seorimícuaro
— 15/05/2012 9:17 am

Um pouco sobre a história do SUV

Publicado por

Eles estão por todas as partes, em qualquer lugar que você vá, qualquer rua que trafegar, você os verá. Estou falando dos SUVs, ou simplesmente utilitários esportivos.

Os “Sport Utility Vehicles” são basicamente um tipo de veículo derivado de caminhonetes, com grande capacidade de carga, tal como as caminhonetes, mas que ao mesmo tempo podem levar com o conforto de um sedã de 5 a 9 passageiros.

Os primeiros modelos de utilitários esportivos nasceram entre a década de 30 e 40. Não se sabe ao certo qual foi o precursor do SUV, mas modelos como o Chevrolet Suburban Carryall, por exemplo, lançado em 1935, já possuia esta configuração.

Chevrolet Suburban Carryall, lançado em 1935.

Apesar da longa história no meio automotivo, a popularização do SUV iniciou-se por volta da década de 90 e se estende até os dias de hoje. Alguns dos motivos que levaram a esta massificação do SUV são o tamanho familiar do veículo, ideal para carregar todos os membros da família, inclusive os de estimação, juntamente com toda a bagagem necessária. A altura em relação ao solo é outro fator bastante considerado pelos consumidores destes veículos de 7 lugares. Em diversos lugares do mundo, principalmente os países emergentes, possuir um SUV também significa status.

Com toda a atenção das montadoras voltada para a economia de combustível, os SUVs, antes considerados grandes vilões do meio-ambiente, principalmente pelo seu peso elevado e potentes motores V8, hoje estão se adaptando a realidade mundial. Atualmente os SUVs podem possuem se distinguir em diversos fatores, como o seu tamanho, motor, quantidade de assentos e tração.

É justamente por isso que eu gostaria de apresentar aos nossos leitores de Portugal, país onde temos muitos acessos, a atual linha de SUVs da Chevrolet:

Chevrolet Orlando & Novo Captiva


4 Comentários

  • olha lá hein……bela matéria Sr, Nascimento!!!

  • Os faróis da nova Captiva lembram bem o Mitsubishi ASX concordam?

  • As SUVs são veículos que, pela proposta de espaço para passageiros e carga (bagagem), torna-se muito difícil de projetar. Aliar design, desempenho e capacidade volumétrica é mais complicado do que em outros veículos. É um segmento que cresce em opções e substitui para muitos consumidores os grandes sedãs de alguns anos atrás.
    Bela metéria Guilherme!

  • Só eu que acho a Captiva antiga muuito mais bonita do que essa nova? Essa nova geraçao fico mto sem graça, alem do design tem esses plasticos pretos… po e ai chevrolet??

Deixe um comentário

— obrigatório *

— obrigatório *