Análise mercadoilógica


Todo meio de temporada traz alguma especulação sobre o mercado de pilotos para o ano seguinte, e não poderia ser diferente este ano, ainda mais com a temporada agitada e super equilibrada como vem se mostrando. Vamos conferir os boatos?

A única coisa certa até o momento para 2013 no que diz respeito às duplas de pilotos é a permanência de Sebastian Vettel e Mark Webber na Red Bull. Curiosamente, foi esta decisão que fez aumentar, e muito, as especulações sobre o futuro de Felipe Massa na Ferrari. O australiano, por muito pouco, não trocou o touro vermelho pelo cavalo rampante.

Webber, amigo de Alonso, seria um piloto na medida para o time italiano que procura alguém que possa oferecer experiência com resultados mais consistentes, e que ao mesmo tempo não queira dividir planos com Alonso. Por isso, e com a chancela do asturiano, Webber foi procurado sim pela Ferrari, mas acabou decidindo permanecer na atual equipe campeã do mundo.

Os fracos resultados, a procura por Webber e a não opção exercida de renovação de contrato deixam Felipe Massa com um pé e meio fora da Ferrari ano que vem.

Mesmo que Webber não tivesse falado nada sobre a chance de ir para a Ferrari, já era quase certa a saída de Felipe Massa da equipe italiana. Depois de assumir publicamente o fato e da equipe italiana não ter exercido opção de renovação automática ao contrato do brasileiro, expirada mês passado, tudo indica que chegará ao fim a era de Massa na casa italiana. Eu mesmo já não o esperava este ano na Ferrari, como escrevi em janeiro de 2011, portanto, se eu errar de novo, acho bom começar a escrever sobre curling.

Hoje, o circo vive a expectativa de quem vai substituir Felipe Massa, mas isso é só a ponta do iceberg. Para se ter um idéia, já foram relacionados para a vaga do brasileiro Jenson Button, Lewis Hamilton, Sergio Pérez, Kimi Raikkonen, e até Michael Schumacher. Isso porque no começo do ano, segundo a revista Auto Sprint, Rubens Barrichello seria o piloto ideal para a Ferrari.

Raikkonen e Hamilton podem ser peças chave nas mudanças para 2013.

Button foi citado por interesse do banco patrocinador da Ferrari, já que o inglês reflete bem os interesses comerciais da instituição e tem uma imagem positiva no meio, mas é improvável que isso aconteça, ou seja, Button deve continuar na McLaren. Mais improvável ainda seria uma reedição da dupla Fernando Alonso/Lewis Hamilton como aconteceu na McLaren em 2007, afinal, daquela vez saiu faísca e a equipe perdeu mais que os pilotos. Não acredito que a Ferrari queira ter o mesmo problema.

Kimi Raikkonen seria uma boa opção, e ele próprio admitiu que não existe ressentimentos pela sua demissão ao final de 2009 para a chegada de Alonso em Maranello. O finlandês só não se dá bem com Luca Di Montezemolo, mas isso é um “detalhe”. Raikkonen já provou que está rápido o suficiente para formar uma dupla extremamente forte em 2013, caso se concretize a negociação, senão, deve ficar mesmo na Lotus.

A volta de Schumacher para a Ferrari é muito mais emocional do que racional. É quase impossível, mas cairia como uma luva para a Mercedes atualmente. A equipe alemã, embora isente o heptacampeão dos maus resultados deste ano, quer investir em Nico Rosberg e precisa de um companheiro, digamos assim, mais “simples”. E a vaga na equipe alemã deve ser bem disputada, se sobrar.

Sergio Pérez e Fernando Alonso juntos na Ferrari ano que vem. A quem duvide, a quem dê como certo.

Voltando à Ferrari, o nome de Sergio Pérez, da Sauber, é o mais apostado. O mexicano é tido como inexperiente demais para guiar o carro vermelho segundo a cúpula da equipe, mas tem a simpatia do público, é latino, arrojado e faz parte da academia de pilotos da escuderia italiana, ou seja, muita coisa favorece. A Ferrari não quer repetir com Sergio Pérez o mesmo que aconteceu com Jean Alesi e Ivan Capelli na década de 90. Ambos eram apostas do time italiano para a conquista do mundial de pilotos e, enquanto Alesi só venceu uma corrida pela escuderia italiana em cinco anos, Capelli nem isso conseguiu, sendo demitido antes mesmo do final da temporada de 92.

A Sauber. Em meu ver, esta pode ser o caminho de Felipe Massa para continuar na Fórmula 1. Isso porque, além de utilizar motores Ferrari, Kamui Kobayashi não tem causado a mesma alegria de antes na equipe, que anda descontente com sua falta de regularidade. Se tanto Kobayashi quanto Pérez saírem, duas vagas se abrem e uma delas pode ser de Felipe Massa, que retornaria à equipe que o lançou na Fórmula 1. Não que isso seja uma maravilha, até porque Massa já andou dizendo que só fica na categoria se for para vencer, e a Sauber não é o lugar mais adequado à isso. Porém, se fecharem um acordo, Massa muda o discurso e fala que a equipe tem um projeto vencedor, que isso, que aquilo, e segue a vida.

Outro que está “emperrando” o mercado é Michael Schumacher. Como eu disse anteriormente, se o alemão decidir pela sua segunda despedida da Fórmula 1, surge uma boa vaga na Mercedes, que em princípio seria disputada por Hamilton e Paul Di Resta, da Force India. Lewis Hamilton tem apresentado desgaste na relação com a “equipe-segunda casa” McLaren, o que incluiu reclamações públicas do carro e até a exigência de ficar com os troféus originais conquistados para pensar em renovar contrato, visto que a McLaren é quem fica com os mesmos e entrega aos pilotos uma réplica. Um dos prováveis caminhos para Hamilton seria a Red Bull, substituindo Webber, o que não deu. Pode acabar fora da equipe e abrir uma vaga para o retorno de Heikki Kovalainen e seu capacete estiloso. Aí você pergunta; quem é Kovalainen ou o que o finlandês tem feito para chamar a atenção da equipe de Woking? Simples assim; Kovalainen já foi piloto McLaren, tem feito um campeonato muito bom dentro das limitações da Caterham e é, principalmente, barato neste mercado de estrelas. Pode acontecer, mas Hamilton ainda é o favorito a permanecer.

Paul di Resta deve deixar a Force India e seguir para McLaren ou Mercedes, mas depende de Hamilton ou Schumacher abrirem a vaga.

Outra vaga que também pode despertar anseios mais sérios dos pilotos é na Lotus. Isso se a equipe não fizer o mesmo que fez do ano passado, dispensando seus dois pilotos de uma vez. Abrindo uma ou duas vagas, seja como for, pode ser que Hamilton apareça por lá. Até mesmo o próprio Kovalainen, citado há pouco, pode ser uma opção interessante.

Na Williams, a batata de Bruno Senna está assando desde que o austríaco Toto Wolf assumiu a posição de diretor executivo da equipe. O que isso significa para Bruno Senna? Wolf é o empresário do piloto de testes da equipe, o finlandês Valtteri Bottas, que já anda no carro azul e branco toda sexta-feira nos treinos livres. Aí vem a outra pergunta imediata: mas e Pastor Maldonado, fica? Bom, o venezuelano tem dinheiro e ganhou uma corrida este ano, mas também é verdade que tem sido pouco regular e, pior, tem dado prejuízo a equipe se envolvendo em muitos acidentes até bobos. Neste último final de semana conseguiu danificar o carro em uma exibição pelas ruas de Caracas.

Por falar em piloto de teste, outro nome forte que aparece é o do francês Jules Bianchi, que já foi piloto de testes da Ferrari no ano passado e atualmente anda nos treinos livres como terceiro piloto da Force India. Pode ficar com a vaga de Di Resta se este sair, o que seria mais óbvio.

Heikki Kovalainen, atualmente na Caterham, pode ser a surpresa na McLaren caso Hamilton insista em ter seus troféus originais.

E tem a turma dos desempregados de 2011, que anda dando as caras nos autódromos para manter o network. Adrian Sutil (ex-Force India), Sebastian Buemi e Jaime Alguerssuari (ambos ex-Toro Rosso) e até Lucas di Grassi, que atualmente testa para a Pirelli, são os que atualizam o currículo constantemente. Destes, Buemi era cotado para a vaga de Webber caso o australiano fosse para novos ares, ou até mesmo se aposentasse ao final deste ano, e disputaria com Hamilton a vaga, mas convenhamos, para a Red Bull ter Vettel e Hamilton é muito mais “energético” do que Vettel e Buemi. Ao que parece, nenhum dos citados do ano passado voltará, até porque tem um pessoal da GP2 querendo vaga, como o italiano Davide Valsecchi, o mexicano Esteban Gutiérrez, o holandês Giedo Van Der Garde e o brasileiro Luiz Razia, que vem fazendo bonito na disputa pelo título. Claro que estes devem ocupar vagas nas equipes do fundo do grid. E ninguém mais fala de Robert Kubica, a quem eu, infelizmente, considero carta fora do baralho da Fórmula 1 em definitivo.

Já que estamos falando do cenário 2013, exceto a Red Bull já definida e excluindo-se Toro Rosso, Marússia, Caterham e HRT, qual seria para você a dupla de pilotos mais interessante para a McLaren, Ferrari, Mercedes, Lotus, Williams, Force India e Sauber? Você acha que Felipe Massa continua ano que vem na Ferrari ou vai para outra equipe? E Bruno Senna, consegue um bom cockpit ou vai ficar pelo caminho?

Sinceramente, sem patriotismo ou ufanismo exagerados, a Fórmula 1 para os brasileiros que gostam do esporte perde mais sem Bruno Senna do que sem Felipe Massa. Não estou falando de talento, de que Bruno é melhor que Felipe, nada disso. Estou falando de dinheiro, e onde tem dinheiro tem interesse comercial, marketing, visibilidade, ou seja, estou falando de ainda contarmos com a transmissão das corridas. Parece triste, e é.

Veremos.

Um grande abraço e até a Bélgica, circuito de verdade.

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

9 Responses

  1. Victor Ferraz says:

    É difícil dizer o que vai acontecer neste momento… Tudo depende dos resultados do Felipe e do Bruno até o final do ano… Acho que o Felipe fica na Ferrari, especialmente porque a Ferrari está com o olho no Vettel, que só termina o contrato ano que vem… Acho que se fossem substituir o Felipe, seria só por um ano, por isso procuraram Webber… Acho que o Felipe fica mais um ano e, em 2014, a Ferrari vai de Vettel…
    Quanto ao Bruno, infelizmente ele está numa situação muito complicada porque, mesmo se ele se mostrar melhor do que o seu companheiro Maldonado, quem sai é ele e não o Maldonado! Bruno teria que ter uma performance digna do seu tio pra poder ficar na Williams… O mais provável é ele sair da Williams e ir pra onde tiver vaga…
    Pra completar, acho que Mercedes e McLaren continuarão as mesmas…
    Agora falando em “possibilidades”… Acho que, se a Ferrari resolver kickar o Felipe, entra ou o Pérez ou o Raikkonen… Acho que se qualquer um dos dois entrar, eles vão trocar de lugar com o Felipe!…

  2. Oi Victor,

    Realmente a escolha por Vettel pode pesar para que a Ferrari continue com Massa por mais uma temporada. Mas os resultados do brasileiro não tem sido suficientes para assegurar isso. O problema é ver Alonso disputando o título e Massa muito atrás na tabela.
    Quanto ao Bruno, há chances de ficar na Williams, e maior delas seria o Bottas (piloto de testes), arrumar uma vaga em outra equipe.
    Alonso e Pérez seria a dupla que os tifosi adorariam, mas Alonso e Raikkonen seria uma dupla fortíssima como eu disse no texto.
    Obrigado pelo seu comentário!

  3. lsussumu says:

    Lauro eu to com um video no me email, como faço para lhe enviar?

  4. lsussumu says:

    Obrigado Guilherme!

  5. É isso aí L. Sussumo e todos que quiserem enviar algum e-mail para mim, é só direcionar para [email protected], como o Guilherme mencionou acima.
    Este é meu “e-mail de trabalho” aqui no No Transito, portanto, fiquem a vontade para enviar material, sugestões, críticas, etc.
    Um abraço!

  6. Fábio Abade says:

    Sabe pq o Felipe ainda continua na Ferrari ??

    Pq italiano gosta de Massa….

    HAHAHAHAHAHA

    Não poderia perder de fazer uma piada grotesca…

    E não seria nada mal o Schumy voltar pra Ferrari !!

    Ou, ao menos, a nova “diretoria” da Mercedes deixar o Brawn trabalhar sozinho…

    E vamos amadurecer a idéia do encontro em SP. Já está perto. Guilherme, o que acho de criar um Tópico sobre o assunto ? Ou algo parecido…

    Abraços!!

    Vamo que vamo!!

    Fábio

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *