O móbile que eu queria ter


Sabe aqueles penduricalhos que ficam sobre o berço dos bebês para distraí-los com movimentos circulares e músicas cansativas? Então, o que vou mostrar não tem som nem movimento, mas tem mais peças.

Eu não tenho certeza de quem teve a idéia, mas já tinha visto trabalho tão bom quanto feito pela antiga equipe Honda anos atrás, como mostra a foto abaixo.

E aproveitando o lançamento do novo carro da Mercedes para 2012, resolvi postar este artigo.

A penúltima equipe a apresentar seu carro para a temporada deste ano (a última será a HRT, para manter a tradição apenas), fez um trabalho tão minucioso com o carro de 2010 que mereceria aplausos só pela iniciativa. A seqüência de fotos abaixo mostra detalhes de um Fórmula 1 que poucos conhecem e menos pessoas ainda entendem o que cada um destes componentes é capaz de fazer no carro. Eu não tenho pretensão alguma de conhecer cada peça, mas é interessante ver como existem componentes comuns como parafusos e porcas, até os mais complexos e exclusivos, como o assento do cockpit, moldado para cada piloto.

Uma das coisas que me chama a atenção é a largura das rodas. Os sensores, as peças fundidas, as moldadas, as usinadas. Tudo é milimetricamente construído. Rolamentos, anéis, pinças e discos de freios, estes últimos responsáveis por parar o carro em poucos metros após atingirem velocidades acima dos 300 km/h.

Dá pra ver com nitidez a coluna de direção, o volante, os coletores das duas saídas de escapamento, a asa dianteira, o assoalho, a carenagem…

É de encher os olhos de qualquer um que admira, além da velocidade da máquina e da técnica do piloto, um projeto bem construído, uma mistura de precisão mecânica com arte em design. Assim que o queixo voltar ao lugar, façam seus comentários.

Um abraço.

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

4 Responses

  1. Jeferson says:

    Incríveis os detalhes mesmo ;O

  2. Estevan says:

    Acho que vou dar um móbile desses pra minha filha, hehehe…

  3. Alexandre A. ctba pr says:

    Show de bola, isso sim é Arte.

  4. EDU F. says:

    imagina passar um facão aí……….kkkkkkkk

    ou então ligar um ventilador…..kkkkkk

    brincadeiras à parte, é impressionante mesmo a riqueza dos detalhes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *