O show é por conta deles


Antes de começar o espetáculo, um pequeno resumo sobre as equipes e pilotos para o Mundial de Fórmula 1 2013. Confira!

A temporada deste ano traz capacetes novos para o grid, velhos conhecidos e uma tendência que pode ser a mesma da temporada anterior, que é o equilíbrio. Talvez não tenhamos tantos vencedores como no ano passado, mas o que não faltam é candidatos.

Este pequeno guia também poderá ser usado no Bolão F1 No Trânsito de logo mais.
E tem uma novidade! O link das escuderias para você se aprofundar nas especificações técnicas de cada modelo ou simplesmente curtir as fotos espetaculares de sua equipe preferida.

Portanto, boa leitura.

RED BULLwww.infiniti-redbullracing.com

A equipe campeã do mundo manteve os pilotos e a estrutura de time vencedor das últimas temporadas para tentar, mais uma vez, levar o título consigo. O carro, o RB9, é a aposta desta temporada. Manteve o polêmico bico com degrau do modelo anterior e, segundo Adrian Newey, é um modelo que precisa evoluir de acordo com o comportamento dos novos compostos que serão fornecidos pela Pirelli.

FERRARIwww.ferrari.com/English/Formula1

Apesar de disputar o título de pilotos com Alonso na última temporada, os primeiros GPs foram sofríveis e a equipe sabe que tem que começar bem o campeonato se quiser algo mais. O novíssimo F138 promete ser competitivo e é a tentativa do time de Maranello voltar a vencer os campeonatos de pilotos e construtores. A aerodinâmica, que foi a responsável pelo baixo desempenho inicial em 2012, está muito mais refinada e deixou o carro mais bonito também.

McLARENwww.mclaren.com/formula1

Parece que o time inglês reencontrou o caminho das vitórias e terminou a temporada como o carro a ser batido. O novo modelo, o MP4-28 parece ainda melhor e feito para o estilo de seu primeiro piloto, Button, em uma demonstração clara que a equipe de Woking quer muito o título de 2013. As alterações mais significativas são o novo bico (embora o do ano passado não possuísse degrau) e a suspensão pull-rod, mais leve que a do carro anterior. O time espera completar 50 anos de Fórmula 1 em grande estilo, e tudo parece que conspira a favor.

LOTUS www.lotusf1team.com

Com a inscrição “eu sou sexy e sei disso” na lateral do carro, a equipe negra e dourada quer se firmar de vez entre as grandes, ou voltar para lá, como preferir. O carro parece ainda mais confiável e rápido que o do ano passado e conta com pilotos que não vão ceder posição sem uma boa disputa. É o time mais badalado do momento e quer repetir o espírito leve que levou a Red Bull ao topo, além da competência do time de pista.

MERCEDESwww.mercedes-amg-f1.com

Equipe técnica nova, carro novo e a coordenação do tricampeão Niki Lauda. Uma profunda mudança em nome de melhores resultados é o que fez a endinheirada equipe alemã. Abriu mão de Schumacher para poder deslanchar de vez, mas deve ser neste começo de temporada, ao que parece, ainda uma incógnita. O W04 vem com modificações nas asas dianteira e traseira, mas até alçar vôo a contento deve levar algum tempo.

SAUBERwww.sauberf1team.com

O time suíço, sob o comando feminino de Monisha Kaltenborn, mudou a cor do carro mas continua com o conjunto motor e câmbio, além do KERS, fornecido pela Ferrari. Teve bons momentos no ano passado com a dupla Pérez/Kobayashi, que estiveram no pódio, mas isso já é passado. Deve começar o ano no patamar que terminou o passado, ou seja, no pelotão intermediário, mas o C32 quer mais do que ser apenas um time intermediário.

FORCE INDIAwww.forceindiaf1.com

Estabelecida no pelotão do meio com lampejos de equipe grande, a simpática e competente equipe de Vijay Mallya tenta se manter longe dos problemas financeiros de seu proprietário para não desperdiçar anos de trabalho. O carro parece bem nascido, tem linhas bem mais suaves que seu antecessor e vai brigar por pódios sempre que possível. Conta com os motores Mercedes e o câmbio desenvolvido pela McLaren.

WILLIAMSwww.williamsf1.com

O último lançamento do time do velho Frank Willimas, o FW35, vem com 80% de componentes novos segundo a seus engenhairos, o que muda praticamente tudo no carro. A FIA já alertou para algumas peças aerodinâmicas colocadas nas saídas do escapamento e que já foram regularizadas. É uma cartada grande que visa, acima de tudo, uma rápida adaptação também ao novo regulamento do ano que vem, com a volta dos motores turbo. Não deve ter vida fácil, mas se acontecer como ano passado, pode aprontar algumas surpresas.

TORO ROSSOwww.scuderiatororosso.com

O time 2 da Red Bull manteve a boa dupla de pilotos do ano passado mas, deu novos desafios para eles. O STR-8 é o primeiro carro desenhado pelo novo comando técnico do time e almeja o sexto lugar no mundial de construtores, no qual foi nono ano passado, a frente apenas das três pequenas. Muita pretensão? É o que vamos ver. O motor continua sendo Ferrari.

CATERHAMwww.caterhamf1.com

Também traz seu primeiro carro, o CT03, totalmente desenvolvido em sua sede de Leafield, na Inglaterra. Já demonstrou ser o mais sério dos times pequenos, mas nunca teve o gosto de marcar um ponto que fosse. Estréia uma nova dupla de pilotos que devem auxiliar no relacionamento técnico com a Renault, fornecedora do propulsor. É hora da equipe verde amadurecer.

MARUSSIAwww.marussiaf1team.com

A maior novidade do MR02 é o KERS, ausente do carro do ano passado. Obviamente que não é apenas este componente que vai fazer do carro um foguete, mas a diretoria técnica do time fala em ter dado um passo a frente. E é bom que pensem assim, pois com a saída da HRT, a equipe anglo-russa pode amargar uma última colocação no mundial de construtores. Um time modesto, com poucos recursos, e que sobreviveu pela saída do experiente (e caro) piloto alemão Timo Glock. Vamos esperar.

Agora sim, conhecendo cada um dos 22 pilotos do grid e suas equipes, é só esperar a hora do apagar das luzes vermelhas. Mas antes, faremos mais uma coluna com os resultados dos testes da pré temporada e expectativas para mais um ano de emoções.

Um abraço!

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

6 Responses

  1. Guilherme Campos says:

    Muito bom Lauro! Espero que seu próximo texto com resultados da pré-temporada me ajudem a faturar a primeira corrida na Gepeteca!!!rsrsrsrsrsrsrs Boa sorte para todos nós pois essa será mais uma temporada IMPREVISÍVEL!!! Abração

    • Obrigado Guilherme,

      Agradeço a credibilidade nos meus textos mas, ultimamente, nem na Gepeteca, nem no Formula One For Fun e nem no Bolão aqui do No Transito eu tenho me dado bem. Olha que eu me esforço. Aliás, sinta-se convidado a participar dos dois últimos se quiser.
      Mas a verdade é que, como você disse, deveremos ter uma temporada imprevisível como 2012, o que é bom para todos, público e apostadores principalmente.
      Legal saber que alguém da Gepeteca, você no caso, está lendo a gente por aqui.
      Um grande abraço e apareça sempre que puder!
      Boa sorte para você também.

  2. ATENÇÃO: A Force India confirmou esta manhã que Adrian Sutil será o piloto da escuderia ao lado de Paul di Resta. Assim, está oficialmente formado o grid com os 22 pilotos para a temporada.

  3. Anselmo says:

    Turma, sou meio novo nessa área. Me tirem um dúvida: não há carro de número 13 ? abs

    • Oi Anselmo,

      É verdade, o 13 não aparece na Fórmula 1 desde que eu a conheço e o motivo é a superstição mesmo.
      Aproveitando a sua pergunta, os números dos carros são definidos pela classificação do ano anterior do mundial de construtores desde 1996.
      Mas já tivemos o número 1 no carro de quem não foi campeão (Ronnie Peterson em 74), o número 0 usado por Damon Hill em 94 já que o campeão do ano anterior, Prost, havia se aposentado, e o caso da equipe Tyrrell, que correu por 22 temporadas com os números 3 e 4.
      Particularmente, tenho saudade das Ferrari 27 e 28.
      Um abraço!

  4. ATENÇÃO II (estranho ninguém ter comentado nada ainda): A Marússia confirmou na última sexta-feira (01/03) que Jules Bianchi substituirá Luiz Razia na escuderia e será o outro piloto do time ao lado de Max Chilton. Assim, até segunda ordem, o grid com os 22 pilotos para a temporada está definido, sendo que teremos 4 alemães, 4 franceses, 4 britânicos (3 ingleses e 1 escocês), 2 australianos, 2 finlandeses, 2 mexicanos, 1 espanhol, 1 venezuelano, 1 holandês e 1 brasileiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *