Concurso de Fotografia Automotiva 2012 – Nova Regra


O concurso chega ao seu oitavo mês com centenas de participantes e dezenas de milhares de votos, porém, novas regras serão implantadas para que o concurso siga íntegro.

No dia 18 de janeiro de 2012 colocamos no ar o Concurso de Fotografia Automotiva 2012, onde os participantes enviam suas fotos para nossa página no Facebook e concorrem a uma miniatura em escala 1:18 com a melhor foto automotiva do ano. A foto que atinja o maior número de likes (curtir) em cada mês se torna finalista para a final. Um total de 12 finalistas disputa o prêmio no final do concurso.

Como se trata de um concurso inédito, já era suposto que alguns imprevistos aconteceriam e continuam acontecendo ao longo do concurso. Tenho notado que a proposta inicial, que é de premiar a melhor foto, está se desvirtuando. Como o concurso é feito em uma rede social, há algumas fotos que estão recebendo um número gigantesco de votos por conta da popularidade do participante (ou da chatisse do mesmo em pedir votos), ao mesmo tempo em que alguns participantes apenas enviam suas fotos, não compartilham, não pedem votos e consequentemente acabam nas últimas posições no ranking. Seguindo esta lógica, temo que os finalistas vençam por possuir o maior número de contatos no Facebook e não por possuirem uma foto merecedora. Ao pesquisar na internet, vi que este tipo de concurso sempre acaba desta forma. Quem tem mais contatos sempre vence.

No início esta parecia ser a forma mais “democrática” e justa possível. Afinal, um concurso onde jurados escolhem a melhor foto poderia ser imparcial, principalmente porque cada pessoa possui uma percepção individual sobre beleza e haveria muita discussão sobre “esta” ou “aquela” foto vencedora.

Temos então até o momento um concurso com oito fotos finalistas, algumas merecedoras, outras nem tanto. Fotos com muitos votos, outras com poucos votos. Participantes ativos e outros que apenas participam por diversão, e justamente por temos alguns participantes mais ativos que outros, as regras terão de ser mudadas para haver um equilíbrio.

Estamos acrescentando uma nova regra que visa limitar a participação dos finalistas, pois a maioria deles continua participando em novas etapas, e um deles já concorre com duas fotos. Eis a regra:

Cada participante poderá participar de todas as etapas, mas apenas as DUAS primeiras fotos mais votadas serão aceitas. Caso algum participante atinga a marca de três fotos com mais votos, a mesma não terá validade e o segundo colocado passará a ser o finalista.

Bom, a principio parece uma perseguição com o participante que já possui duas fotos finalistas, mas em um concurso com 12 etapas e da forma como são adquiridos os votos, é necessário que seja colocado um freio. Duas fotos finalistas é justo, mas mais que isso pode acabar desestimulando novos participantes.

Abaixo vocês podem conhecer melhor o concurso e o regulamento completo, com a nova regra acima já acrescentada.
Desejo boa sorte aos novos participantes!


Contamos com a sua participação!

O CONCURSO

O concurso visa reunir fotógrafos amadores e profissionais, atráves de uma competição para definir a melhor foto automotiva do ano de 2012, baseando-se em votos do público. Por se tratar de um concurso fotográfico, as fotos devem possuir um conceito artístico e serem exclusivamente de carros na categoria a qual é focada nosso site, ou seja, carros esportivos, exóticos, antigos e de luxo.

O vencedor da melhor foto do ano receberá como prêmio uma miniatura em escala 1:18 de uma marca premium (a ser definida), de preferência, caso seja possível, igual ao carro vencedor da foto. Se a foto vencedora for de um Lamborghini Gallardo Superleggera, por exemplo, tentaremos premiar o vencedor com uma miniatura do mesmo carro.

Cada participante deverá enviar UMA foto por mês, de autoria própria, para a nossa página no Facebook ( www.facebook.com/notransito ) As fotos enviadas receberão votos (em forma de “likes” ou “curtir”). A foto mais votada de cada mês automaticamente estará classificada como finalista para a grande final, que acontecerá em janeiro de 2013, onde será escolhido, também por votação, a melhor foto do Concurso de Fotografia Automotiva 2012.

REGULAMENTO

– O concurso somente acontecerá caso seja alcançado uma média de 35 participantes nos três primeiros meses. Caso o número de participantes não seja alcançado, a organização do concurso reserva-se o direito de cancelá-lo.

– Cada participante deverá enviar APENAS UMA foto por mês. A participação nos 12 meses do concurso é opcional. Porém, lembramos que quanto mais fotos enviadas ao longo do concurso, maiores as chances de ganhar.

NOVA REGRA – Cada participante poderá participar de todas as etapas, mas apenas as DUAS primeiras fotos mais votadas serão aceitas. Caso algum participante atinga a marca de três fotos com mais votos, a mesma não terá validade e o segundo colocado passará a ser o finalista.

– A foto deverá ser enviada exclusivamente através da nossa página oficial no Facebook (www.facebook.com/notransito) em nosso MURAL (wall), através da ferramenta FOTO ou (photo), contendo o título “FOTO PARA O CONCURSO” e o “NOME DO CARRO” que consta na imagem. Fotos que não sejam enviadas desta forma, serão deletadas e não estarão concorrendo.

– As fotos que já estão concorrendo NÃO poderão ser enviadas novamente em outros meses.

IMPORTANTE (LEIA COM ATENÇÃO)

– Os votos somente serão validados nas fotos publicadas no álbum da página do No Trânsito no Facebook. Votações feitas na foto que foi enviada pelo participante, ou seja, ANTES de ser publicada em nosso álbum OFICIAL do concurso NÃO serão validadas.

– Todos os meses será criado um novo álbum contendo todas as fotos participantes do respectivo mês do concurso.

– Em janeiro de 2013 será criado um novo álbum com as fotos finalistas dos 12 meses do ano e então será feita uma nova votação para definir a melhor foto do ANO, seguindo as mesmas regras aqui presentes.

– As fotos devem OBRIGATORIAMENTE serem enviadas utilizando o perfil do Facebook do participante. Fotos de terceiros enviadas através do perfil que não seja do participante não serão aceitas.

– A foto deverá ser enviada ao longo de todo o período de cada mês, ou seja: da meia-noite do dia primeiro de cada mês até as 23:59 horas (horário de Brasília) do último dia do referido mês, e subsequentemente nos meses seguintes até 31 de dezembro de 2012.

– Somente serão aceitas fotos com a placa do veículo APAGADA ou MODIFICADA. Por favor não insistam!

– Anunciaremos o encerramento da votação do mês anterior todo dia 7, às 21 horas (horário de Brasília) na nossa página no Facebook. No momento em que for encerrado, será mostrado o número de votos recebidos para as três fotos mais votadas para que haja transparência no concurso.

– No caso de empate no momento do encerramento, ampliaremos o horário em 2 horas para que haja tempo hábil para o desempate.

– Votações que forem feitas após este anúncio de encerramento não serão validadas.

– A divulgação das fotos com seus respectivos número de votos estarão disponíveis exclusivamente através de um post em nosso site até 24 horas após o encerramento das votações.

– Caso seja detectada qualquer tentativa de fraude ou quebra das regras estabelecidas, o participante será desclassificado do concurso.

– A organização doevento se reserva no direito de alterar ou acrescentar qualquer regra ao longo do concurso para que seja mantido o bom andamento do mesmo.

QUALIDADE DA FOTO

– Exigimos que a foto seja de autoria própria.
– A foto poderá ser feita com qualquer tipo de câmera.
– Para que seja mantida a qualidade das fotos, elas deverão estar nítidas (sem estar tremida).

A organização do concurso reserva-se ao direito de rejeitar fotos que não tenham conteúdo artístico, fora do contexto ou que não tenham a qualidade mínima exigida.

PRÊMIO

– O vencedor da melhor foto do ANO receberá como prêmio uma miniatura em escala 1:18, de uma marca PREMIUM a ser definida.

DIREITOS AUTORAIS

Ao enviar suas fotos para o concurso, o participante autoriza o uso de sua imagem para divulgação em nosso site e na nossa página no Facebook a qualquer tempo.


Dúvidas a respeito do concurso podem ser enviadas através da nossa área de contato.

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

3 Responses

  1. Edu F. says:

    achei legal esse ajuste!
    nova regra implantada sem impactar quem já está participando, a menos claro, que o cara tenha mais de duas fotos com o maior número de votadas.

    É justo Guilherme, com TODOS os participantes, sejam eles antigos ou novos.

    Abraços e boa sorte para todos!!!

  2. Alexandre Pinho says:

    Guilherme,

    Sugiro que os participantes lhe passam as fotos até dia 15 de cada mês por exemplo. Ai se cria um post aqui mesmo no site com uma votação que se estende até o final do mês. No inicio do mês seguinte divulga-se as fotos vencedoras e abrem-se novamente a recepção de outras para o novo mês.

    Assim seria muito melhor e principalmente justo. No estilo do bolão da F1 as postagens…

    Abraços!

  3. Pelo visto essa modificação já veio tarde demais!

    Dá a entender que o mesmo participante, que teve sua primeira foto escolhida com mais de 600 votos, vai ocupar mais uma vaga na final. Tinha que ser limitado a uma foto apenas, pois assim seria mais justo. Infelizmente teremos um finalista que vai participar com duas fotos, tirando a chance de outras pessoas.

    Não duvido nada de essas fotos aparecerem em primeiro e segundo lugares…

    Abs
    Kiko Molinari

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *