Avaliamos o Ford Transit!


Quem trabalha feliz, trabalha melhor! É com este slogan que a Ford está anunciando o recém-lançado Ford Transit no Brasil.

Ford Transit

Após uma visita a Ford Caminhões de minha cidade, pude comprovar a veracidade do mesmo. Nunca pensei que pudesse me sentir tão bem dirigindo um furgão de carga, visto que, geralmente, um veículo feito para o trabalho não é focado no conforto, mas na funcionalidade e robustez. Pois bem, tive a oportunidade de fazer um test-drive completo no Ford Transit para avaliá-lo aqui no site e irei descrever abaixo todo o trajeto e cada sensação passada enquanto dirigia.

Ford Transit

Cheguei logo pela manhã no Dimas Caminhões, localizado em São José (Grande Florianópolis), para meu test-drive e ao entrar no Transit, já pude notar os diversos itens de conforto espalhados pelo painel. A partir deste ponto, tive uma leve sensação de que este seria um test-drive e tanto, afinal, não é todo dia que se dirige um furgão de carga com mais itens de série que a maioria dos carros nacionais no mercado, inclusive o meu. Para vocês terem uma idéia, há até mesmo botões que controlam o som original do carro no volante!

Ford Transit

Após me acomodar no banco do motorista, era hora de adentrar a BR-101 para checarmos como anda o Transit. Novamente me perguntei se estava de fato dirigindo um furgão, pois a dirigibilidade é semelhante a de um carro normal, mas com a diferença de estar nas alturas. Neste momento, pude notar também a enorme quantidade de torque disponível no motor 2.4 Duratorq, capaz de gerar 115cv de potência.

_dsc0049s

Provada a eficácia do motor à diesel, saimos da BR e nos dirigimos a uma estrada de chão completamente esburacada. Apesar da minha intuição natural de desviar dos buracos, acabava inevitvelmente entrando em alguns, e para minha surpresa, o Transit passava suave pelos buracos, parecia até que eu estava em um automóvel de luxo.

Ford Transit

Como o trânsito nesta estrada estava intenso, às vezes eu precisava parar em subidas para dar passagem a outros veículos, e toda vez que arrancava novamente, notava a luz do controle de tração acendendo no painel, aviso de que o sistema estava fazendo o trabalho necessário para que o veículo não derrapasse em meio aquele monte de terra. O Transit é o veículo que conta com mais itens de segurança em sua categoria.

Ford Transit

Eu não queria tomar todo o tempo do vendedor que me acompanhava, portanto resolvi retornar a concessionária para me despedir do Transit, pelo menos na posição de motorista, pois ainda faltava a seção de fotos exclusivas, as quais vocês estão visualizando ao longo deste texto.

Ford Transit

Na semana que vem irei postar um novo artigo sobre os detalhes técnicos do Ford Transit, além de novas fotos. Não percam!!

Para finalizar este artigo, aí vai uma sugestão. Outros quatro blogueiros reconhecidos na área automotiva e mais dois ganhadores da promoção que rolou no Twitter entre os dias 06 e 12 de maio, terão a oportunidade de fazer um test-drive e conhecer a fábrica da Ford. Caso tenham gostado da minha experiência com o Transit, não deixem de visitar também:

http://autozine.com.br/
http://sucessonews.com.br/
http://www.velocidade.org/
http://carplace.virgula.uol.com.br/
http://mundoveloz.f1mania.net/

Para quem se interessou pelo Ford Transit, neste mês de maio corra à concessionária mais próxima e conheça o bônus que a Ford preparou para você!

artigo-patrocinado-thumb1

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

62 Responses

  1. Rodrigo Ottoni says:

    Muito bom o material. Acredito que quem tinha alguma dúvida agora vai querer testar o carro também.

    Eu nunca tinha ouvido falar de uma van de tanto luxo. Meu amigo que anda de motocros usa uma que mais parece um pau para ir paras corridas.

  2. Victor BM says:

    Show de bola, realmente parece ser um furgão bem completo.

    Uma dúvida, o é aquele “buraco” horizontal (como se fosse uma entrada de cd) ao lado do botão do desembaçador?

  3. Victor, aquele “buraco” serve para colocar cartões de visita.

  4. Alexandre Pinho says:

    Pensei que fosse o drive de disquete! uhahuauahhuahuahauuh

  5. Beatriz says:

    Gostei muito dessa van. Já dependi de transporte “escolar” e confesso que era desconfortável, batia demais, sem a/c e etc.

  6. Johnnie Walker says:

    Quanto custa uma van dessas?

  7. ALAN says:

    Quanto custa uma van dessas?[2]

  8. Alexandre Pinho says:

    Se não me falha a memória a cargo ou sei lá como se chama custa a partir de 83 e a de pax 103 mil.

  9. Victor BM says:

    Legal ter um lugarzinho pra colocar os cartões, bem bolado… Ponto pra Ford!

  10. Elton says:

    Eu pilotei este ford e fiquei encantado. A minha escolha já esta feita.

  11. Marcílio Coelho Muniz says:

    Quanto custa uma ford transit, van???Procurei e não achei o preço!!!Grato!!

  12. elcio gomes da silva says:

    boa noite eu tenho uma van escolar eu gostaria de saber quantos lugares sao , quais as cores que tem disponivel quanto custa .

  13. Rômulo Pisa-Ford/BH 31 3119-0000 says:

    Olá a todos.
    Os prós e contras todos os carros possuem, mas prova do sucesso e benefícios desse veículo é seu prestígio no mercado europeu, onde lá ela concorre com gerações que não conhecemos em nosso mercado, como a MB 315, VW Crafter e Ducato Européia, e tendo liderança. Mas as dúvidas ainda persistem e somente observando o veículo na vida pratica é que se pode ter certeza, por isso questione quem possua, e uma dica que lhes dou, os veículos que estão rodando em mineradoras estão sendo bem aceitos e aprovados, num terreno cruel para qualquer veículo elas estão agüentando o tranco, e em qualquer concessionário pode-se conseguir a lista de manutenção, onde haverá uma grande surpresa nos valores de revisão como peças de manutenção.

  14. Rômulo Pisa-Ford/BH 31 3119-0000 says:

    No momento não disponibilizamos de outras versões para a Van-Bus Ford Transit, contudo esta tem um dos melhores espaços internos do mercado, além de ter em seu nicho de itens de série Air Bag motorista, ABS, ASR, HLA, ar condicionado Bi-zone, Cinto de três pontos para todos os ocupantes, além de CD Player com comando satélite na coluna de direção, direção hidráulica e trio elétrico. Os valores hoje se iniciam em R$ 89.900,00 para pintura sólida, maiores detalhes estarei pronto para responder.

  15. Rômulo Pisa-Ford/BH 31 3119-0000 says:

    Outro detalhe a ser ressaltado, mesmo havendo número menor de passageiros da categoria, o veículo veio a elucidar a segurança e conforto, mas como existe uma demanda por número maior de lugares, estamos disponibilizando Van’s com acréscimos de bancos, tendo em seu bojo de versões, a personalização tanto em acentos reclináveis em tecido ou couro, como 13 passageiros + motorista ou 15 passageiros + motorista, alcançando até possibilidade de porta malas interno com implementação de vão embaixo da última bancada.

  16. Ricardo says:

    Olá,
    Pretendo comprar um furgão curto tipo 7m³, 7,5M³ e estou em dúvidas por qual modelo optar.
    Vi todos os modelos do mercado nacional gostei muito do Ford Transit. Também gostei da robustez do Mercedes Sprinter apesar de ser mais simples no acabamento e opcionais em comparação ao Ford Transit.
    Minhas dúvidas quanto ao Ford Transit são as peças de reposição (ficar com o veículo parado sem peças), durabilidade, e ouvi dizer que este veículo têm problemas sério de torção do monobloco. Vcs já viram algum tipo de comentário sobre esse problema? Pretendo ficar com o veículo por um bom tempo.
    Tenho medo que depois de alguns anos a Ford Brasil deixe de importar ou fabricar esse modelo no Brasil e eu fique com um Grande Mico.
    Fora isso me parece um ótimo veículo.
    Grande abraço.

    Ricardo

  17. Gilson Bagatin says:

    Desde 1997 sempre utilizamos em nosso trabalho Mercedes Sprinter, atualmente o modelo 313,começamos a utilizar Ford Transit e já notamos a diferença,a Ford Transit não tem a mesma força, perde muita potência, e com a mesma carga que puxamos na Sprinter, resumindo, com carga Sprinter é muito mais agil,principalmente nas subidas e ultrapassagens, correto seria testar o carro com carga.

  18. Cristiano de lima says:

    o carro berra o motor com 90.000km

  19. Robison Alexandre says:

    Quando fizemos o teste drive realmente nao tinha nem comparacao com os outros caminhoes da categoria ,mais agora nosso motor esta com 67000km e ja abriu o bico com super aquecimento e ate o radiador de oleo estorou ,antes pra comecar nem encontramos os pneus compatativeis com os originais de fabrica ,a gente leva na revenda eles nunca sabem nos dizer o que realmente esta acontecendo uma vergonha !!!!!

  20. Douglas Ortegosa says:

    Olá a tds, estou pensando em comprar a Transit para rodar como Escolar…mais vendo algumas opiniões aqui postadas( Robison,Cristiano,Gilson,Ricardo)…Começo a ficar com um `Pé atras”. Vcs Poderiam dar mais detalhes dos “CONTRAS” da Transit.
    obrigado!

  21. Artur Q Vargas says:

    Ola a todos… a Ford Transit veio pra ficar. e de uma coisa podem ter certeza.esse é realmente um exelente veículo. em todas as marcas existem os comentarios bons e os ruins.. estou me deparando agora com os primeiros comentarios ruins que vi da Ford Transit. o melhor comentario seria de quem tem a mesma.é claro que o disponibilidade de peças e manutenção depende muito do distribuidor. na cidade onde vivo. temos a eleita melhor conceciona de pesados do brasil. e as muitas informações que tenho, é que Esse veículo é exelente. e temos tambem hoje no estado do Paraná, uma concecionária só de Transit. deveriamos pedir a opinião desse pessoal que moram nessas regiões.
    Acredito que esses comentários são Equivocados. Vamos conhecer melhor o Produto.

  22. wagner says:

    qual o valor da transit e se parcela o valor total dela

  23. Guilherme says:

    Fiz o test drive no carro essa semana , pelo amor , buraco pra cartões de visita ?????

    O orificio reto é uma impressora do tacógrafo integrado !!!!

  24. gelson garrido says:

    estou para comprar uma transit só q estou em duvida entre ela e a iveco oq vcs acham, qual a melhor para entrega de produtos perecíveis no transito de são paulo

  25. FLAVIO CIOFFI JUNIOR says:

    Gostaria de saber como se comporta o ar-condicionado da Transit. Eu resido em Rondônia, onde a temperatura média está acima dos 30 gráus. Alguém sabe me dizer se o sistema refrigera adequadamente?

    • Giovani says:

      Olá Flavio,
      Eu resido no Pará onde a temperatura chega em média a 38 graus facinho, possuo uma transit para trabalhar com transporte escolar e estou satisfeito, pretendo adiquirir outra.
      è um excelente carro conforto para os alunos o ar dar conta do recado!

  26. bm dia eu quero saber se o transit é bm para dirigir em ruas calçadas em cidade histórica e se a suspenção é própria p/ esse tipo de terreno desde já grato !

  27. Marcelo B. Vieira says:

    Comprei uma Van Ford Transit em 2010,modelo 2009,na DIVEM caminhões em Juiz de Fora MG.Ela apresentou problemas no motor.Sua emissão de fumaça que era para ser até 5% esta com 35%.Fiz reclamação na empresa , e eles vem me enrrolando há 2 anos,primeiro me ofereceram a troca do motor depois de 1 ano e tanto,e finalmente propuseram que eu trocasse o carro por uma nova,e me dariam um desconto na compra.Mudaram a gerente e agora o novato me falou que não tem nada com isto,e que não pode fazer nada por mim.Agora fica o jogo de empurra a ford alega que o prolblema é com a concessionária.Cuidado vcs que pensam em comprar este carro.

  28. patrick says:

    Guilherme, da uma olhada no manual primeiro, esse orificio é para cartão de visitas sim, sugestão entrem no site da ford caminhoes e verifiquem a quantidade de itens tecnologicos disponiveis na Transit que nenhum outra van tem…..

  29. EDER CARLOS PIVETA says:

    PESSOAL CUIDADO!!!!

    A POLITICA DE ALGUNS VENDEDORES DIZENDO QUE A FORD TRANSIT DA 01 (UM) ANO DE GARANTIA E SE TODAS AS REVISÕES FOREM FEITAS NA FORD A MESMA DARA MAIS UM ANO (OU SEJA 02 ANOS) DE GARANTIA NÃO PROCEDE!!! ESTOU COM GRANDE PROBLEMA REFERENTE A ISSO, MINHA TRANSIT TEM APEAS 65.000 KM E DEU PROBLEMA NO BICO INJETOR, NINGUEM COBRIU NA GARANTIA E O CARRO ESTA PARADO NA CONCESSIONÁRIA A 21 DIAS, ME COBRARAM O ABSURDO DE R$: 9.900,00 REAIS PELOS BICOS NOVOS, FORA O PREJUIZO E IMENSA DOR DE CABEÇA, JÁ LIGUEI NA DIRETORIA, 0800, OUVIDORIA, GERENCIA E NINGUEM RESOLVEU O PROBLEMA ATÉ HOJE!!!!!!!!!!!!!!

    • Kennedy says:

      O maior problemas em bico são os posto Diesel de má qualidade ñ o carro neguin so abastece no posto mais barato sem bandeira. ñ sei se foi o seu caso amigo mas é o mais comum,

  30. Edson says:

    Gostaria de saber de pessoas que ja tem Transit com Km acima de 120000 como ela esta se comportando e se ja teve problemas

    • Kennedy says:

      a minha fecha 200000km este mes e so peia e óleo em dia mas nada so uso óleo 5w 30w original R$ 33,00 o litro filtro nada de paralelo sempre troco tudo.

      • Luizão says:

        A minha tem manutenção em dia,sempre com oleos originais Ford,abriu o bico com 133 000 km,tá lá com a Boca aberta e peças só por deus,loja nenhuma tem,só na ford e lá tiram o couro da gente sem dó.

  31. Valdemir says:

    Gente não compre ford transit o carro e um lixo. tenho uma 2010/ 2011 . já deu defeito na embreagem 6 vezes; todas as vez q troquei coloquei peças originais . deu defeito no volante do motor o volante custa $3.300 teve vários vazamento no motor , no bico . e atualmente preciso da buchas da bandeja e a ford não tem a peças.
    estou indignado

  32. ESTOU COM UMA TRANSIT A DOIS ANOS,JA TROQUEI TENSOR CORREIA,CORREIA 2X,DIFERENCIAL R$5.000,00,VOLANTE DO VIRA BREQUIM,ROLAMENTO DIANTEIRO 2X,AMORTECEDOR 2X,OS 4 DISCO DE FREIO 2X,PASTILHAS PERDIR AS COMTAS,BOMBA HIDRAULICA DA EMBREAGEM.COLAR HIDRAULICO DO CAMBIO.E A GORA ESTA COM 4 BICOS COM PROBLEMA VALOR R$6.800,00 FOI TROCADO E O CARRO ESTA COM FALHAMENTO E FUMACANDO BASTANTE COBARULHO NO CAMBIO,ALGUEM TEM COMO DAR ALGUMA DICA POR ESTA FALHANDO E FUMACANDO BASTANTE?

    • Kennedy says:

      Bom dia, a minha ja esta com quase 200000km e nada foi feito so coloco PNEU que gasta de mais desde quando foi comprada vc usa óleo original 5w 30w motocraf recomendo? as pastilhas são originais? o posto que abastece tem bandeira ou vc escolhe so os mais barartos? caixa de macha trocou o óleo com 60000 km? Diferencial trocou o óleo? todo veiculo tem que ter plano de manutenção se não ele se tora no meio vjo essa seu relato muito estranho.

  33. Edezio Filho says:

    Fazem 2 meses que pesquiso e vejo que a Ford Transit é um ótimo carro, porem todo o carro tem durabilidades de peças mediante o uso do veiculo ou até mesmo o condutor, vejo também que existem regiões em nosso pais que tem dificuldades com algumas concessionarias como existem com Renault, Mercedes, Ford, Fiat etc. Antes de fazemos comentários seria preciso ter conhecimento mais aprofundado não só de um carro que por ventura veio com defeito de fabrica, seria viável ver a opinião do seu vizinha ou colega de trabalho para que nos não passemos informações erradas para os leitores do site. Posso afirma que a Ford Transit é um ótimo carro, se é o melhor eu não sei, mas que veio para ficar eu tenho certeza.

  34. Joaquim says:

    Já vendi varias unidades de todos os modelos para prefeituras e nunca tive reclamação sobre a qualidade dos veículos. A forma de conduzir e o combustível interferem muito na durabilidade. No final do ano a nova geração vem ai. Aguardem

  35. severino bernardo dos santos says:

    tenho uma ford transit 20011 com 30000 km a van não me causa dor de cabeça alguma seu único defeito na minha opinião e não ter os bancos reclináveis mas pretendo o mais rápido possível colocar uma bancada reclinável. lembro que carro quer dono não precisa dizer mais nada uma coisa e você dirigir sua van outra e colocar nas mãos de outras pessoas.

  36. Kennedy says:

    Bom dia! Tenho uma Transit Chaci faturada em 08-09-2010 e hj c0m 199654 km e muita chibata ja fui de Fortaleza a Palmas TO sem para dando pressão e voltei em seguida com 2850Kg de carga, logicamente carregada com este excesso tive q vir so de 80 mas sem parar este trajeto faço a cada 20 dias e ela se manter estável so tenho problemas com PNEUS mas não tive problemas muito resistente e chego a fazer 8,8 kml de Diesel.
    sem contar que uma vez errei uma contagem de sacos quando cai na real estava com 150 sacos de 25kg de sal num total de 3750 kg e no fim da viajem de 223km foi q percebi a besteira que fiz mas o carro não se acovardou em nem um momento.
    Um carro desse se for cuidado sem excessos imagina a vida útil que proporcionara aos proprietário.

    Esta testada sem duvidas uma boa compra.

  37. Reginaldo says:

    Prezados: Todo e qualquer carro tem seus prós e contras, porém está mais do que provado (só não enxerga quem não quer) que o motorista e/ou proprietário do veículo é o principal responsável pela vida útil do mesmo, pois se cuidar do carro com a devida atenção e seguir as recomendações do fabricante vai assegurar vida longa para o bem que possui.

  38. fabio catai says:

    Vcs sabiam que esta transit com motor Duratorq Turbo diesel 2.4L TDCI; dianteiro, transversal, 2.4 litros, 4 cilindros em linha, comando de válvulas tubulares, nao pode errar nenhum tipo de marcha que a fabrica nao garante mais o motor nem que esteja com 40.000 km. alguem ja teve este problema????????

  39. Edimilson R Torres says:

    Boa noite, eu comprei uma Ford Transit ano 2013, com um mês de uso, o carro mostrou um problema, soltou o mangote da turbina e não pegou mais, ela passou 9 dias na concessionária, depois disso com um mês ela mostrou problema de novo, sendo agora no motor, passando óleo para o radiador e jogando para fora, passando lá 1 mês e 3 dias, fizeram a troca do cabeçote, e informaram que estava empenado com 30 milímetros, 4 meses depois o carro mostrou o mesmo problema, os mecânicos desmontaram o motor, e até agora não obtive nenhuma resposta, o carro continua na concessionária com o motor desmontado.

  40. Edimilson R Torres says:

    Boa noite, eu comprei uma Ford Transit ano 2013, com um mês de uso, o carro mostrou um problema, soltou o mangote da turbina e não pegou mais, ela passou 9 dias na concessionária, depois disso com um mês ela mostrou problema de novo, sendo agora no motor, passando óleo para o radiador e jogando para fora, passando lá 1 mês e 3 dias, fizeram a troca do cabeçote, e informaram que estava empenado com 30 milímetros, 4 meses depois o carro mostrou o mesmo problema, os mecânicos desmontaram o motor, e até agora não obtive nenhuma resposta, o carro continua na concessionária com o motor desmontado.
    na DIVEPE CARUARU PE

  41. Ramos Delgado says:

    Pessoal preciso de ajuda/orientações:
    Temos uma Transit 350 2009/09 16Lugares.. Esse carro tem 80milKm e tem apresentado falhas no funcionamento.. Quando em movimento ela perde a força do motor permanecendo na lenta . Quando passou o rastreador acusou erro P068A..alguém sabe o que significa???

  42. marcelo lima says:

    Ramos Delgado, verefique o sensor do friltro de ar .

  43. david says:

    tenho uma transit 2010 c/200000km com poblema na fechadura do salao, alguem sabe onde encontro mais proximo de juiz de fora MG, POIS NOSSA AUTORIZADA FECHOU GRATO.

  44. Motoragro says:

    Olá , gostaria de saber porque o coletor da admissão suja com picomã que vem da válvula de alivio da turbina do motor Ford 4 cc Transit 2.4?

  45. bruno says:

    ola, tenho uma de passageiro 2011, a van é um otimo carro, so q estou com problemas no motor do volante e esta apenas com 120.000km rodado.
    queria saber se mais alguem que possui o veiculo tbm esta com esse problema ou s ja passou por esse problema?

  46. oi amigo gostaria de saber se algun de vcs ja tivero pobrema com aquecimento com esta ven transit

  47. Celso Arruda says:

    A Ford não é confiável é uma marca mercenária trouxe para o Brasil um veículo que a km máxima de vida do motor é 100.000 km . É tão ruim que não voltará mais A propina Ford não acredita nela nem eu por favor não compre nem um veículo Ford leve ou pesado ! Ligue para mim CELSO fone 081995025156 saiba da verdade que a Ford nunca diria a você….

  48. DAVI BARBOSA says:

    OLA GALERA , HOJE MINHA TRANSIT TEM 280.000KM , TIVE UM PROBLEMA, COM O VOLANTE DO MOTOR , FIQUEI SURPRESO, VALOR ;5,000, MAS FOI O UNICO PROBLEMA GRAVE AT.

  49. Carlos says:

    Eu trabalho com uma ford transit 2013 ela é uma máquina só não tem entrada usb por que não sei mais o resto ela é top

  50. Edson says:

    Edson.
    entrei nessa tambem o unico problema e que a Ford deixou nos na mão hoje preciso fazer o motor da trasint e não tem peças que descaso se alquem tiver essa peça meliga descrição 6c1q6a273bb fon 015997910756

  51. jose batista says:

    temos uma frota de van ford spliter…… mas estamos com grandes problemas de perda de força em todas elas. como resolvo esse problema.

  52. Paulo says:

    bOM dIA!!!!!!!!!!!! Essa ford transit 2010 e 2011 são os carros. Trabalho no corpo de bombeiros e nunca vi um carro com durabilidade tão grande. o carro é um bruto, só perde para a F250. Estamos a 5 e 5 anos com elas ativas e sofrendo com troca constante de motoristas, e terrenos severos. O carro é bom demais, mas vamos aos contras
    1 a pos venda Ford é uma merda, pelo menos aqui, só mechanico ruim
    2 Deu alguns defeitos, mas foi 100% garantia ford
    3 Agora com seis anos e 5 fiz a manutenção nas duas, preventiva é claro, as duas de 4 amortecedores, 2 estavam estourados, embreagem das duas, volante embreagem das duas, um azulou e outro abriu folga e faz barulho, retentor de cubo traseiro, buchas bandejas DT, correia motor, caixa de direção de uma. Elas estão com 97.560 e outra com 117.000 KM rodados. Um defeito que deu nas duas após esta manutenção é que um amortecedor DT de cada uma delas entortou, deixando a roda fora da cambagem. As duas voltaram a oficiana e após brigas e brigas o amortecedor voltou pra fabriga para ver garantia, não rodaram 50 km com os amortecedores novos e deu BO

  53. Se comprar, vai passar raiva, como eu passei, nunca tem peça e quando tem e mais caro que a própria van. Ridículo isso, fazem o que quer no Brasil.

  54. Alisson says:

    Qual o km ideal para troca d óleo do motor e qual tipo d óleo usar?Qual a quilometragem d troca d óleo diferencial é caixa?

  55. julio says:

    nao compre transit no Brasil fomos enganados com esse carro aqui a ford nao dar nenhum parecer em falta de pecas

  1. 07/06/2009

    […] visto que, geralmente, um veículo feito para o trabalho não é focado no … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *