BMW M3 (F80)


No ano de 1985 a divisão esportiva da BMW, intitulada Motorsport, criou um novo modelo utilizando como base o Série 3: o lendário BMW M3.

Diferentemente das quatro últimas gerações, a última (F80) só poderá ser adquirida na carroceria sedã. Isso porque a marca fez uma cisão e criou a família M4, nas carrocerias cupê e conversível. O M4 aliás, esteve presente no estande da marca no último Salão Internacional do Automóvel em São Paulo e a matéria você poderá rever clicando aqui.

Todas as gerações do M3. No caso da versão cupê ou conversível, na geração atual passou a se chamar M4.

Todas as gerações do M3. No caso da versão cupê ou conversível, na geração atual passou a se chamar M4.

BMW M3 (F80)

O novo M3 passou por um regime em relação a geração anterior (E92) e perdeu 80 kg. Isso foi possível graças a utilização de materiais mais leves como alumínio (capô e suspensão), magnésio (cárter) e fibra de carbono (cardã e teto).

A frente, larga e imponente, chama a atenção de cara pelas enormes entradas de ar com defletores. O vinco mais marcante na lateral inicia-se na lanterna, passando pela maçaneta e terminando no para-lama dianteiro, que possui o formato de um bumerangue. Ainda no para-lama, estão presentes a luz de seta e o logotipo M3.

Na traseira, detalhe para mais defletores e entradas de ar com as quádruplas saídas de escapamento.

As rodas, modelo 437, Double Spoke, são de 19 polegadas, com freios perfurados e pinças de freios azuis com o logotipo Motorsport.

O motor V8 da geração anterior deu lugar a um seis cilindros em linha 3.0 bi-turbo, com 437 cv de potência e 56,1 m·kgf de torque (entre 1.850 e 5.500 rpm). Em conjunto com o câmbio automático de sete velocidades e dupla embreagem o M3 alcança de 0-100 km/h em 4,1 segundos e só não ultrapassa os 250 km/h pois é limitado eletronicamente.

Além da pintura Yas Marina Blue (mostrada nas fotos abaixo), tanto a geração M3 quanto a M4 possui ainda as seguintes opções de cores: Alpine White, Black Sapphire, Silverstone, Mineral White, Mineral Gray, Sakhir Orange e Austin Yellow.

Agradeço a Concessionária BMW Autobahn Motors de Santos (SP) pela autorização deste ensaio fotográfico.

Fernando Marques

Fernando Marques iniciou em 2007 na fotografia automotiva, fazendo parte desde 2009 da equipe No Trânsito. Apaixonado por carros desde pequeno, aprendeu a ler e escrever folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e hoje divide as matérias automotivas com a advocacia, sua profissão.

You may also like...

1 Response

  1. 19/10/2016

    […] Flagrei este carro na rua, passando, e não pude deixar de fazer o registro. Como já realizamos uma reportagem completa deste carro, não vou falar sobre ele aqui, mas se alguém se interessar, a mesma pode ser acessada clicando BMW M3 (F80). […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *