Porsche 356 Super 90

Ontem à tarde eu estava passando pela Av. Europa quando vi este lindo Porsche estacionado em frente à concessionária Porsche (Stuttgart Sportcar). Fui obrigado a entrar para ver esta maravilha de perto, e quem sabe, conseguir permissão para bater umas fotos. Felizmente o proprietário estava lá e permitiu que eu fotografasse o seu veículo. E até me contou uma história muito interessante sobre o mesmo. Não é um Porsche 356 original, e sim uma réplica fabricada nos anos 80 pela Envemo. Mas, não é uma réplica qualquer, este exemplar aí da foto foi premiado pela Porsche alemã como a melhor réplica de 356 do mundo! Bom, consegui extrair um texto da QUATRO RODAS que tem informações sobre este veículo. E no primeiro parágrafo do texto, diz sobre uma réplica levada até a Porsche na Alemanha. Ligando os fatos, cheguei a conclusão de que o exemplar que é citado no texto, é o mesmo exemplar que está ai nas fotos. Não tenho certeza, mas como o proprietário do veículo visitará o blog, ele pode nos confirmar esta informação.

________________________________________________________________

Fotos: Guilherme Nascimento
Texto: Sérgio Berezovski – QUATRO RODAS

Você pode imaginar alguém ousado o suficiente para submeter a cópia de um produto que é parte da história do fabricante à apreciação do próprio? Pois foi o que fez Luís Fernando Gonçalves, na época um dos donos da Envemo – que produzia veículos especiais e que teve seu auge entre meados dos anos 70 e 80 -, já falecido. Logo após o encerramento da Feira de Hannover (Alemanha), retirou um exemplar do Envemo Super 90 do estande e levou-o direto para a fábrica da Porsche, em Stuttgart. Gonçalves sabia o que estava fazendo. Sua réplica, considerada por muitos a melhor já feita do Porsche 356 , foi elogiada pela direção da fábrica, segundo reportagem publicada na QUATRO RODAS de outubro de 1980. Era preciso confiar muito na qualidade do carro com carroceria de fibra de vidro montado sobre um chassi de Brasilia encurtado.

O Envemo S 90 é um clone do 356, carro criado por Ferry Porsche, filho do fundador Ferdinand. Baseado na mecânica do Sedan VW, o Fusca, ele era a materialização dos princípios de simplicidade e resistência.

Para que a réplica tomasse forma, um legítimo Porsche 356, do próprio Luís Fernando, foi inteiramente desmontado para que as partes pudessem ser moldadas em fibra. O cuidado no trabalho de reprodução e acabamento das peças resultou numa superfície tão lisa que sua aparência em nada deixava a desejar em relação à chapa. O chassi recebeu reforços para aumentar a rigidez e, para evitar corrosão, peças metálicas passaram por processo de bicromatização. No interior, farta distribuição de painéis fonoacústicos contribui para o conforto. O acabamento é excelente para os padrões nacionais da época, mas justificável pelo alto preço e exclusividade do carro da Envemo, que teve apenas 202 unidades produzidas de 1980 a 1983.

Mas o traço que mais impressiona nessa réplica é a fidelidade em relação ao modelo original. Por dentro ou por fora, será difícil para um não iniciado distinguir entre um e outro num primeiro olhar. Na cabina, chamam atenção detalhes como o painel com termômetro e marcador de combustível, conta-giros ao centro e velocímetro com hodômetro parcial e total, todos idênticos aos instrumentos originais. A direção de madeira e aço é uma cópia de um opcional de época, o bem-cotado volante italiano fabricado pela Nardi Danese.

Revestidos de couro (o proprietário podia optar entre preto, caramelo, vinho, azul-marinho e cinza), os bancos têm desenho anatômico e envolvem bem motorista e passageiro. No ato da encomenda, o futuro dono indicava o projeto de som pretendido. A preparação era feita na fábrica, a fim de evitar danos ao carro.

Por fora, o S 90 é ainda mais parecido com seu inspirador, a ponto de algumas peças serem originais do Porsche. O bigode no centro do capô, as lanternas dianteiras e traseiras e as maçanetas de porta são made in Germany.

Se vista de fora a carroceria não entrega que é feita de fibra, andando tampouco essa característica se evidencia. Mesmo sobre pisos irregulares, não há ruídos nem estalos, apenas o ronco gostoso do motor VW 1700. Com 88 cavalos, ele é compatível com o espírito do carro e tem desempenho ligeiramente inferior ao do 1600 original do 356, com 90 cavalos. O câmbio de quatro marchas tem alavanca curta e engates também e combina com as prontas respostas do volante. Ninguém reclamaria de uma marcha a mais, apesar de o original ter as mesmas quatro. Na pista de teste, o Super 90 alcançou a velocidade de 155 km/h e demorou 15,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h. Se não é um campeão de desempenho, ele brilha no consumo: nada menos que 13,8 km/l na média aferida pela revista.

O Super 90 foi fabricado ainda na versão cabriolet, agora revivida pela Chamonix, que também chegou a fabricar a versão antiga da Envemo em 1990.

________________________________________________________________

TESTE – QUATRO RODAS – OUTUBRO de 1980

Aceleração 0 a 100 km/h – 15,6 s
Velocidade máxima – 155 km/h
Frenagem – 80 km/h a 0: 29,7 metros
Consumo – 13,81 km/l (média QUATRO RODAS)

________________________________________________________________

Preço em Setembro 1980 – Cr$ 712 300
Atualizado – R$ 96 026

________________________________________________________________

O uso indevido das imagens contidas neste site sujeitará o infrator às penas cominadas na Lei nº 9.610/98

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Porsche 356 Super 90

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

37 Responses

  1. Eleno says:

    Assim, podemos ver o quanto os motores mudaram nesses 25 anos q nos separa desse pequeno carro, q era considerado um esportivo de alto desempenho…
    Atualmente qualquer carro nacional 1.0 novo anda melhor que um Porsche!

    Parabéns pelas fotos, estão excelentes! E parabéns ao dono que fez essa réplica impecável!

    abraço

  2. BEMA says:

    BELO BOOK FOTOGRAFICO!

  3. Victor BM says:

    `Bicho que carro lindo, to babando, impecavel, demais, sensacional!

  4. E esse motorzinho? Porsche mesmo?
    Eu sabia desse lance da réplica do 356 ser uma das melhores e tal, ou a melhor, mas não sabia que era tão bom a ponto de até ter o “Porsche – Super 90″ na porta…

  5. Filipe says:

    As fotos ficaram violentíssimas. Bela réplica, realmente.

  6. Victor says:

    Putsss q massa…
    Que carro perfeito

  7. Alexandre Pinho says:

    Muito bonito mas não é meu tipo! Boas fotos…

  8. R. Jordan says:

    Caro Guilherme,
    Alguns esclarecimentos:
    1 – A Envemo fabricou entre 1980 e 1981 200 replicas do Super 90. Aproximadamente cem delas foram exportadas, ficando as outras cem no Brasil. A que você fotografou está entre as primeiras 25 unidades. O Luiz Fernando levou uma delas para a Porsche, em Stuttgart, após a Feira de Hannover, ganhando o prêmio de melhor réplica do mundo. Entretanto, não quiz dizer que foi a minha especificamente, e sim o modêlo.
    2 – Mecanicamente, o que diferencia a réplica do original é (basicamente) a suspenção dianteira e, no motor, os cabeçotes e comando de válvula, que no original desenvolvia 90HP, com apenas 1.600cc.
    Em termos de suspenção, o meu carro possui amortecedores alemães Bilstein, e uma geometria de suspenção que propicia uma estabilidade tão boa quanto o original (e muito melhor que os Envemos). Possui ainda coroa e pinhão longos, o que significa maior velocidade final: 180Km/h a 5.200RPM em quarta marcha, exatamente como no Porsche original. Para sustentar este giro, entretanto, o motor tem 1.803cc, comando de 301 graus, e dois carburadores Webber duplos 44, além de cabeçotes, válvulas e balancins trabalhados. Quando for posto no dinamômetro, em um ou dois meses, deverá render entre 90 e 95 cavalos.
    Portanto, o “356 – Super 90″ que você fotografou, é certamente muito próximo, também em desempenho, do originai.
    Além do puro prazer de dirigir (não há nenhum dispositivo eletrônico), não se enganem, este pequeno Envemo de 27 anos,(44 anos do modêlo da Porsche) dá MUITO trabalho, na estrada a muito carro moderno e de maior cilindrada.

  9. Edson says:

    Nooooosssssaaa, eu adoro este carro, a Envemo reeditou uma obra de arte…este seu carro está impecavel, fantástico, maravilhoso…vc tem uma gosto pra lá de apurado,estou procurando um Envemo pra comprar já faz tempo vi mais de 40 carros, mas este vale realmente os preços que estão pedindo no mercado pelos Envemo Super 90….sem palavras…e as fotos estão dignas do carro Parabéns

  10. Lico Azevedo says:

    Guilherme, eu tenho um Envemo Super 90 Coupé, fabricado em 1982, atualmente em fase final de restauração. A baratinha (como chamou minha mãe de 92 anos – uma expressão bem antiga) é uma maravilha, deliciosa de guiar. Motor e suspensão são e não serão tão sofisticados quanto o do carro do Jordan, ainda tenho os Solex 32 simples (que espero substituir por 2 Weber 40 DOC) e os quatro amortecedores Bilstein estão na lista de futuras compras. Acredito que meu carro tem um desempenho entre o 356B Normal e o Super (o primeiro tinha 60 hp e o segundo 75hp) e não chega aos parâmetros do Super 90. Realmente Luiz Fernando submeteu a réplica à fábrica Porsche que, num caso único no mundo, abençoou e aprovou o modelo, passando a fornecer diversas peças . Conversando com mecânico que trabalhou na Envemo ele me disse que vários carros sairam de fábrica com motores bem preparados, especialmente comando de válvulas, componentes fornecidos pela Porsche. A acrescentar que a Porsche não mais aprovou nenhuma réplica, pelo contrário, acabou de vencer um processo na França/Bélgica, bloqueando a fabricação de 356 convertible e speedster, com aplicação de pesadas multas. O Envemo Super 90 é realmente um caso único.

  11. Luis Henrique says:

    O envemo s90 é realmente um carro único. Tenho uma amarelo manga, e todas as vezes que saio com ela, me param para perguntar algo, todos pensando em se tratar do carro original.

    Aqui em São`Paulo, conheço poucos carros, talvez uns 10 coupes e uns 3 conversíveis.

    Também há de se considerar que a chamonix está fabricando atualmente o modelo conversível de maneira muito fiel ao envemo, (e claro, ao original). Seu preço final ao consumidor gira em torno de U$ 43.000,00.

    Parece salgado, mas está longe da cotação internacional do carro original em sites especializados, que começa num valor quatro vezes superior a esse.

    Excelente trabalho do Blog.

    Abraço

    Luís Henrique

  12. Manuel says:

    Tenho um Envemo Super 90, ano 1982, em excelente estado de conservaçao e é um carro que me proporciona grande prazer de dirigir. O restaurei totalmente, inclusive mecânica, que se encontra em estado de zero quilometro. Possui motor 1800, com dois carburadores Solex 40. Tudo funciona, inclusive ar condicionado. Posso dizer que sou um privilegiado por possuir um Envemo Super 90, quase um verdadeiro Porsche. Abraços, Manuel

  13. Marcos Leite says:

    Cara muito bom realmente é um classico e as pessoas que admiram esse tipo de carro devem receber elogios pois é uma obra de arte!!!!

    Valeu

  14. Mauricio Ribeiro says:

    Olá a todos ! eu adoro este acrro e consegui comprar um para mim !!! achei no dia 12/10 o envemo super 90 numero 0068 segundo a plaqueta do chassi . Infelizmente vai ser necessário muita paciencia e trabalho para recuperar o carro . Além de estár imundo teve três cores e 3 donos anteriores e estava com o memso dono à 7 anos . Tem uma batida fronta que quebrou o parachoque , farol e pisca . Tenho certa experiência em recuperar carros de fibra e tinha vendido um Puma GTS 77 dias antes e ao ver o carro me apaixonei.
    as fotos do vermelhinho no site vão ser inspiração pura .

  15. andrade says:

    boa sorte amigo!

  16. sal says:

    MARAVILHOSO !!!
    Parabéns pela paixão nas fotos… eu faria o mesmo…
    he he he

  17. CLAUDIO says:

    Eu gostaria de saber si a chamonix vende só us kits prá armar y u preÇo deles ?

    obrigado, bom site

    claudio

  18. Bianca says:

    nao gostei so gostei de dentro

  19. Edson Santos says:

    Estas fotos estão muito bonitas, a luz do entardecer deixou o vermelho bem vivo contrastando com o cromados, os ângulos das fotos estão fantásticos. Os detalhes estão perfeitos e a pintura, nem pareçe de fibra de vidro. As fotos marcam bem a linhas impressionantes do 356.
    Tenho um Envemo Super 90 Coupe Amarelo 1980 com motor 1700cc e interior preto, acho que está quase ao nível deste vermelho, é um carro que chama muito a atenção de todos quando saio com ele nas ruas . Dos fora de série brasileiros é na minha opinião o melhor e mais bem feito; afirmo pois tive alguns dos famosos Puma. Segundo revistas epecializadas foram fabricados 203 Super 90 pela Envemo entre coupes e cabriolet, me contaram uma lenda de que do modêlo coupe só existem 35 no Brasil, as outras unidades foram todas exportadas. Existem uns poucos fabricados pela CBP ( dois ou tres) e os cabriolet fabricados pela Imbrav com o nome de ” Porsche Swing” baseados no modelo 1959 porém sem os detalhes originais que tem os Envemo. Parabéns pelas fotos e pelo Blog!!!

  20. Adriano B Valente says:

    Gostaria de saber se alguem ainda tem a carroceria do super 90 para vender,gostaria de fazer um. Sonho em ter um! Mas os que fazem por aí não é super 90. Parabens pelo carro. Maravilhoso

  21. Edson Santos says:

    Para os amigos que tem ou gostam do fabuloso Porsche 356 Super 90 Envemo, tem agora na internet um site dedicado ao carro:
    http://www.envemo.com

  22. Sil Bellini says:

    Sensacional as matérias e os comentários aqui registrados. Fico feliz em saber que meu Cabriolet (chassi nº 0145) tem um valor inestimável por tudo que ele representa, lembrando sempre q esse veículo foi construído em uma época em que as importações estavam proibidas no Brasil, o Envemo Super 90 era considerado um dos mais bem contruídos e desejados. Lembro também que a Porsche só lançou o boxer 6cc em 1965. existem raríssimas versões do 356 com esse motor, as outras todas foram montadas no velho e bom motor do fusca. Em 1963 a Porsche conseguiu tirar do motor 90 HP surgindo o Super 90.

  23. Luiz says:

    Tive um Envemo Super 90 prata. Comprei em 1998 em São Paulo e usei, no Rio e em Brasília, até vendê-lo em 2005. Voltou para São Paulo. Tinha um motor 1850cc com dois Weber 40 e comando Engle. Andava direitinho, mas vendi para comprar um Camaro RS 1967.

  24. Barata says:

    Tenho a graça de possuir um 356 S90. Adoro ele, as vezes vou na garagem so pra dar uma olhadinha nele.

  25. Paulo Roberto C.Pereira says:

    Tenho um S-90 que deve ser um dos ultimos fabricados pela Envemo(Chassi 193).
    Adoro o carro e depois de muitos anos com ele todo original,resolvi melhorar seu desempenho com motor 1800cc,injeção de combustível,comando melhor,valvulas de ad 40 e esc.35,5,volante aliviado,mais taxa,refrigeração do 911,carter sêco,radiador de óleo,ar condicionado etc.Ficou uma bala e anda muito.Para parar,disco nas 4 rodas.
    É o meu xodó!

  26. Antonio Carlos ellasco says:

    Parabens, belo exemplar, eu tenho um Envemo S90 Cabriolet chassi 005, poderá ser visto no site do V8&Cia.(Socio Toninho PC)

  27. Fabio - Londrina says:

    Olá,

    Sua bela materia ainda deve render muitos elogios, afinal, o que é bem feito sempre vale a pena, tanto para o escritor / fotografo como para o proprietario.
    Sou antigomobilista e possuo alguns carros, sou participante do clube do carro antigo de Londrina ( http://www.carroantigo.com ), desta forma gostaria de saber se existe interesse na venda do automovel ?
    Se houver, por favor, responda com maiores detalhes, e se nao houver, por favor responda para que eu saiba que este comentario chegou em suas maos.

    Muito obrigado e parabens pelo belissimo exemplar, pelas maravilhosas fotos e materia.

    Abraços

    Fabio

  28. Marc Gilsoul says:

    Possui um Envemo cabriolet Super 90, de cor marrom claro e capota bege, interior de couro marrom e ar condicionado, uma delícia… Amo simplesmente o meu pedaço de quatro rodas do Brasil com toque da minha terrinha velha… Verdade, sou belga e tiro o chapeu a quem participou do trabalho e divulgação do modelo aqui no Brasil. Tenho até uma revista da Bélgica mostrando a réplica belga fabricada em Liège, e em 1980, com vinte anos, digo, meu desejo de adolescente maior… era ter um desse… O daqui é muito mais bonito! Aqui no Brasil consegui un dia atender o meu desejo graça a genialidade dos amantes e apaixonados brasileiros que criam carros especiais e lindos como os Pumas por exemplo e depois descobri a existencia da maravilha do Envemo com todo o seu valioso histórico. Que coisa fantástica gente, desmontar um para conseguir uma cópia de perfeição milimétrica reconhecida pelos alemães, reis da mecânica e da chatisse de tudo ser certo e perfeito! Logicamente foi paixão a primeira vista quando vi este belíssimo exemplar quase zero e demorei 30 segundos para comprar o carro! (é verdade é só perguntar ao antigo proprietário- um simpático colecionador paulista!)Parabéns a todos vocês, brasileiros que ja nascem amando os belíssimos veículos deste mundo, e fazem com as mãos e com muita genialidade alguns carros simples e extraordinários sempre buscando a perfeição nas formas e nos detalhes!!! Là fora o Envemo é conhecido sim sim… e é muito procurado! Você que lê este blog, mantém este acervo aqui entre nos, entre brasileiros e adotados abrasileirados feito eu! To com ele ja faz um bom tempo e não me canso de passar a flanela nele… Abraços a todos e continuam curtindo este mundo automobilístico brasileiro!

  29. nadine says:

    Tout simplement splendide … Je rêve de m’y installer !!!

  30. Ricardo Maranhão says:

    Explendido. Já possuí um em 1980, modelo 80, vendí, me arrependí e recentemente adguirí o 162 do amigo marco de SP, ano 82. O qual está em processo de melhorias.

  31. fabio luis says:

    vendo s 90 convercivel envemo sem documentos f 50588905

  32. adalberto says:

    muito bom o 356 das fotos… o meu n 71 tb é vermelho, esta reformadinho e agora lutando para passar no exame da inspeção…

  33. silvio pereira says:

    Meu amigo, tenho um super 90 da Envemo e gostaria de saber onde consigo comprar os distintivos e as soleiras que vc tem no seu carro.

  34. bernd duesenberg says:

    Parabens, super presentaçao. Tem endereços de firmas que comercializam replicas,

    Grato e cumprimentos
    Bernd Duesenberg

  35. garcia de Belém do Pará. says:

    As fotos são maravilhosas e o carro é uma obra prima, não precisa de outro comentário. abs.
    Gostaria da saber sobre o anúncio do Fábio Luis, de onde é o ddd pois só tem o fone, ele está vendendo um envemo 90.

  36. Henrique says:

    Estou com o antepenuntimo exemplar produzido, n 200/202.

  37. Antonio Luis says:

    Que incrivel a diferença desse Porsche 356 esportivo dos anos 50 comparado com os Porsche 911 atuais… Evolução assombrosa em apenas 20, 30 anos, ja que os Superesportivos Porsche 911 surgiram nos anos 70…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>