Não é bem assim


Não que a vitória de Jenson Button e o resultado em si da corrida tenham sido uma surpresa total, mas se eu vivesse apenas de minhas previsões, certamente, morreria de fome.

Apostas e respostas

Como se diz no futebol, treino é treino e jogo é jogo. Na Fórmula 1, os treinos do GP da Austrália já fariam parte do “jogo”, o primeiro da temporada, e seriam comparados com as planilhas da pré-temporada. O ditado futebolístico, então, se confirmou em muita coisa.

A Red Bull não apareceu dominante na pré-temporada, é verdade, mas ninguém esperava que os rubrotaurinos continuariam discretos nos treinos. Na sexta-feira, como de costume, não fizeram suas avaliações sem se preocuparem com os primeiros tempos, mas quando chegou o treino oficial, nenhum dos carros alinhou na primeira fila, sequer na segunda. Correndo em casa, Mark Webber já havia dito em entrevistas que a tática para derrotar o bicampeão Sebastian Vettel em 2012 era tentar largar na frente dele. Certo, mas a idéia de Webber era partir da pole position, e não apenas da quinta posição, mais de sete décimos atrás do lugar esperado. Ao menos, ficou na frente de Vettel.

Outra previsão era a de que a Lotus poderia incomodar as grandes. Até aí, uma surpresa positiva, pois o time preto e dourado conseguiu colocar um carro na segunda fila, na terceira posição, só que a certeza era de que este carro teria Kimi Raikkonen ao volante, e não Romain Grosjean, seu parceiro de equipe. Nada contra o francês, que é veloz, mas Raikkonen não esperava conseguir apenas a 18ª posição no grid, que seria a 17ª com a punição de Sergio Perez, da Sauber.

No mesmo tom, as boas performances da Mercedes na pré-temporada deveriam ser confirmadas no grid, e foram, só que foi Schumacher quem superou, com certa folga, o compatriota Nico Rosberg, conseguindo a quarta posição no grid, deixando Rosberg apenas em sétimo. Nada muito incomum, principalmente se comparado ao gesto de Schumacher, no treino livre, quando saiu da pista e foi “ajudar” os fiscais a retirar o carro da caixa de brita. A “ajuda” tinha, na verdade, o objetivo de evitar que a parte inferior do bico do carro fosse fotografada, e que já havia sido alvo de protestos principalmente das concorrentes diretas. Agora, mal na foto mesmo ficou a Ferrari.

Assim começa 2012

Massa começou a temporada errando e ficando atolado no primeiro treino livre da temporada, ainda na sexta. Na imagem da transmissão, a cara do pai, Titônio Massa, nos boxes da equipe italiana, disse tudo. Uma luta inglória com o carro durante todo o final de semana, e nada além de um 16º lugar no grid. O inferno de Massa só não foi maior porque Alonso, que também lutou muito com o carro indócil, escapou da pista praticamente da mesma forma, só que no Q2, o que o fez ficar apenas com a 12ª posição na largada. Nenhum carro vermelho no Q3 e o discurso de que “ainda temos que trabalhar duro este ano” mostra a equipe de Maranello realmente em uma situação difícil.

Mas nem tudo foi surpreendente ruim, afinal, se alguns perdem é porque outros ganham, não é mesmo? E quem tratou de surpreender, e muito, foi o venezuelano Pastor Maldonado. Com sua desconfiada Williams, mesmo equipada agora com motor Renault, Maldonado conseguiu um honroso oitavo lugar no grid, a frente de equipes em melhor fase com a Sauber, Force India e Toro Rosso, por exemplo. O feito de Maldonado pode ser considerado maior até do que a conquista da primeira fila pela McLaren e seu bico tradicional, sem degrau.

Schumacher esteve muito próximo de voltar ao podium desde seu retorno, mas ficou no quase, de novo.

Mostrando-se muito forte para o início de temporada, a McLaren viu Lewis Hamilton cravar a primeira pole do ano e Button conseguir um lugar ao seu lado na primeira fila com muita facilidade. Claro que era esperada a força do time inglês, só que Button era bem mais cotado para liderar os trabalhos do que Hamilton, ao menos na visão dos que acompanham a categoria. Hamilton tinha então a faca e o queijo na mão para começar a temporada por cima e reconquistar privilégios na equipe que o projetou. Esqueceu apenas de cominar com Jenson Button.

Hora do show pra valer.

Logo na largada, Button pulou na frente de Hamilton e Schumacher se posicionou em terceiro. Rosberg veio cortando todo mundo pelo meio e se posicionou em quarto na primeira curva. Muito bem também largaram Alonso e Massa, tentando ao menos alguns pontos ao final da prova. Bruno Senna se enroscou com Ricciardo e caiu para último. Quem também ficou para trás foi Grosjean, e acabou pagando caro por isso, porque atrás dele vinha um combativo Maldonado. Tão combativo e decidido que tocou no carro do francês quando tentava a ultrapassagem e acabou quebrando a suspensão dianteira da Lotus. Pouco depois, Maldonado erraria e perderia posições para Alonso, Weber e Massa, mas se recuperaria ainda.

Button toma a ponta e Rosberg (dir) faz ótima largada

Vettel mostrou-se Vettel ao recuperar a posição sobre Rosberg, por fora, com o arrojo que ainda está longe de perder. Perez e Kobayashi também se aproximavam dos dez primeiros. A vida de quem vem atrás é facilitada depois que Schumacher, que já tinha Vettel em seu retrovisor, comete um erro por um problema de câmbio e é obrigado a abandonar a prova, sem se preocupar com os fotógrafos desta vez.

Depois de uma rodada de pit-stops, Alonso consegue se posicionar a frente de Rosberg mas fica preso atrás da Toro Rosso do estreante Jean Eric Vergné e perde contato com Vettel, seu próximo objetivo na prova. Kimi Raikkonen, que vinha se recuperando bem na prova, foi um dos últimos a fazer o primeiro pit-stop. A Sauber optou por apenas um pit-stop para seus pilotos, e o resultado se confirmaria bom.

O quinto lugar de Alonso pode até ser comemorado pelos prognósticos do sábado. Que fase...

Enquanto Button sobrava na ponta, algumas brigas interessantes aconteciam. Alonso e Perez quase se acharam, como se diz na gíria das corridas. Massa, Kobayashi e Raikkonen, em determinado momento da prova, estavam disputando milímetros entre seus carros. Vettel começava a caçada sobre Hamilton, mas chegar em Button seria mais difícil, mesmo o inglês reclamando de problemas de vibração no carro depois do pit-stop.

Button e Vettel sorriram. Hamilton fechou a cara.

Boas disputas, bons pegas, mas o que poderia definitivamente trazer alguma emoção para a prova seria um safety-car, tão comum nas etapas australianas. E ele veio por uma manobra de Petrov, que parou seu Caterham na reta dos boxes, meio na pista meio fora dela, faltando vinte voltas para o final. Chamaram o safety-car e o caminhão da seguradora para retirar o carro verde da pista. Pelo menos esta interferência serviu para testar a nova regra que prevê que os retardatários podem descontar a volta de desvantagem em relação aos líderes. Momento de glória para Marussia, e desperdiçado pela HRT, que sequer largou na etapa australiana.

Button correu sem forçar, sem errar e sem dar chances aos adversários

Faltando 17 voltas, a prova recomeçou e Button tratou de abrir para Vettel, que havia ganho a posição de Hamilton na segunda rodada de pit-stop. Webber já era quarto, com Alonso em quinto e Maldonado sufocando o ferrarista até a última volta, até que…

Com o fraco desempenho de Senna, que foi tocado na largada e empurrado para fora da pista por Massa na fase final da prova, a Williams se preparava para começar o campeonato com mais pontos que obtidos que em toda temporada passada, mas Maldonado errou e bateu forte, literalmente despedaçando o carro e os pontos. Além de sair da prova, o carro e os destroços no meio da pista embolaram quem vinha atrás. Bom para Kobayashi, que conseguiu um excelente sexto lugar. Raikkonen, que largou nas últimas filas, chegou em uma ótima sétima colocação em seu retorno à Fórmula 1, seguido por Pérez, Ricciardo (que também fez uma ótima corrida) e Paul Di Resta, completando os dez primeiros.

Após a prova, Vettel foi cumprimentar Button, enquanto Hamilton não quis conversa com ninguém

O que mais chamou a atenção depois da bandeirada foi o semblante de Hamilton, fechado, casmurro, soturno. Se Hamilton era a felicidade no sábado, seu abatimento mostra que o amadurecimento tão necessário para os grandes campeões ainda não chegou para ele. Com o carro que tem, Hamilton tem tudo para fazer um grande campeonato ao lado de Button e aproveitar que a Ferrari, ao que parece, não vai incomodar neste início.

Minhas previsões são de que… ah, deixe prá lá. A certeza é de que o campeonato começou mostrando que as equipes prateadas, McLaren e Mercedes, podem sim ofuscar a hegemonia da Red Bull, e que devem ter a presença da Lotus intercalando posições lá na frente. A Williams parece melhor que as previsões, enquanto Sauber, Toro Rosso, e Force India vão brigar por pontos a foice.

Semana que vem, sem deixar o motor esfriar, já tem GP da Malásia, e nós estaremos acompanhando. Vai arriscar alguma previsão?

Um abraço e até lá.

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

6 Responses

  1. lsussumu says:

    Vixeeee Lauro como vc falou se eu fosse viver arriscando palpites morreria de fome ahahahhahahahah. Muito bons os texto que vc escreve!!!!! Mas palpite Koabyashi entre os 5!?!?…será q o japones voador vai conseguir voar mesmo!?!?!? E a ferrari que esta reformulando alguns pontos do carro para Malasia, será q vai conseguir chegar no Q3!!??? hahahahahahah….

  2. L. Sussumu, acho que Kobayashi pode, de vez em quando, incomodar os top 5, mas não sei se ele vai manter a constância. A Ferrari promete carro novo para a Europa, o que significa que as próximas 3 etapas ainda vai depender do braço de seus pilotos (acho que deu pra entender o que eu quis dizer).
    Obrigado pelo elogio ao texto.
    Um abraço!

  3. lsussumu says:

    Constante tbm nao sei se ele vai ser, por causa do jeito agressivo dele, pode acontecer alguns imprevistos. Mas que ele vai dar trabalho para quem vem atrás e na frente dele isso vai rsrsrs. Quero ver esse novo carro que eles estão fzd, pq oq eu vi esse fds agora foi lamentavel!!!!

    Abracoo!!!! E que venha a proxima etapa!!!

  4. Rene Arnoux says:

    Se julgarmos que a McLaren terminou o ano de 2011 pressionando a Red Bull, poderiamos esperar que ela abriria o ano de 2012 igual ou melhor e parece que foi melhor e aposto todas as minhas fichas em Button que me impressiona como ele conduz o seu bólido de forma tão limpa. Assim, Vettel vai ter que por toda sua audácia na pista para superar a Mclaren e sem falar que vai ser atrapalhado pelo Dick Vigarista (Shummy)e Rosberg e ainda temos o Kimmy, caramba o bicho vai pegar….Enquanto isso, Massa é melhor vc ir para Indy com o Rubinho…….

  5. Arnoux,
    Bom ver seus comentários aqui. Fique a vontade para nos acompanhar sempre e, por favor, deixe seu comentário, afinal, “sua opinião é muito importante para nós”.
    Um abraço!

  6. fabio freitas says:

    Muito bom Lauro otimo resumo da corridao ….. e no bolao cuidado Ferrari a Toleman esta chegando…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *