BMW M2 Competition & BMW M5 F90


Dentre os lançamentos da linha Motorsport, ou ///M para os íntimos, o destaque dessa 30ª edição são os recém-desembarcados M2 Competition e o M5 (Geração F90).

Em breve você conferirá em outra postagem toda a linha BMW M.

BMW M2 Competition

O recente facelift do BMW M2 trouxe muitas mudanças para o modelo que vão além da estética. O modelo de entrada da linha M recebeu itens dos irmãos M3 e M4.

Chamado agora de M2 Competition, o modelo é equipado com um motor 3.0 litros M TwinPower Turbo do BMW M4, que se diferencia do M2 Coupé convencional pelas duas turbinas monoscroll. Há ainda controle de válvula variável Valvetronic, sincronização de eixo de comando variável Double-Vanos, defletor no cárter, sistema de arrefecimento com novo radiador de óleo do motor e da transmissão, virabrequim forjado, camisas de cilindro especiais, bomba de óleo suplementar e sistema de escape com quatro ponteiras e filtro de partículas Otto.

Dos antigos 370 cv e 47,4 m.kgf (50,9 m.kgf quando ativado na função Overboost), o esportivo pulou para 410 cv e 56 m.kgf. O 0-100 km/h caiu de 4,3 segundos para 4,2 na nova versão, mantendo a velocidade máxima de 280 km/h quando equipado com o Pacote M Driver.

Mas as alterações não param por aí. O modelo recebeu melhorias no chassi, com eixos herdados do M3, nova barra no cofre do motor e subchassi traseiro sem bucha de forração para fixação na carroceria. O modelo também passa a contar com retrovisor e bancos esportivos do M3/M4, além de novas rodas de 19 polegadas, freios maiores e faróis Full Led adaptativos. A grade e as ponteiras de escapamento agora são pretos.

Você quer recorde? O M2 Competition tem também! Abaixo você poderá conferir o recorde mundial batido pelo modelo este ano. Os 63 balões de gás estourados em 60 segundos foi vencido pelos 79 balões estourados pelo BMW.

BMW M5 (F90)

A nova geração do BMW M5 não é mais novidade aqui no site, pois já estivemos com ela no Salão de Frankfurt, em outubro do ano passado. Para rever a matéria completa, basta clicar aqui.

Além de apresentar um visual mais agressivo e leve (100 kg menos) em relação a geração anterior, o novo M5 veio repleto de potência e tecnologia, dentre elas a opção do condutor escolher pela tração traseira ou nas quatro rodas.

Com um 4.4 litros V8 que desenvolve 608 cv e 76,5 m•kgf de torque, o sedã acelera de 0-100 km/h em 3,4 segundos e de 0-200 km/h em 11,1 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h (controlado eletronicamente), ou 305 km/h caso o modelo possua o pacote opcional M Driver, onde o limitador é retirado. O câmbio é automático de 8 velocidades.

O modelo já pode ser adquirido na cor sólida Branco Alpino ou nas metálicas Snapper Rocks Blue, Azul Bluestone, Cinza Donington, Preto Safira, Azul Marina Bay e Cinza Singapura. Existem ainda opções foscas das cores, bem como a opção de personalização de cores e costuras, por exemplo, nos pacotes Individual.

Conforme aguardado, o país já conta com 1 unidade “First Edition”, edição especial com 400 unidades mundiais e duas opções de cores. O felizardo adquiriu o veículo na concessionária da marca em Belo Horizonte (MG), na cor Frozen Dark Red.

Atualmente o valor do M5 gira em torno de R$ 694.500,00 mil e R$ 740 mil para as unidades com Performance Pack, onde nessa última são acrescidos o kit de carbono, freios de cerâmica e teto de carbono (o que exclui o teto solar nesse pacote).

Fernando Marques

Fernando Marques iniciou em 2007 na fotografia automotiva, fazendo parte desde 2009 da equipe No Trânsito. Apaixonado por carros desde pequeno, aprendeu a ler e escrever folheando as páginas da Revista Quatro Rodas e hoje divide as matérias automotivas com a advocacia, sua profissão.

5 Responses

  1. Glauco de F. says:

    Um tapa na cara essa nova geração da M5…

  2. Fábio Abade says:

    Assim que o prêmio da Mega-Sena da Virada cair na minha conta, eu chamo vocês pra dar um rolê numa maravilha dessas !!

    Menos o Sussumu !! HAHAHAHAHA

    Vamo que Vamo !!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *