Exotics Racing Experience


Conheça a experiência de um de nossos leitores acelerando algumas das máquinas mais desejadas pelos amantes de carros.

No início de 2013, um passeio com a família por Las Vegas fez com que nosso colega Rene Nascimento, ou como ele prefere, Rene “Arnoux” Nascimento, realizasse um sonho que muitos de nós aqui do No Transito temos, que é o de pilotar máquinas que fotografamos pelas ruas.

E quando digo pilotar não é apenas força de expressão não.

O Exotics Racing – www.exoticsracing.com – é um lugar apropriado para qualquer mortal acelerar alguns dos esportivos mais desejados do mundo, com direito a instrutor, filmagem, e toda uma estrutura de deixar qualquer um de nós, fãs confessos destas máquinas maravilhosas, simplesmente extasiados.

Rene nos conta um pouco de sua experiência:

“Eu sabia que existia em Las Vegas um programa para pilotar um Nascar. Porém, procurando no Google, encontrei um link para o Exotics Racing. Um click, e então começou a minha extasiante experiência. Ah, e isso foi em outubro de 2012, bem antes de aparecer no Fantástico, se alguém assistiu.

Depois de uma pesquisa com os colegas da empresa, resolvi reservar meu lugar no cockpit de uma Lamborghini Gallardo, 550hp, por 7 voltas, para janeiro de 2013, tudo pela internet.

Enfim, chegou a hora de conhecer o Las Vegas Motor Speedway, para realizar o desejo de pilotar uma máquina que jamais sonhei em sequer sentar e admirar seu interior.

Já fui recebido pelo pessoal da organização, localizaram meu nome na lista, e informaram o horário do briefing para informações gerais e da pista. Neste dia, 03 janeiro deste ano, eles estavam operando em uma pista secundária, pois o local e a pista regular estavam em seu último dia de reforma.

Após todo o protocolo, briefing e 2 voltas no circuito em uma Porsche Cayenne com o instrutor, chegou a hora de entrar na máquina escolhida já munido de capacete. Mas, para minha surpresa e frustração, o teto era muito baixo para os meus 1.81m mais o capacete. Então meu instrutor sugeriu que eu mudasse para Ferrari F430 de 490hp que me acomodaria bem e que eu iria gostar. Aceitei a sugestão sem hesitar, afinal…

Fui então para Ferrari, que me arrepia só de contar a história. Que carro e que ronco…!

Para sair, acelerei suavemente e… nada! O carro continuou parado até que meu instrutor aconselhou – ”More gas!”. Aí sim começou a aventura.

Na 1ª volta fui “na boa” para conhecer o circuito, mas, conforme ia completando cada volta, meu tempo ia melhorando. Este circuito secundário e era um pouco travado, mas gostei bastante, pois exigiu muita atenção e trocas de marcha a todo o tempo.

Como tudo que é bom, dura pouco, e chegou aquele momento que gostaria de ser surdo – ”Ok, Rene, seven laps, go to the pit lane”. Tinha acabado muito rápido, mas eu ainda estava com a adrenalina a mil. Então, ao invés de ir embora, desci do carro e fui verificar os preços e se havia condições de voltar no dia seguinte para pilotar no circuito reformado. Para minha sorte e despesa, disseram que sim, e então resolvi passar mais umas 2 horas no local vendo o pessoal se divertindo e escutando o ronco das diversas máquinas na pista.

De volta para o hotel, relatei tudo para minha esposa, já que ela tinha ficado por lá, pois estava exausta da viagem de 48 horas sem dormir por problemas com conexões desde nossa saída de Guarulhos. E a noite caiu.

Eu pensando como falar com ela e pedir para voltar para a pista, gastando mais USD 500. Ela, vendo a minha inquietação, perguntou: “O que você tem? Tá muito inquieto.” Dada a deixa, falei e perguntei se poderia voltar e, sim, ela concordou! Inclusive foi junto para tirar algumas fotos.

Na pista já reformada, decidi pegar um combo 5×5, agora uma Porsche Cayman R de 330hp e uma Audi R8 de 550hp. Fiz todos os procedimentos novamente e, detalhe, ganhei uma volta bônus por ter voltado, ao que decidi usar esta volta extra na Audi.

A imagem ronca por si só.

Entrei na Porsche, recebi todas as instruções de comando novamente e iniciei a diversão. Só que, comparando com a Ferrari que eu havia pilotado no dia anterior, parecia que eu estava em um carro 1.0l. A Porsche era mais amigável para pilotar, pois o câmbio (borboletas) acompanhava o movimento do volante, coisa que na Ferrari e na Lamborghini não acontece. Porém, a aceleração era complicada, porque era preciso controlar o pé, apertando gradualmente o acelerador para o carro não reduzir a marcha e poder sentir o motor gritar, como aconteceu nas minhas 2 últimas voltas com este carro. Mas é, sem dúvida, um excelente carro e, se tivesse condições, comprava um, fácil.

Já em direção ao pit-lane, perguntei para o meu instrutor se a Audi tinha o mesmo comportamento da Porsche ao pisar no acelerador, ao que ele disse ser um pouco melhor. Quando eu estava saindo do carro, vejo um cara de 1.95m (típico jogador de basketball americano) saindo de uma Lamborghini Gallardo, aquela que eu achei que não coubesse com o capacete. Não tive dúvidas e perguntei diretamente a ele como conseguiu pilotar o carro com aquele tamanho todo. Ele me respondeu que foi um pouco incômodo, mas que era possível sim. Pronto, paguei mais USD 50.00 e troquei a Audi pela Lamborghini, afinal era o carro que queria pilotar desde o 1º dia.
Já paramentado de capacete, o instrutor foi camarada e não contou a volta que a gente sai do pit-lane, ou seja, acabei pilotando por 7 voltas no total.

Logo no início das voltas com a Lamborghini Gallardo de 550hp eu descobri porque o símbolo deste carro é um touro indomável. Como o carro saía de traseira, e que torque! Mas o ronco… aaahhhh, o da Ferrari é insuperável.

Novamente minhas melhores voltas foram as duas últimas.
Enfim, valeu cada dólar gasto para ter a indescritível sensação de pilotar estas máquinas. Já estou economizando para poder voltar e pilotar a Ferrari 458, a McLaren MP4 e a Lamborghini Aventador 700hp, o carro mais rápido disponível no local.

O esquema é muito seguro, pois o instrutor fica de olho nos retrovisores e o piloto se preocupa com a pilotagem apenas. Quando há um carro mais veloz, ele avisa e pede para manter a mesma linha na pista, e até aciona o pisca alerta, que é o sinal para o piloto que vem atrás de seu carro passar, como vocês podem notar nos vídeos.

Ah, e aprendi a valorizar muito o mais pé-de-breque dos pilotos do automobilismo, porque por menos que eles saibam, já sabem muito.”

Por cinco voltas, o visitante pode pagar o mínimo de U$ 199.00 para pilotar uma Porsche Cayman R, mas este valor pode chegar a U$ 499.00 pelo mesmo número de voltas em uma Lamborghini Aventador LP700. É possível também fazer um combo (americano adora isso) de dez voltas para dois carros (2×5) até sessenta e cinco voltas para treze carros (13×5). Seu bolso é quem manda, ou melhor, é quem te limita, porque se não fosse isso, provavelmente iria ter senha com número maior do que de hospital público por aqui.

A Exotics Racing também possui instalações na Europa, mais especificamente na França. Por aqui, seria bastante interessante e acredito que haveria sim demanda para um negócio como este, mas o investimento é alto.

Bem, se você já gostou, confira os vídeos do Rene pilotando uma Ferrari, um Lamborghini e um Porsche. Depois disso, pode começar a poupar, porque tudo isso está ao seu alcance por uma quantia, digamos, “economizável”.

Um abraço e obrigado ao Rene por dividir esta experiência conosco.

Lauro Vizentim

Lauro Vizentim é Engenheiro Mecânico, trabalha há mais de duas décadas na indústria de automóveis. Gosta de criação, design e de... carros. Quando estes três gostos se juntam em uma corrida, tudo se completa. Acompanha a Fórmula 1 desde criança e colabora com o No Trânsito desde 2009.

8 Responses

  1. Henrico Sene says:

    Muito legal, com certeza vou fazer isso ainda, o mais rapido possivel..hehehe

  2. lsussumu says:

    Nossa, até parecia q eu estava lá hahahahaha. Se a esposa dele falasse não será q ele não iria?? Parabens Arnoux

  3. Rene Arnoux says:

    Olá Isussumu, se ela falasse não, seria difícil eu voltar, mas tentaria dar um jeito, quem sabe durante aquela soneca após o almoço eu daria um pulinho até o autódromo e antes de elas piscar eu já estaria deitado ao lado dela….rs….afinal os carros são rapidos e 5 voltas voam……..o duro e sair do lugar, pois, só de olhar e ouvir deixa vc maluco! Ah, e não tem frescura uma vez lá, vc pode acessar o pátio e olhar e fotografar as máquinas. Vale muito…..Abs.

  4. Edgar Pedroza says:

    Muito bom mesmo, uma experiencia incrível. Se percebe que o cambio do Porsche parece um pouco atrasado em relação a Lambo e a Ferrari, acho que se fosse comprar um Cayman compraria com opção de cambio manual para sentir mais o carro na mão.

  5. Lucas de Paula says:

    Quando a Dani falou eu ja tinha pirado, mas agora vendo os videos ai que deu pra sentir mais vontade ainda.
    Sensacional hein!!!
    Show de bola sogro, agora só atiçou ainda mais.

    Abs

  6. lsussumu says:

    ahahahahahha….O problema não é dar as 5 voltas, é sair de lá quando acabou as 5 voltas. La em las vegas, um amigo meu disse que você pode alugar uma Murcielago por 400 dolares, mas ela não tem seguro =/

    Muitos carros exoticos passando na rua??

  7. Rene Arnoux says:

    Isussumu, vc tem razão, uma vez lá vc fica empinotizado, para sair requer muita força.
    Não vi muitos carros exóticos, mas diversas maquinas para alugar e tirar uma onda na Strip.

  8. Robson says:

    Show de bola!!! Pilotei a Cayman R em setembro de 2012, foi de pirar, qdo voltar para Vegas com certeza irei novamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *