Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport


Uma supermatéria para um supercarro! Todo o processo de fotografia, filmagem, edição, escrita, pesquisa e postagem levou muitas horas, mas acredito que valerá a pena. Apresento a vocês esta matéria com 64 fotos em alta-definição e um vídeo em qualidade full HD (que é inclusive meu primeiro vídeo com edição).


Muita gente se perguntava se algum dia o maior supercarro de todos os tempos viria para o Brasil. Houveram diversos rumores de que já havia uma ou duas unidades rodando por aí, mas ninguém conseguiu provar os fatos. Eis que a British Cars do Brasil, responsável pelas marcas Bugatti e Bentley trouxe a primeira unidade do Bugatti Veyron.

O Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport é um modelo que possui um teto removível que, quando acoplado ao carro, o transforma em targa (o teto é em vidro) e quando retirado, transforma o veículo em conversível. A velocidade máxima do supercarro com o teto é de 407 km/h, e sem o teto é de 360 km/h. Porém, caso os ocupantes estejam utilizando-o sem o teto e ocorra uma chuva pelo caminho, o Veyron Grand Sport possui um teto dobrável que fica guardado no porta-malas e pode ser aberto como uma espécie de guarda-chuva momentâneo. O único inconveniente é que com este teto o veículo não poderá ultrapassar os 160 km/h.

O restante do carro está praticamente igual a versão normal do Bugatti Veyron, o veículo é produzido sob um monocasco de fibra de carbono suspenso a partir de uma estrutura de alumínio na parte frontal e uma estrutura de aço inox e fibra de carbono na parte posterior. Os materias utilizados na fabricação são todos de primeira qualidade e se forem vistos separadamente do veículo, dão a impressão que serão utilizados na fabricação de um avião a jato.

O veículo é meticulosamente feito à mão em um castelo na cidade de Molsheim, na França. O castelo, que leva o nome de Saint Jean, foi construido em 1857 e adquirido pelo fundador da marca, Ettore Bugatti, nos anos 20. Ele transformou o local na fábrica da Bugatti, pois segundo ele, o castelo representaria a excelência da marca. Em 1998 com a aquisição da marca pelo Grupo Volkswagen, o local foi totalmente remodelado e anexo ao castelo foi criado o estúdio para a fabricação do Bugatti Veyron. Este estúdio pode produzir cerca de 80 veículos por ano, sendo que na maioria dos casos, o cliente acompanha o processo de fabricação de perto e busca o carro pessoalmente quando pronto.

Já sabemos que o Veyron é um carro de grandezas, mas a verdadeira grandeza do veículo não está no seu processo de fabricação e nem nos materiais utilizados nele, e sim no coração do veículo: Nada menos que um motor de 8 litros com 16 cilindros em W, quatro turbos, dois intercoolers e 64 válvulas, totalizando 1001 cv de potência. O Veyron utiliza um câmbio DSG (automático sequencial com dupla embreagem) de 7 velocidades. Isto permite que o supercarro alcance uma velocidade menor na troca das marchas e esteja preparado para a troca da próxima marcha sem que haja perca de potência. Para aguentar tanta força em um único carro, o supercarro também está equipado com 10 radiadores, sendo 2 somente para o sistema de ar-condicionado. A tração é integral nas quatro rodas.


CLIQUE AQUI PARA VER A FICHA TÉCNICA COMPLETA DESTE VEÍCULOArquivo PDF


Vídeo: Guilherme Nascimento
Fotos: Fernando Marques e Guilherme Nascimento


Guilherme Nascimento

Guilherme é fotógrafo automotivo e sua especialidade são os carros exóticos. Criou o site “No Trânsito” em março de 2007 como uma forma de mostrar suas fotos ao mundo.

14 Responses

  1. Diego says:

    ai meu peru móvel!

  2. André says:

    Quem é fã de carros, sabe que é uma grande emoção ver este carro pela primeira vez

  3. Fellipe says:

    Fiquei emocionado qunado cheguei perto dele, que vontade de ir de novo ao salão.

  4. lsussumu says:

    eu ouvi uma historia que só 1 pessoa colocava a mão no Veyron. MENTIRAAAA

    Eu fui no salão quarta-feira e vi um cara com cinto desprotegido, relogio no pulso limpando o Veyron com um pano que nem sei se estava riscando ou nao o carro.

  5. Lucas Brunckhorst says:

    Nosso humilde colega Eike Batista comprou um desses né? x)

    Só que outro modelo!

    Abraço a todos e meus párabens pela excelente matéria Guilherme!

  6. Cairo says:

    muito bom o post, parabens !

  7. Rogio Santos says:

    Concerteza o Veyron é daqueles carros que vc passa uma duas horas só estudando todo o design e parabéns pelas fotos Guilherme…

  8. Mauricio says:

    Eike batista comprou um desses, vai ficar na sala da mansão junto com a SLR, com ctza o sonho de muitos possuir os dois, e na sala de casa ainda, sem comentários. O cara é FO-DA

  9. Henrique says:

    Belissimo video e fotos magnificaas!!!
    Parabééns Guilherme e Fernando!
    Quanto ao carro é bonito,mas não sei se compraria esse.

  10. diego granado says:

    Parabéns pelas fotos ,esse carro é mesmo sensacional , também fui no salão 2 vezes e iria mais se pudesse. Gostaria de saber qual a música do vídeo , muito bem escolhida por sinal.

  11. João Henrique says:

    O que???? 16.4!!!??

  12. Parabéns ao Fernando pelas fotos, ficaram muito bonitas! Esse carro é um ícone, é fantástico!

    Abraços!

  13. MuriloM says:

    Show de bola as fotos, como sempre. hehe
    e olha lá ein.. sou mais pagar 8 Milhões nesse Bugatti do que pagar 10 no Zonda R. abraços

  1. 05/11/2010

    […] This post was mentioned on Twitter by Beatriz Amorim Silva, No Trânsito. No Trânsito said: #salaodoautomovel Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport: Uma supermatéria para um supercarro. Confira! http://bit.ly/bNurgw […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *