Ferrari 458 Italia


Iniciamos a cobertura do Salão do Automóvel mostrando a Ferrari 599 GTO, a mais potente da história da Ferrari. Hoje chegou a vez de outro carro da marca do cavalo rampante, a polêmica Ferrari 458 Italia.

Este é o mais recente carro da marca a chegar no Brasil, foi lançada em Abril deste ano e nós estivemos presentes no lançamento (clique aqui para ver a matéria). Portanto, este carro não chega a ser um lançamento para nós, até mesmo porque ele já apareceu por aqui antes em outras ocasiões. Mas é uma Ferrari, e como citei acima, uma Ferrari polêmica.

Logo após seu lançamento mundial, houveram alguns casos isolados de incêndio no veículo quando em uso. Após uma investigação por parte da Ferrari, constatou-se que o que causava o incêndio era a cola de um adesivo, que superaquecia e acabava pegando fogo. Mais de mil unidades da 458 Italia ao redor do mundo tiveram de passar por um recall para resolver o problema. Aparentemente o problema havia sido resolvido com sucesso, até que na semana passada, mais uma unidade da Ferrari 458 Italia pegou fogo, mais especificamente no Rodoanel em São Paulo. Só Deus sabe como será o desfecho deste pesadelo para a Ferrari…

Apesar da fama pirotécnica do modelo, a Ferrari 458 Italia foi considerada pela imprensa especializada como uma das melhores Ferrari já fabricadas até hoje. Ela veio para substituir a Ferrari 430 e evoluiu nos mais diferentes aspectos.

O motor V8 agora possui 4.5 litros e gera 570 cv de potência, fazendo com que a 458 Italia chegue aos 100 km/h em apenas 3.4 segundos e alcançe os 325 km/h. Boa parte destes dotes se devem as tecnologias derivadas da Fórmula 1 que foram empregadas no veículo e a grande capacidade aerodinâmica do mesmo. Aos 200 km/h o modelo é capaz de gerar um downforce de 140 kg.

Um fato curioso sobre a Ferrari 458 Italia: É a primeira Ferrari da história que não oferece câmbio manual, nem mesmo como opcional. Apenas o câmbio automático sequencial de 7 velocidades com dupla embreagem está disponível. Este câmbio possibilita uma troca de marcha em menos de 50 milisegundos, algo impossível de ser feito com câmbio manual.


CLIQUE AQUI PARA VER A FICHA TÉCNICA COMPLETA DESTE VEÍCULOArquivo PDF


Fotos: Fernando Marques


Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

13 Responses

  1. Júnior says:

    já queimou uma em sao paulo ne… =/ mas muito boas as fotos! parabens!

  2. Felipe Azevedo says:

    Excelentes fotos Guilherme. Para mim é a melhor Ferrari já fabricada até hoje, na verdade, é difícil dizer isso diante da 599 GTO (carro que nem precisa de comentários), mas, com certeza, é a Ferrari com o melhor custo benefício.

    Ao meu ver, esse terrível problema de incêndio que tem ocorrido não ofusca o brilho desse carro, agora, os novos modelos e os que foram realizados recall, não devem estar apresentando mais esse problema.

    Essa configuração para mim é perfeita, vermelha com interior preto (apesar de eu ter uma quedinha pela preta também), falando nisso, a poucos dias encontrei um vídeo de uma Ferrari idêntica a essa em ação, nas mesma configuração (cores) e novíssima, estalando de nova, andando com uma Lamborghini Gallardo LP 560-4, vídeo espetacular, o som desses dois carros não podem ser descritos de forma alguma!

    Vídeo bem atual, 26 de outubro:
    http://www.youtube.com/watch?v=kyF9a2ZZGcQ

  3. Felipe Azevedo says:

    Opa, desculpem-me, as fotos são do Fernando Marques, parabéns aí cara.

  4. Felipe Azevedo says:

    Hmm, complicado. Queimar (literalmente) o filme de um carro espetacular como nós sabemos que este carro é, é uma pena.

    No vídeo do youtube, alguns falaram que o carro tinha passado pelo recall mesmo, mas também falaram que eram fakes as fotos… nunca se sabe; mas vindo essa informação de você, eu acredito e apenas lamento, porque é duro de acreditar que um carro que passa por um recall gravíssimo e ainda apresenta esse problema imperdoável, só podemos lamentar. E não se trata de um carro qualquer ou um problema qualquer!!!

    Pensem na situação do proprietário (aliás, ex-proprietário): Você compra uma carro caríssimo (Ferrai de 1,5 mi de reais), com muito gosto, e aparecem essas notícias, talvez ele até tenha deixado de andar no carro por alguns dias, faz o recall e o problema que era para ser corrigido aparece, inacreditável.

    Aí, depois se o cliente compra uma Gallardo e passa lá na Via Italia (mesmo que não tenha sido comprada lá, ela é a representante) para dar um “alô”, não vão poder dizer nada, nada mesmo!

  5. Lucas Brunckhorst says:

    Realmente é uma pena estar acontecendo isso. Tomara que eles consigam concertar logo!

    Quanto às fotos, ótimas como sempre. Essa Ferrari está entre minhas preferidas com certeza!

    Guilherme, uma pergunta:
    Para poder tirar fotos do carro aberto, de perto e de dentro, você têm que ter uma identificação ou algo do gênero?

    Abraços a todos!

    • Lucas, tem que estar credenciado como imprensa, e mesmo assim a assessoria de imprensa de cada montadora ainda tem que dar um OK para que você entre no estande, fotografe por dentro, enfim, faça o que quiser…

  6. Sou suspeito pra falar mas não consigo critica-la, acho ela sensacional!
    Sem dúvida uma das melhores Ferraris que se conhece hoje, e mesmo com todo esses problemas dos incendios e tudo mais, não mudaria a minha escolha ao chegar no estande da Ferrari ai no salão haha

    Curti demais as fotos como sempre né? 😀

    Abraço

  7. Eduardo Fonseca says:

    ótimas fotos…….carro maravilhoso….mas ela tem um probleminha muito sério….ela pega fogo….rs

    já fiquei sabendo de pelo menos umas 5 ou 6 que pegaram fogo pelo superaquecimento e falhas no isolamento térmico, e podem acreditar uma delas aconteceu aqui em SP, no final de semana do Salão do Automóvel:

    http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI186574-10142,00-FERRARI+ITALIA+PEGA+FOGO+EM+SAO+PAULO.html

    cruel hein!!!

  8. Angelo says:

    Me chame de louco se quiser, mas pra mim a pininfarina errou FEIO com aquele escapamento triplo.

  9. ferrari e ferrari com todos os problemas de incendio, ela continua no topo, pergunto os proprietarios dessas maquinas que pegaram fogo foram indenizados , como ficou,problema,nao

  1. 11/11/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Pedro Garcez, No Trânsito. No Trânsito said: Ferrari 458 Italia com fotos exclusivas – #salaodoautomovel – http://bit.ly/bpsT1u […]

  2. 21/06/2011

    […] Gostou deste artigo? Compartilhe! As Ferraris estavam sumidas aqui no site e para que nossos amigos apaixonados pela marca não fiquem desapontados, aqui vão algumas fotos de uma 458 Italia que eu tirei em São Paulo. Para quem não se recorda ou conhece o site há pouco tempo, durante o Salão Internacional do Automóvel no ano passado, eu fiz uma matéria bem legal do carro com ficha técnica e trinta e três fotos detalhadas do modelo. Para re-ver a matéria, clique aqui. […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *