Estande da Jaguar no Salão de Frankfurt 2017


Conceitos, edições limitadas e uma nova parceria com a FIA. Confira abaixo as principais novidades da Jaguar em Frankfurt.

Fotos: Fernando Marques

JAGUAR E-PACE

O grande lançamento da Jaguar foi o E-Pace. O SUV que veio para competir com o Audi Q3, BMW X1 e Mercedes-Benz GLA, lembra muito seu irmão maior, o F-Pace.

Previsto para ser lançado no Brasil em 2018, o lançamento já conta até com hotsite em nosso país. Serão três versões, todas equipadas com câmbio automático de 9 velocidades e tração integral. A versão de entrada 2.0 turbo com 250 cv e 37,2 m·kgf de torque, seguida pela versão R-Dynamic com o mesmo 2.0 turbo, mas produzindo 300 cv e 40,8 m·kgf de torque. Já a última versão, batizada de First Edition (fotos abaixo), contará apenas com a opção de motorização com 250 cv.

A First Edition conta com rodas de 20 polegadas, faróis de LED adaptativos e diurnos, retrovisores com rebatimento elétrico, tampa do bagageiro acionada por gestos, bancos em couro Windsor, sistema de som Meridian com 11 alto falantes e 380 watts, tela multimídia de 10 polegadas, dentre outras mordomias. Destaque para o painel de instrumentos com tela TFT de 12,3 polegadas.

O lançamento mundial do E-Pace foi marcado por um recorde no Guinness que você pode conferir no vídeo abaixo! A façanha foi realizada pelo piloto de acrobacias Terry Grant, que realizou o maior looping da história a bordo do SUV.

JAGUAR XE SV PROJECT 8

E a inglesa Jaguar parece estar cada vez mais se aproximando de tomar uma fatia cada vez maior dos sedãs alemães consagrados neste mercado. Isso porque, ela acaba de lançar o XE em sua versão mais agressiva.

Assim como a AMG e a Motorsport, a Jaguar juntou-se com sua divisão esportiva SVO (Special Vehicles Operation) criando o Project 8, modelo considerado por muitos como um dos projetos mais agressivos já feitos pela marca.

Limitado a 300 unidades, o XE SV é o carro de passeio mais potente da Jaguar, com 600 cv, graças ao seu motor V8 de 5.0 litros e 71,3 m·kgf de torque , com aceleração de 0-96 km/h em 3,3 segundos e velocidade máxima de 321 km/h. O câmbio é automático de 8 velocidades.

Para tanto, a marca melhorou o software do controle de estabilidade, utilizou fibra de carbono nos para-choques, aerofólio e capô, freios de cerâmica de alta performance e molas com acerto mais rígido, por exemplo.

JAGUAR I-PACE CONCEPT & I-PACE e-THOPHY

A marca mostrou também seu primeiro carro totalmente elétrico. O I-Pace vez parece um pequeno SUV, aos moldes do Mercedes-Benz GLA, vez parece um hatchback.

O conceito é movido por dois motores elétricos, instalados nos eixos dianteiros e traseiros, produzindo cerca de 400 cv e 71,4 m·kgf de torque. A velocidade de 0-100 km/h é alcançada em 4 segundos, graças também ao sistema de tração integral.

Quando falamos em elétricos, muito importante destacar sua autonomia e tempo de recarga das baterias. E nesse caso, o Jaguar apresenta excelentes números. O conceito que muito em breve se tornará realidade tem autonomia de 500 km. Segundo a marca, 80% de suas baterias são carregadas em apenas 1h30 minutos e 100% em 2 horas, quando plugado a um carregador rápido de 50 kW.

Já a versão “racing” ao lado, além da sua bonita cor turquesa, traz ainda mais novidades da marca. Isso porque, a Jaguar lança o primeiro campeonato mundial para carros elétricos à base de produção, em uma inédita parceria com a FIA.

A competição, que começará no final de 2018 passará em cidades como Hong Kong, Paris, Roma, Nova Iorque e São Paulo. Será composta por 10 corridas e 20 I-Pace e-Thophy, com ZERO de poluição ao meio ambiente.

Fernando Marques

Fernando Marques iniciou em 2007 na fotografia automotiva, fazendo parte desde 2009 da equipe No Trânsito. Apaixonado por carros desde pequeno, aprendeu a ler e escrever folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e hoje divide as matérias automotivas com a advocacia, sua profissão.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *