Oktane TrackDay 2013.1 – Parte I


Neste sábado estivemos no primeiro Oktane TrackDay do ano. Desta vez o evento não foi realizado no Rio de Janeiro como de costume. Como relatado pelo nosso colaborador Jeferson Félix na competição anterior, o Autódromo Internacional Nelson Piquet ou Autódromo de Jacarepaguá está sendo demolido e a competição teve de ser realizada na Fazenda Capuava, localizada na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo.

O circuito da Capuava vem sendo requisitado frequentemente pelas montadoras para testar e lançar seus produtos, bem como pelas empresas que organizam competições para carros de todos os gostos e bolsos, desde que atendidos os requisitos básicos de segurança. Com isto, já virou um dos circuitos mais conhecidos do país.

É a oportunidade que todos possuem de saírem das ruas, dos rachas ilegais e perigosos, e irem para a pista aprender todas as técnicas de pilotagem. Um exemplo disso é o Peugeot 205 que compareceu nesta edição e fez bonito na pista! A Capuava, na minha opinião, soa diferente, é uma sensação diferente em comparação, por exemplo, com o Autódromo de Interlagos. Saímos de uma mega cidade como é São Paulo, um autódromo com arquibancadas, boxes, toda uma preparação feita para uma grande prova e vamos para o ar puro e a tranquilidade do interior, correr dentro de uma fazenda com animais, lagoas, plantações, sem os boxes, sem as arquibancadas. Enfim, é como acordar e correr de carro no quintal de casa!

Eu estava no paraíso, afinal haviam inúmeros Porsches de vários anos e modelos raros em nosso país. A começar pelo Porsche 911R, como já dito na matéria do evento anterior, um modelo dos anos 60 limitado a 20 unidades no mundo. Os modelos Turbo 3.6 (965), Turbo (993), GT3 (996) e GT2/GT2RS/GT3/GT3RS (997) são versões com pouquíssimas unidades em nosso país. Mas o grande vencedor, que aliás bateu o recorde no circuito, foi o Chevrolet Corvette ZR1 Hennessey ZR750 com o tempo de 1 minuto 29 segundos e 428 milésimos, o qual vocês verão imagem dele na segunda parte da nossa cobertura.

Espero que gostem das fotos e até a segunda parte, onde vocês verão os carros exclusivamente na pista!

Fernando Marques

Fernando Marques iniciou em 2007 na fotografia automotiva, fazendo parte desde 2009 da equipe No Trânsito. Apaixonado por carros desde pequeno, aprendeu a ler e escrever folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e hoje divide as matérias automotivas com a advocacia, sua profissão.

18 Responses

  1. Rafael says:

    Af!!! Como é gratificante ver um Civic Si no meio dos “grandões”

    • Humm says:

      Então passa ae as fotos da sua Lambo pra galera ver!

      • Fernando Marques says:

        “Humm”, o comentário do Rafael foi mal interpretado por você. Quando ele disse “af!!!” não foi com o tom de desdenhar do carro e sim mostrar entusiasmo em ver o Civic Si “no meio dos grandões”, como ele mesmo completou em seguida.

  2. Uma cobertura sensacional do evento, minha vontade de querer ter comparecido nesta edição só aumentou. Ainda mais com estas belas fotos.
    Posso dizer que sou um felizardo, pois não me faltaram oportunidades de estar de frente para poder ver e ouvir mais da metade destas beldades. Agora Fernando também teve este privilégio.
    Com a migração do evento para outros estados, todos nós que temos esta paixão incomensurável estamos bastante otimistas para ver novos carros no evento, neste que sem dúvidas é referência de Trackday nacional.
    Espero sinceramente que as especulações do novo autódromo no RJ se concretizem, ficaríamos muito tristes em ver que a cidade esqueceu propositalmente o automobilismo.
    Estou cogitando seriamente em participar de um próximo Oktane, se acontecer em São Paulo novamente.
    Enfim, parabéns Fernando pela maravilhosa cobertura desta edição, realmente aos olhos de um bom fotografo é outra coisa.
    Aguardo ansiosamente a próxima parte.

  3. Luan says:

    Ai galera uma duvida, a Gallardo Supertrofeo, ZR1 eo Lotus são do mesmo dono. Meu sonho é ir em evento desse tipo, mais ainda não tive a oportunidade =(

    • Fernando Marques says:

      Não sei lhe dizer se de um mesmo dono, mas sim de uma mesma família. É muito bacana ver todos participando, correndo e se divertindo no evento. Um verdadeiro espírito de união em equipe. Abraço!

    • O Lotus Exige S não pertence ao mesmo dono da Super Trofeo Stradale e ZR-1, porém tudo indica que o proprietário do Lotus e o proprietário da Gallardo e Corvette têm um tipo de ligação familiar ou de amizade.

    • Possao says:

      Acho que sao do mesmo dono, ainda tem mais carros, porsche 996 e Ford GT40. e me falaram de 2 Evo que eu nunca vi. Aparece o nome Euclydes M. e Joao P. mas eu nao sei quem é quem rs…

  4. Murilo says:

    Novamente, ótimas fotos. Mandou bem!

  5. Guilherme says:

    Pra variar as fotos horriveis do Fernando hahahah MT FODA!!!! Só senti falta das Ferraris, nao teve nenhuma??

  6. Rafael says:

    Uma sugestão.
    Porque não fazem uma sessão de download das fotos? Eu realmente piro nas fotos e sempre quero aumentar a minha garagem virtual, mas as vezes cansa :).
    Não seria uma boa?

    Abraços.

  7. Tiago says:

    O Honda Civic Si deve se sentir um pouco excluído no meio desses monstros.

  8. Alex Herrera says:

    Engano, esse Civic SI tava andando MUITO!

    Evento foi demais e as fotos do Fernando ficaram fora de série para variar!

  9. Cristiano says:

    Espetacular. Parabéns Fernando, oportunidade única.

  10. Guilherme says:

    só faltou as fotos do Subaru kkkkk belas fotos

    • Fernando Marques says:

      É mesmo Guilherme. Na hora, pensei ser apenas mais um Subaru Impreza WRX. Depois fiquei sabendo que a cor “blue mica” é bem rara aqui. Mas na segunda parte do evento eu fiz um panning dele sensacional, para compensar! Depois dê uma olhada. Tudo depende da oportunidade para se fazer fotos boas como essas, ficou faltando mais do GT2 RS também, enfim, falhei em alguns carros hauushau. Abraço!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *