande parte dos consumidores possui um carro alto e de tração 4×4 para o inverno, normalmente uma SUV ou pick-up, mas não deixam de aproveitar verão com seus conversíveis. O Camaro está em sua sexta geração e o modelo conversível, embora lançado no meio do ano passado, fez sucesso no Salão.

A versão SS fotografada aqui mostra um carro extremamente robusto, de linhas ainda mais fortes mas com muita fluidez. Como é um carro de performance, a busca pela perfeição aerodinâmica é constante. Dentre as principais novidades, o acionamento elétrico do teto que pode ser feito com o carro em movimento até 50 km/h e o acabamento interno que tem como principal atrativo 24 cores a escolha do consumidor para padronizar as luzes de porta e painel de instrumentos.

Buick Avista Concept

Mas a General Motors também fez sucesso com o Conceito Avista, da Buick. O carro de linhas extremamente esportivas e elegantes foi desenhado para o conforto extremo de seus quatro ocupantes, 2 + 2, além de imergi-los no que há de mais sofisticado em termos de tecnologia touch. Até as maçanetas externas são touch-pad.

Previsto para ter transmissão automática de 8 velocidades e motor 3.0L V6, o carro impressiona pela beleza de todo conjunto, rodas de 20 polegadas, mas principalmente por ser um conceito já muito próximo da realidade que deve aparecer nas ruas em breve. As linhas de fechamento da carroceria, com “gaps” bem reduzidos, aumentam a sensação de sofisticação e fluidez.

Por enquanto, o cupê não tem previsão de produção, mas com certeza já deve fazer parte dos planos de muitos consumidores.

Lamento muito não ter conseguido fotos de detalhes internos dos veículos, mas se você tiver interesse em saber mais sobre algum deles ou outros carros do portifólio da Chevrolet nos Estados Unidos, acesse www.chevrolet.com ou www.caranddriver.com/news/buick-avista-concept-photos-and-info-news.

E logo, logo teremos a Fórmula 1 de volta. Fiquem ligados!

Um abraço a todos.

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

You may also like...

6 Responses

  1. Grande Lauro,

    Um dia quem sabe eu e o Guilherme marcaremos presença juntamente com você no Salão de Detroit!

    O Bolt, mais parece um BMW i3, não sei quem copiou quem, mas o GM me agradou mais no design. Acredito que fará sucesso aí nos EUA.

    A nova geração do Cruze promete, aí e aqui no Brasil! O carro está bem bonito e com a mecânica mais moderna, deve ter bons números de consumo.

    E o Camaro dispensa comentário, um espetáculo, bela configuração!

    Gostei dessa pequena cobertura do estande da marca, abraço!

    • Obrigado Fernando!

      Nada que se compare ao seu talento fotográfico. Muitas fotos que bati, do Cruze por exemplo, quando “revelei” no computador estavam muito precárias, diria indignas. O Bolt EV e o BMW i3 são parecidos mesmo, inclusive já vejo alguns (poucos) da marca alemã andando por aqui. Vai ser uma bela briga.
      Já o Camaro… só não serve em dia de neve.
      Obrigado pelo incentivo. Vou voltar para os textos onde meu foco é melhor que fotografando, ahahah.

      Um grande abraço.

  2. Glauco de F. Pereira says:

    Lauro inciando 2016 mostrando seus dotes de “enviado especial” do NT ao Salão do Automóvel de Detroit. Nada fraco, hein!

    Quanto ao Bolt, esse farol dianteiro não lembra, meio que de longe, o farol dessa picape nova da Fiat? E essa traseira? Fazendo coro ao Fernando, se colocar i3, Bolt e Honda Fit, sem os respectivos badges, olha que em uma primeira olhada de relance é perdoável se confundir.

    Camaro. Ta aí um carro que não me convence. Não me pergunte o porque, mas tem alguma coisa nele que não desce…

    Se o ano começou assim, é um ótimo presságio! Parabéns Lauro pela cobertura!

    • Grande Doutor! Tudo bem Glauco?
      Que bom ver seus comentários por aqui, sempre pertinentes.
      O Bolt e o i3 são realmente parecidos na foto, mas já tive oportunidade de ver ambos pessoalmente, e aí a diferença é mais significativa. Ambos tem uma proposta meio futurista no design e devem agradar bastante. O i3 já roda aqui, como eu disse na resposta ao Fernando.
      Quanto ao Camaro, andei no de um amigo. É um 2016, que merecerá uma seção de fotos quando o tempo melhorar por aqui.
      Espero que seu 2016 seja muito promissor também.
      Um grande abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *