Resultado Parcial – Concurso de Fotografia Automotiva 2012 – Maio


Confira o resultado da quinta etapa do concurso.

Desde o início do concurso, em janeiro deste ano, tive um receio com relação ao modo como as votações eram feitas, as quais poderiam levar uma foto sem destaque ao topo, enquanto excelentes fotos teriam poucos votos, já que qualquer participante poderia divulgar sua foto e conseguir o maior número de votos possíveis. Foi justamente o que aconteceu na etapa de maio.

O vencedor foi o Bruno Mascarenhas, com uma foto sem qualquer teor artístico, provavelmente feita com um celular.

Foto de Bruno Mascarenhas - Mercedes-Benz S 63 AMG & Porsche Panamera 4S

A foto do Bruno estava de acordo com o regulamento e portanto ele garantiu a vaga para a grande final, embora na minha opinião, não merecesse. Provavelmente não será o vencedor, afinal de contas, há fotos muito superiores concorrendo.

Outro grande problema que enfrentamos na etapa deste mês foi a falta de interesse dos participantes. Tivemos apenas 22 participações, com fotos em sua grande maioria de baixa qualidade, feitas com celular e sem teor artístico. Além disto, as poucas fotos que eram realmente dignas de vencer esta etapa não foram divulgadas pelos seus autores, alguns deles sequer compartilharam sua própria foto. Somando o total de votos adquiridos em todas estas 22 imagens, não chegam nem perto do total de votos da foto vencedora de abril.

Pela situação que nos encontramos até o momento, não se surpreendam se o concurso seja cancelado. Afinal de contas o objetivo do concurso está sendo desvirtuado. Seria uma grande perda de tempo tanto nossa quanto dos que participaram até o momento, mas realizar um concurso de fotografia premiando fotos de celular não é o correto, bem como realizar um concurso onde apenas meia dúzia se empenha em conseguir votos para sua própria foto, como vocês podem ver pelos números abaixo…

PARTICIPANTE VOTOS
1 Marcos Maron 16 votos
2 Oilson Junior 13 votos
3 Fred Banionis 23 votos
4 Oseias Furdiani 32 votos
5 Daniel J. Amancio 29 votos
6 André M. Cecílio 13 votos
7 Rafael Susae 26 votos
8 Bruno Mascarenhas 88 votos
9 Felipe V. Silva 17 votos
10 Tharso Ferreira 11 votos
11 Cristiano Correa Molinari 12 votos
12 Matheus Miranda 64 votos
13 Alex Aguiar 21 votos
14 Antonio Manoel 9 votos
15 Izaquiel Pereira 12 votos
16 Matheus Schlickmann 8 votos
17 Eduardo Marinheiro 55 votos
18 Lucas Fredini 20 votos
19 Felipe Carvaalho 19 votos
20 Ygor Bastos 19 votos
21 Victor de Facci 13 votos
22 Hudson Ensz 10 votos

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

20 Responses

  1. Bruno Mascarenhas says:

    Na boa, acho isso uma discriminação comigo! Só porque tive o mérito de conseguir mais votos do que os outros participantes, ganhei???
    Se for continuar isso mesmo, me desclassifique de uma vez! Pode tirar minha foto do mês de Junho e classificar o segundo colocado do mês de Maio também!!
    Eu estou assim como todos os concorrentes dentro das regras e venci, e agora você vem me falar que minha foto não tem nenhum teor artístico??? Aaa para né?!

    • Bruno, você está certo, como eu disse a foto estava dentro do regulamento e venceu.

      Mas de fato não tem teor artístico. É apenas uma foto feita em um estacionamento de dois carros importados com uma câmera (ou celular) de baixa qualidade, sem definição e nada além disso. Me desculpe pela sinceridade.

      • Bruno Mascarenhas says:

        Guilherme,
        Agora falando de modo mais ´´civilizado“, acho que você está certo. Você tem que fazer sua crítica a foto sim, e que ela foi de baixa qualidade (tirada com iPhone 4S), me desculpe. Mas acho que é como o Lucas falou, primeiramente, cada um tem uma definição de ´´teor artístico“, não sei qual é a sua. Segundo que, a crítica a foto vencedora não precisava ser tão rígida, afinal ela venceu, ou seja mereceu. Terceiro, se vou ganhar na final ou não, pelo menos com essa foto, eu não sei, sei apenas que ganhei está etapa de Maio do Concurso.
        Mas uma coisa eu gostaria de deixar claro, sua crítica poderia ter me deixado profundamente decepcionado, pois foi extremamente rígido, acredito que saiba disso, mas vou levá-la como um aprendizado e estímulo, para que cada vez melhore minhas fotos.
        Agora, quanto à suspensão do concurso, acho que seria uma ´´sacanagem“ com quem sofreu para chegar até aqui, compartilhando as fotos, pedindo de forma cansativa aos amigos para lhe ajudarem e chegar na metade do caminho e ter o concurso suspenso. Pense bem antes de tomar sua decisão, e acho que você deveria especificar melhor as regras, quanto ao teor artístico e a qualidade das fotos…
        Abraço e desculpa pela revolta, porque não é legal receber uma crítica dura dessas para quem ´´custou“ a conseguir votos.

        • Fala Bruno, fique tranquilo amigo.

          Primeiramente me desculpe se fui rígido, foi uma crítica com o intuito de ser construtiva. A sua foto não está ruim, ela está boa, o problema está mesmo no fato de ser sido feita com um iPhone. Agora se ela tivesse sido feita com um iPhone e fosse com um visual legal ao fundo, ou em um ângulo mais diferenciado, enfim, algo que desse uma conotação mais artística na imagem, ficaria excelente. Mas do jeito que está realmente não tem nada que a destaque e foi isso que eu quis dizer. Entendeu? Para um concurso onde a a mistura qualidade/criatividade/impacto é primordial, realmente não está de acordo, mas você venceu, está tudo na legalidade como previsto no regulamento (o qual eu mesmo criei) então é isso o que importa. Não estava querendo tirar o seu mérito de vencedor.

          Eu acredito que você seja novo e portanto não está acostumado a receber uma crítica tão dura de desconhecidos, mas ao longo da vida você verá que esse é só o começo. Não precisa ficar chateado, não foi nada pessoal nem com o intuito de prejudicá-lo, mas também não estou aqui para puxar o saco de ninguém, falei a verdade apenas.

          O concurso não será cancelado, vamos continuar, é tarde demais para cogitar um cancelamento.
          Ah, e pra finalizar, me desculpe caso tenha se ofendido, o objetivo não era este.
          Abraço!

          • LucasS. says:

            “Para um concurso onde a a mistura qualidade/criatividade/impacto é primordial, realmente não está de acordo, mas você venceu, está tudo na legalidade como previsto no regulamento (o qual eu mesmo criei) então é isso o que importa. Não estava querendo tirar o seu mérito de vencedor.”

            O Guilherme se vc tivesse falado assim na hr de descrever a imagem teria sido bem melhor, mas sendo duro do jeito que foi pode realmente desanimar uma pessoa cara,por mais que ela seja adulta, o site tá de parabéns em relação as matérias e as fotos, mas eu acho que cabe aos “votadores” decidirem se ha ou não teor artístico nas fotos e quais devem vencer, na vida realmente temos de receber esse tipo de crítica para crescermos, mas sendo menos rígido, a chance de uma pessoa desanimar diminui bastante…não perdemos nada sendo um pouco menos rígidos, a pessoa vai entender “o recado” mesmo com pouca rigidez, não é nada pessoal, so tava dando um toque…imagina se vc, sem querer, desencoraja um possível futuro fotógrafo logo quando ele está começando??
            o concurso do site é bem bacana mas vc ja deve saber que pode ocorrer de voltarem a aparecer fotos que vc não gosta, então, seja só um pouco menos rígido nas críticas, ainda mais se tratando da pessoa que venceu o concurso…quero que fique bem claro que não é nada pessoal.
            Abraço!

  2. Henrique says:

    Na minha opinião, todas as fotos deveriam passar por uma espécie de filtro, evitando estes casos de fotos de celular e tal. Não estou julgando ninguem por tirar fotos de celular, até porque há muita gente que tira fotos incríveis de um celular. E quanto a falta de interesse, se deve exatamente por tal motivo, que as votações estão sendo feitas de forma injusta para muitos.

  3. Rod says:

    Independentemente da qualidade da foto, o participante seguiu as regras e ganhou. Se a foto é boa ou não, não cabe discussão, já que as regras foram cumpridas. Só me espanta o fato de o próprio organizador do concurso fazer um post desmerecendo a foto do participante. Também acho que há fotos melhores, mas por isso que existe uma votação. Se já sabia desde o começo do concurso que esse problema poderia ocorrer, que não o fizesse, ou alterasse as regras.

    • Olá Rod, não foi bem um desmerecimento, mas sim um ato de sinceridade. Como organizador cabe a mim ao final de cada etapa anunciar o vencedor e comentar sobre a foto vencedora. A foto é legítima e venceu de acordo com as regras, as quais eu mesmo criei.

      Um problema que enfrentamos desde o início do concurso são as fotos sem conteúdo artístico, sem foco, sem definição, com o carro pela metade, fotos com a placa do carro aparecendo, fotos que não são do participante e por aí em diante. Se recusássemos TODAS estas fotos, sobrariam meia dúzia de participantes no concurso. Aliás, a grande maioria dos envios são rejeitados por não se encaixarem no regulamento, o que tem causado bastante confusão. Imagine então se eu passasse a julgar a qualidade das imagens…

      O que eu achei que haveria, levando em conta que é um concurso, é que os participantes teriam bom senso, mas o que tem acontecido é o cidadão enviar qualquer foto sua, sem ao menos refletir se esta imagem possui algum mérito.

      Muitos não concordam com o modo como é feito as votações, mas é o modo mais correto e democrático. O que falta mesmo é o interesse dos participantes, já que a maioria sequer compartilha a própria foto, enquanto alguns usam e abusam do seu direito de compartilhar e divulgar sua imagem.

      O fato é que a cada mês que passa o concurso de fotografia, que tem como objetivo eleger a melhor fotografia automotiva está cada vez mais desvirtuado, e como ainda não chegamos nem na metade do caminho, creio que reservamos o direito de cancelá-lo para evitar maiores aborrecimentos. Estou numa posição difícil, mas temos que tomar decisões difíceis as vezes.

  4. LucasS. says:

    Guilherme pelo amor de Deus acabe com esse concurso!!! Ja ta uma mer$@ vcs aí criticando os outros!!!
    vc que é um “entendor da arte” me responde só uma coisa: o que vc sabe sobre teor artistico??? as pessoas tem diferentes percepções da arte, cada um ve de um jeito, por que uma tela cheia de quadrados vai valer mais do que a de uma pessoa super detalhada?? isso não é difícil, cada um tem sua opinião própria, é muito simplista é fútil falar que algo não possui teor artístico, se quem votou achou que tinha, FOD@-SE quem não achou!!
    Se é pra vcs ficarem impondo o que é bom e o que é ruim, acabem com isso!! assim como tenho certeza d que nem todas as pessoas são assim como vc, com essa “sinceridade” extrema, tenho certeza que o modo de ver a arte delas é diferente tbm!!
    ou então vcs criam um concurso menos democrático que só os membros do site votem, assim gerando menos conflitos devido ao que vcs chamam de “sinceridade”.
    Mas fiquem tranquilooos, que não estou sendo o mais sincero possível, mesmo porque não quero me prejudicar, tomem cuidado com o que chamam de sinceridade!! Queria estar falando mais umas coisas aí, mas mesmo depois dessa barbaridade que vcs fizeram com o cara que tirou a foto, ainda consigo me conter um pouco.
    Ah Guilherme, QUERO VER VC FALAR ISSO NA CARA DO AUTOR DA FOTO!!!
    E VAI ESTUDAR ARTES EM GERAL, PRINCIPALMENTE FOTOGRAFIA, PQ O SEU CONCEITO DE “TEOR ARTÍSTICO” É MUITO FÚTIL, E SAIBA RESPEITAR A OPINIÃO DE QUEM VOTOU, COM ESSA SINCERIDADE VCS NÃO SÃO NADA DEMOCRÁTICOS!!!

    • Olá Lucas, pelo nível do seu comentário, creio que você seja amigo do Bruno e veio aqui para defendê-lo. Tudo bem.

      Primeiramente, não sou “entendedor da arte” como você diz, mas qualquer pessoa com um mínimo de inteligência pode olhar a foto e dizer que a mesma não possui qualquer qualidade fotográfica. Ela venceu, é verdade, mas todos nós sabemos que não foi por causa da foto em si.

      Não é porque sou o organizador do evento que devo necessariamente tecer apenas comentários positivos a respeito das fotos. O que eu fiz foi uma crítica, e nem sempre uma critica é favorável. Se o autor da foto ou qualquer outra pessoa não aceita críticas desfavoráveis, bom, infelizmente não posso fazer nada.

      De qualquer forma, a foto venceu a etapa de forma justa, o concurso segue em frente e caso a próxima etapa se encerre da mesma forma, creio que não nos restará outra opção a não ser o cancelamento.

      • LucasS. says:

        Tudo bem, na hr eu tava revoltado msm, peço desculpas pela exaltação,mas na hora de defender um amigo sou assim msm… mas francamente, se vc faz uma crítica tão rígida assim, pode estimular a pessoa a sempre querer fazer melhor, mas pode também, tenho certeza que não é a intenção, desencorajar uma pessoa a continuar tirando fotos, ela pode desanimar legal…
        Com o Bruno eu tenho certeza que não foi assim, ele agora vai tentar fazer cada vez melhor, mas ja pensou se vc simplesmente DESTROI o sonho de uma pessoa, o hooby de uma pessoa que pode estar apenas começando a tirar fotos ou esta a espera de uma câmera profissional e tal,acho mais fácil uma pessoa começar do zero, com um celular, do que ja começar profissionalmente, o bruno realmente vem melhorando vem aprendendo novas dicas com o pessoal aqui de bh…
        Mas se for continuar criticando dessa forma acabe de uma vez com esse concurso porque vc pode, mesmo sem intenção, acabar com um sonho, com um hobby, utilizando essas críticas que ferem uma pessoa, se coloque no lugar da pessoa antes de criticar!

  5. Alexandre Pinho says:

    Concordo com o Guilherme. De antemão gostaria de deixar claro que não estou desmerecendo qualquer participante do concurso, no entanto o site (www.notransito.com) é composto por fotos de qualidade, tornando este o seu principal atrativo. E como o concurso faz parte do site nada mais justo que primar pela qualidade das fotos. Se o site fosse composto de várias fotos de “baixa qualidade” com certeza não teria a reputação que tem, famoso pelos ensaios ricos em detalhes, e sempre em alta qualidade.

    Agora sinceramente falando, criticando quem muito fala sem saber o trabalho que cada ensaio completo destes necessita, defendendo os “pobres vencedores injustiçados” (hahahhaha desculpem!) eu também teria vontade de participar pois sempre me deparo com vários carros interessantes para fotografar mas como não tenho um equipamento bom para fotogra-los nem vou perder meu tempo tirando/enviando fotos, querem fotos sem qualidade digitem “carro tal” no google imagens e sejam felizes com os resultados em baixa resolução e pobres em detalhes!

    Se o Guilherme não primasse pela qualidade vocês acham que ele teria investido alguns mil reais em uma câmera profissional e seus devidos “apetrechos” que diga-se de passagem também não são nada baratos. Seria muito mais fácil ele comprar uma câmera normal e sair fotografando por ai, garanto que o site não seria 1/10 do que é!

    Por ora, sem mais!

    • Alexandre, é mais ou menos por aí mesmo. Aliás, não só eu investi pesado em equipamento, como todos os outros fotógrafos do site. Realmente a qualidade nas imagens é uma das prioridades do site.

  6. EDU F. says:

    O que o Alexandre Pinho comentou está perfeito! Quem acompanha o site desde o início sabe exatamente o rigor do Guilherme em manter o altíssimo nível de qualidade das foto que são postadas no site, tanto na definição da foto quanto no “teor artístico” dela, mas como discutir teor artístico com uma pessoa que tira uma foto como esta (muito provável com um celular de baixa qualidade)??????

    Lembro-me perfeitamente das discussões (discussão não significa briga) no site, para o Guilherme abrir uma seção para envio de fotos particulares, tiradas por leitores comuns do site. Havia uma resistência de sua parte justamente com a preocupação da qualidade das fotos, que surpreendentemente esta seção foi criada e ótimas fotos foram enviadas pelos leitores. Como a maioria acompanha o site assiduamente, todos tiveram a preocupação em tirar as melhores fotos.

    A partir do momento que vira um concurso, o cara faz de tudo para ganhar, mas ao invés de querer tirar uma boa foto, não! Tira uma foto qualquer, com uma resolução péssima (muito inferior ao que se vê normalmente por aqui) e divulga para todos os amiguinhos no facebook.

    OK, dentro do regulamento? Sim!
    É uma foto boa? NÃO!!!!!!

    PQ o Guilherme comentou que provavelmente essa foto não será a vencedora? pq ela apenas se classificou para a final, e os critérios para eleição final da melhor foto com certeza não será a divulgação e solicitação de votos no facebook.

    Fotos como essa eu tenho vaaaarias aqui, amigos no facebook para votar em mim também tenho vaaaarios, mas o meu bom senso não me permite fazer esse tipo de coisa, afinal acompanho o site desde o início e sei muito bem o duro danado que o Guilherme da para manter esse site no ar GRATUITAMENTE, assim como os outros fotógrafos do site.

    Temos que aprender a ser adultos e saber aceitar as críticas negativas, pois elas fazem com que possamos refletir sobre certas coisas, concordando ou não com a crítica, a própria vida vai te ensinar isso.

    quanto mimimimimimi hein.

  7. Paulo H. Chulis says:

    Achei fantástica a ideia do concurso no inicio, como frequento o site há um bom tempo tinha noção da qualidade que as fotos deveriam ter, porém é difícil exigir a mesma qualidade das fotos do site, tendo em vista que nem todos têm condições de ter câmeras caras e tal, enfim, o bom senso deveria imperar. Mas o que acabou desvirtuando o concurso, a meu ver, foi o meio de votação, já que uma forma fácil de ganhar seria ter muitos amigos no facebook e fazer um pouco de propaganda.
    O ideal seria montar uma banca de análise das fotos com os fotógrafos do site, cada um dando sua nota. Os votos via facebook poderiam ainda contar, mas com um peso pequeno. Se isso fosse praticado situação chatas como essa poderiam ser evitadas.
    Quanto à continuidade do concurso é você que decide isso (obvio!), mas acredito que o encerramento prematuro dele acabaria arranhando um pouco a imagem do site frente à maioria dos participantes que acreditaram no começo do concurso. O melhor seria rever as regras, já que o modelo atual não se mostrou tão eficiente assim.
    Abraço.

  8. felix says:

    Esse é um dos principais problemas da internet, as pessoas se preocupam muito com a sua opinião, você não pode ter uma opinião diferente de outra pessoa.
    Comecei a participar do concurso a partir do mês de fevereiro, mas logo pude perceber que não tinha nível para concorrer com alguns outros fotógrafos que também participavam na época, e também me sentia um pouco injustiçado, pois há algum tempo que estou me dedicando muito a fotografia automotiva e me esforçando muito para que minhas fotos saiam o melhor possível, mas existiam fotos que eram tiradas a qualquer jeito, resultando numa foto muito sem graça, de qualidade duvidosa, feita por qualquer pessoa que avistou algo de diferente no trânsito, que tinha um grande número de contatos em suas redes sociais e, apesar de eu não possuir nenhum tipo de equipamento fotográfico com um rendimento que seja ao menos mediano, essas fotos ganhavam mais votações que as minhas, por isso logo no mês de março resolvi abandonar o concurso.
    E ainda sim com a continuação do concurso, continuavam a aparecer fotos com muitas votações e que nem mereciam, e também apareciam fotos muito boas com votações inferiores. Felizmente mais da maioria das vezes fotos muito boas conseguiram vencer suas etapas.
    Enfim, acho que também não deveria acabar o concurso, por enquanto, mas sugiro ao Guilherme a não dar continuação a ele no próximo ano, ou mudar drasticamente as regras do concurso, como por exemplo:
    A obrigação do uso de pelo menos uma câmera compacta básica e foto enviada por e-mail, muitos programas de edição de imagem exibe propriedades da foto, como, qual câmera foi usada.

  9. Esmael says:

    Sou cadastrado e frequentador assíduo do site pelo motivo que o Guilherme mantém um alto padrão de qualidade das fotos por que se não o fosse assim eu daria uma olhada em qualquer blog de carros. Parabéns ao Guilherme e a todos os colaboradores do site.

  10. RTP says:

    Caramba… esse rendeu heim.
    Guilherme, na minha opinião, vc foi um pouco duro nas críticas. Mas não deixa de ter razão. Tenho visto mts fotos terríveis no concurso. Era óbvio que surgiriam fotos mts ruins. Sinceramente, penso que não é o caso da foto do Bruno. Claro que ela não está perfeita se comparada a outras, mas tbm não está em um nível tão baixo.
    BRUNO vc merece crédito e os parabéns por participar e se esforçar no concurso, e além de tudo DIVULGAR O SITE.
    Guilherme e a equipe do NT, continuem com o concurso. Ele esta sendo interessante. Tenho visitado o perfil do NT sempre para prestigiar as fotos participantes.
    Abs

  11. Eu tinha uma foto boa (a Fiorino passando sobre a água e criando uma imagem interessante), mas infelizmente fiquei longe do computador, e onde eu estava mal tinha uma lan-house decente para divulgar a foto). Sobre a foto, sim, é de baixa qualidade, mas era o que tinha em mãos naquele momento.

    Na etapa de Junho coloquei uma que acreditei não ser tão artística, mas me surpreendeu, sem contar a divulgação que fiz da foto.

    Será uma pena o concurso ser encerrado no meio do caminho, mas ao menos pude mostrar algumas das minhas melhores fotos feitas com o que tinha a mão, um Nokia 6111.

    Abs
    Kiko Molinari

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *