Desabafo de um fanático


A Fórmula 1 desaponta os telespectadores quando toma decisões amadoras num mundo de conhecimento avançado e informações ilimitadas. Será que eles não fazem um estudo para verificar os horários e épocas do ano em que a probabilidade de catástrofes naturais seja maior em um país ou outro? Será que não percebem que essa possibilidade destrói o resultado de uma prova e acaba com a competitividade dos melhores?

Bandeira vermelha interrompe a prova na 33ª volta

Sim, uma chuvinha de vez em quando provoca emoção, dá uma mexida na classificação normal, deixando espaço pra algumas zebras merecidas e estratégias maluco-inteligentes! Mas o que vi ontem depois de acordar as 6h da manhã foi muita PATIFARIA! Qualquer um que vai pra Amazônia sabe que chove ao entardecer. Será que quem organiza o maior campeonato mundial de corrida de carros não sabe que a chance de chover na Malásia no horário reservado para a prova era de 1/1? Fora isso, a questão da luz natural, pois a corrida começou as 17h e o Sol se punha pouco depois das 19h. Mesmo considerando o limite máximo de 2h, a margem para contratempos é muito pequena! Agora temos pilotos meio-pontuados e uma corrida semi-acabada! Eu pediria meu ingresso de volta…

Eduardo Rimoli

Engenheiro Mecatrônico, 27 anos, é apaixonado por carros e aficcionado por marcas italianas de superesportivos. Dentre os vários hobbies, destacam-se a astronomia, fotografia, automodelismo, kart, além de tudo que envolve a Ferrari, desde os carros de rua até a Fórmula 1.

16 Responses

  1. Johnny Boy says:

    Eduardo, também achei um papelão essa corrida!!!

    Chuva sim! Enchente não!

  2. Parece que a FIA só anda cometendo cagada ultimamente. É tanta mudança, tanta indecisão e tanto amadorismo que acho que teria sido melhor se a temporada de 2009 tivesse sido cancelada e retomada somente em 2010.

  3. Felipe says:

    Pois é, foi a prova q a FIA só quer saber do dinheiro! Poderia mto bem manter o horario normal da corrida e ter chegado ao final! Papelão da FIA, espero q façam as correções pra q isso não se repita! Eles tem q pensar nos fanaticos q acordam cedo ou não dormem pra acompanhar treinos, classificalçoes e a propria corrida

  4. Vítor Cação says:

    Não sei se vocês leem a QUATRO RODAS, mas na desse mês encontramos uma reportagem muito interessante. Se não me engano, todas as escuderias que participam da Fórmula 1 estão se juntando para ir contra o dono desse enorme evente. Motivo? Ele recebe 53% de tudo o que é arrecadado pelo torneio. O contrato com o atual dono acaba em 2012, ano em que será criada uma nova competição, com a mesma infraestrutura e com os mesmos participantes da Fórmula 1, só que esta será moderada e financiada pelas escuderias, que embolsarão todo o lucro gerado.

  5. Foi uma falta de respeito, na verdade a F1 em si tá uma zona!! É espionagem pra lá, mentiras pra cá, falta de organização, a FIA tá mercenária!! Gostei do que o Galvão comentou sobre isso, sobre a FIA visando somente e grana e não pensando no esporte! Ano passado na Malásia, parece que chuviscou por lá, tavam sempre alertando de que ia cair uma chuva e foi fraca, mas isso significa o que: que choveu, mesmo sendo pouco, mas choveu! E as coisas já estão tão lógicas: Malásia = chuva, carros sem faróis, corrida às 5 da tarde, chuva, só podia dar nessa bagunça toda!! Eu não curti a corrida de ontem, nem no começo e nem no fim!!! F1 começou literalmente com o pé esquerdo!!!

  6. Andre says:

    muita regrinha d+… to com saudade da f1 antiga… motores v12, turbos e muito mais emoção do que a atual… motores 2.4 ! , limitação de giro, limitação de peso, e por ai vai… que chato!

  7. bruno vinicius says:

    Concordo com todos vcs ta certo que as corridas ficaram mais disputadas mas com esse tanto de regras nao a piloto que aguente e essa corrida de domingo pelo amor de Deus quase que voltei a dormir.No mas abracos a todos

  8. Beatriz says:

    Ainda bem que não acordei para assistir!

  9. M. Jr. says:

    Como decisões amadoras? Quer dizer que o certo seria deixar os carros competirem mesmo com todo aquele acumulo de água na pista, ventos, visibilidade horrível, etc.
    Cancelar a prova, com essas condições, foi uma decisão amadora? E outra, o calendário foi montado a mais de quatro meses e se temos meteorologistas errando na previsão do dia em menos de 24hrs, imagina em meses, semanas. Vamos para de meter o pau e sem nenhum fundamento. Parece ate que temos um especialista em meteorologia e em F1 escrevendo. Vamos procurar escrever o que se sabe não o que se acha. Ficar dizendo que a chance de chover era 1/1? Que estudo vc fez para tirar a conclusão?

  10. ALAN says:

    Ainda bem que não acordei para assistir![2]
    Sabia que ia ser essa PALHAÇADA…

  11. Primeiro, acho que a Formula 1 ficou inacreditavelmente fantástica esse ano…as corridas são imprevisíveis!!! com muitas ultrapassagens…fantástica…parece que voltou no tempo…e concordo com o que o M. Jr. disse também…não tinha como prever essa chuva a meses atrás…mas eles poderiam ter colocado alguma iluminação na pista, pois se houvesse um imprevisto, o horario ja ia acabar com a corrida…

    bom…essa é minha opinião!!

    abraços!

  12. Victor BM says:

    Ai M. Jr., como diria o Cacau Menezes, colunista aqui de Floripa, “DÁS UM BANHO!” ahuehuae concordo contigo, abraço!

  13. Olá M. Jr.! Se vc não entendeu o sentido de minhas críticas, tentarei explicar melhor. O “amadorismo” está no fato de ter marcado tal corrida neste horário ridículo, não de ter interrompido a prova. Interromper a prova sob aquelas condições foi prudente, que fique claro. Mas uma corrida de F1 não poderia começar as 17h – com exceção de Cingapura – por motivos óbvios. Quanto a chuva, fui irônico, não existe chance 1 pra 1. Aliás, minha sugestão não envolve nenhum tipo de previsão! A ferramenta que eles deveriam utilizar é a estatística histórica mesmo. Foi como a Natassya bem lembrou, não é desse ano que chove na Malásia. Se choveu inclusive na véspera, no mesmo horário da prova, vemos que não se trata de uma coincidencia apenas, mas de um evento quase que diário nessa época do ano. Agora, veja o exemplo de Interlagos no ano passado. A prova foi conturbada, um show de emoções, muita chuva, só que não foi necessário terminar com o campeonato antes da hora! Tivesse a corrida iniciado as 17h e não as 15h… e teríamos um céu escuro e sombrio para encerrar o campeonato. Um fato agravaria o outro. Os circuitos não estão preparados para isso, não adianta colocar meia dúzia de holofotes. O investimento em Cingapura mostra que iluminação é coisa séria, inclusive pra segurança de todos.

    Portanto, não estou discutindo quanto a segurança do circuito ou o local da prova na Malásia. O fato é que a prova só não foi reiniciada mesmo após a chuva diminuir bastante porque a direção de prova e os próprios pilotos não se sentiram confortáveis em iniciar uma prova com tão pouca luz natural. A chuva sempre terá o fator surpresa, mas a questão da falta de luz seria facilmente evitada, meses antes, bastando escolher um melhor horário priorizando a segurança, e não a audiencia matinal dos países europeus.

    Abraços!

  14. Eduardo Fernandes says:

    Pra mim vcs num sabe de nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    É melhor cala a bocaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!

  15. Um ano depois…

    Segue previsão do tempo (temperatura e probabilidade de chuva) para os horários de treino, classificação e o GP da Malásia desse ano de 2010:

    Practice 1 FRI 10:00 ~ 30º 95% (T-storms)
    Practice 2 FRI 14:00 ~ 32º 95% (T-storms)
    Practice 3 SAT 13:00 ~ 33º 90% (T-storms)
    Qualifying SAT 16:00 ~ 29º 95% (T-storms)
    Race SUN 16:00 ~ 24 to 33º 95% (T-storms) (ALL DAY PREDICTION)

    Fonte: http://weather.msn.com/hourly.aspx?wealocations=wc:MYXX0031&q=Sepang%2c+MYS+forecast:hourly

    Realmente, 1/1 foi exagero da minha parte. A chance de temporal nessa época do ano em Sepang é de 90 a 95%.

  16. stile - alpine says:

    Quero mais é que chova e ninguém pontue no bolão hahahahaha

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *