Lançamento – Ferrari 458 Italia


Senhoras e senhores, é com muito prazer que vos apresento a mais nova Ferrari de rua, anunciada hoje pela Ferrari S.p.A.! Para aqueles que gostam de ler e argumentar, esse será um post longo e repleto de informações que acabam de se tornar públicas.

Duas semanas atrás, o nosso Correspondente na França, Julien Deprey, publicou fotos de uma flagra exclusivo da então Ferrari 450. As fotos eram dois meses mais antigas e não mostravam muitos detalhes do novo modelo, mas foram suficientes para deixar os leitores em polvorosa. De lá para cá, algumas formas previstas tomaram outra cara e o nome fictício foi ajustado para 458 Italia – em referência ao motor de 4,5L e 8 cilindros – mas o nosso entusiasmo é o mesmo. Emblemático também, é o nome dessa Ferrari, que acompanha a sigla numérica. Não foi à toa que escolheram o nome da pátria em que a fábrica foi fundada e produz seus carros até hoje, um país que é sinônimo de estilo, paixão e tecnologia.

Sempre que a Ferrari lança um carro, fico aflito, ansioso e cético. Pode parecer contraditório, mas isso é natural e o estado de ceticismo dura apenas algumas horas. Nem sempre quando vemos algo novo, gostamos logo de cara. Com esse modelo não foi diferente. Mas após apreciarem as fotos abaixo, verão que assim como na California o desenho é pura harmonia! Não me lembro de ouvir antes tantos leitores, jornalistas e entusiastas da marca usando o adjetivo “harmonioso” para se referir ao padrão mais recente de design empregado pela Pininfarina.

Na semana passada também fui ver a California de perto, e bastam alguns segundos para entender que é um carro belo, de acabamento impecável, olhar agressivo e limpo na dianteira, bruto e esportivo na traseira. Não duvido que minha reação será a mesma ao analisar ao vivo uma 458 Italia. Fazendo uma pequena retrospectiva, dentre os modelos V8 da marca, podemos nos lembrar que em geral a Ferrari adotava um novo look a cada dois modelos. Podemos citar as 348 e 355 como um exemplo. Assim como foi com a 360 e 430. Eram semelhantes em estilo, tecnologia, tamanho, motor e desempenho. Agora chegou a hora da mudança.

Como é tradicional, se trata de uma berlinetta com motor central-traseiro. E como foi escrito no Press Release, “enquanto é verdade que toda Ferrari é inovadora por definição, é igualmente verdadeiro que no curso da história da marca do Cavalo Rampante, alguns carros marcaram uma genuína decolagem da atual gama de modelos. Esse é realmente o caso da Ferrari 458 Italia , a qual representa um grande salto a frente a partir dos carros esportivos anteriores da companhia”.

Vamos elencar algumas dessas melhorias. Como é sabido por todos, a Ferrari sempre – desde a sua fundação – fez uso de sua experiência nas corridas de Formula 1, para beneficiar o desempenho dos carros de rua. O lema permanece, e cada vez mais, o carro responde aos comandos do piloto com velocidade e precisão. O atrito interno do motor foi reduzido, permitindo que o carro tenha menor consumo de combustível que o modelo antecessor, mesmo com maior torque e potência. O interior da 458 Italia foi desenvolvido extensivamente, e a ergonomia do piloto foi aperfeiçoada através de um volante novo e painel envolvente. Podemos ver pela disposição de controles, botões, mostradores e até mesmo das saídas de ar para ventilação interna, que o piloto veste o carro. Todos os comandos estão a mão dele. O passageiro se torna um coadjuvante, mas privilegiado. Não podemos deixar de citar que Michael Schumacher tem grande participação nisso, pois está envolvido em novos projetos desde os tempos da Enzo.

Aerodinamicamente, o carro ainda surpreende, gerando sustentação negativa equivalente a 140 kg a 200km/h. Além das entradas de ar dianteiras e laterais, com a função de direcionar o ar para os radiadores e o novo fundo-plano, o bico também possui pequenos defletores aero-elásticos que geram downforce e deformam a medida que a velocidade aumenta reduzindo o arrasto.

O motor agora é de injeção direta, e desenvolve 570 cv a 9000 rpm! Isso é absolutamente fantástico tecnicamente, pois um carro de rua só poderia atingir tais velocidades de rotação com um processo produtivo de qualidade insuperável, usinagem precisa das peças, e balanceamento refinado das partes móveis. E mais uma vez a Ferrari bate recordes, com a relação inimaginável de 127 CV/L. Pesando apenas 1380 kg, isso se traduz em 2,42 kg/cv. O torque máximo é de 540 N.m a 6000 rpm, do qual mais de 80% está disponível a apenas 3250 rpm. Para o torque específico, outro recorde de 120 N.m/L. O som deste motor tecnicamente perfeito, não deixa a desejar e sugiro que assitam ao vídeo ou acessem o hotsite para sentirem vocês mesmos o rugido do V8 expelido pela saída tripla do escapamento.

Quanto ao câmbio, faz-se o uso de dupla-embreagem. E se o tempo de troca já era um recorde (60 ms), agora é 10% mais rápido, o que possibilita o uso de 7 marchas no lugar das tradicionais 6, pois perde-se pouquíssimo tempo durante a aceleração do carro e aproveita-se melhor a curva de torque e potência com relações mais curtas. Assim, o carro acelera de 0 a 100km/h em 3,4 segundos. No entanto, a velocidade máxima se mantém na ordem dos 325km/h.

A integração do E-Diff (diferencial eletrônico introduzido pela primeira vez na F430) com o F1-trac (controle de tração dos F1 que estreou na 599 GTB) permite um aumento de 32% na aceleração longitudinal nas saída de curvas. A evolução da lógica de controle, com cálculos ainda mais rápidos e precisos do nível de aderência, torna o carro mais ágil e melhora sua dirigibilidade, tornando mais fácil o controle no limite da pista e do carro. Ambos os sistemas citados e o ABS de alta-performance são agora controlados pela mesma ECU. Os freios, por sua vez, apresentam nova característica denominada prefill.

Com isso, agora a Ferrari apresenta dois novos modelos na categoria dos 8 cilindros. A Ferrari California, para proprietários que requisitam um carro esportivo mais versátil e muito prático, e a 458 Italia, projetada para proprietários para os quais a prioridade é um desempenho sem compromisso nas ruas com capacidade ocasional de correr nas pistas, mas que ainda precisam de um carro para o dia-a-dia.

Ferrari 458 Italia – Especificações Técnicas

Dimensões

Comprimento – 4527 mm
Largura – 1937 mm
Altura – 1213 mm
Distância entre-eixos – 2650 mm
Peso 1380kg
Relação peso/potência – 2,42 kg/cv
Distribuição de peso (dianteira/traseira) – 42%/58%

Motor

Tipo – V8 – 90°
Deslocamento – 4499cc
Potência máxima – 570cv
Torque máximo – 540 Nm
Potência específica – 127cv/l
Taxa de compressão – 12.5:1

Pneus

Dianteiros – 235/35 ZR20 8.5″
Traseiros – 295/35 ZR20 10.5″

Desempenho

Velocidade máxima – Acima dos 325km/h
0-100km/h – 3.4 segundos

Consumo e Emissões

Consumo de combustível – 13.7 litros/100km
Emissões 320g CO2/km

Câmbio

Dupla-embreagem, 7 velocidades, F-1

Eletrônicos

E-Diff3, F1-Trac, High-performance ABS


Eduardo Rimoli

Engenheiro Mecatrônico, 27 anos, é apaixonado por carros e aficcionado por marcas italianas de superesportivos. Dentre os vários hobbies, destacam-se a astronomia, fotografia, automodelismo, kart, além de tudo que envolve a Ferrari, desde os carros de rua até a Fórmula 1.

42 Responses

  1. Matheus says:

    UMA MISTURA DE FERRRARI ENZO COM FERRARI CALIFORNIA

  2. Alexandre Abrahão says:

    Olá, Simplesmente Fantastica pelo pouco que podemos analisar, os Três canos de escapes ficaram bem legais com o conjunto do parachoque, e que rodas hem…simplesmente a mais bela que ja vi em um modelo Ferrari, só uma pena ter que colocar uma placa em um carro assim, ja que esse mero detalhe não se é pensando pelos projetistas hehehehe, destaques tambem para os Difusores que com novos desenhos ficaram bem legais, gostaria de ver mais fotos do interior, pela unica que ainda possui, vejo que ficou mais “futurista”, imagina o preço dessa Belezinha.

    Abraço.

  3. João Henrique says:

    :O

    sem palavras…

  4. Beatriz says:

    Que traseira agressiva! E que belo interior.

  5. conde says:

    :O

    sem palavras…[2]
    como todo lançamento da Ferrari : sempre surpreendente

  6. Fernando Marques says:

    Eu não gostei, sinceramente a Ferrari está caindo no meu conceito no quesito desing, pq interior e motor não preciso nem falar neh ?!

    Lanternas re-utilizadas da Califórnia, escapes triplos (parece carro xunado)e o desing dos faróis esquisito são alguma das coisas que não gostei, parece aqueles carros ingleses bizarros que nem sabemos dizer o nome !!!
    Abraço

  7. Eduardo Fonseca says:

    tbm não gostei das lanternas dianteiras e do escape triplo…..pra mim está fora do padrão Ferrari!!!

    430 ainda mata a pau!!!!
    me arrisco em dizer até na 355….

    claro, que no quesito design!!!

    Abraços
    Eduardo Fonseca

  8. Uma mistura de feiúra com desempenho. 😛

  9. Alexandre Pinho says:

    A primeira vista também não me agradou muito, porém em uma segunda oportunidade passei a gostar. Os estudios da “Carrozzeria Pininfarina” nunca desapontam, sempre trazendo novidades e tendências em seus desenhos!

  10. Jaule says:

    Me encarnei na Dianteira.. muito linda.. as linhas dela tbm sao muito harmoniosas. e a potencia nem se fala né. Xau Lambo e Porsche hehehee.. Ferrari me impressiona a cada dia ^^ e seu texto ficou muito bem escrito. parabéns.

  11. Achei essa Ferrari sensacional!!
    Belíssima matéria Biscuit!

    Abraço

  12. Marc says:

    E a VW/Audi fazendo escola com a dupla-embreagem e injeção direta.

  13. Victor BM says:

    Cara eu tbm vou dizer que a principio 430 e California não são muito do meu gosto, mas vou ter que concordar com o Alexandre Pinho, os caras nunca desapontam, Ferrarri é Ferrari e ponto final.

    Quem quiser contestar isso que enfie o dedinho mindinho no cu e não me encha o saco! Essas italianas são fantásticas, tenho enorme respeito por elas, são carros magníficos, verdadeiras obras de arte!

    Abraços a todos os coleguinhas do Notransito (estou bebado, beijokas)

  14. A.Serravalle says:

    Pra mim não passa de uma Enzo tunada. 🙁

    Da enzo pra cá, a Ferrari só me agradou com a 430. As outras não me encheram os olhos, nem mesmo a enzo.

    Esse escapamento triplo não tem nem lógica. Se fosse um V12 ou V6 ainda se poderia forçar a barra dizendo que tem x cilindros pra cada escapamento, mas um V8?

    A unica coisa que “salva” aí é a harmonia das linhas quando o carro é visto de perfil, em qualquer outro angulo vira uma enzo alterada. Tá, o motor salva também, mas poderia botar esse coração num corpinho mais bacana…

  15. Bruno Vinicius says:

    A principio e diferente do que estamos acostumados a ver mas e uma ferrari e nao e preciso duvida que vai virar uma lenda como as demais.

  16. Eduardo Fonseca says:

    Ae Victor BM,
    te perdôo pelas suas palavras pq estava bêbado……kkkkkkkkk….em plena terça-feira hein…..eeeeeeelaia

    continuo não gostando dessas lanternas…rsrsrs

    Abraços
    Eduardo Fonseca

  17. Vrummm says:

    A disputa entre a Ferrari e a Lamborghini é de tirar o fôlego…

    A Ferrari mostra com a 458 Italia que dá pra melhorar o que é perfeito…

    Quanto ao desenho, estou tentando me acostumar. Mas gostei muito do cockpit!

  18. Victor Sanna says:

    Ferrari é Ferrari e ponto final.
    Oque mais chama atenção é o interior, como disse o amigo Alexandre Abrahão está mais futuristico, só não gostei muito dessa traseira, não parece digno de uma Ferrari. Agora é só esperar os videos no youtube pra ve a performance desse carro, que com certeza não vai desanimar. Otimo texto, parabéns…
    um abraço
    PAZ!!

  19. Eleno says:

    Curti o design… ficou bem atual e sem exageros 😉

  20. Marc says:

    Bem que essa ferrari tinha algo de familiar, as entradas de ar na traseira remetem a lendária f40.

  21. joaquim bacalhau says:

    Xente, mai issu eh fotu? Ahhh eu tambeim brinco ax vezex nu peint brãsh, tenho varius desenhux pa poxtá aqui, ceis posta pa eu? Ja ki num pricisa sê fotu pa tá no saite! Otru dia fiz um tratorzim, ficô da óra rapazix!

  22. Marco Peters says:

    Uma das Ferraris mais bonitas já lançada, a traseira me lembra muito a F40, simplesmente linda.

  23. Andre Moreira says:

    Não tenho palavras… sinistra!!!

  24. Iago says:

    Esse não éo verdadeiro estilo Ferrari! Só gostei dos novos difusores e do cano triplo, falando em design.
    Realmente lembra aquelas marcas bizarras, Tesla, Fisker…

  25. Como o nosso querido leitor “joaquim bacalhau” comentou, essas “fotos” não passam de imagens geradas por sistemas 3D tipo CAD. No entanto, a Ferrari sempre usa esse tipo de imagem para apresentar o carro ao público através da internet e revistas. Aguardem o veículo ser apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 15 de setembro de 2009; ou visitem a Galleria Ferrari em Maranello, na mesma data. 😀

  26. Lucas Brunckhorst says:

    Que isso! Olha esse carro!

    Essa frente, ficou linda! Ferrari é Ferrari, me desculpem…

    Detalhe talvez para o design da porta, acho que talvez poderia dar um pequena melhorada lá. Mas está sensacional!

    Abraço à todos!

    E Victor BM, por favor… Vamos beber só nos fins de semana! UHAeuHAEuhAEU

  27. A.Serravalle says:

    Sem exageros? Sem comentarios pro cano triplo… Aliás, já comentei.

    E que interior? Prefiro mil vezes o interior do Veyron, que já é “antigo” comparado a essa ferrari… Até o skyper tem um interior mais interessante!

  28. Marcelo Ramos says:

    Para quem acha que tes escapamentos sao estranhos, aconselho a vere alguma foto da traseira da F40 veja se encontra alguma coisa parecida.

    http://666kb.com/i/bb3viouag64h1yuri.jpg

    Um detalhe que passou batido aqui, reparem que na lateral, as tradicionais entradas de ar, estao escondidas na parte de tras da janela, e bem sutil ela se confunde com a janela, a janela entra um pouco e fica uma pequena entrada de ar.

    http://666kb.com/i/bb3v8khlro1sqc9j2.jpg

    Outra coisa que parece existir na 458 e um aerofolio traserio, quando atinge determinada velocidade deve levantar, nao sei se e isso mas esta com cara, pois tem duas entradas estranhas

    Reparem bem parece um aerofolio

    http://666kb.com/i/bb3vdqnliunxdyvjy.jpg

  29. Foi-se o tempo de F355, 550 Maranello e F50 ://

  30. Juliano d'Acampora says:

    Acredito que o amigo A. Serravalle quis dizer SPYKER! Hehe

  31. stile - alpine says:

    Biscoito, parei de ler quando você chamou a California de HARMONIOSA. Você caiu muito no meu conceito depois dessa!! A 458 é maravilhosa, a California é um lixo (tanto que as vendas estão mega encalhadas), não confunda as coisas! []s

  32. Marcelo Ramos says:

    A Ferrari faz carro sob encomenda onde o feliz proprietario escolhe cor, forração dos bancos, etc.

    Se o comprador quiser mais exclusividade existem mais uma dezena de opçoes de personalização, claro que esta personalização especial tem preco e bem caro.

    A fila de espera chega as vezes a dois anos, o que por si so ja evita modelo encalhado.

    Toda a produção da Ferrari California esta vendida ate 2010

    http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/117424_p.shtml

    Se voce nao gosta da marca ou acha o modelo California feio e um direito seu, mas isso nao da o direito de voce ficar inventando coisas.

    Antes de escrever sobre determnado assunto procure se informar melhor.

  33. TIAGO says:

    Como pode um motor aspirado ter tanta potencia especifica, será que nada foi sacrificado

  34. Paula Tejando says:

    Adorei a reportagem. Sou Louca por homens que têm uma Ferrarri e achei o autor do post , Eduardo, um gatinho.

  35. LBranco says:

    Uma das mais lindas ferraris ja feita, nao sou fã de ferrari mais essa ae pqp ficou file demais.

  36. MAXX says:

    FARÓIS COPIADOS DO GALLARDO..INFELIZMENTE A FERRARI ANDOU PRA TRÁS. TRATA-SE DE MAIS UMMA SENDO CONTROLADA POR UMA GIGANTE CAPITALISTA. A FERRARI Q ANTES LANÇAVA MODELOS DIFERENCIADOS TEVE A CARA DE PAU DE COPIAR O FAROL DA CONCORRENTE, LANÇADO NOS IDOS DE 2005

  37. Maxx, não fale sobre o que vc não tem conhecimento! Fazia tempo que eu não ouvia tamanha besteira.

    Vc por acaso conhece a Enzo? Sabe que ela foi lançada em 2003? E dos faróis dela, vc lembra? Falar que uma montadora de superesportivos copia outra é fácil, quando não se tem fatos concretos para tomar como base…

  38. FERNANDO CHAVES says:

    CAROS AMIGOS ,CLARO QUE CADA UM TEM SUA PREFERENCIA EBOM GOSTO, MAS DESCULPEM FERRARI E FERRARI EM TODO O PLANETA,SO O RONCO DO MOTOR DIZ TUDO E UMA SINFONIA PARA NOSSOS OUVIDOS, QUERENDO DAR UMA VOLTA E SO MARCAR, TENHO UMA F 430 VERMELHA SPYDER, ESTOU NO AGUARDO DA 458 SPYDER QUE,SEGUNDO A VIA ITALIA SÓ VIRÁ NO INICIO DE 2011,VAMOS AGURDAS

  39. @ FERNANDO CHAVES, o lançamento da 458 Italia pela Via Italia foi marcado para amanhã, 20/04/2010, e o NT estará lá para cobrir.

  40. FERNANDO CHAVES says:

    PARABENS AO NT, PELAS BELAS REPORTAGENS,DRIVE CUP ONTERLAGOS E OUTRAS ,PARABENS NT E FERNANDINHO PELAS BELAS FOTOS,HOJE ESTAREI LÁ NO LANÇAMENTO DA BELA MAQUINA FERRARI 458, MARAVILHOSA,ABRAÇOS SINCEROS

  1. 13/08/2009

    […] esse será um post longo e repleto de informações que acabam de se … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

  2. 22/04/2010

    […] no trabalho, ao Eduardo Rimoli pelo incentivo, e à Via Italia pelo convite ao evento. CLIQUE AQUI PARA VER MAIS SOBRE A FERRARI 458 ITALIA […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *