SRT Viper GTS


No estande do Grupo Chrysler as atenções estavam voltadas para o lendário Viper.

O Dodge Viper foi lançado no início dos anos 90 e tornou-se um dos carros mais rápidos da época. A primeira versão a surgir foi a RT/10, que era conversível e equipada com um motor 8.0 V10 com pouco mais de 400 cv de potência. Fazia de 0-100 km/h em apenas 4.7 segundos e ultrapassava os 260 km/h de velocidade máxima. Para reduzir seu peso, o modelo não contava com teto, vidros laterais, maçanetas do lado de fora e nem ar-condicionado. Freios ABS, por exemplo, foram introduzidos apenas em 2001, já na segunda geração. Era de fato um carro simples, mas muito potente.

A quinta e atual geração mudou totalmente. Após a aquisição da Chrysler pela Fiat, diversas mudanças aconteceram na empresa. Uma delas foi a separação da divisão esportiva SRT (Street and Racing Technology), que passou a ser uma marca independente. O primeiro modelo desta marca é justamente o novo Viper.

O SRT Viper GTS conta com um motor 8.4 litros V10 com 648 cv de potência e torque de 82,9 m·kgf através de um câmbio manual de 6 velocidades. O supercarro conta com uma nova carroceria, feita em fibra de carbono e alumínio, mas que não abandona os traços clássicos do modelo. Como novidade, foi acrescentado controle de estabilidade (ESC), algo jamais visto em um Viper.

Alguns itens de série incluem sistema de som Harman Kardon, sistema de navegação no centro do painel, faróis bi-xenon, lanternas em LED e duplo airbag. Ainda é incerta a vinda oficial do SRT Viper para o Brasil.

Dodge Charger SRT8 & Jeep Grand Cherokee SRT8

No estande também estavam presentes os novos Charger SRT8 e Grand Cherokee SRT8. Ambos são equipados com um 6.4 V8 HEMI com 478 cv de potência. Os modelos chegam ao mercado brasileiro em 2013.

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

You may also like...

1 Response

  1. Andre Moreira says:

    Excelentes fotos.
    Viper :
    Gostei!
    Principalmente por ELE ter voltado! Achei muito legal a trasaeira mas a frente eu nao gostei, achei meio tendencioso ao estilo japones. Nada contra os carros japones, apesar de eu gostar de poucos, mas é que o Viper é um carro de sangue norte-americano…

    Tratando de design, nao gostei do Dodge Charger, na minha humilde opinião! O modelo antes desse sim, mas esse lançamento eu achei que ele regrediu!!!

    Abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *