Torneio Rio x São Paulo


O GP do Brasil pode mudar de endereço depois da Copa.

O automobilismo no Brasil não tem sido tratado como se deve, como se necessita, há anos. O último golpe foi o fechamento do Autódromo de Jacarepaguá, no Rio, para viabilizar as obras da Olimpíada de 2016 naquela cidade. Combalido pelas obras que nele foram feitas para os Jogos Panamericanos de 2007, o autódromo carioca já vinha respirando por aparelhos desde então, numa mistura de pena e descaso.

Em São Paulo, o autódromo de Interlagos também tem seus diversos problemas, os mais graves em acomodações e logística. As reformas feitas ano a ano pela Prefeitura da capital paulista não são suficientes e, no primeiro semestre, um plano de reformulação de todo o autódromo foi anunciado, que prevê a mudança da área dos boxes para a reta oposta e recapeamento total da pista dentre outras mudanças. Em homenagem ao atual prefeito Gilberto Kassab nesta quinta-feira, a diretora-executiva do GP Brasil, Claudia Ito, disse que a reforma tem que se iniciar até o meio de 2013 e ficar pronta em 2014, ano em que termina o contrato do autódromo para receber a F1. Sem esta reforma, é praticamente certa a saída de Interlagos do calendário mundial.

Hoje, no Rio, o Ministério dos Esportes e o Exército assinaram o processo de transferência de um terreno localizado no bairro de Deodoro, zona oeste da capital fluminense, para viabilizar a construção de um autódromo moderno e de padrão internacional em substituição à Jacarepaguá, como já era compromisso das autoridades com a Confederação Brasileira de Automobilismo e com o Comitê Olímpico Internacional. Segundo o prefeito reeleito do Rio, Eduardo Paes, há interesse sim em voltar a sediar provas de Fórmula 1 como na década de 80.

Piquet e Senna. Dobradinha brasileira em Jacarepaguá, 1986.

Você que nos lê, independente de sua idade, sabe que obras públicas neste país são, normalmente, alvo de irregularidades e interesses. No caso do Rio há uma pequena vantagem porque o trabalho do atual prefeito Paes será continuado. Ainda assim, só acredito que a obra saia do papel vendo algo ser feito, porque prazos do compromisso já se perderam.

Em São Paulo, a aprovação da verba vai depender do prefeito eleito, Fernando Haddad, que tomará posse em janeiro. Nem preciso falar que pode, sim, haver interesses políticos fortes influenciando a decisão, visto que o partido de Paes é o maior da base aliada do governo federal e o partido de Haddad é o do governo federal, eleito exatamente em São Paulo com discurso oposicionista ao atual prefeito.

Eu nunca fui a uma corrida no Rio, mas quem foi disse que a atmosfera era ímpar. Calor, descontração, acampamento, amores de verão (a corrida era a primeira da temporada), etc, etc. Uma dobradinha brasileira em 1986, com Piquet e Senna é a minha maior lembrança daquela pista plana de uma reta oposta enorme.

Quando a corrida veio para São Paulo, eu fui logo na sexta-feira pela manhã, no treino livre. Sim, faltei no trabalho, fui de ônibus e ouvi, arrepiado, ao primeiro ronco de um carro de Fórmula 1 ainda de dentro do coletivo. Estava na arquibancada na reta oposta bem em frente aonde Ayrton Senna parou depois de receber a bandeirada em 1991, minha recordação inesquecível do autódromo de topografia invejável e traçado seletivo, e de uma história fundamental para o automobilismo nacional.

Senna comemora a primeira, e sofrida, vitória no GP do Brasil de 1991.

E nós, fãs da Fórmula 1, ficamos primeiro torcendo para que o Brasil continue sediando uma etapa do mundial, e aguardando que, em isso se confirmando, para onde vamos ver a corrida, se no Rio ou em São Paulo.

Onde você prefere que o GP do Brasil seja realizado? Prefere que continue em São Paulo depois de 2014 ou que volte para o Rio, em um autódromo mais moderno?

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

3 Responses

  1. lsussumu says:

    Quando fiquei sabendo sobre Jacarepaguá, achei a maior palhaçada!!!! É um local com bastante história, deveria ser conservado. Mas não, eles vão destruir o local, para construir algo que futuramente será esquecido e abandonado.

    Quanto a Rio ou São Paulo, depende do traçado, se do Rio for melhor que de SP então Rio. Bem que no Rio poderia ser uma corrida de Rua igual Monaco.

    • Lauro says:

      Não há dúvidas de que Jacarepaguá deveria ser preservado ou reformado, mas os interesses falaram mais alto, como sempre.
      Eu espero que esse mesmo interesse bisonho não interfira na escolha entre Rio ou São Paulo. Que seja feito pelo bem do automobilismo e das cidades envolvidas. Já prometeram vários circuitos em vários lugares o que se vê, normalmante, é nada sair do papel e a gente ficar com circuitos de asfalto rachado, lama e pneus carecas nos guard-rails como hoje se viu na Stock Car que, diga-se, é a “categoria mais importante do automobilismo nacional”.
      Agora, circuito de rua, no Rio, acho impossível. Em São Paulo, nem tão impossível assim, mas não acredito, até porque já temos a Fórmula Indy que se utiliza do Sambódromo e adjacências para realizar a sua etapa brasileira.
      Valeu Sussuomo!

      • lsussumu says:

        Infelizmente interesse fala mais alto. Isso é uma vergonha. Também espero que não interfira, ver qual traçado irá proporcionar as melhores cenas, as melhores ultrapassagens, e não só em dinheiro. Um exemplo recente de circuito prometido e não foi cumprido é a INDY, que veio para SP. Eu acho lamentável a Stoc Car está abandonada desse jeito, e não ter incentivo nenhum. Deveria ser mais valorizada, e dar uma atenção especial aos circuitos. Eu pensei é impossivel mesmo, mas seria legal ver passando na orla da praia os carros, iria ser um cenário incrível, em SP eu acho o traçado da Indy bem interessante, pelo menos a reta da churrascaria anhembi que eu acompanhei esse ano, ela é muito show!!! Vc ver o carro vindo acelerando e fazendo uma ultrapassagem após uma reta daquelas é animal!!! Melhor ainda é quando eles vem um do lado do outro hahaahahahahah.

        Valeu Lauro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *