Missão impossível


Deram um Red Bull na mão do Tom Cruise e o “top-gun” até que se saiu muito bem. Será que acharam o cara que vai parar Vettel? Brincadeiras à parte, essa missão, ao menos em 2011 e em meu ponto de vista, não tem mais como ser revertida.

Heidfeld sai de cena

Depois de algumas semanas de férias, assunto é o que não faltava no paddock chuvoso de Spa-Francorchamps na sexta-feira de treinos para o GP da Bélgica. Um dos assuntos era a comemoração de 20 anos de carreira na Fórmula 1 de Michael Schumacher, que estreou em 1991 exatamente no GP belga, substituindo na ocasião um piloto da casa, Bertrand Gachot que, acreditem, foi preso dias antes por brigar com um policial. Como comemoração, muita festa, um Schumacher empolgado com um capacete folhado a ouro, reluzente, e que iria brilhar também durante a corrida como veremos à seguir.

Como diz a chamada, até Tom Cruise, astro de Hollywood, andou de Red Bull nos Estados Unidos e deixou o ex-piloto da equipe David Coulthard impressionado, não apenas pela sua velocidade, mas também pela consistência que o jovem senhor de quase 50 anos de idade mostrou durante sua experiência com o “brinquedo”. Mas nenhum assunto era maior que a substituição de piloto do carro número 9 da Lotus-Renault. Nick Heidfeld, ao que parece, se esqueceu de colocar o carro no seguro contra incêndio e, depois do incidente da Hungria, acharam uma cláusula em seu contrato para pedirem-lhe gentilmente para que cedesse lugar para Bruno Senna, piloto reserva da equipe. Em princípio, apenas para a corrida belga, depois se especulou até o final da temporada, mas de certo mesmo é que Bruno Senna correrá também, pelo menos, o GP da Itália. Heidfeld entrou com processo contra a Lotus-Renault para tentar voltar, mas eu acho mesmo é que pode pintar uma boquinha para Romain Grosjean, praticamente campeão da GP2 e também um dos reservas da equipe. Vamos ver…

Confesso que não vi o treino, mas soube dos “melhores momentos”. E piores também. Dentre os piores, a idéia da Mercedes de presentear Schumacher com um triciclo. Mandaram o alemão para a pista e, de repente, uma das rodas resolveu se soltar, fazendo com que o carro batesse e o piloto abandonasse o treino prematuramente para largar em último. Como choveu mas parou, a pista secava aos poucos e, com a situação difícil, apareceu o talento e a perspicácia de alguns. Dentre eles, Alguerssuari e Senna. O espanhol conseguiu um excelente sexto lugar com sua Toro Rosso, e o brasileiro, ainda se acostumando com o carro, a asa móvel, o KERS, etc, um fantástico sétimo posto.

Na frente, Vettel, sem piedade. Logo em seguida, Hamilton, mesmo tendo se esfregado em Maldonado no Q2. Webber, aniversariante do sábado, ficou sem o presente da pole, mas pelo menos a Red Bull lhe deu um contrato renovado para 2012. Massa, de novo, ficou à frente de seu companheiro Alonso fechou a segunda fila com Rosberg logo atrás. Alonso foi apenas oitavo. Perez e Petrov completaram a quinta fila. Tenho que citar Button, e vocês vão entender o porquê depois. O inglês ficou apenas com a 13ª posição na largada.

Pista de verdade, corrida de verdade

Faz tempo que eu não via uma primeira curva um pouco mais confusa, com gente se tocando, pedaço de carro voando, enfim, coisas de corrida. Na Bélgica, a La Source é praticamente garantia de aproximação entre os iguais, e não foi diferente desta vez. Webber deu uma “engasopada” feia na hora que as luzes vermelhas se apagaram. Pronto, estava formada a confusão. E justamente os dois protagonistas do treino se deram mal. Bruno Senna acertou Jaime Alguerssuari, tirando o espanhol da prova e causando um verdadeiro caos para quem vinha atrás. Muita gente espalhou, se tocou, e um dos prejudicados foi Button, que caiu ainda mais para o fundo do grid.

Rosberg (esq) foi muito arrojado para escapar da confusão na largada e fechar a primeira volta na frente


Lá na frente, Nico Rosberg aproveitou a situação e faz uma excelente largada pulando para a ponta. Alonso foi outro que largou muito bem e pulou para o quarto lugar. Logo depois, passou por Hamilton e assumiu o terceiro lugar. Senna, nesta altura, já tinha ido para os boxes trocar o bico quebrado e dado adeus à possibilidade de fechar a corrida na zona de pontos. E não era só com Rosberg que a Mercedes se orgulhava. Schumacher já era 13º. A corrida já era quente.

Vettel reassumiu a primeira posição da prova sobre Rosberg e com mais algumas voltas, na quarta para ser mais exato, mesmo giro em que Webber foi para a sua primeira parada nos boxes com Button acompanhando, só que o inglês também aproveitou para trocar o bico do carro, avariado na largada. Neste momento da prova, Massa e Alonso já chegavam em Rosberg, e Hamilton vinha logo atrás tirando terreno. Era notório que Massa tinha mais carro que Rosberg, mas o brasileiro demorou demais para ultrapassar o alemão. Resultado: Alonso tomou a posição de Massa e, na mesma manobra, Hamilton também ultrapassou o brasileiro. Assim como Webber, Vettel também apresentou bolhas nos pneus e foi para os boxes, na mesma hora em que Alonso logo ultrapassou Rosberg e assumui a ponta da corrida. Hamilton também passou pelo alemão na volta seguinte.

E será que ninguém ia se atrever na Eau Rouge? Claro, mas só quem sabe. Alonso volta dos boxes de sua primeira parada e decide ir para cima de Webber na temida Eau Rouge. Os poucos fios de cabelos que separaram as rodas deram a exata dimensão de quem são esses caras que pilotam uma máquina nestas condições.

Webber, Alonso e a Eau Rouge. Só pra quem tem muito sangue frio

Depois das primeiras paradas, Schumacher, Massa e Button apareceram juntos, não só porque os que largaram mais atrás vinham em franca recuperação, como também porque Massa foi um dos mais prejudicados na primeira rodada de paradas. Em contrapartida, Alonso fazia as melhores voltas consecutivamente. Só que circuitos de verdade também dão sustos quando o erro acontece, e quem errou desta vez, ou voltou a errar depois de algum tempo, foi Hamilton. Já não bastasse o pequeno enrosco com Maldonado nos treinos, como dissemos, o inglês vinha trocando de posição com Kobayashi até que, no final da reta após a Eau Rouge, Hamilton não deu espaço para o japonês e os carros se tocaram. Pior para o súdito da Rainha, que bateu de frente no guard-rail e deu uma “apagadinha” de leve, mas sem conseqüências maiores. A maior delas foi mesmo o safety-car e a corrida de todos para a troca de pneus durante a estadia do mesmo na pista.

Hamilton assusta a todos com batida forte e depois disse que não se lembrava direito do que aconteceu

O sol brilhava na volta 17 quando o safety-car resolve deixar a pista para Alonso, Vettel, Weber, Massa, Rosberg e demais pilotos subirem a Eau Rouge a 300km/h. Massa, que tanto havia demorado para ultrapassar Rosberg no começo da prova, viu o alemão lhe mostrar como ele deveria ter feito. E a movimentação causada pelas ultrapassagens continuava. Vettel, por fora, sobre Alonso, foi uma dessas que serviu para mostrar todo o talento do alemão campeão do mundo, que muitos críticos já davam como decadente depois do jejum de vitórias das últimas etapas.

Eu disse no começo que Schumacher estava muito motivado, e para comprovar isso, o heptacampeão vinha já na sétima colocação. Também incrivelmente bem colocado e logo atrás estava de Schumacher estava Button, que queria tirar a cereja do bolo de 20 anos de carreira do alemão de qualquer jeito. Sutil, andando no circuito que a Force India mais gosta, aparecia em sexto, mas não deve ter visto a linda ultrapassagem de Button sobre Schumacher, por fora, sempre com sutileza e elegância. Só que o inglês queria, e podia, mais.

Ainda antes da metade da prova, Button ultrapassa Sutil também por fora e já estava em sexto. Com o excelente rendimento do carro McLaren, Button lembrava outras provas de recuperação e vinha fazendo o dele. Encontrou Massa e Rosberg pelo caminho e não tomou conhecimento. O que se sabia pelo rádio das equipes é que os três primeiros, Vettel, Webber e Alonso, apresentavam bolhas nos pneus, o que enchia Button de esperança e mantinha a Rainha acordada visto que Hamilton já não estava mais no páreo.

Button e Schumacher valeram o ingresso

Os ponteiros foram para mais uma parada. Vettel teve tempo de recuperar a posição sobre Button antes de o inglês optar por mais um pit-stop. Alonso perdeu a segunda posição para Webber faltando sete voltas para o final e viu o sonho do pódium começar a se despedaçar com a aproximação de Button. Pouco mais atrás, na melhor corrida desde que voltou da aposentadoria, Schumacher ultrapassaou o companheiro Rosberg e fechou a prova na quinta posição, dando um presente ao público e a si mesmo nas comemorações do final de semana.

Schumacher teve mais motivos para guardar boas lembranças do circuito belga

E o Button? O papo dele agora era com Alonso e a briga pelo pódium nas últimas voltas poderia causar até um improvável brinde de champanhe para Schumacher. Que nada. Button ultrapassou Alonso, adivinhe por onde? Por fora de novo. E foi assim, comendo pelas beiradas, literalmente, que Button conquistou um lugar no pódium e fechou a corrida de maneira brilhante. Ele mesmo, após o banho de champanhe, admitiu que não fossem os problemas na largada, poderia ter brigado até pela vitória.

Button vai se tornando especialista em corridas difíceis. Nesta, ainda teve de lidar com a falta do retrovisor direito, arrancado na confusão da largada

Sutil foi o sétimo e Massa apenas o oitavo, prejudicado com uma parada extra devido a um furo no pneu dianteiro depois daquele que seria seu último pit-stop. Completando os pontos, Petrov e Maldonado. O venezuelano, aliás, marcou seu primeiro ponto na categoria. Bruno Senna foi apenas o 13º, mas seu saldo no final de semana é positivo para quem praticamente nunca andou em um Fórmula 1 de verdade.

Apesar do domínio da Red Bull de novo neste ano, esta foi apenas a segunda dobradinha da equipe na temporada. Mas os dois pilotos que mereceram o destaque do domingo não são da mesma equipe. Não há dúvida que Button e Schumacher mostraram como sair de um evento, de um verdadeiro espetáculo, aplaudindo seus protagonistas de pé, com a sensação de ter valido cada centavo do preço do ingresso. Dois campeões, duas gerações diferentes, dois estilos totalmente diferentes, mas o mesmo espírito de ir até o limite enquanto puderam.

E a briga continua pelo campeonato, quer dizer, pelo vice-campeonato, continua. Vettel pode até sair de férias mais uma vez e voltar em algumas semanas pois, quando voltar, é só caprichar um pouquinho na redação para, de novo, para continuar tirando nota máxima.

A gente se vê no templo sagrado de Monza!
Um abraço e até lá.

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

5 Responses

  1. Rene Arnoux says:

    Bem amigos da F1, agora esta mais que provado que nosso atual melhor piloto, Massa, é apenas regular como tantos outros que apenas ajudam a formar o grid e o espetáculo, porque os atores principais estão muito além do nosso Massinha, pq de Massa, não tem nada. A prova foi o tempo que ele fico atrás do Rosberg e quando isso aconteceu com Alonso, Hamilton eles passaram e nem tomaram conhecimento do alemão. Realmente Vettel campeão e que venha 2012.

  2. Lauro says:

    Arnoux, pensei que você era francês. Ou será que pela falta de franceses você está torcendo por brasileiros agora? Manda um abraço pro Prost!

  3. Victor BM says:

    Post muito bom, parece que eu estava assistindo a corrida enquanto lia.

    F1 2011 é só espetáculo heheheh

  4. Fábio A. says:

    Grande Laurão!!

    Grande corrida e Grande texto!!

    Eu vi apenas a parte em que o HAM esqueceu de dar seta e acabou tropeçando no KOB…

    A MacLaren se mostrou muito superior nessa corrida, pois o HAM estava no mesmo ritmo do BUT, e creio que ele poderia ter lutado pelo lugar mais alto do pódio!! (Incrivel eu estar falando bem do HAM, mas foi o que vi…rsrs)

    E nada melhor do que ver o SHOWmacher mostrando aos mais novos como tirar leite de pedra… hehehe

    Gostaria muito de ter uma máquina do tempo pra poder ir à SPA-Franco(da Rocha)champs, só pra ir na cabine da TV Globo e dar uns pedalas-Robinho no Gavião Bueno!!

    hehehehehe

    Infelizmente ele ainda vai demorar para aposentar…

    Segue os vídeos do energumeno prevendo o futuro do Schummy:

    http://youtu.be/axb9-UXlbuI

    http://youtu.be/VWBM6kcWswM

    E aqui a largada de 1991, na primeira corrida do Schumacher:

    http://youtu.be/BhRqnx5V_kc

    Reparem que o Prost queima a largada, rsrsrs

    E o Schumacher abandona…

    Abraços!!

    Vamo que vamo!!

  5. Lauro says:

    Boa Fábio! Ótimos links!
    E obrigado Victor, pelo elogio ao texto, mas tenha certeza que a foto do Alonso e do Webber na Eau Rouge foi muito mais eletrizante ao vivo. Muito mais.

    Um abraço pessoal.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *