Já é, meu camarada.


Corrida com acidentes e muitas disputas no pelotão do meio, onde um infortúnio de Rosberg praticamente selou o tricampeonato de Hamilton.

Rosberg tentou dificultar

Você conhece a Manor? É aquela equipe que anda lá no fundo, que torce para que nenhum cachorro entre na pista e corra atrás da roda de seus carros para não denunciar a velocidade que eles andam. Na entrevista coletiva dos pilotos, Alonso foi perguntado sobre a equipe McLaren andar tão próxima dos carros da nanica, ou vice-versa, e disparou que nem com motor de avião eles alcançariam a equipe inglesa. A audácia de Alonso rendeu uma resposta da equipe bem interessante. A Manor disse que eles terão o ano que vem todo para discutir a relação quando serão vizinhos de box. Começou bem.

Sabemos que treino é treino e jogo é jogo, como já diria o poeta. Mas treino tem que existir, inclusive os livres. É necessário para ajustes em uma categoria que tem piloto de teste mas não tem teste (!). Flávio Gomes, do site Grande Prêmio, chamou atenção para isso porque as quatro horas de treinos livres deste final de semana foram resumidos a pouco mais de trinta minutos por problemas operacionais, temporais e acidentais. Explico:

Na sexta-feira pela manhã, a culpa foi o derramamento de diesel na pista por um caminhão, o que necessitou de uma lavagem completa no ponto onde aconteceu a trapalhada. No mesmo dia, à tarde, caiu um temporal e ninguém andou muito para não arriscar. Massa fez o melhor tempo até, depois de tirar um cochilo no carro. E no último treino livre, um acidente assustador de Carlos Sainz Jr, que lambeu o guard-rail e foi bater na proteção de soft-wall a quase 200km/h, ficando preso em baixo da mesma e dificultando a intervenção médica.

O espanhol da Toro Rosso foi levado ao hospital onde não foi constatado nada de grave, e ele foi liberado para correr no domingo mas, claro, não participou do treino classificatório.

Ainda bem que o wall era soft.

Ainda bem que o wall era soft.

Pista lisa esta de Sochi.

Não que isso iria tirar a Manor da última fila, e não tirou. E a ausência de Sainz Jr implicava que apenas mais dois carros ficariam pelo Q1. Os dois foram Marcus Ericsson, da Sauber, e Fernando Alonso, super bem aceito pelo pessoal da retaguarda.

O Jenson Button fez um treino decente, colocou seu McLaren na décima segunda posição, a frente de Pastor Maldonado e de Felipe Massa. O brasileiro decepcionou e alegou tráfego, mas também cometeu seus erros. Além deles, o dono da casa Kvyat também não foi além de um décimo primeiro lugar, deixando os camaradas meio desapontados.

No Q3, muita emoção no final. Em suas voltas rápidas com o cronometro praticamente zerado, Kimi Raikkonen fez o melhor tempo. Logo em seguida veio Bottas e tomou a pole do compatriota. Veio Vettel e ficou com o segundo tempo. E aí vieram os carros da Mercedes. Primeiro com Hamilton, que fez a pole até que Rosberg cruzou e tomou de uma vez por todas o melhor tempo do final de semana, e a segunda pole consecutiva. As más línguas dizem que foi uma bela homenagem ao Outubro Rosa. Maldade.

A dupla da Force India veio forte, com Hülkenberg em sexto e Pèrez em sétimo, separados por quase nada. Roman Grosjean, sempre ali, marcou o oitavo tempo, ficando a frente de Max Vertappen, companheiro de Sainz Jr, e de Daniel Ricciardo.

Mas a notícia que correu demais durante os treinos foi a possibilidade da Red Bull e da Toro Rosso ficarem sem motores para 2016. Com as portas fechadas da Mercedes e da Ferrari, só restou agora a equipe colocar o rabo entre as pernas e reatar com a Renault, a quem critica publicamente há tempos, ou achar alguém que queira entrar na aventura. Isso pode não apenas mudar o formato dos treinos ano que vem como também fazer com que as equipes tenham um terceiro carro. Será?

Mas vamos para a corrida, onde Rosberg tinha tudo para diminuir a diferença para Hamilton no mundial.

Não deu pedal

E não é que o Rosberg largou bem?! Segurou o ímpeto do companheiro Hamilton, que já havia dito que não precisaria largar de maneira muito arrojada por que se beneficiaria do vácuo nos longos trechos de aceleração do circuito de Sochi. Raikkonen foi quem mais atacou e levou as posições de Bottas e Vettel, assumindo a terceira posição.

Ainda bem que o wall era soft II

Ainda bem que o wall era soft II

A pista lisa fez logo sua vítima ainda nas primeiras curvas. Aliás, vítimas, no plural. Tentando se colocar bem na freada da segunda curva, Hülkenberg rodou sozinho e ficou atravessado na pista até ser atingido por Marcus Ericsson. Os dois carros ficaram encaixados e foi preciso acionar o safety-car para retirá-los. Na confusão, Max Verstappen também foi uma das vítimas, tendo o pneu furado e se arrastando para os boxes para a troca forçada. Por lá também estava Grosjean, outro que teve problemas.

E por pouco quase não acontece mais lambança, e entre os líderes. Na desaceleração por causa da entrada do safety-car, quase que Hamilton enche a traseira do alemão, o que seria uma falta se sorte terrível para quem conseguiu largar na frente e se manter na ponta.

Mas o dia de Rosberg não seria mesmo dos melhores. Logo após a relargada, o alemão começou a reclamar que o pedal do acelerador estava quebrado. Me lembrei do cabo do acelerador dos fuscas de antigamente. Perdendo posições na pista, Rosberg foi para os boxes e de lá não mais saiu, incrédulo com a situação, abandonando precocemente o GP russo e abrindo caminho para uma vitória fácil de Hamilton, de novo.

Mas o pelotão do meio faria as honras da prova, movimentando-a por diversas vezes. Pouco antes ainda do abandono de Rosberg, Bottas já havia retomado o lugar de Raikkonen e Vettel também ameaçou bastante o companheiro finlandês, que resistiu muito bem em um primeiro momento e segurava também dois finlandeses no pódio (acho) que pela primeira vez. Mas tinha muita água para rolar ainda.

E a bruxa parecia solta mesmo. Uma batida fortíssima de Romain Grosjean na curva mais veloz e perigosa do circuito. O francês perdeu o controle já na saída da curva, em aceleração máxima, e a “chicotada” foi brutal, mas com danos (e muitos) apenas materiais. Assim, novo safety-car e muitos resolvem já efetuar a troca de pneus. E demorou porque tiveram que remendar até o soft-wall.

Que merda ele fez?

Que merda ele fez?

Nova relargada e Vettel vai pra cima de Raikkonen de novo. A briga entre ambos era feroz e Raikkonnen segurava como podia, com direito a disputa lado a lado, mas Vettel acabou consumando a ultrapassagem e assumindo a terceira posição.

E seguia movimentada a corrida no meio do pelotão. Recuperado do acidente, Sainz Jr travou outra bela briga com Ricciardo que também rendeu passeios por fora da pista e brigas roda a roda. Melhor para o australiano nesta altura da corrida. Isso fez com que, mais uma vez no campeonato, os pilotos da Toro Rosso se encontrassem pela pista, o que sempre é expectativa de uma boa briga. Mas o Sainz foi punido em cinco segundos a serem acrescidos em seu resultado por ter encontrado um “atalho” na pista, mas que os comissários não concordavam. E Kvyat então? Já era o quinto colocado, se recuperando bem “em casa”.

Bottas, sem pneus, vai para os boxes reclamando bastante. Estranha a estratégia da Williams, que devolveu o “finlandês que não bebe (muito)” para a pista na décima primeira posição apenas. E foi mal, porque, além do tempo perdido de novo na parada, como fazer 28 voltas com pneus mais macios e apenas 25 com pneus duros? Devia ter parado antes, sem dúvida, mas não sou o estrategista da Williams e, se não desse certo, iria ficar com cara de quem colocou pneu errado, lembram?

O conterrâneo bebe alguma coisa?

Aconteceu então o previsível, ou seja, Vettel voltou na frente de Bottas quando fez sua parada logo depois do piloto da Williams que, por pouco, também não perdeu mais uma posição para o outro piloto da Ferrari e compatriota, Raikkonen. Ambos voltaram lado a lado, mas o carro #77 se manteve à frente.

Massa fez sua parada, estratégia de pneus inversa a de Bottas, diga-se. Hamilton também parou, mas voltou tranquilo na liderança anos-luz a frente do segundo que era… Kvyat! Em terceiro Nasr! Ah, mas ambos sem parada ainda, porque quando o fizeram, claro, foram lá para trás.

A atenção de todos se voltou para a briga finlandesa com certeza, que valia o ingresso até então, com Raikkonen mergulhando para cima de Bottas, tomando a posição mas escapando e perdendo-a novamente. Ambos voltaram com as rodas se tocando, deixando todos com a respiração presa. E com a tentativa de escapar de Raikkonen, Bottas tirava a diferença para Ricciado, que era agora por direito o quarto na prova, e Sergio Pérez, surpreendendo com um improvável terceiro lugar. Quatro segundos separavam os quatro.

Que merda ele fez? (II)

Que merda ele fez? (II)

Nasr se recuperava lá atrás e chegava na zona de pontos. Ao mesmo tempo, Massa brigava com Kvyat, que se aproximava de Sainz Jr, e Bottas estava colado e com mais ação sobre Ricciardo. Na briga dos Williams contra os Red Bull, deu Williams, com ambos ganhando a sétima e quarta posições neste momento.

Raikkonen também chegou em Ricciardo mas, de novo, o apetite foi muito grande e rendeu mais uma escapada ao piloto da Ferrari. O desgaste de freio parecia evidente nos carros na pista porque aquela fuligem que sai da pastilha quando os mesmos são acionados estava muito densa em cada freada de curva.

No entanto, a maior evidencia foi o carro de Sainz Jr, que além de fuligem soltava também uma chuva de faíscas pela roda dianteira esquerda. O espanhol rodou uma vez, voltou para a corrida, mas depois acabou rodando novamente e danificando a asa traseira no soft-wall. Persistente, ainda tentou voltar para a pista e quase provocou o terceiro safety-car do dia. Uma parte da asa caiu na pista, ficando paralela ao asfalto mas justamente na veloz curva de 180 graus. Depois de algum tempo, um fiscal resolveu entrar na pista correndo para tirar a peça e por pouco não foi tolhido por Sebastian Vettel. Muito amadora e perigosa demais a atitude do fiscal que, graças aos deuses do automobilismo, não resultou em uma nova tragédia.

Raikkonen acabou atacando e passando Ricciardo, mas nem seria preciso porque o australiano acabou abandonando a prova por um problema na suspensão. Para chegar ao pódio, porém, ainda precisava ultrapassar Bottas e Pérez. Pérez segurava ambos mas Bottas foi muito bem e surpreendeu o mexicano em uma manobra arrojada, que também facilitou a vida de Raikkonen. Assim, a Finlândia teria ao menos um piloto no pódio, fosse ele Bottas ou Raikkonen, a não ser que…

Em uma tentativa totalmente sem possibilidades de dar certo, Raikkonen tentou surpreender Bottas e deu-lhe bem no meio da roda traseira, jogando o piloto da Williams na barreira de proteção e zerando a pontuação de Bottas na última volta. Raikkonen ainda se arrastou com a suspensão dianteira quebrada e soltando muita faísca pela pista até cruzar na quinta posição, não sem antes perder duas posições para Pérez e Massa.

Vitória tranquila de Hamilton, mais uma, igualando-se a Sebastian Vettel agora. O alemão foi segundo, bem distante, mas constante sempre. Pérez recebeu de volta o presente que haviam lhe tirado e subiu ao pódio, fazendo a festa da equipe. Foi curioso e até emocionante ver que todos os mecânicos que estavam acompanhando a corrida dos boxes e que já haviam se recolhido quando Checo caiu para quinto, sendo chamados de volta por dois ou três que viram o acidente entre os finlandeses e, assim, ir para a mureta para uma merecida comemoração.

Massa foi decepcionante nos treinos, e ainda que tenha tido beneficiado pelos abandonos, foi subindo na classificação e talvez seria esse mesmo o seu lugar se tivesse ido melhor na classificação. Saiu mais feliz do que esperava.

No final, até que foi bom para Massa.

No final, até que foi bom para Massa.

Raikkonen acabou punido pela manobra sobre Bottas em 30 segundos, o que o fez cair para a oitava posição, beneficiando o russo Kvyat, o brasileiro Nasr e o venezuelano Maldonado, promovidos a quinto, sexto e sétimos colocados na classificação final. Jenson Button foi o nono colocado e Fernando Alonso seria o décimo, mas foi punido por cortar caminho, assim como Sainz Jr, e acabou em décimo primeiro apenas. Max Verstapen guardou mais um pontinho em seu ano de estréia, o primeiro deles, se não me engano, depois da maioridade.

O resultado selou o bicampeonato de construtores da Mercedes, sem surpresa, mas com quatro etapas de antecipação. É um resultado muito expressivo, ou seja, praticamente 79% do campeonato disputado, os caras conseguiram 82% dos pontos possíveis com as 15 dobradinhas eventuais. E olha que os pilotos da Mercedes tiveram 3 abandonos e uma corrida catastrófica na Hungria, onde foram apenas sexto e oitavo.

Para Hamilton, uma vitória e um terceiro lugar de Vettel da a ele o tricampeonato já no GP dos Estados Unidos. E isso pode ser bom até, porque vai abrir uma bela disputa pelo vice campeonato.

Ao desligar dos motores…

– Vettel não tem mais carro que Rosberg, mas tem mais cara de quem vai ficar com o vice campeonato;

– Quero ver Pérez correndo no México. Excelente fase do mexicano e os seus compatriotas são apaixonados pelo esporte. As arquibancadas que vi por um vídeo são assustadoras de altas. E devem lotar;

– A imprudência do fiscal de pista ao tentar ajudar o andamento da corrida foi, como disse na resenha, altamente perigosa. Poderia não só ter morrido como também lesionar e até matar Sebastian Vettel, o primeiro piloto que passou pelo local onde ele realizou a “proeza”. E querem o GP por lá a noite!;

– Jenson Button renovou contrato com a McLaren para 2016. A despedida de um campeão do mundo tem que ser mais digna, com certeza;

– Romain Grosjean assinou com a equipe estreante do ano que vem, a Haas. Tomara que ande muito, porque ele merece um carro legal;

– Segundo o Reginaldo Leme, os internautas têm boas perspectivas em relação a Felipe Nasr nos próximos anos. Se trocando o seu engenheiro ele já andou bem melhor hoje, se lhe derem um carro competitivo então… E segundo o Ico (Luis Fernando Ramos) da Band News FM, ele diz que nunca viu um piloto brasileiro tão inteligente como Nasr desde Ayrton Senna. Vamos ver.

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

4 Responses

  1. Cristiano Mazeto says:

    Lewis, sem duvida um digno campeão no bom estilo Senna

  2. Fábio bade says:

    Vamo que Vamo!! ©™®

    Raikkonen foi muito moleque…

    Massa, como sempre, ridículo… malemá conseguia fazer a curva de 180° sem perder o traçado.

    Sainz merece respeito por não ter acuado e correu sem “trauminhas” dos pilotos de hoje.

    Gostaria de ver Bottas na Ferrari no lugar do RaikokÔnen… esse já deu o que tinha que dar.

    Hamilton, pra mim, não é compáravel a quaisquer um dos campeõs da categoria… é sem sal… só ganha com carro que o mantém lá na frente… atrás de outro carro, é mais desesperado que mosca na janela…

    Rosberg deveria ir correr de Cecizinha.

    Ainda não gosto de como o site está sendo tratado com as postagens de fotos e as de F1…

    Deixar o resultado logo pra semana da corrida é pra desanimar e até esquecer do bolão…

    Acho que o site deveria permanecer com seu foco principal que são as ótimas fotos do Guilherme, Fernando e Cia….

    Mas poderia ter um layout onde um quadrante fixo num topo superior, seria só dedicado à F1 (Apostas, Resultados e os Ótimos textos do Laurão.).

    Não atrapalharia os leitores das fotos, nem os leitores da F1.

    É só uma idéia!

    Abraços!

    Vamo que Vamo!! ©™®

  3. Fabio,

    Gosto muito das suas opiniões, mas não concordo com todas e nem discordo, muito pelo contrário (agora deu tela azul, fala a verdade?).
    Concordo com o Bottas na Ferrari, mas não acho que o Raikkonen já deu o que tinha que dar. Concordo também com a valentia do Sainz, mas não acho que o Massa foi ridículo “como sempre”.
    Não vejo melhor afirmação sobre o Rosberg, mas acho que o Hamilton já evoluiu bastante. Acho que compará-lo a outros campeões é inevitável e nem sempre justo. Será que ele (e todos) precisaria ter pilotado para uma equipe média para provar alguma coisa? Só o fato de ter saído da McLaren já o faz mais inteligente e corajoso que muitos, e eu escrevi sobre isso uma vez.

    Sobre o site: bom, a idéia de colocar o resultado logo antes da corrida é evitar o acúmulo de informações de F1 por muito tempo e também lembrar os amigos das apostas do próximo GP. Não funciona comigo, pois eu mesmo faço a parcial e mesmo assim esqueço da próxima etapa. Podemos mudar sim, é nossa atividade mudar para melhor atender aos leitores. Gostaria que mais amigos expusessem suas opiniões aqui, assim como você fez. Obrigado pela idéia.

    Um grande abraço e boa sorte!

  4. Fábio Abade says:

    Laurão, tá querendo me bugar?? rsrs

    Sobre o Raikkonen, quando digo que ele “já tinha o que dar” digo que já deu pela cabeça dele, pelo foco, não pelo piloto que é. Se ele estivesse até mesmo na McDonaldLaren ele estaria mais empolgado do que na engessada Ferrari.

    Eu corro de kart mensalmente com um multicampeão em várias categorias do kart e que correu na mesma época que o Massa corria… e o pai dele foi mecânico e piloto na época em que os Opalões urravam em Interlagos, e dentre vários amigos da mesma época que sempre estão juntos…

    Quando você menciona o nome Massa no meio desse pessoal, é o mesmo que invocar ao demônio ou à Dilma… tem um senhor que sempre repete ” – Felipe Massa? Se enlatar, perde a lata!”.

    Dá pra ver na pilotagem engessada dele que ele nunca foi e nunca será um piloto digno de estar numa F1. O pai dele fez dívidas astronômicas para bancá-lo na categoria. Isso é um problema? Não, desde que ele fosse realmente talentoso e, no mínimo, humilde.

    Quanto ao Hamilton, para mim, ele só é comparável com os números na mão… mas pelo talento não é digno não… E ele ter saído da McLaren foi o único “grande risco” que ele tomou…

    Creio que ele esteja à frente dos demais por manter a jovialidade e a mente ainda na categoria! E creio que a Rihanna esteja prometendo algumas coisas pra ele antes da corrida caso ele ganhe… rsrsrs

    Quanto ao site, precisa acertar isso pois, no ano que vem, teremos mais corridas do que esse ano já.

    Vou ver se consigo montar um layout como imaginei o site!

    Abraço!! Boa sorte também, meu amigo!!

    Vamo que Vamo!! ©™®

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *