BMW M6 (F13)


Estive ontem na concessionária Top Car, em Florianópolis, para conhecer de perto a nova geração do BMW M6. Logo que cheguei já pude observar o laranjão no display da loja. A cor em questão se chama Sakhir Orange e foi utilizada para o press release oficial do modelo.

Creio que esta seja a primeira vez, ao longo dos 6 anos de vida do site, que posto uma matéria de duas gerações de um modelo. Portanto, gostaria de convidá-los a conhecer a geração anterior do M6, em uma matéria que postamos em fevereiro de 2009. A intenção é de observar os detalhes do modelo e compará-los com as fotos que vocês verão abaixo. Os mais aficcionados podem comparar também as características técnicas.

Em maio do ano passado eu pude conhecer o BMW 650i Coupé, que é a versão não-esportiva do BMW M6, se é que dá para chamá-la assim. Enfim, é importante a leitura da matéria do 650i Coupé, pois nela falo sobre o BMW Série 6. Não convém repetir boa parte do que foi escrito lá aqui, pois é basicamente o mesmo carro. O bônus fica por conta das 59 imagens que mostram diversos ângulos que não fotografei no BMW M6, além da sutil diferença entre as versões.

BMW M6 (F13)

O BMW Série 6 é um carro grande. Compartilha a mesma plataforma com o Série 5 e vem recheado com o que há de melhor da marca da baviera. É feito para aqueles que não querem um sedã, tão pouco um carro pequeno, mas uma barca larga, espaçosa, luxuosa, com muita tecnologia embarcada e sobretudo imponente.

A divisão esportiva Motorsport pega toda esta essência do Série 6, aplica uma injeção de esportividade e transforma o modelo em um ícone. O Série 6 deixa a sobriedade de lado e vira um bólido almejado por todos, não apenas por pessoas mais maduras em busca de conforto e sofisticação.

Iniciando pela estética, o M6 demonstra claramente a sua vocação esportiva se comparado ao BMW 650i. Na geração anterior, por exemplo, a diferença entre os modelos é pequena em um primeiro olhar, apenas os mais entendidos conseguem identificar de cara qual é qual. Um body kit seguindo os padrões atuais da linha M, o teto em fibra de carbono, o singelo aerofólio e as quatro ponteiras de escapamento completam as mudanças no exterior. Já no interior, as diferenças estão no volante M de três raios e a substituição da madeira por fibra de carbono.

Em um carro deste porte, as mudanças não são apenas estéticas, aliás, estas são as que menos importam. A grande mudança está no conjunto mecânico do modelo. O câmbio SMG de 7 velocidades da geração anterior deu lugar ao câmbio M DCT (Double Clutch Transmission) também com 7 velocidades. O motor 5.0 V10 de 507 cv de potência deu lugar a um 4.4 V8 TwinPower Turbo com 560 cv de potência. Há quem reclame da redução de cilindros do motor, mas infelizmente vivemos um momento de downsizing, onde a tendência é motores cada vez menores, ainda que mais potentes.

A junção de um motor com 560 cv e câmbio de dupla embreagem faz com que o modelo acelere de 0-100 km/h em apenas 4.2 segundos e ultrapasse os 300 km/h.

Outras diferenças em relação ao BMW 650i estão na aplicação do know-how e tecnologia da divisão M, que modificam toda a dinâmica do carro para proporcionar uma máxima eficiência, experiência advinda das categorias de corrida em que a marca participa. Estas diferenças estão nos freios de carbono cerâmica (oferecido pela primeira vez na M6), suspensão preparada, diferencial ativo, entre outros itens. As adaptações para o modelo foram realizadas após uma longa jornada de testes na famosa pista de Nürburgring pela equipe que compõe a Motorsport.


 
Bom, na matéria do BMW 650i eu citei que não era muito fã do modelo, mas ao me deparar com o M6 Sakhir Orange constratando com o interior em gelo e fibra de carbono. Fiquei babando. Posso afirmar com propriedade que foi um dos carros mais belos que já vi em toda a minha vida. Era notável a admiração de todos que viam o modelo de perto, inclusive a própria equipe da Top Car.

Quem gostou do modelo e deseja obter maiores infos e valores, pode entrar em contato com a Top Car BMW, representante exclusiva BMW para o estado de Santa Catarina.

Agradeço a toda a equipe da loja pelo excelente atendimento, que já é de praxe.
Fiquem com 48 imagens que fiz do modelo.

Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

17 Responses

  1. Fernando Cechinel says:

    Quase certo que esse é o carro mais bonito ja feito pela BMW…

  2. lsussumu says:

    Nossa essa M6 é linda demaisss!!!!!!! Se ela tivesse o V10 da versao anterior, esse modelo iria virar um mito

  3. Raphael Trinta says:

    A primeira foto resume tudo: PRAZER! Deve ser um prazer indescritível dirigir/pilotar esse carro. *.*

  4. Alexandre Pinho says:

    Lindo bólido! Parabéns pelas fotos, estava sentido fotos de ensaios completos como este!

  5. Gabriel Cascaes says:

    Ótimo ensaio, o carro realmente é uma NAVE!

  6. Victor Ligeiro says:

    Sensacional!!! Perfeita!!!
    Mas tenho uma dúvida, esse modelo não apresenta farol de milha?

  7. Marco says:

    Farol de milha? Tipo um Crossfox 2006????
    Não seria farol de neblina?

    • Victor Ligeiro says:

      Desculpe a ignorância Marco!

      • Marco says:

        Imagina Victor, apenas imaginei a cena e achei engraçado a M6 com farois de milha. Acho lindo o MINI Cooper com faról de milha.

        • Fernando Marques says:

          É, seguindo a onda dos leds, faltou uma linha, mesmo que discreta ali no pára-choque. A gente fica babando tanto no conjunto da obra que nem repara nisso, bem lembrado Victor.

  8. Andre Moreira says:

    Mais uma vez que a BMW acerta a mão! Linda… uma das BMWs mais bonitas!
    Quanto ao motor V8: por mais que o carro ganhou em cavalagem, fico triste com esses downsizings.
    Imagina só um V10 biturbo equipando essa BMW… imagino uns 700cv!!

  9. Cristiano Mazeto says:

    Guilherme, meus mais sinceros parabéns, vc realmente se superou. O carro e fantástico e a materia também. Estive na semana passada na Eurobike de SJ do Rio Preto e vi uma 135 da qual fiquei alucinado para trocar a minha, mas ainda nao e o momento. Essa M6 só e superada pela Hurricane da divisão GPower. Para quem gosta de BMW como eu, realmente esse carro e um sonho acordado. Pouco importa se o motor e V8 ou V10, a vdd e q o carro e alucinante.

    • Muito obrigado Cristiano. Estou até hoje babando pelo carro. Para você que está interessado em uma 135, aí vai uma boa notícia. Já fiz fotos dela e de outros modelos da BMW e devo colocar em breve no site. Só vou mesclar matérias de outras marcas antes para não ficar muito BMW na sequência.

      Abraço!

  10. Fernando Martins says:

    Estou de volta depois de muito tempo sem visitar o site, Fernando nao sei se lembra mas ia combinar de voce fazer umas fotos da minha antiga 335i que infelizmente vendi, estou com uma X1 28i que deixei ao meu gosto (branca com rodas na cor grafite) tá show! enfim, sobre a matéria parabéns guilherme, sempre mantendo o alto nivel.. o M6 é show de bola, tive a oportunidade de dirigir e realmente é o capeta rsrs abraço!

    • Fala chará! Lembro sim, faríamos as fotos da sua 335i! Fico feliz que tenha gostado da matéria e que continua com a uma BMW. Apareça mais vezes para dar seu comentário nas matérias, vê se não some!

      Abraço

  11. Galvão says:

    O carro é demais.
    Peguei uma M6 Gran Coupê este mês.
    Estou ainda experimentando, mais já posso falar que é fantástica.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *