Fácil, extremamente fácil


O que tem de mal um jovem alemão passeando em um parque tranquilamente em uma tarde de domingo ensolarada na Austrália? Quer saber? Pergunte aos seus adversários.

Asas e pneus

A tão aguardada temporada 2011 da Fórmula 1 começou quase que do mesmo jeito que terminou ano passado. E isso já dava pra se ter idéia logo que os carros foram para a pista na sexta-feira de treinos livres. No sábado, quando a coisa foi pra valer, com direito a pneus coloridos (veja o quadro abaixo) e asas móveis, poucas surpresas. A maior delas foi o desempenho ruim de ambos os carros da Ferrari. Alonso foi mal e Massa foi sofrível na primeira parte do treino, o que já mostrava que os resultados da pré-temporada estavam um pouco diferentes.

Compostos Pirelli para a temporada de 2011

Compostos Pirelli para a temporada de 2011

E com tantos estreantes na pista, foi justamente o piloto mais experiente do grid que cometeu um erro de principiante. Barrichello, que tinha feito um ótimo treino na sexta e vinha animado para o final de semana, errou uma das freadas do circuito de Albert Park e deixou o treino prematuramente, atolado na brita. E seu novo companheiro de Williams, Pastor Maldonado, já começou a deixar o presidente Chavez preocupado, ficando lá para trás no grid. A Sauber se garantiu no Q3 com Kobayashi, assim como a Lotus Renault com Petrov e a Toro Rosso com Buemi, surpreendendo favoritos como Schumacher, que foi apenas o 11º colocado na classificação.

Um Q3 de pneus macios e de praticamente apenas uma volta lançada para cada piloto, como fizeram as Ferrari, mostrou que Felipe Massa vai precisar de mais banhos de sal grosso e que a tática da mesma cueca no sábado e domingo deve ser repensada. Um erro grosseiro na saída dos boxes para a volta de aquecimento de pneus culminou em uma rodada e o adeus pela luta das primeiras filas, deixando o brasileiro apenas em oitavo lugar,a frente apenas de Kobayashi da Sauber e Buemi da Toro Rosso.

Mas a primeira fila não teve a dobradinha rubro-taurina como se esperava. O “intrometido” entre eles foi Lewis Hamilton e logo atrás de Webber estava Button, mostrando que a McLaren fez mudanças a tempo para alinhar seus carros prateados em melhores posições no grid. Alonso foi apenas o quinto. Petrov, “amigo” de Alonso, fazia companhia ao espanhol na terceira fila. Rosberg salvou a honra da Mercedes. Só faltava o apagar das luzes vermelhas.

Pilotos fazem 1 minuto de silêncio em homenagem as tragédias recentes no Japão

Pilotos fazem 1 minuto de silêncio em homenagem as tragédias recentes no Japão

Liberado para passear

Quando isso aconteceu, Vettel saiu para o seu passeio enquanto os outros brigavam por um lugar na primeira curva. Alonso escolheu o lado de fora e Button espremeu o espanhol fazendo-o perder várias posições. Petrov assumiu o quarto lugar e Massa pulou para quinto. Lá atrás, Barrichello deu uma escapada mas conseguiu voltar, e o mesmo aconteceu com Alguerssuari e Schumacher, que se tocaram. Até aí, tudo normal para um circuito de rua. Anormal foi Vettel abrir 2,5 segundos, em uma volta apenas, para o segundo colocado Hamilton. E não era porque a McLaren estava com pouco rendimento não. Massa que o diga. O brasileiro teve enorme trabalho para segurar um Button alucinado. Depois de diversas tentativas de tirar o fôlego de Button e bem defendidas por Massa, o inglês se viu obrigado a cortar caminho para evitar um acidente, o que lhe custou a penalidade de um drive-thru. Mas a manobra de Button fez com que Massa perdesse posição também para Alonso.

Vettel abrindo o pelotão

Vettel abrindo o pelotão

Vettel estabilizou a diferença para Hamilton em 3,5s, mas depois de 10 voltas, já era nítido o desgaste de pneus de alguns carros. E, enquanto Hamilton começava a diminuir a distância para Vettel, Webber já fazia a troca de pneus, colocando o composto mais duro. Assim como no ano passado, vale a regra de usar ao menos dois compostos diferentes durante o GP.

Começou então o festival de troca de pneus. Na vez de Vettel, o atual campeão voltou logo atrás de Button (que ainda não tinha realizado o drive-thru) e simplesmente engoliu o inglês usando toda a pista e mais um pouco em uma seqüencia de curvas. Button deve ter se arrependido de não ter pago o drive-thru antes.

De repente, aparece o nosso Sergio “Ligeirinho” Perez em sétimo lugar, e sempre a frente de Kobayashi na corrida. Tudo bem que tinha gente que precisava fazer a troca de pneus, mas Perez ultrapassou adversários e fez uma corrida sem erros e foi, para mim, o melhor dos estreantes. Estrante, aliás, é sinônimo de inexperiência, certo? Pois é, mas não é que Barrichello errou de novo? O brasileiro fazia excelente corrida de recuperação, mas ao chegar em Rosberg na luta pelo oitavo lugar, Barrichello forçou demais a ultrapassagem e acabou acertando a lateral do carro prateado do alemão, o que acabou forçando o abandono prematuro de Nico. Na mesma volta, Schumacher também abandonou por problemas mecânicos. Barrichello ainda levou um drive-thru pela desastrada manobra, mas atribuiu a culpa ao desgaste dos pneus.

E o Petrov, hein? Apareceu em terceiro depois que Webber entrou para mais uma parada para troca de pneus. Atrás dele, o “amigo do peito” Alonso, que deve ter pensado nos momentos prazerosos das mil e uma noites de Abu-Dahbi 2010 com o russo. Alonso resolveu abdicar da luta e fazer mais uma troca de pneus. Petrov se segurou firme até o final. E podia ter ido mais longe quando Hamilton saiu da pista e danificou bastante o assoalho do McLaren, mas ambos se seguraram no pódium junto de Vettel.

Petrov chega em terceiro e garante seu lugar no pódio

Petrov chega em terceiro e garante seu lugar no pódio

Deu tempo ainda para Alonso ganhar a posição de Webber nos boxes. Explico: Webber fez a terceira troca e, quando voltou para a pista, cometeu um erro que lhe custou segundos preciosos para que quando Alonso também fizesse sua terceira parada conseguisse voltar a frente do australiano. Webber ainda tentou recuperar a posição mas, como a Red Bull optou por não usar o KERS durante a corrida, não deu para o corredor da casa melhorar a posição.

Outro que também caiu no final foi Massa, que desta vez perdeu o duelo com Button de maneira lícita. Perez também passou o brasileiro que só conseguiu recuperar a posição perdida para Buemi nas voltas finais, marcando inclusive a melhor volta da prova. Terminaria na nona posição mas, ao final da prova, os dois carros da Sauber foram desclassificados por irregularidades no design da asa traseira, mas nada a ver com a mobilidade e com o dimensional das mesmas.

A dupla da McLaren

A dupla da McLaren

Você já viu este filme?

Uma prova de rua sem safety-car, sem acidentes fortes e até sem muitas emoções. Foi assim que a Fórmula 1 conheceu a sua nova cara de 2011. Os pneus Pirelli realmente desgastam mais e deixam os carros mais instáveis, mas nada tão desastroso e preocupante como se mostravam os testes. Já a utilização da asa móvel é interessante, mas não demonstrou a eficiência necessária para viabilizar mais ultrapassagens. De qualquer forma, ainda é cedo para julgar o dispositivo, principalmente em um circuito de rua e que permitia apenas a reta dos boxes como trecho a ser usado na corrida.

A surpresa positiva de Petrov, primeiro russo a subir no pódium de uma corrida de Fórmula 1, contratou muito com a fraca atuação de Heidfeld. O alemão contratado para substituir Kubica nem pontuou e foi o final de semana inteiro superado por Petrov. Assim como Heidfeld, Button, Massa, e principalmente Webber, saíram da Austrália com desvantagem para seus companheiros de equipe. Button foi combativo e mostrou que destes é o mais próximo de seu companheiro de equipe. Massa foi inconstante e Webber nem parecia ter um Red Bull nas mãos, talvez ainda sentindo o peso da perda do campeonato de 2010.

Hamilton, Vettel e Petrov comemorando a vitória no GP da Austrália

Hamilton, Vettel e Petrov comemorando a vitória no GP da Austrália


Como previsto também, a Sauber parece que vai dar trabalho mesmo. A jovem dupla Perez-Kobayashi deve trazer bons momentos para o patrão Peter. A Mercedes ainda ficou na incógnita já que ambos abandonaram e não fizeram bons treinos como se previa.

Com ares de déjàvu, o menino Vettel agradece e já pode começar a sonhar com outra taça. Ah Lauro, ainda é muito cedo para isso, podem dizer. Sim, eu concordo que hoje ainda não arriscaria meus poucos proventos nele, mas, é inegável que o título lhe fez bem e, além disso, a Red Bull parece que voltou ainda mais a frente dos adversários. É cedo sim, mas quando o campeão do ano passado começa com uma vitória fácil logo na abertura do mundial, os adversários já coçam a cabeça. Ah, e ele é alemão como outro tal que levou sete canecos. Será que estamos presenciando o começo da reedição do mesmo fenômeno? Por enquanto, só mais um mistério…

Nos vemos na Malásia, no calor que promete judiar dos compostos Pirelli. Até lá.

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

9 Responses

  1. Volney says:

    Esse menino Petrov,promete !

  2. Fernando Marques says:

    Aliás, algum dos apostadores acertou seus palpites para este GP ???

  3. Fernando, o resultado sai na quarta

  4. Pedro says:

    Começou F1 2011..!!! Epa..!!! Ou será 2010 ainda….!!! Estou confuso..!!! Vetel na frente.. Alonso chorando… Massa reclamando do pneu, Barrichelo sem sorte…!!! Estou ancioso por 2011 com novidades!!! (espero que Petrov confirme a boa corrida|!!!)

  5. Alexandre A. Ctba Pr says:

    Belíssimo texto como sempre em Lauro, vi publicado no mesmo dia em que foste postado, mais não tive tempo para apreciar, hoje que me sobrou algum tempo, resolvi ganhar tal sabedoria, vale mesmo a pena ler seus textos, uma viagem que não parece ter fim, é como se toda a corrida fosse traduzida em algumas linhas, Parabéns novamente, continue sempre assim, é lamentável ver poucas pessoas dispostas a apreciar tal texto.

    Grande abraço

  6. Lauro says:

    Obrigado Alexandre!
    Receber um feedback positivo é sempre importante. Que bom que tenha gostado, isso me dá mais segurança para continuar com esta linguagem e este tom. As fotos também tem ajudado muito.
    Você e quem quer que seja, pode também criticar e dizer o que pensa quando não for nada muito positivo.
    Um grande abraço à todos!

  7. Alexandre A. Ctba Pr says:

    Só no aguardo mesmo da pontuação do pessoal quanto ao bolão da F1, uma sugestão, pra não ficar “apressado” demais, seria legal sair o resultado 2 dias antes da próxima corrida, assim deixa a galera com mais “curiosidade”, para aqueles que não se antecipam e fazem seus próprios meios de acompanhar…

    Mais uma coisa, ou dica, é uma pena que a internet distancie as pessoas, se não fosse isso, poderíamos, juntos com toda galera N.T. marcar um F1 2010 PC pra ver a melhor volta da galera uhauhuauah seria no mínimo engraçado.

    Grande abraço

  8. Rafael P. says:

    Realmente, concordo com meu irmão… Belo texto esse…

    Achei legal a sacada de comentar o treino e a corrida no mesmo post!!!

    Discordo um pouco do Massa… Ano passado ele jogou a culpa no aquecimento de pneus, esse ano será o que? O Button não passou ele porque também não é nenhum piloto excepcional… Mais qd chegou a vez do “Dick” Alonso, passou ele sem tomar conhecimento… O Massa já não é mais o mesmo depois do acidente dele em 2009. Infelizmente!

    Uma grata surpresa pra mim foi realmente as duas Sauber, e o Perez. O Perez por ser o melhor estreante na minha opinião tbm, e a Sauber por causa do Tio Peter Sauber, que é um verdadeiro apaixonado pelo esporte… Como dono de equipe que eu mais gosto, só fica atrás do grande Jackie Stewart com seus lindos carros brancos, e do grande Frank Willians. Vida longa aos 3 que realmente são apaixonados pelo esporte e não pela politicagem!!!

    E Lauro, eu acho que Vettel leva esse ano, mas acho que esse ano as equipes não vão demorar tanto tempo como ano passado pra chegar na Red Bull.

    Quanto ao Barrichello, eu como torcedor dele, foi um pouco chato realmente esse final de semana. De todos, ele eu achei que era o que não iria errar… Ele foi grotesco esse final de semana, mais acredito na capacidade dele de superar esse GP e arrebentar no próximo (espero eu rsrsrs)

    Obrigado pela ótima leitura!

    Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *